• Nenhum resultado encontrado

Operação Colheita Maldita

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Operação Colheita Maldita"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Operação ‘Colheita Maldita

II’ apreende quase 200

toneladas de maconha no

nordeste do Pará

A operação foi deflagrada entre os dias 8 e 17 de agosto nos municípios de Cachoeira do Piriá, Garrafão do Norte e Concórdia do Pará.

Polícia Civil do Pará apreende mais de 200 toneladas de pés de maconha em municípios do nordeste do estado — Foto: Leandro Santana/PCPA

Polícia Civil apreende quase 200 toneladas de maconha em três municípios do Pará

Polícia Civil apreende quase 200 toneladas de maconha em três municípios do Pará

Mais de 400 mil pés de maconha foram apreendidos pela Polícia Civil do Pará durante a operação Colheita Maldita II, realizada nos municípios de Cachoeira de Piriá, Garrafão do Norte e Concórdia do Pará. A operação foi deflagrada entre os dias 8 e 17 de agosto.

De acordo com a PC, no total, foram encontrados 200 toneladas da erva em 219 mil metros quadrados de plantação irregular. A investigação para localizar as áreas de plantio foi feita a partir de levantamento por meio de satélite, sobrevoo de aeronave e equipe em terra. A operação contou com a atuação de mais de 40 pessoas.

A primeira fase de combate ao plantio de maconha foi realizada em Cachoeira do Piriá, nordeste do estado. Segundo a PC, o local já foi alvo de pelo menos quatro operações da Divisão Estadual de Narcóticos, que já possuía as coordenadas do

(2)

plantio. No local, foram apreendidos cerca de 8 mil pés de maconha, em quatro pontos da região localizada na Vila do Encruzinho, zona rural do município, divisa com o estado do Maranhão.

No dia 10 de agosto, agentes da Polícia Civil se juntaram ao efetivo da Polícia Federal e identificaram uma fazenda suspeita localizada entre os municípios de Garrafão do Norte e Nova Esperança do Piriá. No local foram encontrados três pontos de plantação de maconha, com maconha seca pronta e armadilhas.

Em outra roça ilegal agentes encontraram uma plantação ainda molhada, demonstrando que os cultivadores responsáveis saíram do local pouco antes da chegada dos oficiais. Durante a ação, agentes detectaram ainda crime ambiental, pois os responsáveis pelo cultivo desmataram uma área para iniciar a plantação de maconha.

A terceira fase da operação foi realizada em Concórdia do Pará, região do Rio Capim. No local, foram localizadas mais de 45 roças de maconha. Ao todo, foram apreendidos cerca de 200 mil pés de maconha e várias sementeiras foram queimadas após a realização de perícias e medições das área. De acordo com a Polícia Civil, foram apreendidos no local aproximadamente 45 toneladas de maconha, gerando um valor de prejuízo estimado em R$30 milhões para o tráfico.

(3)

Polícia Civil do Pará apreende mais de 400 mil pés de maconha no nordeste do estado — Foto: Leandro Santana/PCPA

Por G1 PA — Belém 17/08/2020 15h15

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r E -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com e/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/senai-oferece-curso-profiss ionalizante-de-curta-duracao-gratuito-e-a-distancia/

(4)

Barco com doze pastores

naufraga na baía do Marajó,

no Pará

Vítimas foram resgatadas por ribeirinhos da região. O pastor da Assembleia de Deus, Weleson Lima, está desaparecido.

Pastor da Assembleia de Deus desaparece em naufrágio na baía do Marajó

Uma embarcação naufragou nesta sexta-feira (14) enquanto estava a caminha do município de São Sebastião da Boa Vista, na ilha do Marajó, no Pará. De acordo com o Corpo de Bombeiros, doze pessoas estavam na embarcação. Uma delas é o pastor da Assembleia de Deus de Igarapé-Miri, Weleson Lima, que está desaparecido.

De acordo com os Bombeiros, o barco, que saiu do município de Abaetetuba, no nordeste do Pará, transportava 12 pastores para ilha do Marajó. Segundo os agentes, o naufrágio ocorreu cerca de 30 minutos depois da partida.

As demais vítimas do acidente foram resgatadas por moradores de uma ilha próxima ao naufrágio. Ainda não há informações sobre as causas do naufrágio.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as equipes de resgate estão realizando os trabalhos de busca, que foram suspensos no início da noite, devido a baixa visibilidade, e serão retomados pela manhã.

