• Nenhum resultado encontrado

Projecto As Forças Armadas Portuguesas após a Guerra Fria. INQUÉRITO 1BI/BrigINT/KFOR. Pré-deslocamento Kosovo. Resultados Globais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projecto As Forças Armadas Portuguesas após a Guerra Fria. INQUÉRITO 1BI/BrigINT/KFOR. Pré-deslocamento Kosovo. Resultados Globais"

Copied!
63
0
0

Texto

(1)

INQUÉRITO 1BI/BrigINT/KFOR Pré-deslocamento Kosovo

(2)

2

ÍNDICE

APRESENTAÇÃO E OBJECTIVOS DO ESTUDO 3

METODOLOGIA 6

1. Estrutura e conteúdo do inquérito por questionário pré-deslocamento 6

2. Universo e aplicação do questionário 8

INQUÉRITO1BI/BRIGINT/KFOR - RESULTADOS GLOBAIS 9

(3)

3

APRESENTAÇÃO E OBJECTIVOS DO ESTUDO

Neste relatório apresentam-se os resultados de um inquérito por questionário, realizado em Fevereiro de 2009, aos militares portugueses das Forças Nacionais Destacadas no Kosovo que integram o 1BI/BrigINT/KFOR. O inquérito insere-se num estudo de caso sociológico de acompanhamento ao 1BI/BrigINT/KFOR a desenvolver entre Fevereiro e Setembro de 2009.

Pretendeu-se aqui recolher informação diversa referente a opiniões, valores e expectativas dos militares relativamente à sua participação na missão, às próprias Forças Armadas e a questões mais globais de segurança e defesa.

Enquadramento

As missões internacionais, desenvolvidas no âmbito de como a NATO, a UE ou a ONU constituem uma componente crescente das missões das Forças Armadas no mundo. O mesmo tem vindo a acontecer com as Forças Armadas Portuguesas, chamadas com frequência a intervir em cenários de crise e conflito longe das fronteiras nacionais.

Os militares passam a actuar em contextos relativamente diferenciados face aos tradicionais contextos de utilização da força militar. Deslocados e separados das suas famílias por períodos relativamente extensos, inseridos em forças multinacionais, sob o comando de autoridades que estão para além do Estado nacional, solicitados a interagir com uma grande diversidade de actores nos cenários de conflito (ou pós-conflito), são protagonistas de uma transformação profunda na realidade sociológica das forças militares.

Sendo cada vez mais prováveis no espectro das possibilidades operativas das Forças Armadas, estas novas missões são também contextos nos quais se joga a construção da legitimidade e do reconhecimento social das forças armadas nas sociedades em que se inserem.

À semelhança do que tem vindo a constituir prática corrente noutros países, com o projecto de seguir de perto um contingente em missão (neste caso das FND no Kosovo) pretendemos contribuir para um conhecimento aprofundado destas novas realidades e dos seus actores centrais.

Face a uma relativa ausência de estudos sociológicos sobre os militares portugueses em missões internacionais, o que procuramos é elucidar um conjunto de questões, entre as quais destacaríamos as seguintes:

(4)

4 • De que forma como são vividas pelos militares estas situações de deslocamento? • Como se articulam com o sentido atribuído pelos militares à sua profissão e aos

objectivos da instituição militar?

• Que impactos têm e ajustamentos exigem na vida pessoal e familiar dos militares? • Que tipo de contacto e relações estabelecem os nossos militares com outras forças? E

com as populações locais e os lideres das respectivas comunidades? E com organizações presentes nos teatros de operações?

• Qual é, para estes militares, o significado da internacionalização nos vários planos (organizacional, grupal, pessoal?)

• Como decorre a cooperação civil-militar? Que dificuldades e potencialidades lhe são identificadas?

O dispositivo metodológico do estudo que pretendemos levar a cabo, consiste nos seguintes momentos/instrumentos:

Período de aprontamento (Fevereiro de 2009)

A. Contacto com o contingente; conhecimento sobre o tipo e características da formação recebida e do contexto social/ambiental em que se desenvolve. Briefing à equipa do projecto sobre o contexto e desenvolvimento da missão

B. Aplicação de um pequeno inquérito com vista a recolher informação nas seguintes áreas:

• Caracterização sociográfica • Trajectória e experiência militar

• Percepção sobre a profissão/instituição militar • Percepção sobre as missões internacionais e de paz

• Percepção (motivações, expectativas, avaliações) relativa à missão no Kosovo • Perspectivas dos militares em face às relações familiares em situação de missão.

O inquérito será aplicado em modalidade de auto-preenchimento, com supervisão dos membros da equipa, em sessão ou sessões conjuntas.

(5)

5 D. Entrevistas a um conjunto de militares do contingente que tenham para tal indicado disponibilizar-se (N = 15/20).

Na medida em que ao nível das entrevistas pretendemos também desenvolver a questão da relação com a família, seria conveniente contar com uma maioria destes entrevistados casados ou em união de facto.

E. Entrevistas a cônjuges/companheiros(as) dos militares indicados em D que para tal se disponibilizem (aprofundamento do tema da relação família/instituição militar). Trata-se de esposas/os companheiros/as dos mesmos militares inquiridos antes, a entrevistar em momento posterior e na sequência de contacto por parte da equipa.

Período de Missão

F. Estadia de 2 semanas de 2/3 elementos da equipa de investigação junto ao contingente.

• Observação in loco de actividades desenvolvidas; relação do contingente com outros contingentes nacionais e com população local, cooperação civil-militar, etc.

• Entrevistas com militares (oficiais, sargentos, praças)

• Realização de curtas filmagens e fotografias em situações autorizadas.

G. Em Portugal: novo contacto e entrevistas com familiares (cônjuge/companheira(o) dos militares destacados que para tal se disponibilizem para aprofundamento do tema da relação família/instituição militar).

Após o Regresso

Follow-up - Inquérito de avaliação da experiência de missão junto aos militares anteriormente inquiridos.

Realização de entrevistas a alguns dos militares e cônjuges (cônjuge/companheira(o) dos militares destacados que para tal se disponibilizem para aprofundamento do tema da relação família/instituição militar).

(6)

6

METODOLOGIA

1. Estrutura e conteúdo do Inquérito por Questionário Pré-deslocamento

Do ponto de vista do conteúdo, o questionário inclui as seguintes dimensões de análise:

• Caracterização sociográfica

- Caracterização pessoal (sexo, idade, estado civil, número e idade dos filhos, grau de escolaridade, distrito/região de residência, profissão dos pais e do cônjuge, conhecimento de línguas estrangeiras e identidade/pertença territorial)

- Caracterização militar (posto, especialidade, unidade de origem, regime que presta serviço militar e antiguidade nas Forças Armadas)

• A Missão no Kosovo

Percepção (motivações, expectativas, avaliações) relativa à missão no Kosovo - Experiência em anteriores missões internacionais das Forças Armadas

- Factores na decisão da participação nesta missão

-Opinião da manutenção de militares portugueses das Forças Nacionais Destacadas no Kosovo

- Opinião sobre a finalidade da missão no Kosovo

- Grau de conhecimento das causas do conflito no Kosovo - Percepção do risco que irá enfrentar durante a missão

- Avaliação de aspectos que poderão constituir dificuldades durante a missão

Perspectivas dos militares face às relações familiares em situação de missão

- Avaliação da reacção dos familiares à decisão da participação na missão - Opinião sobre a alteração da organização do dia-a-dia da família na ausência do militar durante a missão

- Conhecimento de algum tipo de apoio prestado pela Instituição Militar às famílias dos militares destacados em missões internacionais

(7)

7 • Defesa Nacional, Forças Armadas e Missões de Manutenção da Paz

Percepção dos problemas que poderão afectar a segurança de Portugal nos próximos tempos e de maneira o preocupam

Percepção sobre as missões internacionais e de paz - Atribuição das missões de paz

- Responsabilidade organizativa das missões de paz

-Representações sobre a guerra e a utilização da força nas relações internacionais

- Opinião sobre as tarefas a desempenhar pelas Forças Armadas

• Adesão às Forças Armadas e o grau de satisfação com a actividade como militar

Percepção sobre a profissão/instituição militar

- Aspectos valorizados na vida militar/factores importantes para a adesão às Forças Armadas

- Opinião sobre o serviço militar feminino: vantagens e tarefas

- Grau de satisfação com experiência como militar das Forças Armadas

Opinião sobre a imagem pública das Forças Armadas e do nível de conhecimento dos políticos sobre os militares

(8)

8

2. Universo e aplicação do questionário

Este inquérito procurou incidir sobre o total do universo dos militares do 1BI/BrigINT/KFOR (290 militares), só tendo sido possível inquirir um total de 264 militares.

A aplicação decorreu durante o período de aprontamento no Regimento Infantaria 13 em Vila Real, no dia 04 de Fevereiro de 2009. Foi aplicado em modalidade de auto-preenchimento, em duas sessões (um grupo durante a manhã e outro à tarde, com supervisão de uma equipa do projecto constituída por Helena Carreiras, Ana Alexandre, Marco Rosa e Fátima Carreiras). A aplicação foi precedida por uma apresentação, realizada por Helena Carreiras, sobre os objectivos do projecto e do estudo de acompanhamento deste contingente.

(9)

9 INQUÉRITO 1BI/BRIGINT/KFOR (Resultados Globais)

Primeira Parte: A missão no Kosovo

1. Já participou em anteriores missões internacionais das Forças Armadas Portuguesas?

87 33,0 177 67,0 264 100,0 Sim Não Total N %

a) Se assinalou sim, indique o número de missões

54 20,5 62,1 18 6,8 20,7 7 2,7 8,0 8 3,0 9,2 87 33,0 100,0 177 67,0 264 100,0 1 2 3 4 Total Não se aplica Total N % Valid %

b) E o local e duração (em meses) das missões em que participou:

32 22,4% 36,8% 6 4,2% 6,9% 58 40,6% 66,7% 36 25,2% 41,4% 4 2,8% 4,6% 1 ,7% 1,1% 5 3,5% 5,7% 1 ,7% 1,1% 143 100,0% 164,4% Kosovo Líbano Bósnia-herzegovina Timor-leste Angola Tanzania Afeganistão Iraque Local missãoa Total N % Responses %of Cases Group a. 1 ,7% 1,1% 1 ,7% 1,1% 1 ,7% 1,1% 11 7,7% 12,6% 83 58,0% 95,4% 3 2,1% 3,4% 32 22,4% 36,8% 8 5,6% 9,2% 1 ,7% 1,1% 2 1,4% 2,3% 143 100,0% 164,4% 2 3 4 5 6 7 8 9 10 12 Duração missãoa Total N % Responses %of Cases Group a.

