• Nenhum resultado encontrado

Sit_and_Win

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sit_and_Win"

Copied!
207
0
0

Texto

(1)
(2)

Índice

Índice ... 2  

Introdução ... 5  

Como usar este livro ... 6  

Pré-jogo ...8  

Onde jogar sit and go’s... 8  

Rakeback ... 9  

Bônus, pontos de fidelidade e outros benefícios ...10  

Segurança, suporte e ferramentas ...10  

Nível dos jogadores ... 11  

Qual modalidade de sng’s jogar? ...12  

Sit and go’s normais vs. sit and go’s turbo...12  

Torneios de 10, 9, 6 ou 2 jogadores?...13  

Qual buy-in jogar?...14  

Kelly betting...15  

Começando com poucos recursos ... 17  

Começando com disponibilidade financeira ...18  

Resumindo os conceitos do Pré-jogo ...19  

Early Game ... 20  

A não-tão-simples técnica de jogo em sng’s ... 20  

Técnica de jogo para o early game ...21  

Porque as fichas que ganhamos valem menos do que as que perdemos? ...21  

E se quiséssemos descobrir o valor do stack em uma situação com stacks diferentes? ... 23  

Jogo conservador... 28  

Quais mãos eu devo jogar no early game? ... 29  

Mãos fortes ... 30  

(3)

Mãos com potencial e alto risco ...51  

Mãos com pouco potencial, alto risco, excelentes odds ... 54  

Teste de conhecimento do Early Game ... 58  

Respostas do Early Game... 60  

Jogando de forma tight e inteligente ... 62  

Middle Game... 64  

Ajustes imediatos a serem feitos no middle game... 65  

Tipos de mãos de middle game ... 66  

Mãos para o jogo pós-flop ... 67  

Mãos para raise/fold pré-flop ... 71  

Mãos para all-in pré-flop...73  

Tomando decisões na prática...77  

Tabela K+S para steals no SB... 78  

ICM e Softwares ...81  

Analisando uma mão via softwares de ICM ... 88  

Usando o SngWiz no dia-a-dia... 98  

Definindo ranges ... 100  

Seja curioso! ... 102  

Não sofra por jogadas muito close ...103  

Teste de conhecimento do Middle Game ... 104  

Respostas do Middle Game... 109  

Jogando com flexibilidade ... 119  

Late Game ... 121  

Bolha...122  

Estratégia de jogo para a bolha ...130  

Quando ignorar o ICM ...130  

Teste de conhecimento da Bolha ...133  

Respostas da Bolha...136  

3-Handed...147  

Explorando tendências no jogo 3-handed ...148  

(4)

Heads-Up ...153  

Técnica de jogo no heads-up...154  

Impondo nosso ritmo de jogo ...156  

Como decidir entre raise e push?...162  

Stack efetivo pequeno no heads-up ...166  

Teste de conhecimento do Heads-Up...167  

Respostas do Heads-Up ...174  

Profissionalismo ... 182  

Quem é o jogador profissional de poker? ...182  

Porque tantos erram na transição para profissional ...183  

Uma alternativa que traz resultados...185  

Planejamento ...186  

Definindo objetivos através do método SMART ... 188  

Objetivos e planos de ação para diferentes prazos ...189  

Aplicação... 190   Medindo resultados... 191   Motivação ... 191   Concentração...195   Ambiente de trabalho...195   Estado mental...196   Multitabling...197   Postura de jogo...199  

Entendendo seu adversário...199  

Mentalidade...200  

Impacto da atitude ... 203  

Posfácio ... 206  

(5)

Introdução

Você pode se tornar um grande vencedor dos sng’s? Se você entender e aplicar os conceitos deste livro, acredito que sim.

Até este momento, este texto – junto com o MaisEV – é a minha maior contribuição para o poker brasileiro. Nada foi escondido, tudo foi

fundamentado, explicado e exemplificado, e por isso demorei tanto para finalmente publicá-lo.

Aqui você irá aprender tanto o que fazer nas mesas quanto fora delas (o que é igualmente importante para ser um vencedor). O livro foi escrito de forma muito direta, sempre indo direto ao ponto, e como se eu estivesse conversando com você, e não dando um sermão. Para mim, isso facilita bastante o aprendizado.