(5)

Por G1 PA — Belém 14/08/2020 21h27

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r E -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com e/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/senai-oferece-curso-profiss ionalizante-de-curta-duracao-gratuito-e-a-distancia/

15 de Agosto é Feriado de

Adesão do Pará: entenda os

acontecimentos que marcam o

feriado estadual

O feriado estadual deste sábado (15) lembra uma data importante: o dia da Adesão do Pará à Independência do Brasil. O 15 de agosto, Dia da Adesão do Pará, é uma data importante que significa a independência da Província do Grão Pará.

Em 1823, o Pará era a única província que ainda não tinha aderido à Independência do Brasil, ocorrida no dia 07 de

(6)

setembro. Um ano depois a Província do Pará passa a aderir ao Brasil.

Mas essa adesão não foi fácil. Dom Pedro I, Imperador do Brasil, enviou pra cá um comandante de fragata inglês, John Grenfill, contratado para criar aqui a Marinha. Ele foi designado com a missão de trabalhar o movimento para incorporar o Pará ao Brasil.

A consagração da Adesão ocorreu após uma assembleia no Palácio Lauro Sodré, sede da Colônia Portuguesa à época, local em que no dia 15 de agosto de 1823, o documento de adesão do Pará foi assinado, rompendo de vez com Portugal.

A Lei

Criado pela Lei n° 5.999, de 10 de Setembro de 1996, o feriado que este ano celebra 23 anos teve o objetivo de comemorar a Data Magna do calendário paraense. De acordo com o Projeto de Lei do então deputado estadual Zeno Veloso, que instituiu o feriado, a data também seria uma oportunidade para realizar solenidades cívicas e atividades educacionais que possibilitassem ao cidadão paraense conhecer e preservar a importância da data para o Estado.

O feriado de 15 de agosto não surgiu apenas com o objetivo de se criar mais uma data comemorativa no calendário oficial do Estado, foi instituído como base na Lei Federal nº 9.093, de setembro de 1995, que obrigou os Estados a determinarem um dia para a comemoração da sua Data Magna. Nesse contexto, todos os estados brasileiros criaram suas próprias datas comemorativas.

Obra

O Palácio da Cabanagem, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Pará foi palco de grandes momentos históricos; é também um lugar que preserva a memória com rico acervo documental e obras de artes valiosas que retratam os principais e significativos acontecimentos da história

(7)

política, com destaque para a proclamação da Adesão do Pará.

Entre tantas obras de artes do Palácio da Cabanagem, tem uma que encanta os olhos, localizada no hall de entrada principal da sede do Poder Legislativo Estadual. A obra suntuosa ocupa toda a parede frontal. Denominada de “A Adesão do Pará à Independência do Brasil”, ela foi pintada em 1971 pela alenquerense Anita Panzuti (com a colaboração de Betty Santos). A magnífica obra revela o momento histórico: a presença do bispo Dom Romualdo Coelho assinando o documento da promulgação da Adesão do Pará à Independência do Brasil. No centro está o belíssimo Palácio Lauro Sodré, hoje Museu Histórico do Estado do Pará. No lado direito está o brigue Maranhão, ao qual o Almirante inglês Lord Thomas Cochrane foi designado por Dom Pedro a passar o comando da Marinha do Brasil e encarregou o capitão John Pascoe Greenfell de ameaçar a bombardear Belém. Eles achavam que era necessário para resguardar a cidade de uma esquadra forte em Salinas, que estava pronta para bloquear o acesso ao porto da capital. Essa ação provocaria o isolamento da Província do Grão Pará do resto do Brasil, se não optassem pela adesão. Dessa forma, aconteceu a adesão dos paraenses à Independência.

História – A Adesão do Pará à Independência determinou a história da política paraense, foi um momento tenso marcado

por lutas travadas e consequências, como o massacre do “Brigue Palhaço” que provocou mortes e prisões na cidade de Belém. Outros movimentos também surgiram, como a Cabanagem, em 1835.

Símbolo – A data é destaque na bandeira brasileira, com a

estrela solitária no círculo no azul, acima da faixa branca. Ela é uma referência direta ao fato histórico de 15 de agosto de 1823, como sendo o último Estado a aderir à Independência do Brasil.