(10)

10

2. Qual a importância dos seguintes factores para a sua decisão de participar nesta

missão? 3 1,1% 10 3,8% 140 53,0% 110 41,7% 1 ,4% 264 100% 3 1,1% 14 5,3% 153 58,0% 92 34,8% 2 ,8% 264 100% 3 1,1% 10 3,8% 143 54,2% 107 40,5% 1 ,4% 264 100% 19 7,2% 69 26,1% 151 57,2% 23 8,7% 2 ,8% 264 100% 2 ,8% 10 3,8% 122 46,2% 130 49,2% 264 100% 35 13,3% 90 34,1% 94 35,6% 43 16,3% 2 ,8% 264 100% 6 2,3% 47 17,8% 170 64,4% 41 15,5% 264 100% 28 10,6% 57 21,6% 134 50,8% 44 16,7% 1 ,4% 264 100% 4 1,5% 23 8,7% 152 57,6% 85 32,2% 264 100% 5 1,9% 8 3,0% 146 55,3% 104 39,4% 1 ,4% 264 100% 1.Cumprir o meu dever

2.A solidariedade para os meus camaradas

3.Contribuir para a manutenção de paz no Kosovo

4.É uma tarefa que alguém tem que fazer

5.A oportunidade de ganhar mais dinheiro

6.Afastar-me da rotina do dia-a-dia 7.Contactar com militares de outros países

8.Vantagens para a carreira militar 9.Conhecer outro País/outra cultura 10.Participar numa missão operacional/terreno N % Nada importante N % Pouco importante N % Importante N % Muito importante N % Nr N % Total 1,1 1,1 1,1 7,2 0,8 13,3 2,3 10,6 1,5 1,9 3,8 5,3 3,8 26,1 3,8 34,1 17,8 21,6 8,7 3,0 53,0 58,0 54,2 57,2 46,2 35,6 64,4 50,8 57,6 55,3 41,7 34,8 40,5 8,7 49,2 16,3 15,5 16,7 32,2 39,4 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Cumprir o meu dever A solidariedade para com os meus camaradas Contribuir para a manutenção de paz no Kosovo É uma tarefa que alguém tem que fazer A oportunidade de ganhar mais dinheiro Afastar-me da rotina do dia-a-dia Contactar com militares de outros países Vantagens para a carreira militar Conhecer outro País/cultura Participar numa missão operacional/terreno

Nada importante Pouco importante Importante Muito importante

(11)

11 13 4,9% 250 94,7% 1 ,4% 264 100,0% 17 6,4% 245 92,8% 2 ,8% 264 100,0% 13 4,9% 250 94,7% 1 ,4% 264 100,0% 88 33,3% 174 65,9% 2 ,8% 264 100,0% 12 4,5% 252 95,5% 264 100,0% 125 47,3% 137 51,9% 2 ,8% 264 100,0% 53 20,1% 211 79,9% 264 100,0% 85 32,2% 178 67,4% 1 ,4% 264 100,0% 27 10,2% 237 89,8% 264 100,0% 13 4,9% 250 94,7% 1 ,4% 264 100,0% 1.Cumprir o meu dever

2.A solidariedade para os meus camaradas

3.Contribuir para a manutenção de paz no Kosovo

4.É uma tarefa que alguém tem que fazer

5.A oportunidade de ganhar mais dinheiro

6.Afastar-me da rotina do dia-a-dia 7.Contactar com militares de outros países

8.Vantagens para a carreira militar 9.Conhecer outro País/outra cultura 10.Participar numa missão operacional/terreno N % Nada/pouco importante N % Importante/muito importante N % Nr N % Total 4,9 6,4 4,9 33,3 4,5 47,3 20,1 32,2 10,2 4,9 94,7 92,8 94,7 65,9 95,5 51,9 79,9 67,4 89,8 94,7 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Cumprir o meu dever A solidariedade para com os meus camaradas Contribuir para a manutenção de paz no Kosovo É uma tarefa que alguém tem que fazer A oportunidade de ganhar mais dinheiro Afastar-me da rotina do dia-a-dia Contactar com militares de outros países Vantagens para a carreira militar Conhecer outro País/cultura Participar numa missão operacional/terreno

Importante/muito importante Nada/pouco importante

(percentagens)

Outras Respostas Escala

Crescer fora do ambiente familiar Importante Nova forma (valor) de encarar a vida

Mais experiência Importante

Por motivos de realização profissional Muito importante Convivência perante os camaradas Importante

Ajuda ao povo hospedeiro Importante

Realização profissional Muito importante

(12)

12

3. De uma forma geral, como é que as seguintes pessoas reagiram à sua decisão de participar na missão? 97 38,8% 87 34,8% 61 24,4% 5 2,0% 250 100,0% 148 67,9% 41 18,8% 22 10,1% 4 1,8% 3 1,4% 218 100,0% 79 40,9% 76 39,4% 35 18,1% 2 1,0% 1 ,5% 193 100,0% 13 31,0% 10 23,8% 12 28,6% 5 11,9% 2 4,8% 42 100,0% 137 71,4% 28 14,6% 13 6,8% 13 6,8% 1 ,5% 192 100,0% Mãe Pai Cônjuge/companheira(o) Filhos Irmãos N % Aceitou bem a ideia N % Começou por opor-se, mas depois aceitou N % Não aceitou bem a ideia N % Manifestou indiferença N % Outra N % Total 38,8 67,9 40,9 31,0 71,4 34,8 18,8 39,4 23,8 14,6 24,4 10,1 18,1 28,6 6,8 1,8 1,0 11,9 6,8 2,0 1,4 0,5 4,8 0,5 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 Mãe Pai Cônjuge/Companheira(o) Filhos Irmãos

Aceitou bem a ideia Começou por opor-se, mas depois aceitou Não aceitou bem a ideia Manifestou indiferença Outra

(percentagens)

Outras Respostas Familiar

Ainda não sabe porque é doente Mãe

Não tem conhecimento por estar ausente Pai

Resignação Pai

Tem receio Mãe

Muito nova (11 meses) Filhos

Manifestou preocupação Mãe/Cônjuge

Não sabe Mãe

Filho com 9 meses, não consegue manifestar opinião Filhos

(13)

13

4. Em que medida considera que a organização do dia-a-dia da sua família será

alterada com a sua ausência na missão?

7 2,7 106 40,2 108 40,9 43 16,3 264 100,0 Nada Pouco Bastante Muito Total N % 2,7 16,3 40,2 40,9 0 10 20 30 40 50 Nada Muito Pouco Bastante (percentagens)

5. Tem conhecimento de algum tipo de apoio prestado pela instituição militar às famílias dos militares destacados em missões internacionais?

39 14,8 14,9 223 84,5 85,1 262 99,2 100,0 2 ,8 264 100,0 Sim Não Total Nr Total N % Valid % Sim 14,8 Não 84,5 (percentagens)

6. Na sua opinião, em que medida é importante que as famílias dos militares recebam apoio da Instituição durante o destacamento?

15 5,7 5,7 57 21,6 21,8 119 45,1 45,4 71 26,9 27,1 262 99,2 100,0 2 ,8 264 100,0 Nada importante Pouco importante Importante Muito importante Total Nr Total N % Valid % 5,7 21,6 26,9 45,1 0 10 20 30 40 50 Nada importante Pouco importante Muito importante Importante (percentagens)

(14)

14

7. Em que medida concorda com a decisão tomada por Portugal de manter militares das Forças Nacionais Destacadas no Kosovo?

1 ,4 ,4 2 ,8 ,8 138 52,3 52,7 117 44,3 44,7 4 1,5 1,5 262 99,2 100,0 2 ,8 264 100,0 Discordo totalmente Discordo Concordo Concordo Totalmente Não tem opinião Total Nr Total N % Valid % 1,5 0,4 0,8 44,3 52,3 0 10 20 30 40 50 60

Não tem opinião Discordo totalmente Discordo Concordo totalmente Concordo

(percentagens)

9. Qual considera ser o seu grau de conhecimento sobre as causas do conflito no Kosovo?

6 2,3

193 73,1

65 24,6

264 100,0

Não sei nada sobre as causas deste conflito

Tenho um conhecimento geral das causas deste conflito Tenho um bom conhecimento das causas deste conflito Total N % 2,3 24,6 73,1 0 10 20 30 40 50 60 70 80

Não sei nada sobre as causas deste conflito Tenho um bom conhecimento das causas deste conflito Tenho um conhecimento geral das causas deste confito

(15)

15

10. No decurso da missão, considera que irá enfrentar:

1 ,4 71 26,9 187 70,8 2 ,8 3 1,1 264 100,0 Nenhum risco Pouco risco Algum risco Muito risco Não tem opinião Total N % 1,1 0,4 0,8 26,9 70,8 0 10 20 30 40 50 60 70 80

Não tem opinião Nenhum risco Muito risco Pouco risco Algum risco

(percentagens)

11. Em que medida considera que os seguintes aspectos podem vir a constituir dificuldades durante a missão?

22 8,3% 102 38,6% 133 50,4% 7 2,7% 264 100% 68 25,8% 148 56,1% 47 17,8% 1 ,4% 264 100% 84 31,8% 123 46,6% 49 18,6% 8 3,0% 264 100% 68 25,8% 154 58,3% 35 13,3% 6 2,3% 1 ,4% 264 100% 7 2,7% 45 17,0% 148 56,1% 63 23,9% 1 ,4% 264 100% 22 8,3% 122 46,2% 112 42,4% 7 2,7% 1 ,4% 264 100% 51 19,3% 144 54,5% 68 25,8% 1 ,4% 264 100% 169 64,0% 83 31,4% 12 4,5% 264 100%

1.Condições físicas no terreno (clima, mobilidade)

2.Condições materiais (de higiene, saúde, alimentação, comodidade) 3.Adequação do fardamento e armamento às exigências da missão 4.Adequação do treino recebido às exigências da missão