Além disso, o livro é repleto de exemplos e testes de conhecimento, sendo assim extremamente prático. Não adianta nada saber um conceito e não aplicá-lo. Portanto tudo que ensino é acompanhado de um exemplo.

Enfim, o que quero ressaltar é que você não precisa concordar comigo em tudo – e nisto me refiro principalmente aos ranges, onde há grande

subjetividade. O meu intuito não é te transformar em um carneiro.

Pelo contrário, quero que você pense por si só, mas que entenda como é o processo de pensamento e análise de uma mão e que fatores que um jogador profissional leva em conta quando faz as suas análises.

Eu quero te mostrar como jogo, para que você possa questionar e jogar do seu jeito, usando os ranges que achar melhor, mas sempre

(6)

Pronto para colocar a mão na massa? Vamos começar.

Como usar este livro

Antes de mais nada, este livro foi escrito do início ao fim e um capítulo depende do outro. Portanto não vai adiantar você ler capítulo sobre Heads-Up antes de ler o capítulo de Early Game. Lá já estarei

considerando que você leu e entendeu os conceitos do Early Game. Leia o livro do início ao fim e não pule nada, nem os Testes de Conhecimento. Eles são parte integrante do ensino – muitos conceitos foram abordados somente nos testes por serem coisas que só vemos na prática.

O conteúdo deste livro é bem profundo e técnico, principalmente o referente à técnica de jogo. Por isso, ler este livro de forma rápida, sem atenção, vai prejudicar seu aprendizado.

Vá com calma, e faça questão de entender cada conceito escrito e seus exemplos. Se você não entendeu algo direito, releia. Pense como isso se aplica à sua carreira e ao seu jogo, ou à situações de jogo que você costuma enfrentar e como você pode utilizar este conceito no seu dia-a-dia. Só em seguida continue.

Além disso, tente dividir a leitura. Mesmo prestando atenção, ler este livro todo em poucos dias vai atrapalhar a absorção de seus conceitos.

Tente antes entender um conceito-chave de cada vez, sem acelerar o aprendizado.

Se você ler tudo de uma vez só vai ter dezenas de conceitos-chave para digerir e incorporar ao seu jogo em pouco tempo, e vai acabar aplicando erradamente alguns deles ou vai se esquecer de outros. Ou pior ainda, pode acabar interpretando mal algum conceito, desviando-o do seu

(7)

objetivo inicial. Você já deve ter experimentado essa “avalanche de informação” outras vezes, e deve saber que isso não é nada produtivo.

E finalmente, tente reler este livro pelo menos uma vez. Isso vai ajudar a entender melhor alguns conceitos, principalmente após testá-los e/ou presenciá-los nas mesas.

Eu mesmo já cometi este erro com livros e informação avançada muitas vezes. Fiquei ansioso para aprender tudo o mais rápido possível e acabei absorvendo bem menos do que poderia.

Ler rápido é algo que você pode fazer na internet em artigos de blogs onde 1-2 conceitos-chave são ensinados, ou então em livros de ficção, onde você não precisa aprender nada. Mas esse não é o caso neste livro, onde vamos abordar muito ICM, conceitos de probabilidade, matemática,

interpretações de cenários, definição de ranges, leituras de jogo, padrões de adversários, entre outros fatores essenciais.

(8)

Pré-jogo

Existem diversos fatores que devem ser levados em conta antes mesmo de jogar a sua primeira mão de um torneio sit and go.

Escolhas como a sala de poker online, a modalidade de sit and go e o valor do buy-in fazem toda a diferença em seus resultados e devem ser feitas com cuidado.

Para ser sincero, este é um capítulo mais básico se comparado aos demais, mas a realidade me mostra que menos de 10% dos alunos que entram no programa de coaching já entende bem e aplica na prática os conceitos fundamentais do Pré-jogo. Portanto aqui estão algumas respostas.

Onde jogar sit and go’s

De todos os jogadores de poker online, nós jogadores de sit and go somos os que mais pagam rake. Junte a isso o fato de que nós geralmente somos os que tem o maior volume de jogo, e você perceberá que pagamos rios de dinheiro em rake aos sites de poker.