Visita

(8)

Assembleia Legislativa do Pará. É um local rico em história que vale a pena conhecer. Quem tiver interesse e curiosidade em conhecer a obra citada no texto e outras, assim como a exposição da Galeria dos Constituintes, pode visitar. O espaço é aberto ao público, de 8h às 14h. A entrada é gratuita.

Por:JORNAL FOLHA DO PROGRESSO COM ALEPA

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r E -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com e/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/senai-oferece-curso-profiss ionalizante-de-curta-duracao-gratuito-e-a-distancia/

Matou mulher há 11 anos no

Pará, fugiu para Curitiba e

voltou a matar

(Foto:Reprodução) – Com mandado de prisão expedido pela justiça paraense, acusado de ter assassinado uma mulher em

(9)

Ananindeua, há 11 anos, o foragido da justiça Raimundo Araújo da Cruz foi preso em flagrante na cidade de Curitiba, no Paraná, em abril deste ano, ao se envolver em outro crime contra a vida.

O assassino estava foragido do Pará desde 2009, época do crime cometido em Ananindeua e quando foi preso naquela cidade paranaense, por matar outra pessoa, a Vara de Inquéritos e Flagrante de Curitiba encontrou o mandado de prisão contra ele, através do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). By Clever Advertising

Desde então, a 4ª Vara Penal de Ananindeua, que tem competência para processar e julgar crimes de violências contra a mulher e contra crianças e adolescentes, foi oficiada, fez a digitalização do processo, conforme atos normativos conjuntos do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), e procedeu a habilitação da defesa.

D e a c o r d o c o m o T J P A , a a u d i ê n c i a f o i f e i t a p o r videoconferência, nesta quinta-feira (13), em razão da pandemia da Covid-19, por intermédio do aplicativo Teams, nos moldes do artigo 405 e parágrafos do Código de Processo Penal, da Portaria Conjunta do TJPA nº. 10 e nº 15 e da Resolução nº. 329, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A audiência foi presidida pelo juiz titular Emanoel Jorge Dias Mouta com a presença do acusado, que estava no estabelecimento penal de Curitiba; da defesa dele, feita pelo advogado Carlos Sudário da Silva, e da promotora de justiça, Andressa Ávila. Também foram ouvidas quatro testemunhas.

A justiça paranaense não especificou quem foi que Raimundo Cruz matou em Curitiba.

Por:Redação

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404

(10)

6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Pará entra para time dos 10

maiores produtores de soja do

país

(Foto:Reprodução) – Estado deixou para trás Bahia, Maranhão e Santa Catarina, que sempre tiveram produção mais robusta. Paragominas responde por 1 em cada 4 dólares embarcados em negócios ao exterior.

Pela primeira vez, desde que começou “sojar” comercialmente na década de 1990, o Pará entrou para o pelotão dos dez produtores e exportadores de soja mais dinâmicos do país. De janeiro a julho deste ano, o estado exportou 656,01 milhões de dólares com essa commodity, que é uma das três mais valiosas do Brasil lá fora. O crescimento foi de 62% ante o mesmo período do ano passado.

As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu, que analisou dados pormenorizados da exportação sojícola nos primeiros sete meses deste ano e observou que o Pará deixou para trás Bahia (619,95 milhões de dólares),

(11)

Maranhão (582,46 milhões) e Santa Catarina (569,99 milhões), que até ano passado venciam a corrida. Até Tocantins, maior produtor da Região Norte, está ameaçado. De janeiro a julho, o vizinho estado exportou 705 milhões de dólares em soja.

Considerada o grão do século, a soja se esparrama pelo Pará notadamente nos municípios de Paragominas e Santana do Araguaia, sudeste do estado. Só de Paragominas saiu um quarto de toda a soja paraense exportada. Foram 172,46 milhões de dólares, mais que os 154,51 milhões processados por Barreiras, na Bahia, município famoso pela produção dessa commodity versátil, cuja leguminosa é aproveitada na produção de leite, molho, farinha, óleo e sustenta o mercado de ração animal.