5.A distância relativamente à família em Portugal

6.O relacionamento com as populações locais

7.O relacionamento com militares de outros países

8.O relacionamento com outros militares do contingente português N % Nenhuma dificuldade N % Pouca dificuldade N % Alguma dificuldade N % Muita dificuldade N % Nr N % Total

Outras Respostas Escala

Falar a linguagem universal (inglês) Muita dificuldade

A linguagem é uma barreira Muita dificuldade

A falta de informação sobre as missões em que iremos participar Muita dificuldade Devido às línguas

O relacionamento com militares de outros países devido à barreira da linguagem

Alguma dificuldade

Condições de logística Nenhuma dificuldade

A capacidade de comando por parte dos Comandantes da força, nomeadamente falta de sensibilidade perante as diversas situações e ausência de comando pelo exemplo

Muita dificuldade

Principalmente o clima

Adequação da missão atribuída Nenhuma dificuldade

(16)

16 8,3 25,8 31,8 25,8 2,7 8,3 19,3 64,0 38,6 56,1 46,6 58,3 17,0 46,2 54,5 31,4 50,4 17,8 18,6 13,3 56,1 42,4 25,8 4,5 2,7 0,4 3,0 2,3 23,9 2,7 0,4 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Condições físicas no terreno (clima, mobilidade) Condições materiais (de higiene, saúde, alimentação, comodidade) Adequação do fardamento e armamento às exigências da missão Adequação do treino recebido às exigências da missão A distância relativamente à família em Portugal O relacionamento com as populações locais O relacionamento com militares de outros países O relacionamento com militares contingente português

Nenhuma dificuldade Pouca dificuldade Alguma dificuldade Muita dificuldade

(percentagens) 124 47,0% 140 53,0% 264 100% 216 81,8% 48 18,2% 264 100% 207 78,4% 57 21,6% 264 100% 222 84,1% 41 15,5% 1 ,4% 264 100% 52 19,7% 211 79,9% 1 ,4% 264 100% 144 54,5% 119 45,1% 1 ,4% 264 100% 195 73,9% 69 26,1% 264 100% 252 95,5% 12 4,5% 264 100%

1.Condições físicas no terreno (clima, mobilidade)

2.Condições materiais (de higiene, saúde, alimentação, comodidade) 3.Adequação do fardamento e armamento às exigências da missão 4.Adequação do treino recebido às exigências da missão

5.A distância relativamente à família em Portugal

6.O relacionamento com as populações locais

7.O relacionamento com militares de outros países

8.O relacionamento com outros militares do contingente português

N % Nenhuma/pouca dificuldade N % Alguma/muita dificuldade N % Nr N % Total

(17)

17 47,0 81,8 78,4 84,1 19,7 54,5 73,9 95,5 53,0 18,2 21,6 15,5 79,9 45,1 26,1 4,5 0 20 40 60 80 100

Condições físicas no terreno (clima, mobilidade) Condições materiais (de higiene, saúde, alimentação,

comodidade)

Adequação do fardamento e armamento às exigências da missão

Adequação do treino recebido às exigências da missão A distância relativamente à família em Portugal O relacionamento com as populações locais O relacionamento com militares de outros países O relacionamento com militares contingente português

Alguma/muita dificuldade Nenhuma/pouca dificuldade

(percentagens)

12. A partir do momento em que soube que iria integrar a missão, em que medida pensou que poderia vir a estar em situações de risco para a própria vida?

70 26,5 26,7 118 44,7 45,0 69 26,1 26,3 5 1,9 1,9 262 99,2 100,0 2 ,8 264 100,0

Nunca pensei nisso Pensei nisso raras vezes Pensei nisso algumas vezes Pensei nisso muitas vezes Total

Nr Total

(18)

18 1,9 26,1 26,5 44,7 0 10 20 30 40 50 60

Pensei nisso muitas vezes Pensei nisso algumas vezes Nunca pensei nisso Pensei nisso raras vezes

(percentagens)

Segunda parte: Defesa Nacional, Forças Armadas e Missões de Manutenção da Paz

13. Na sua opinião, quais os problemas que poderão afectar a segurança de Portugal nos próximos tempos? 108 40,9% 107 40,5% 44 16,7% 4 1,5% 1 ,4% 264 100% 93 35,2% 86 32,6% 72 27,3% 12 4,5% 1 ,4% 264 100% 80 30,3% 90 34,1% 63 23,9% 29 11,0% 2 ,8% 264 100% 102 38,6% 88 33,3% 59 22,3% 14 5,3% 1 ,4% 264 100% 74 28,0% 105 39,8% 64 24,2% 20 7,6% 1 ,4% 264 100% 27 10,2% 89 33,7% 107 40,5% 40 15,2% 1 ,4% 264 100% 8 3,0% 44 16,7% 144 54,5% 66 25,0% 2 ,8% 264 100% 40 15,2% 140 53,0% 71 26,9% 11 4,2% 2 ,8% 264 100% 17 6,4% 84 31,8% 125 47,3% 37 14,0% 1 ,4% 264 100% 15 5,7% 94 35,6% 130 49,2% 23 8,7% 2 ,8% 264 100% 5 1,9% 25 9,5% 98 37,1% 135 51,1% 1 ,4% 264 100% 1.Guerras entre Estados

2.Guerra Civil

3.Proliferação de armas de destruição em massa 4.Acidente nuclear

5.Conflitos étnicos ou religiosos 6.Actos terroristas

7.Crime organizado 8.Epidemias 9.Catástrofe ecológica 10.Catástrofe natural 11.Uma grave crise económica mundial N % Não afectará nada N % Afectará pouco N % Afectará N % Afectará muito N % Nr N % Total

(19)

19 40,9 35,2 30,3 38,6 28,0 10,2 3,0 15,2 6,4 5,7 1,9 40,5 32,6 34,1 33,3 39,8 33,7 16,7 53,0 31,8 35,6 9,5 16,7 27,3 23,9 22,3 24,2 40,5 54,5 26,9 47,3 49,2 37,1 1,5 4,5 11,0 5,3 7,6 15,2 25,0 4,2 14,0 8,7 51,1 0 20 40 60 80 100

Guerras entre Estados Guerra Civil Proliferação de armas de destruição em massa Acidente nuclear Conflitos étnicos ou religiosos Actos terroristas Crime organizado Epidemias Catástrofe ecológica Catástrofe natural Uma grave crise económica mundial

Não afectará nada Afectará pouco Afectará Afectará muito

(percentagens) 215 81,4% 48 18,2% 1 ,4% 264 100,0% 179 67,8% 84 31,8% 1 ,4% 264 100,0% 170 64,4% 92 34,8% 2 ,8% 264 100,0% 190 72,0% 73 27,7% 1 ,4% 264 100,0% 179 67,8% 84 31,8% 1 ,4% 264 100,0% 116 43,9% 147 55,7% 1 ,4% 264 100,0% 52 19,7% 210 79,5% 2 ,8% 264 100,0% 180 68,2% 82 31,1% 2 ,8% 264 100,0% 101 38,3% 162 61,4% 1 ,4% 264 100,0% 109 41,3% 153 58,0% 2 ,8% 264 100,0% 30 11,4% 233 88,3% 1 ,4% 264 100,0% 1.Guerras entre Estados

2.Guerra Civil

3.Proliferação de armas de destruição em massa 4.Acidente nuclear

5.Conflitos étnicos ou religiosos 6.Actos terroristas

7.Crime organizado 8.Epidemias 9.Catástrofe ecológica 10.Catástrofe natural 11.Uma grave crise económica mundial N % Afecará pouco N % Afectará N % Nr N % Total

(20)

20 81,4 67,8 64,4 72,0 67,8 43,9 19,7 68,2 38,3 41,3 11,4 18,2 31,8 34,8 27,7 31,8 55,7 79,5 31,1 61,4 58,0 88,3 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Guerras entre Estados Guerra Civil Proliferação de armas de destruição em massa Acidente nuclear Conflitos étnicos ou religiosos Actos terroristas Crime organizado Epidemias Catástrofe ecológica Catástrofe natural Uma grave crise económica mundial

Afectará/afectará muito Não afectará nada/afectará pouco

(percentagens)

Outras Respostas Escala

Os valores desta geração e das futuras Afectará muito

Segurança Afectará muito

Desemprego Afectará muito

O carácter do ser Português, reflectido nos políticos Afectará muito Enquanto tiver pessoas no Poder que pensam exclusivamente em si e não

na população, o País não irá para a frente

Um outro tipo de “25 de Abril” devido à crise económica Afectará Aumento da violência e também assaltos

14. Em que medida é que esses problemas o preocupam pessoalmente?

69 26,1% 88 33,3% 90 34,1% 16 6,1% 1 ,4% 264 100,0% 67 25,4% 68 25,8% 98 37,1% 31 11,7% 264 100,0% 49 18,6% 58 22,0% 89 33,7% 66 25,0% 2 ,8% 264 100,0% 57 21,6% 67 25,4% 71 26,9% 67 25,4% 2 ,8% 264 100,0% 49 18,6% 78 29,5% 90 34,1% 47 17,8% 264 100,0% 18 6,8% 44 16,7% 115 43,6% 87 33,0% 264 100,0% 12 4,5% 33 12,5% 126 47,7% 92 34,8% 1 ,4% 264 100,0% 28 10,6% 94 35,6% 95 36,0% 46 17,4% 1 ,4% 264 100,0% 15 5,7% 54 20,5% 135 51,1% 60 22,7% 264 100,0% 12 4,5% 65 24,6% 132 50,0% 55 20,8% 264 100,0% 6 2,3% 15 5,7% 94 35,6% 149 56,4% 264 100,0% 1.Guerras entre Estados

2.Guerra Civil

3.Proliferação de armas de destruição em massa 4.Acidente nuclear

5.Conflitos étnicos ou religiosos 6.Actos terroristas

7.Crime organizado 8.Epidemias 9.Catástrofe ecológica 10.Catástrofe natural 11.Uma grave crise económica mundial N % Nenhuma preocupação N % Pouca preocupação N % Alguma preocupação N % Muita preocupação N % Nr N % Total

(21)

21 26,1 25,4 18,6 21,6 18,6 6,8 4,5 10,6 5,7 4,5 2,3 33,3 25,8 22,0 25,4 29,5 16,7 12,5 35,6 20,5 24,6 5,7 34,1 37,1 33,7 26,9 34,1 43,6 47,7 36,0 51,1 50,0 35,6 6,1 11,7 25,0 25,4 17,8 33,0 34,8 17,4 22,7 20,8 56,4 0 20 40 60 80 100

Guerras entre Estados Guerra Civil Proliferação de armas de destruição em massa Acidente nuclear Conflitos étnicos ou religiosos Actos terroristas Crime organizado Epidemias Catástrofe ecológica Catástrofe natural Uma grave crise económica mundial

Nenhuma preocupação Pouca preocupação Alguma preocupação Muita preocupação

(percentagens)

Outras Respostas Escala

Constituição de uma carreira profissional Muita Preoc.

Desemprego Muita Preoc.

157 59,5% 106 40,2% 1 ,4% 264 100% 135 51,1% 129 48,9% 264 100% 107 40,5% 155 58,7% 2 ,8% 264 100% 124 47,0% 138 52,3% 2 ,8% 264 100% 127 48,1% 137 51,9% 264 100% 62 23,5% 202 76,5% 264 100% 45 17,0% 218 82,6% 1 ,4% 264 100% 122 46,2% 141 53,4% 1 ,4% 264 100% 69 26,1% 195 73,9% 264 100% 77 29,2% 187 70,8% 264 100% 21 8,0% 243 92,0% 264 100%

1.Guerras entre Estados 2.Guerra Civil 3.Proliferação de armas de destruição em massa 4.Acidente nuclear 5.Conflitos étnicos ou religiosos 6.Actos terroristas 7.Crime organizado 8.Epidemias 9.Catástrofe ecológica 10.Catástrofe natural 11.Uma grave crise económica mundial N % Nenhuma/pouca preocupação N % Alguma/muita preocupação N % Nr N % Total

(22)

22 59,5 51,1 40,5 47,0 48,1 23,5 17,0 46,2 26,1 29,2 8,0 40,2 48,9 58,7 52,3 51,9 76,5 82,6 53,4 73,9 70,8 92,0 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Guerras entre Estados Guerra Civil Proliferação de armas de destruição em massa Acidente nuclear Conflitos étnicos ou religiosos Actos terroristas Crime organizado Epidemias Catástrofe ecológica Catástrofe natural Uma grave crise económica mundial

Alguma/muita preocupação Nenhuma/pouca preocupação

(percentagens)

15. De seguida apresenta-se uma lista de possíveis missões. Em que medida concorda com a sua realização por parte das Forças Armadas Portuguesas?

2 ,8% 5 1,9% 138 52,3% 119 45,1% 264 100% 1 ,4% 68 25,8% 195 73,9% 264 100% 1 ,4% 2 ,8% 122 46,2% 139 52,7% 264 100% 55 20,8% 128 48,5% 54 20,5% 25 9,5% 2 ,8% 264 100% 1 ,4% 2 ,8% 87 33,0% 174 65,9% 264 100% 1 ,4% 20 7,6% 124 47,0% 118 44,7% 1 ,4% 264 100% 2 ,8% 14 5,3% 120 45,5% 128 48,5% 264 100% 4 1,5% 124 47,0% 134 50,8% 2 ,8% 264 100% 11 4,2% 33 12,5% 122 46,2% 97 36,7% 1 ,4% 264 100%

1.Actividades de protecção civil em caso de calamidade natural

2.Defesa do território nacional em caso de agressão ou ameaça externa 3.Ajuda humanitária no exterior 4.Preparar guerras e combater contra outros Estados

5.Operações de paz no exterior 6.Colaboração com as forças policiais na manutenção da ordem pública 7.Prevenção e combate ao terrorismo 8.Garantir a unidade nacional 9.Realizar trabalhos que melhorem as condições de vida das populações

N % Discordo totalmente N % Discordo N % Concordo N % Concordo totalmente N % Nr N % Total

(23)

23 0,8 0,4 20,8 0,4 0,4 0,8 4,2 1,9 0,4 0,8 48,5 0,8 7,6 5,3 1,5 12,5 52,3 25,8 46,2 20,5 33,0 47,0 45,5 47,0 46,2 45,1 73,9 52,7 9,5 65,9 44,7 48,5 50,8 36,7 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Actividades de protecção civil em caso de calamidade natural Defesa do território nacional em caso de agressão ou ameaça externa Ajuda humanitária no exterior Preparar guerras e combater contra outros Estados Operações de paz no exterior Colaboração com as forças policiais na manutenção da ordem pública Prevenção e combate ao terrorismo Garantir a unidade nacional Realizar trabalhos que melhorem as condições de vida das populações

Discordo totalmente Discordo Concordo Concordo totalmente

(percentagens)

Outras Respostas Escala

Educação cívica através do serviço militar obrigatório Concordo

Manutenção da integridade territorial de Portugal Concordo totalmente Informar a população sobre as FA, o porquê de existirem e para quê Concordo totalmente

7 2,7% 257 97,3% 264 100,0% 1 ,4% 263 99,6% 264 100,0% 3 1,1% 261 98,9% 264 100,0% 183 69,3% 79 29,9% 2 ,8% 264 100,0% 3 1,1% 261 98,9% 264 100,0% 21 8,0% 242 91,7% 1 ,4% 264 100,0% 16 6,1% 248 93,9% 264 100,0% 4 1,5% 258 97,7% 2 ,8% 264 100,0% 44 16,7% 219 83,0% 1 ,4% 264 100,0%

1.Actividades de protecção civil em caso de calamidade natural

2.Defesa do território nacional em caso de agressão ou ameaça externa 3.Ajuda humanitária no exterior 4.Preparar guerras e combater contra outros Estados

5.Operações de paz no exterior 6.Colaboração com as forças policiais na manutenção da ordem pública 7.Prevenção e combate ao terrorismo 8.Garantir a unidade nacional 9.Realizar trabalhos que melhorem as condições de vida das populações

N % Discordo totalmente/discordo N % Concordo/concordo totalmente N % Nr N % Total

(24)

24 2,7 0,4 1,1 69,3 1,1 8,0 6,1 1,5 16,7 97,3 99,6 98,9 29,9 98,9 91,7 93,9 97,7 83,0 0 20 40 60 80 100

Actividades de protecção civil em caso de calamidade natural Defesa do território nacional em caso de agressão ou ameaça externa Ajuda humanitária no exterior Preparar guerras e combater contra outros Estados Operações de paz no exterior Colaboração com as forças policiais na manutenção da ordem pública Prevenção e combate ao terrorismo Garantir a unidade nacional Realizar trabalhos que melhorem as condições de vida das populações

Concordo/concordo totalmente Discordo totalmente/discordo

(percentagens)

16. Em que medida concorda com a participação dos militares Portugueses em missões internacionais de paz? 1 ,4 ,4 1 ,4 ,4 61 23,1 23,5 197 74,6 75,8 260 98,5 100,0 4 1,5 264 100,0 Discordo totalmente Discordo Concordo Concordo totalmente Total Nr Total N % Valid % 0,4 0,4 23,1 74,6 0 10 20 30 40 50 60 70 80 Discordo totalmente Discordo Concordo Concordo totalmente (percentagens)

(25)

25

17. De seguida é indicado um conjunto de razões que podem justificar a participação das Forças Armadas portuguesas em missões internacionais.

2 ,8% 11 4,2% 147 55,7% 99 37,5% 5 1,9% 264 100,0% 5 1,9% 140 53,0% 114 43,2% 5 1,9% 264 100,0% 1 ,4% 42 15,9% 152 57,6% 64 24,2% 5 1,9% 264 100,0% 2 ,8% 44 16,7% 159 60,2% 50 18,9% 9 3,4% 264 100,0% 10 3,8% 175 66,3% 72 27,3% 7 2,7% 264 100,0% 1 ,4% 17 6,4% 174 65,9% 63 23,9% 9 3,4% 264 100,0% 1 ,4% 6 2,3% 169 64,0% 83 31,4% 5 1,9% 264 100,0% 1 ,4% 117 44,3% 142 53,8% 4 1,5% 264 100,0% 1 ,4% 117 44,3% 141 53,4% 5 1,9% 264 100,0% 1.Aumentar o prestígio de Portugal no

mundo

2.Aumentar a eficácia das Forças Armadas Portuguesas

3.Defender os interesses dos Portugueses

4.Alcançar os objectivos da Política Externa Portuguesa

5.Defender os interesses e a segurança da UE

6.Defender os interesses e a seguranças dos Países da NATO

7.Contribuir para a Segurança da Europa no seu todo, incluindo países não membros da UE

8.Contribuir para a paz e segurança mundiais

9.Defender a Democracia e os Direitos Humanos N % Discordo totalmente N % Discordo N % Concordo N % Concordo totalmente N % Nr N % Total 0,8 0,4 0,8 0,4 0,4 4,2 1,9 15,9 16,7 3,8 6,4 2,3 0,4 0,4 55,7 53,0 57,6 60,2 66,3 65,9 64,0 44,3 44,3 37,5 43,2 24,2 18,9 27,3 23,9 31,4 53,8 53,4 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Aumentar o prestígio de Portugal no mundo Aumentar a eficácia das Forças Armadas Portuguesas Defender os interesses dos portugueses Alcançar os objectivos da Política Externa Portuguesa Defender os interesses e a segurança da UE Defender os interesses e a segurança dos países da NATO Contribuir para a segurança da Europa no seu todo, incluindo países não

membros da UE

Contribuir para a paz e segurança mundiais Defender a Democracia e os Direitos Humanos

Discordo totalmente Discordo Concordo Concordo totalmente

(26)

26 13 4,9% 246 93,2% 5 1,9% 264 100,0% 5 1,9% 254 96,2% 5 1,9% 264 100,0% 43 16,3% 216 81,8% 5 1,9% 264 100,0% 46 17,4% 209 79,2% 9 3,4% 264 100,0% 10 3,8% 247 93,6% 7 2,7% 264 100,0% 18 6,8% 237 89,8% 9 3,4% 264 100,0% 7 2,7% 252 95,5% 5 1,9% 264 100,0% 1 ,4% 259 98,1% 4 1,5% 264 100,0% 1 ,4% 258 97,7% 5 1,9% 264 100,0%

1.Aumentar o prestígio de Portugal no mundo

2.Aumentar a eficácia das Forças Armadas Portuguesas

3.Defender os interesses dos Portugueses

4.Alcançar os objectivos da Política Externa Portuguesa

5.Defender os interesses e a segurança da UE

6.Defender os interesses e a seguranças dos Países da NATO 7.Contribuir para a Segurança da Europa no seu todo, incluindo países não membros da UE

8.Contribuir para a paz e segurança mundiais

9.Defender a Democracia e os Direitos Humanos N % Discordo totalmente/discordo N % Concordo/concordo totalmente N % Nr N % Total 4,9 1,9 16,3 17,4 3,8 6,8 2,7 0,4 0,4 93,2 96,2 81,8 79,2 93,6 89,8 95,5 98,1 97,7 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Aumentar o prestígio de Portugal no mundo Aumentar a eficácia das Forças Armadas Portuguesas Defender os interesses dos portugueses Alcançar os objectivos da Política Externa Portuguesa Defender os interesses e a segurança da UE Defender os interesses e a segurança dos países da NATO Contribuir para a segurança da Europa no seu todo,

incluindo países não membros da UE Contribuir para a paz e segurança mundiais Defender a Democracia e os Direitos Humanos

Concordo/concordo totalmente Discordo totalmente/discordo

(27)

27

18. De seguida apresenta-se uma lista de afirmações relativas às missões de manutenção

da paz. Indique qual o seu grau de acordo com cada uma das seguintes afirmações.