Em 2019, melhor ano até então da soja no Pará, o estado foi apenas o 12º maior exportador. Agora, é 9º. Por incrível que pareça, a pandemia melhorou os negócios envolvendo a soja porque, entre outros fatores, a China comprou o grão além do normal. Especialistas analisam que o país asiático se prepara para estocar soja diante de uma eventual segunda fase da guerra comercial com os Estados Unidos, um dos líderes mundiais na produção do produto.

O Blog apurou que a China é, de fato, a maior compradora da soja paraense. Nos primeiros sete meses de 2020, ela consumiu 242,41 milhões de dólares (37% das exportações). A Rússia (91,05 milhões), a Holanda (89,27 milhões) e a Espanha (67,77 milhões) vêm na sequência. O estado tem 23 clientes interessados na commodity paraense que mais cresce em valor e mercado.

Por:zedudu.com.b

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético.

(12)

Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/em-meio-a-pandemia-do-coron avirus-reabertura-das-escolas-divide-opinioes/

Equatorial Pará divulga os

nomes dos ganhadores de um

ano

de

compras

de

supermercado e bônus na conta

de luz

O primeiro sorteio da promoção Energia em Dia teve

clientes contemplados em Belém, Ananindeua, Canaã dos

Carajás e Santarém

Na tarde desta sexta-feira (14), a Equatorial Pará divulgou os nomes dos quatro primeiros ganhadores da promoção Energia em Dia. O sorteio dos números da sorte dos vencedores ocorreu no dia 31 de julho pela Lotomania e, após auditoria, a distribuidora apresentou os felizardos. Nesse primeiro mês, foram sorteados dois clientes para receber um ano de

(13)

supermercado com valor mensal de R$ 500,00 e mais dois clientes para receberem bônus mensal de R$ 250,00 para pagar a conta de energia por um ano.

Nesse primeiro sorteio, a capital e o interior do Estado tiveram clientes contemplados. Belém, Canaã dos Carajás, Ananindeua e Santarém tiveram ganhadores. Confira abaixo o nome, número da sorte e município dos clientes contemplados pela promoção:

1. Maria do Socorro de Souza Silva – Belém – Nº da sorte: 5872614- Bônus supermercado R$ 500

2. Josiane Barbosa de Souza – Canaã dos Carajás – Nº da sorte 5872625 – Bônus supermercado R$ 500

3. Katiane Silva Gama – Santarém – Nº da sorte 5872528 – Bônus mensal R$ 250,00 para pagar a fatura.

4. Henrique Silva Moraes – Ananindeua – Nº da sorte 5872643– para pagar R$ 250,00 na fatura

Os ganhadores serão comunicados formalmente pela Central de Atendimento da Equatorial Pará, por telefone, ou outros meios de contato disponibilizados durante o cadastro, por isso é importante manter os contatos atualizados para facilitar a localização.

De acordo com o regulamento, o próximo sorteio da promoção está previsto para ser realizado no dia 28 deste mês.

Facilidades para ficar em dia – Mais de 86 mil clientes de

todo o Estado já se cadastraram na promoção desde seu lançamento, em junho, e a Equatorial tem ampliado as oportunidades para os clientes participarem. Em julho e agosto, foram realizadas ações para garantir a adimplência. O mês da negociação trouxe condições diferenciadas para pagamento à vista ou parcelado, por meio do telefone 0800 091 1051, e ainda passaram a contar com a facilidade de

(14)

parcelamento em até 12x no cartão de crédito direto no site www.equatorialenergia.com.br.

Como se cadastrar – Para participar da Promoção, basta estar em dia com a Equatorial Energia e realizar o cadastro no site https://energiaemdia.equatorialenergia.com.br/ ou no

www.equatorialenergia.com.br.

Após se cadastrar, todo cliente receberá um número da sorte para concorrer à promoção. É possível garantir mais chances de participação, pois há formas de ganhar números da sorte extras. Basta que o participante preencha o campo de e-mail no cadastro pessoal ou seja cadastrado na tarifa social. Também têm mais chance os clientes que, durante o cadastro, selecionarem as opções de receber faturas por e-mail ou pagamento da conta via débito automático.