3 1,1% 17 6,4% 156 59,1% 88 33,3% 264 100,0% 126 47,7% 126 47,7% 10 3,8% 1 ,4% 1 ,4% 264 100,0% 27 10,2% 112 42,4% 109 41,3% 11 4,2% 5 1,9% 264 100,0% 13 4,9% 66 25,0% 148 56,1% 35 13,3% 2 ,8% 264 100,0% 8 3,0% 73 27,7% 144 54,5% 35 13,3% 4 1,5% 264 100,0% 141 53,4% 115 43,6% 5 1,9% 1 ,4% 2 ,8% 264 100,0% 41 15,5% 89 33,7% 94 35,6% 30 11,4% 10 3,8% 264 100,0% 1.Os militares são os mais aptos para

cumprir missões de manutenção da paz porque são treinados para o combate 2.As missões de manutenção da paz deveriam ser desenvolvidas mais por civis que por militares

3.As missões de manutenção da paz deveriam ser desenvolvidas por uma força multinacional mais do que pelo conjunto das forças nacionais

4.Todas as missões de manutenção da paz deveriam prever a utilização da força 5.A preparação para missões de manutenção da paz exige uma transformação profunda nos modelos de formação e treino dos militares

6.As forças armadas não deveriam voltar a ocupar-se de manutenção da paz 7.Apesar de haver cada vez mais missões de manutenção da paz, as forças armadas terão que continuar a desempenhar missões de guerra como no passado

N % Discordo totalmente N % Discordo N % Concordo N % Concordo totalmente N % Nr N % Total

Outras Respostas Escala

Nota: missão de “manutenção de paz” é diferente de Operações de “apoio à

paz”. Pode causar confusão nas respostas essa não distinção, concretamente no que se refere a “uso da força” em participação de civis

A disciplina existente nas FA é vital para qualquer tipo de missão de manutenção de paz

(28)

28 1,1 47,7 10,2 4,9 3,0 53,4 15,5 6,4 47,7 42,4 25,0 27,7 43,6 33,7 59,1 3,8 41,3 56,1 54,5 1,9 35,6 33,3 0,4 4,2 13,3 13,3 0,4 11,4 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Os militares são os mais aptos para cumprir missões de manutenção da paz porque são treinados para o combate

As missões de manutenção da paz deveriam ser desenvolvidas mais por civis que por militares

As missões de manutenção da paz deveriam ser desenvolvidas por uma força multinacional mais do que pelo conjunto das forças nacionais Todas as missões de manutenção da paz deveriam prever a utilização da

força

A preparação para missões de manutenção da paz exige uma transformação profunda nos modelos de formação e treino dos militares As forças armadas não deveriam voltar a ocupar-se de manutenção da paz

Apesar de haver cada vez mais missões de manutenção da paz, as forças armadas terão de continuar a desempenhar missões de guerra como no

passado

Discordo totalmente Discordo Concordo Concordo totalmente

(percentagens) 20 7,6% 244 92,4% 264 100% 252 95,5% 11 4,2% 1 ,4% 264 100% 139 52,7% 120 45,5% 5 1,9% 264 100% 79 29,9% 183 69,3% 2 ,8% 264 100% 81 30,7% 179 67,8% 4 1,5% 264 100% 256 97,0% 6 2,3% 2 ,8% 264 100% 130 49,2% 124 47,0% 10 3,8% 264 100% 1.Os militares são os mais aptos para cumprir

missões de manutenção da paz porque são treinados para o combate

2.As missões de manutenção da paz deveriam ser desenvolvidas mais por civis que por militares

3.As missões de manutenção da paz deveriam ser desenvolvidas por uma força multinacional mais do que pelo conjunto das forças nacionais 4.Todas as missões de manutenção da paz deveriam prever a utilização da força

5.A preparação para missões de manutenção da paz exige uma transformação profunda nos modelos de formação e treino dos militares 6.As forças armadas não deveriam voltar a ocupar-se de manutenção da paz

7.Apesar de haver cada vez mais missões de manutenção da paz, as forças armadas terão que continuar a desempenhar missões de guerra como no passado

N % Discordo totalmente/discordo N % Concordo/concordo totalmente N % Nr N % Total

(29)

29 7,6 95,5 52,7 29,9 30,7 97,0 49,2 92,4 4,2 45,5 69,3 67,8 2,3 47,0 0 20 40 60 80 100

Os militares são os mais aptos para cumprir missões de manutenção da paz porque são treinados para o combate As missões de manutenção da paz deveriam ser desenvolvidas mais por civis que por militares As missões de manutenção da paz deveriam ser desenvolvidas por uma força multinacional mais do que pelo

conjunto das forças nacionais

Todas as missões de manutenção da paz deveriam prever a utilização da força

A preparação para missões de manutenção da paz exige uma transformação profunda nos modelos de formação e treino

dos militares

As forças armadas não deveriam voltar a ocupar-se de manutenção da paz

Apesar de haver cada vez mais missões de manutenção da paz, as forças armadas terão de continuar a desempenhar

missões de guerra como no passado

Concordo/concordo totalmente Discordo totalmente/discordo

(percentagens)

19. Na sua opinião, qual dos seguintes tipos de organização é mais adequado para desenvolver missões de manutenção da paz?

129 48,9 53,1 103 39,0 42,4 2 ,8 ,8 5 1,9 2,1 1 ,4 ,4 3 1,1 1,2 243 92,0 100,0 21 8,0 264 100,0

Uma organização internacional como as Nações Unidas Uma organização regional militar como a NATO Uma organização política como a União Europeia Uma organização humanitária como a cruz vermelha Uma organização de voluntariado não governamental Outra

Total Nr Total

N % Valid %

*NR= contém também as respostas incorrectas (assinalaram mais que uma opção)

Outras Respostas (3)

- Indiferença nas três primeiras respostas

- Nos diversos estádios que levam ao aparecimento de uma MMP todas as organizações são importantes e devem estar presentes

(30)

30 0,4 0,8 1,1 1,9 39,0 48,9 0 10 20 30 40 50 60

Uma organização de voluntariado não governamental Uma organização política como a União Europeia Outra Uma organização humanitária como a cruz vermelha Uma organização regional militar como a NATO Uma organização internacional como as Nações Unidas

(percentagens)

20. Na sua opinião, a presença de mulheres militares nas Forças Armadas traz mais vantagens ou mais desvantagens à instituição?

54 20,5 74 28,0 107 40,5 29 11,0 264 100,0 Mais vantagens Mais desvantagens

Nem vantagens, nem desvantagens Não tem opinião

Total N % 11,0 20,5 28,0 40,5 0 10 20 30 40 50

Não tem opinião Mais vantagens Mais desvantagens Nem vantagens, nem desvantagens

(31)

31

21. Na sua opinião, quais das seguintes tarefas deveriam desempenhar as mulheres militares? 91 34,5 34,7 31 11,7 11,8 116 43,9 44,3 24 9,1 9,2 262 99,2 100,0 2 ,8 264 100,0

Apenas tarefas de apoio logístico e técnico Tarefas de apoio logístico e técnico e também tarefas operacionais, mas sem combater

Todas as tarefas incluindo as de combate Não tem opinião

Total Nr Total N % Valid % 9,1 11,7 34,5 43,9 0 10 20 30 40 50

Não tem opinião Tarefas de apoio logístico e técnico e também tarefas

operacionais, mas sem combater Apenas tarefas de apoio logístico e técnico

Todas as tarefas incluindo as de combate

(32)

32

22. Se respondeu que as mulheres não deveriam combater, quais são, na sua opinião, as razões para isso?

59 14,9% 50,9% 22 5,6% 19,0% 69 17,4% 59,5% 71 17,9% 61,2% 36 9,1% 31,0% 49 12,4% 42,2% 50 12,6% 43,1% 40 10,1% 34,5% 396 100,0% 341,4%

1.A presença de mulheres em combate prejudica a coesão das unidades

2.As mulheres não deviam combater porque isso vai contra a sua natureza feminina 3.As mulheres são piores combatentes devido às suas características físicas 4.Em situações de combate as mulheres podem ser feitas prisioneiras e sofrer abusos

5.As mulheres não são tão facilmente mobilizáveis como os homens devido à gravidez

6.Nas situações de combate existe muito pouca privacidade entre homens e mulheres 7.Os homens não combaterão tão

eficazmente se existirem mulheres nas unidades

8.A morte de mulheres militares desmoralizará os soldados homens e o público a Total N Percent Responses Percent of Cases

Dichotomy group tabulated at value 1. a. 19,0 31,0 34,5 42,2 43,1 50,9 59,5 61,2 0 10 20 30 40 50 60 70

As mulheres não deviam combater porque isso vai contra a sua natureza feminina As mulheres não são tão facilmente mobilizáveis como os homens devido à gravidez A morte de mulheres militares desmobilizará os soldados homens e o público Nas situações de combate existe pouca privacidade entre homens e mulheres Os homens não combaterão tão eficazmente se existirem mulheres nas unidades A presença de mulheres em combate prejudica a coesão das unidades As mulheres são piores combatentes devido às suas características físicas Em situações de combate as mulheres podem ser feitas prisioneiras e sofrer de abusos

(33)

33 59 14,5% 46,5% 22 5,4% 17,3% 69 17,0% 54,3% 71 17,4% 55,9% 36 8,8% 28,3% 49 12,0% 38,6% 50 12,3% 39,4% 40 9,8% 31,5% 11 2,7% 8,7% 407 100,0% 320,5%

A presença de mulheres em combate prejudica a coesão das unidades As mulheres não deviam combater porque isso vai contra a sua natureza feminina

As mulheres são piores combatentes devido às suas características físicas Em situações de combate as mulheres podem ser feitas prisioneiras e sofrer abusos

As mulheres não são tão facilmente mobilizáveis como os homens devido à gravidez

Nas situações de combate existe muito pouca privacidade entre homens e mulheres

Os homens não combaterão tão eficazmente se existirem mulheres nas unidades

A morte de mulheres militares desmoralizará os soldados homens e o público Nr a Total N % Responses % of Cases

Dichotomy group tabulated at value 1. a.