Prêmios

Durante toda a promoção, serão vários prêmios sorteados mensalmente, e para o mês de agosto, serão contemplados mais

(15)

quatro clientes. Dois ganharão um ano de supermercado no valor de R$ 500,00 mensais e mais dois serão sorteados para receber todo mês no período de um ano, o valor de R$ 250,00 mensais de bônus para pagar a fatura de energia. Nos próximos meses, haverá também prêmios extras, com a troca de equipamentos ineficientes no valor de R$ 12 mil, em 15 casas de clientes da Equatorial, e o prêmio final de um carro 0 km, no último sorteio. A promoção Energia em Dia é autorizada pelo SECAP nº 04.008156/2020, consulte o regulamento completo no site da promoção.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/em-meio-a-pandemia-do-coron avirus-reabertura-das-escolas-divide-opinioes/

(16)

Após recusar atendimento,

pajé

kaiapó

morre

com

Covid-19 no Pará

(Foto:Reprodução) – Com todos os sintomas da infecção pelo novo coronavírus, a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) solicitou a remoção do indígena para uma unidade hospitalar.

O pajé Pangra Kaiapó, 71 anos, da Aldeia Krãnhãpari morreu com covid-19 em Redenção, sudeste do Pará. O indígena se recusou a ser atendido em um hospital, mesmo com o agravamento dos sintomas, na terça-feira (11). O caso foi confirmado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).

A Secretaria, ligada ao Ministério da Saúde (MS), informou que no dia 30 de julho, durante campanha de testagem para Covid-19, o pajé testou negativo para o novo coronavírus, mesmo apresentando sintomas da doença, como tosse, febre, dor de garganta, coriza, fraqueza, cefaleia e dor muscular.

A Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) solicitou a remoção do indígena para uma unidade hospitalar através de transporte aéreo, mas Pangra recusou a remoção e assinou um termo de responsabilidade. Com a insistência de equipe, o pajé topou sair no dia seguinte por via terrestre.

Segundo o MS, uma equipe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kaiapó do Pará foi até a aldeia buscar o indígena, mas ele teria se recusado novamente a sair. A partir de então um membro da equipe multidisciplinar ficou acompanhando o estado de saúde do paciente.

(17)

Na última terça-feira (11), quando o indígena piorou o quadro clínico, foi levado de avião para Redenção, para ser tratado no centro de referência da cidade. De acordo com as informações do Ministério da Saúde, Pangra se recusou novamente a ser atendido, mas aceitou ficar na Casa de Apoio Indígena (Casai) da cidade, onde foram realizados testes e feita a triagem, que confirmou o resultado positivo para o novo coronavírus.

A Casai não tem suporte clínico para o tratar casos graves de Covid-19. O sintomas se agravaram e o pajé morreu na casa.Na declaração de óbito consta como causas da morte: parada cardiorrespiratória, pneumonia e Covid-19.

Por: G1 PA — Belém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/em-meio-a-pandemia-do-coron avirus-reabertura-das-escolas-divide-opinioes/

(18)

Governo do Pará define

proposta de protocolo com

retorno das aulas na rede

estadual para 21 de setembro

Estado planeja retomada das aulas. — Foto: Seduc/Assessoria

As primeiras turmas a retomarem as aulas presenciais seriam as da 3ª Série do Ensino Médio. O retorno das turmas com 100% dos alunos seria apenas após o dia 5 de outubro.

O Governo do Pará definiu uma proposta de protocolo para a volta às aulas na rede de ensino estadual. Segundo o documento, que foi enviado ao Ministério Público do Estado (MPPA) nesta sexta-feira (14), a retomada das atividades presenciais seria progressiva, a partir de 21 de setembro, e seguindo uma série de medidas sanitárias, de higiene e distanciamento social para professores, funcionários e alunos. As primeiras turmas a retomarem as aulas presenciais seriam as da 3ª Série do Ensino Médio, com turmas divididas em dois grupos de 50% nas semanas de 21 a 25 de setembro e 28 de setembro a 2 de outubro. O retorno das turmas com 100% dos alunos seria apenas após o dia 5 de outubro.

O mesmo calendário deve valer para alunos do 5º ao 9º Ano, mas a lotação inicial das turmas seria de apenas 25%, aumentando para 50% e com lotação total após 19 de outubro. Outras séries devem trabalhar com cronograma progressivo semelhante, tendo 100% dos alunos estudando de forma presencial após o dia 26/10.

(19)

Segundo o Estado, a proposta está sujeita a alteração de acordo com o cenário epidemiológico, com o cronograma sendo alterado se os casos de Covid-19 voltarem a crescer.

O último boletim de Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde aponta que, desde o começo da pandemia, o Pará já teve mais de 175 mil pessoas infectadas com a doença, 159 mil recuperados e 5.924 óbito, sendo 7 nos últimos sete dias.

Proposta ainda será avaliada

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o protocolo é um documento de planejamento em construção. A proposta é a primeira versão e foi encaminhada aos Ministérios Públicos, ao Conselho Estadual de Educação e às direções de escolas para contribuições até a próxima sexta-feira (21). A Seduc ressalta que o Governo do Estado ainda fará uma nova avaliação epidemiológica e que não há data indicativa para esse retorno.

Por G1 PA — Belém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

(20)

Uma

criança

e

três

adolescentes são baleados em

campo de futebol

(Foto:Reprodução) – Vítimas estariam jogando bola quando os tiros começaram

Uma criança de seis anos e três adolescentes de 13, 16 e 17 anos foram baleados no final da tarde da última quinta-feira (13) na vila do Rato, município de Marabá, sudeste do estado, enquanto participavam de uma partida de futebol.

A ocorrência foi confirmada pela Polícia Militar (PM), que foi acionada por meio do Núcleo Integrado de Operações (Niop) e atendeu o caso com policiais do 4º Batalhão.

De acordo com a PM, o chamado foi para uma ocorrência de troca de tiros, mas, chegando ao local, os policiais, em com testemunhas, descobriram que uma criança de seis anos e os três adolescentes haviam sido baleados e levados para o Hospital Municipal de Marabá. Eles não estariam envolvidos em nenhuma troca de tiros.

As testemunhas informaram à PM que os disparos foram feitos por indivíduos que residem no bairro Francisco Coelho. Diante da informação, os policiais seguiram para o endereço e, durante as incursões no bairro indicado, um dos suspeitos, identificado como Francival Mota da Silva Júnior e conhecido pelo apelido “Júnior Boto”, foi encontrado e preso. Ele é acusado de ser o autor dos disparos e foi apresentado na 21ª Seccional de Polícia Civil de Marabá. O outro suspeito não foi encontrado. Segundo a Polícia Civil, o baleamento está sendo investigado e o homem preso em flagrante irá responder por tentativa de homicídio.

(21)

continua internada, mas não há informações atualizadas e detalhadas sobre seus estados de saúde.

Por:Tainá Cavalcante

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

Governador do Pará é vaiado e

Presidente tem apoio de

militantes em Belém

Na ocasião, presidente inaugurou obras do Porto Futuro (FOTO: Agência Brasil)

Vaias silenciaram as falas do Governador….

O governador do Pará, Hélder Barbalho, foi vaiado nesta quinta-feira (13), durante a visita do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), à capital Belém para inaugurar a primeira etapa das obras do Porto Futuro, um espaço de lazer e turismo no centro da cidade.

(22)

Bolsonaro teve manifestações de centenas de apoiadores, que foram às ruas do lado de fora do complexo.

Assista ao Vídeo;

https://youtu.be/8j9ohOZ0xvI

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: w w w . f o l h a d o p r o g r e s s o . c o m . b r e -mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

http://www.folhadoprogresso.com.br/em-meio-a-pandemia-do-coron avirus-reabertura-das-escolas-divide-opinioes/

Referências

Documentos relacionados

Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para

Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para

Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou

Para obter mais detalhes sobre como um servidor DHCP é usado para definir as configurações de rede do SPCV, consulte “Configuração de DHCP e BOOTP” no Guia do

vďaka tomuto ovládaču maX-LED rGB WirELEss môžete zmeniť farbu vyžarovaného svetla LED pásika ako s kúzelnou paličkou, má viacero scénických režimov. ovládač

Il relè di sorveglianza 3UG4616-1BR28-0AA1 monitora la sequenza delle fasi (disinseribile , ), la mancanza di fase di una delle tre fasi e del conduttore neutro, il superamento

significativa. Alterações: Gostaria de ter um tempo maior para selecionar mais exercícios. Impressão dos Alunos: Eles gostaram muito da aula , viram como a Estatística é

8 Compartimento para armazenagem Caixa de ferramentas Suporte do capacete Bateria Reservatório do fluido de freio traseiro Ajustador da ação do amortecedor dianteiro Janela de