Outras Respostas

- Higiene feminina e por vezes em termos logísticos a presença de mulheres obriga a outros cuidados

- As mulheres não deveriam estar nas Forças Armadas

- Instintivamente, um combatente masculino tem maior preocupação para com outro

elemento se for feminino, diminuindo a probabilidade do sucesso no cumprimento da missão - A presença de mulheres cria inevitavelmente, por razões várias, a discórdia e

desconcentração masculina no cumprimento da missão

- Caso fossem avaliadas de forma isenta e sem discriminação, penso que poderiam desempenhar todas as tarefas

- Não têm capacidade de sofrimento

- As mulheres tornam-se um elo fraco e frágil de atacar numa unidade operacional - A maioria não está preparada para isso

- As mulheres necessitam de mais meios de higiene pessoal

- Regra geral o empenhamento com a instrução (...) “dureza” da instrução caí a pique na presença das militares femininas

-A mulher é mais vulnerável à pressão psicológica - São por sua natureza mais frágil

(34)

34

23. Quando as Forças Armadas Portuguesas participam em missões internacionais, existe a necessidade de colaborar com Forças Armadas de outros países para que se atinjam os objectivos das missões.

Na sua opinião, que importância poderão ter os seguintes aspectos para o sucesso de missões que envolvem forças multinacionais?

3 1,1% 38 14,4% 187 70,8% 35 13,3% 1 ,4% 264 100,0% 1 ,4% 26 9,8% 189 71,6% 46 17,4% 2 ,8% 264 100,0% 1 ,4% 20 7,6% 163 61,7% 79 29,9% 1 ,4% 264 100,0% 12 4,5% 174 65,9% 77 29,2% 1 ,4% 264 100,0% 15 5,7% 160 60,6% 88 33,3% 1 ,4% 264 100,0% 2 ,8% 54 20,5% 161 61,0% 43 16,3% 4 1,5% 264 100,0% 9 3,4% 181 68,6% 73 27,7% 1 ,4% 264 100,0%

1.Proximidade de hábitos e culturas nacionais com os militares com os quais se vai trabalhar directamente 2.Proximidade de orientações e doutrinas operacionais

3.Compatibilidade de equipamentos e tecnologia dos diferentes países 4.Participação regular em exercícios militares internacionais

5.Conhecimento de línguas 6.Realização do aprontamento em conjunto com os contingentes com os quais se vai trabalhar directamente

7.Cooperação permanente entre os países através de organizações internacionais (NATO, UE)

N % Nada importante N % Pouco importante N % Importante N % Muito importante N % Nr N % Total 1,1 0,4 0,4 0,8 14,4 9,8 7,6 4,5 5,7 20,5 3,4 70,8 71,6 61,7 65,9 60,6 61,0 68,6 13,3 17,4 29,9 29,2 33,3 16,3 27,7 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Proximidade de hábitos e culturas nacionais com os militares com os quais se vai trabalhar directamente

Proximidade de orientações e doutrinas operacionais Compatibilidade de equipamentos e tecnologia dos diferentes países Participação regular em exercícios militares internacionais Conhecimento de línguas Realização do aprontamento em conjunto com os contingentes com os quais

se vai trabalhar directamente

Cooperação permanente entre os países através de organizações internacionais (NATO, UE)

Nada importante Pouco importante Importante Muito importante

(35)

35 41 15,5% 222 84,1% 1 ,4% 264 100% 27 10,2% 235 89,0% 2 ,8% 264 100% 21 8,0% 242 91,7% 1 ,4% 264 100% 12 4,5% 251 95,1% 1 ,4% 264 100% 15 5,7% 248 93,9% 1 ,4% 264 100% 56 21,2% 204 77,3% 4 1,5% 264 100% 9 3,4% 254 96,2% 1 ,4% 264 100%

1.Proximidade de hábitos e culturas nacionais com os militares com os quais se vai trabalhar directamente

2.Proximidade de orientações e doutrinas operacionais

3.Compatibilidade de equipamentos e tecnologia dos diferentes países 4.Participação regular em exercícios militares internacionais

5.Conhecimento de línguas 6.Realização do aprontamento em conjunto com os contingentes com os quais se vai trabalhar directamente 7.Cooperação permanente entre os países através de organizações internacionais (NATO, UE)

N % Nada/pouco importante N % Importante/muito importante N % Nr N % Total 15,5 10,2 8,0 4,5 5,7 21,2 3,4 84,1 89,0 91,7 95,1 93,9 77,3 96,2 0 20 40 60 80 100

Proximidade de hábitos e culturas nacionais com os militares com os quais se vai trabalhar directamente Proximidade de orientações e doutrinas operacionais

Compatibilidade de equipamentos e tecnologia dos diferentes países

Participação regular em exercícios militares internacionais Conhecimento de línguas Realização do aprontamento em conjunto com os contingentes com os quais se vai trabalhar directamente

Cooperação permanente entre os países através de organizações internacionais (NATO, UE)

Importante/muito importante Nada/pouco importante

(36)

36

24. De seguida apresenta-se uma lista com uma série de afirmações sobre a guerra. Indique o seu grau de acordo com cada uma:

12 4,5% 104 39,4% 126 47,7% 14 5,3% 8 3,0% 264 100,0% 50 18,9% 166 62,9% 43 16,3% 2 ,8% 3 1,1% 264 100,0% 84 31,8% 158 59,8% 16 6,1% 2 ,8% 4 1,5% 264 100,0% 11 4,2% 90 34,1% 133 50,4% 29 11,0% 1 ,4% 264 100,0% 29 11,0% 127 48,1% 88 33,3% 19 7,2% 1 ,4% 264 100,0% 7 2,7% 55 20,8% 174 65,9% 24 9,1% 4 1,5% 264 100,0% 11 4,2% 96 36,4% 139 52,7% 17 6,4% 1 ,4% 264 100,0% 11 4,2% 53 20,1% 177 67,0% 22 8,3% 1 ,4% 264 100,0% 13 4,9% 73 27,7% 131 49,6% 46 17,4% 1 ,4% 264 100,0% 4 1,5% 63 23,9% 145 54,9% 51 19,3% 1 ,4% 264 100,0% 17 6,4% 102 38,6% 117 44,3% 23 8,7% 5 1,9% 264 100,0% 17 6,4% 115 43,6% 117 44,3% 13 4,9% 2 ,8% 264 100,0% 57 21,6% 155 58,7% 43 16,3% 8 3,0% 1 ,4% 264 100,0% 5 1,9% 54 20,5% 137 51,9% 65 24,6% 3 1,1% 264 100,0%

1.Uma adequada capacidade bélica é a melhor garantia para a paz internacional 2.Não existe progresso sem guerra 3.Quem se opõe à guerra é intimamente um cobarde

4.A guerra só tem justificação quando o seu objectivo é defensivo

5.Não existe nenhuma justificação concebível para a guerra

6.A melhor coisa que podemos esperar obter é a parcial eliminação da guerra 7.A agressividade é um instinto profundo do homem que não pode ser eliminado 8.Se se poder eliminar o conflito armado entre os indivíduos também é possível eliminá-lo entre as nações

9.O nosso País não deveria nunca declarar guerra

10.Deveria combater-se apenas para defender a liberdade

11.Se um cidadão de um Estado que entra em guerra não a considera justificada deve, de qualquer modo, servir na frente onde seja necessário

12.É preferível suportar ofensas a declarar guerra

13.Deveríamos ter instrução militar nas nossas escolas

14.O mais elevado dever de um homem é combater pela glória da sua pátria

N % Discordo totalmente N % Discordo N % Concordo N % Concordo totalmente N % Nr N % Total 4,5 18,9 31,8 4,2 11,0 2,7 4,2 4,2 4,9 1,5 6,4 6,4 21,6 1,9 39,4 62,9 59,8 34,1 48,1 20,8 36,4 20,1 27,7 23,9 38,6 43,6 58,7 20,5 47,7 16,3 6,1 50,4 33,3 65,9 52,7 67,0 49,6 54,9 44,3 44,3 16,3 51,9 5,3 0,8 0,8 11,0 7,2 9,1 6,4 8,3 17,4 19,3 8,7 4,9 3,0 24,6 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Uma adequada capacidade bélica é a melhor garantia para a paz internacional Não existe progresso sem guerra Quem se opõe à guerra é intimamente um cobarde A guerra só tem justificação quando o seu objectivo é defensivo Não existe nenhuma justificação concebível para a guerra A melhor coisa que podemos esperar obter é a parcial eliminação da guerra A agressividade é um instinto profundo do homem que não pode ser eliminado Se se poder eliminar o conflito armado entre os indivíduos também é possível

eliminá-los entre as nações

O nosso país não deveria nunca declarar guerra Deveria combater-se apenas para defender a liberdade Se um cidadão de um Estado que entra em guerra não a considera justificada

deve, de qualquer modo, servir na frente onde seja necessário É preferível suportar ofensas a declarar guerra Deveríamos ter instrução militar nas nossas escolas O mais elevado dever de um homem é combater pela glória da sua pátria

Discordo totalmente Discordo Concordo Concordo totalmente

(37)

37 116 43,9% 140 53,0% 8 3,0% 264 100,0% 216 81,8% 45 17,0% 3 1,1% 264 100,0% 242 91,7% 18 6,8% 4 1,5% 264 100,0% 101 38,3% 162 61,4% 1 ,4% 264 100,0% 156 59,1% 107 40,5% 1 ,4% 264 100,0% 62 23,5% 198 75,0% 4 1,5% 264 100,0% 107 40,5% 156 59,1% 1 ,4% 264 100,0% 64 24,2% 199 75,4% 1 ,4% 264 100,0% 86 32,6% 177 67,0% 1 ,4% 264 100,0% 67 25,4% 196 74,2% 1 ,4% 264 100,0% 119 45,1% 140 53,0% 5 1,9% 264 100,0% 132 50,0% 130 49,2% 2 ,8% 264 100,0% 212 80,3% 51 19,3% 1 ,4% 264 100,0% 59 22,3% 202 76,5% 3 1,1% 264 100,0% 1.Uma adequada capacidade bélica é a

melhor garantia para a paz internacional 2.Não existe progresso sem guerra 3.Quem se opõe à guerra é intimamente um cobarde

4.A guerra só tem justificação quando o seu objectivo é defensivo

5.Não existe nenhuma justificação concebível para a guerra

6.A melhor coisa que podemos esperar obter é a parcial eliminação da guerra 7.A agressividade é um instinto profundo do homem que não pode ser eliminado 8.Se se poder eliminar o conflito armado entre os indivíduos também é possível eliminá-lo entre as nações

9.O nosso País não deveria nunca declarar guerra

10.Deveria combater-se apenas para defender a liberdade

11.Se um cidadão de um Estado que entra em guerra não a considera justificada deve, de qualquer modo, servir na frente onde seja necessário

12.É preferível suportar ofensas a declarar guerra

13.Deveríamos ter instrução militar nas nossas escolas

14.O mais elevado dever de um homem é combater pela glória da sua pátria

N % Discordo totalmente/discordo N % Concordo/concordo totalmente N % Nr N % Total 43,9 81,8 91,7 38,3 59,1 23,5 40,5 24,2 32,6 25,4 45,1 50,0 80,3 22,3 53,0 17,0 6,8 61,4 40,5 75,0 59,1 75,4 67,0 74,2 53,0 49,2 19,3 76,5 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Uma adequada capacidade bélica é a melhor garantia para a paz internacional

Não existe progresso sem guerra Quem se opõe à guerra é intimamente um cobarde A guerra só tem justificação quando o seu objectivo é defensivo Não existe nenhuma justificação concebível para a guerra A melhor coisa que podemos esperar obter é a parcial eliminação da

guerra

A agressividade é um instinto profundo do homem que não pode ser eliminado

Se se poder eliminar o conflito armado entre os indivíduos também é possível eliminá-los entre as nações

O nosso país não deveria nunca declarar guerra Deveria combater-se apenas para defender a liberdade Se um cidadão de um Estado que entra em guerra não a considera justificada deve, de qualquer modo, servir na frente onde seja …

É preferível suportar ofensas a declarar guerra Deveríamos ter instrução militar nas nossas escolas O mais elevado dever de um homem é combater pela glória da sua

pátria

Discordo totalmente/discordo Concordo/concordo totalmente

(38)

38

25. De seguida apresenta-se uma série de motivos pelos quais seria justificada a utilização da força militar por parte de Portugal. Qual o seu nível de acordo com cada um deles? 1 ,4% 22 8,3% 176 66,7% 62 23,5% 3 1,1% 264 100% 1 ,4% 35 13,3% 196 74,2% 30 11,4% 2 ,8% 264 100% 1 ,4% 6 2,3% 146 55,3% 111 42,0% 264 100% 7 2,7% 75 28,4% 156 59,1% 24 9,1% 2 ,8% 264 100% 3 1,1% 22 8,3% 190 72,0% 48 18,2% 1 ,4% 264 100% 12 4,5% 202 76,5% 48 18,2% 2 ,8% 264 100% 9 3,4% 50 18,9% 174 65,9% 23 8,7% 8 3,0% 264 100% 51 19,3% 49 18,6% 10 3,8% 1 ,4% 153 58,0% 264 100%

1.Para garantir o respeito pelos direitos humanos

2.Para defender a legalidade internacional 3.Para a segurança de Portugal 4.Para a protecção dos interesses económicos de Portugal no exterior 5.Para repor a paz em conflitos no estrangeiro 6.Para a segurança da União Europeia 7.Para garantir a segurança e estabilidade em países Africanos de expressão portuguesa 8.Nunca N % Discordo totalmente N % Discordo N % Concordo N % Concordo totalmente N % Nr N % Total 0,4 0,4 0,4 2,7 1,1 3,4 19,3 8,3 13,3 2,3 28,4 8,3 4,5 18,9 18,6 66,7 74,2 55,3 59,1 72,0 76,5 65,9 3,8 23,5 11,4 42,0 9,1 18,2 18,2 8,7 0,4 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Para garantir o respeito pelos direitos humanos Para defender a legalidade internacional Para a segurança de Portugal Para a protecção dos interesses económicos de Portugal no exterior Para repor a paz em conflitos no estrangeiro Para a segurança da União Europeia Para garantir a segurança e estabilidade em países africanos de expressão

portuguesa

Nunca

Discordo totalmente Discordo Concordo Concordo totalmente

(percentagens) 23 8,7% 238 90,2% 3 1,1% 264 100,0% 36 13,6% 226 85,6% 2 ,8% 264 100,0% 7 2,7% 257 97,3% 264 100,0% 82 31,1% 180 68,2% 2 ,8% 264 100,0% 25 9,5% 238 90,2% 1 ,4% 264 100,0% 12 4,5% 250 94,7% 2 ,8% 264 100,0% 59 22,3% 197 74,6% 8 3,0% 264 100,0% 100 37,9% 11 4,2% 153 58,0% 264 100,0% 1.Para garantir o respeito pelos

direitos humanos

2.Para defender a legalidade internacional

3.Para a segurança de Portugal 4.Para a protecção dos interesses económicos de Portugal no exterior

5.Para repor a paz em conflitos no estrangeiro

6.Para a segurança da União Europeia

7.Para garantir a segurança e estabilidade em países Africanos de expressão portuguesa 8.Nunca N % Discordo totalmente/discordo N % Concordo/concordo totalmente N % Nr N % Total

(39)

39 8,7 13,6 2,7 31,1 9,5 4,5 22,3 37,9 90,2 85,6 97,3 68,2 90,2 94,7 74,6 4,2 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Para garantir o respeito pelos direitos humanos Para defender a legalidade internacional Para a segurança de Portugal Para a protecção dos interesses económicos de Portugal no

exterior

Para repor a paz em conflitos no estrangeiro Para a segurança da União Europeia Para garantir a segurança e estabilidade em países

africanos de expressão portuguesa Nunca

Concordo/concordo totalmente Discordo totalmente/discordo

(percentagens) (percentagens)

26. Em que medida lhe agradam os seguintes aspectos da vida militar?

17 6,4% 108 40,9% 120 45,5% 13 4,9% 6 2,3% 264 100% 1 ,4% 21 8,0% 170 64,4% 69 26,1% 3 1,1% 264 100% 9 3,4% 142 53,8% 110 41,7% 3 1,1% 264 100% 5 1,9% 61 23,1% 173 65,5% 21 8,0% 4 1,5% 264 100% 6 2,3% 63 23,9% 155 58,7% 36 13,6% 4 1,5% 264 100% 41 15,5% 97 36,7% 104 39,4% 18 6,8% 4 1,5% 264 100% 3 1,1% 28 10,6% 195 73,9% 33 12,5% 5 1,9% 264 100% 4 1,5% 35 13,3% 154 58,3% 63 23,9% 8 3,0% 264 100% 8 3,0% 65 24,6% 155 58,7% 33 12,5% 3 1,1% 264 100% 1 ,4% 11 4,2% 148 56,1% 101 38,3% 3 1,1% 264 100% 4 1,5% 54 20,5% 159 60,2% 43 16,3% 4 1,5% 264 100% 1.A hierarquia 2.A disciplina

3.Fazer parte de missões de manutenção da paz 4.Usar o uniforme 5.Participar em operações de combate 6.O vencimento 7.O treino

8.Fazer parte de missões humanitárias (não armadas) 9.Usar as armas 10.Camaradagem 11.Enfrentar riscos N % Nada N % Pouco N % Bastante N % Muitíssimo N % Nr N % Total

(40)

40 6,4 0,4 1,9 2,3 15,5 1,1 1,5 3,0 0,4 1,5 40,9 8,0 3,4 23,1 23,9 36,7 10,6 13,3 24,6 4,2 20,5 45,5 64,4 53,8 65,5 58,7 39,4 73,9 58,3 58,7 56,1 60,2 4,9 26,1 41,7 8,0 13,6 6,8 12,5 23,9 12,5 38,3 16,3 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 A hierarquia A disciplina Fazer parte de missões de manutenção da paz Usar o uniforme Participar em operações de combate O vencimento O treino Fazer parte de missões humanitárias (não armadas) Usar as armas Camaradagem Enfrentar riscos

Nada Pouco Bastante Muitíssimo

(percentagens) 125 47,3% 133 50,4% 6 2,3% 264 100% 22 8,3% 239 90,5% 3 1,1% 264 100% 9 3,4% 252 95,5% 3 1,1% 264 100% 66 25,0% 194 73,5% 4 1,5% 264 100% 69 26,1% 191 72,3% 4 1,5% 264 100% 138 52,3% 122 46,2% 4 1,5% 264 100% 31 11,7% 228 86,4% 5 1,9% 264 100% 39 14,8% 217 82,2% 8 3,0% 264 100% 73 27,7% 188 71,2% 3 1,1% 264 100% 12 4,5% 249 94,3% 3 1,1% 264 100% 58 22,0% 202 76,5% 4 1,5% 264 100% 1.A hierarquia 2.A disciplina

3.Fazer parte de missões de manutenção da paz 4.Usar o uniforme 5.Participar em operações de combate 6.O vencimento 7.O treino

8.Fazer parte de missões humanitárias (não armadas) 9.Usar as armas 10.Camaradagem 11.Enfrentar riscos N % Nada/pouco N % Bastante/muitíssimo N % Nr N % Total 47,3 8,3 3,4 25,0 26,1 52,3 11,7 14,8 27,7 4,5 22,0 50,4 90,5 95,5 73,5 72,3 46,2 86,4 82,2 71,2 94,3 76,5 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 A hierarquia A disciplina Fazer parte de missões de manutenção da paz Usar o uniforme Participar em operações de combate O vencimento O treino Fazer parte de missões humanitárias (não armadas) Usar as armas Camaradagem Enfrentar riscos Bastante/muitíssimo Nada/pouco (percentagens) (percentagens)

(41)

41

Outras Respostas Escala

Conhecimento táctico/operacional Bastante

A ordem institucional Muitíssimo

Experiência

O uso das armas é inerente à função militar

27. Em que medida se sente orgulhoso de ser militar?

10 3,8 3,8 133 50,4 51,2 117 44,3 45,0 260 98,5 100,0 4 1,5 264 100,0 Pouco orgulhoso Orgulhoso Muito orgulhoso Total Nr Total N % Valid % 3,8 44,3 50,4 0 10 20 30 40 50 60 Pouco orgulhoso Muito orgulhoso Orgulhoso (percentagens

28. Em geral, como caracteriza a sua experiência como militar das Forças Armadas?

2 ,8 ,8 162 61,4 62,1 97 36,7 37,2 261 98,9 100,0 3 1,1 264 100,0 Negativa Positiva Muito positiva Total Nr Total N % Valid %

(42)

42 0,8 36,7 61,4 0 10 20 30 40 50 60 70 Negativa Muito positiva Positiva (percentagens)

29. De seguida apresentamos uma lista de razões que poderão tê-lo levado a escolher a

carreira militar. Indique a importância de cada uma na determinação da sua opção

pelo alistamento. 14 5,3% 65 24,6% 150 56,8% 35 13,3% 264 100% 10 3,8% 38 14,4% 173 65,5% 41 15,5% 2 ,8% 264 100% 11 4,2% 63 23,9% 162 61,4% 27 10,2% 1 ,4% 264 100% 109 41,3% 109 41,3% 40 15,2% 4 1,5% 2 ,8% 264 100% 18 6,8% 70 26,5% 155 58,7% 21 8,0% 264 100% 22 8,3% 64 24,2% 155 58,7% 23 8,7% 264 100% 29 11,0% 98 37,1% 125 47,3% 10 3,8% 2 ,8% 264 100% 27 10,2% 91 34,5% 131 49,6% 11 4,2% 4 1,5% 264 100% 6 2,3% 33 12,5% 174 65,9% 50 18,9% 1 ,4% 264 100% 6 2,3% 21 8,0% 162 61,4% 74 28,0% 1 ,4% 264 100% 23 8,7% 106 40,2% 126 47,7% 9 3,4% 264 100% 47 17,8% 111 42,0% 93 35,2% 10 3,8% 3 1,1% 264 100% 14 5,3% 65 24,6% 163 61,7% 22 8,3% 264 100% 7 2,7% 27 10,2% 181 68,6% 49 18,6% 264 100% 6 2,3% 24 9,1% 131 49,6% 103 39,0% 264 100%

1.Pôr-me à prova a mim próprio(a) 2.Atracção pela disciplina e o ambiente organizado das Forças Armadas 3.Pelas vantagens de uma posição estável

4.Por tradição familiar 5.Para conhecer novos lugares 6.Para obter uma formação profissional

7.Para realizar-se através da ajuda a outros

8.Para obter uma boa remuneração 9.Por desejo de aventura 10.Por desejo de servir o meu País 11.Para melhorar a minha posição social

12.Era uma forma como outra de entrar no mercado de trabalho 13.Para melhorar a imagem de Portugal no plano internacional 14.Para fazer parte de uma comunidade onde existe espírito de corpo 15.Possibilidade de participar em missões internacionais N % Nada importante N % Pouco importante N % Importante N % Muito importante N % Nr N % Total

(43)

43 5,3 3,8 4,2 41,3 6,8 8,3 11,0 10,2 2,3 2,3 8,7 17,8 5,3 2,7 2,3 24,6 14,4 23,9 41,3 26,5 24,2 37,1 34,5 12,5 8,0 40,2 42,0 24,6 10,2 9,1 56,8 65,5 61,4 15,2 58,7 58,7 47,3 49,6 65,9 61,4 47,7 35,2 61,7 68,6 49,6 13,3 15,5 10,2 1,5 8,0 8,7 3,8 4,2 18,9 28,0 3,4 3,8 8,3 18,6 39,0 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Pôr-me à prova a mim próprio(a) Atracção pela disciplina e o ambiente organizado das forças armadas Pelas vantagens de uma posição estável Por tradição familiar Para conhecer novos lugares Para obter uma formação profissional Para realizar-se através da ajuda a outros Para obter uma boa remuneração Por desejo de aventura Por desejo de servir o país Para melhorar a minha posição social Era uma forma como outra de entrar no mercado de trabalho Para melhorar a imagem de Portugal no plano internacional Para fazer parte de uma comunidade onde existe espírito de corpo Possibilidade de participar em missões internacionais

Nada importante Pouco importante Importante Muito importante

(percentagens) 79 29,9% 185 70,1% 264 100,0% 48 18,2% 214 81,1% 2 ,8% 264 100,0% 74 28,0% 189 71,6% 1 ,4% 264 100,0% 218 82,6% 44 16,7% 2 ,8% 264 100,0% 88 33,3% 176 66,7% 264 100,0% 86 32,6% 178 67,4% 264 100,0% 127 48,1% 135 51,1% 2 ,8% 264 100,0% 118 44,7% 142 53,8% 4 1,5% 264 100,0% 39 14,8% 224 84,8% 1 ,4% 264 100,0% 27 10,2% 236 89,4% 1 ,4% 264 100,0% 129 48,9% 135 51,1% 264 100,0% 158 59,8% 103 39,0% 3 1,1% 264 100,0% 79 29,9% 185 70,1% 264 100,0% 34 12,9% 230 87,1% 264 100,0% 30 11,4% 234 88,6% 264 100,0%

1.Pôr-me à prova a mim próprio(a) 2.Atracção pela disciplina e o ambiente organizado das Forças Armadas 3.Pelas vantagens de uma posição estável

4.Por tradição familiar 5.Para conhecer novos lugares 6.Para obter uma formação profissional 7.Para realizar-se através da ajuda a outros

8.Para obter uma boa remuneração 9.Por desejo de aventura

10.Por desejo de servir o meu País 11.Para melhorar a minha posição social 12.Era uma forma como outra de entrar no mercado de trabalho

13.Para melhorar a imagem de Portugal no plano internacional

14.Para fazer parte de uma comunidade onde existe espírito de corpo

15.Possibilidade de participar em missões internacionais N % Nada/pouco importante N % Importante/muito importante N % Nr N % Total

(44)

44 29,9 18,2 28,0 82,6 33,3 32,6 48,1 44,7 14,8 10,2 48,9 59,8 29,9 12,9 11,4 70,1 81,1 71,6 16,7 66,7 67,4 51,1 53,8 84,8 89,4 51,1 39,0 70,1 87,1 88,6 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Pôr-me à prova a mim próprio(a) Atracção pela disciplina e o ambiente organizado das forças armadas Pelas vantagens de uma posição estável Por tradição familiar Para conhecer novos lugares Para obter uma formação profissional Para realizar-se através da ajuda a outros Para obter uma boa remuneração Por desejo de aventura Por desejo de servir o país Para melhorar a minha posição social Era uma forma como outra de entrar no mercado de trabalho Para melhorar a imagem de Portugal no plano internacional Para fazer parte de uma comunidade onde existe espírito de corpo Possibilidade de participar em missões internacionais

Nada/pouco importante Importante/muito importante

(percentagens)

30. Considera que existem presentemente motivos de insatisfação na profissão militar?

221 83,7 43 16,3 264 100,0 Sim Não Total N % Sim 83,7 Não 16,3 (percentagens)

a) Se respondeu sim, qual é, na sua opinião, o principal motivo de insatisfação na profissão militar? 8 3,0 3,6 68 25,8 30,8 8 3,0 3,6 16 6,1 7,2 17 6,4 7,7 13 4,9 5,9 7 2,7 3,2 84 31,8 38,0 221 83,7 100,0 43 16,3 264 100,0

As limitações à liberdade individual

O vencimento insuficiente comparado com o sacrifício A progressiva perda dos valores tradicionais

Falta de reconhecimento por parte da sociedade Falta de reconhecimento por parte dos políticos Deficiência de equipamento e tecnologia Outro Nr Total Não se aplica Total N % Valid %

Referências

Documentos relacionados

PORTFOLIO ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTD PRESERVE SEGURANCA E TRANSPORTE DE VALORES LTDA PRESTACOM PRESTADORA DE SERVICOS EIRELI - ME RIO IMOBRAS PARTICIPACOES

particulares e públicas = público alvo para as atividades de educação ambiental, - Prefeitura da Estância Turística de Ilha Solteira = colaborador local, - ONGs e outras associações

Iniciadas as discussões, ficou deliberado que para o nível Mestrado, será ofertada uma bolsa para cota de ações afirmativas, mas para o Doutorado, devido

Qual das seguintes alternativas NÃO é contraindicação para a autotransfusão. (A) Cavidade torácica ou abdominal com

O presente estudo tem como objetivo apresentar os resultados de um levantamento de instrumentos de avaliação funcional em demência, comumente utilizados no Brasil, classifi

Como a gordura está sendo utilizada como fonte de energia para a realização da atividade física , é natural que ela diminua no seu organismo, modificando assim, a sua

Para 81% dos jovens entrevistados, quando perguntado sobre qual a visão futura que eles tem da agricultura familiar sobre a sucessão familiar no campo, os mesmos

Castelo de Elvas 192 Castelo de Estremoz 190 Castelo de Évoramonte 190 Castelo de Guimarães 172 Castelo de Leiria 116 Castelo de Lousã 124 Castelo de Marialva 139 Castelo