A tabela abaixo mostra quanto você gasta em rake por mês jogando cada um destes níveis de sit and go, em função do volume de torneios jogados.

Buy-in

$6 $11 $22 $55 $109 $215

Vol

(9)

500 $500 $500 $1.000 $2.500 $4.500 $7.500

1000 $1.000 $1.000 $2.000 $5.000 $9.000 $15.000

1500 $1.500 $1.500 $3.000 $7.500 $13.500 $22.500

2000 $2.000 $2.000 $4.000 $10.000 $18.000 $30.000

Como você pode ver, alguém que jogue 1000 torneios de $22 em um mês estará ganhando $2.000 dólares a menos do que poderia devido aos gastos com rake. Esta é uma diferença gigantesca.

Se este mesmo jogador tiver um ROI de 10% sobre estes 1000 torneios jogados – o que é considerado um bom ROI –, ele estará ganhando $2.200 dólares ao jogar. Praticamente o mesmo que o jogador ganhou jogando, ele gastou em rake. Esta é uma tremenda desvantagem e deve ser contornada.

Por isso nós jogadores de sit and go devemos jogar em sites que ofereçam rakeback.

Rakeback

É extremamente importante para o jogador de sit and go’s jogar em sites com rakeback – nos quais você recebe parte dos seus gastos com rake nas salas – e possuir tais acordos para maximizar seus ganhos.

Jogar, por exemplo, em um site como o Full Tilt Poker, sem rakeback, é deixar de ganhar dinheiro desnecessariamente. Faça seu dever de casa e abra uma conta com rakeback.

(10)

Bônus, pontos de fidelidade e outros benefícios

É importante notar também que outros benefícios como bônus, pontos e promoções, são igualmente importantes para maximizar seus ganhos.

Existem sites como o PokerStars, onde não são oferecidos acordos de rakeback diretamente. Contudo, o PokerStars possui um excelente

programa de pontos, seus FPP’s – Frequent Player Points. Este programa equivale a um excelente acordo de rakeback, mas muitos jogadores não percebem, pois tratam seus pontos como um “benefício adicional”, mesmo que estes possam ser facilmente convertidos em dinheiro.

Estes jogadores encaram como rakeback acordos de sites que oferecem bem menos benefícios, só por receberem em dinheiro real. Não caia nesta armadilha.

Bônus, pontos, e todos os outros benefícios devem ser considerados rakeback, não importa o nome que recebam. Não cometa o erro de trocar seu “rakeback” por camisas, canecas e outros acessórios dos sites de poker, por mais tentador que isto seja.

Segurança, suporte e ferramentas

Além das recompensas monetárias de se jogar em qualquer site de poker, é necessário levar em contato o “ambiente” de jogo que as salas de poker online proporcionam.

Salas de poker online não são muito diferentes de salas de poker reais. Cada uma possui as suas próprias características, vantagens e

desvantagens, e em algumas delas você vai se sentir “em casa”, e em outras não.

(11)

Utilize fóruns e portais de poker para descobrir quais sites tratam bem seus jogadores e quais demoram uma semana para responder seus emails. Descubra em quais sites já houve escândalos de segurança e em quais não.

Além disso, jogue um pouco em diferentes softwares, para ver qual você gosta mais. Se você for jogar muitas mesas em um só monitor, por exemplo, pode ser necessário jogar em uma sala de poker online que possua a ferramenta de “tile”, que permite redimensionar as mesas para que melhor se ajustem à sua tela.

Nível dos jogadores

Este fator está sendo mencionado por último por ser o mais importante de todos.

Você ganha ou perde dinheiro jogando sit and go’s em função do nível de seus adversários.

Independentemente do quanto você sabe jogar, se seus adversários sabem jogar melhor do que você, você perderá dinheiro. Por outro lado, mesmo que você seja um jogador mediano, basta você jogar melhor que seus adversários que o lucro será seu.

Portanto, pesquise atentamente o nível de jogo das diversas salas de

poker online antes de escolher qual será a sua “casa”. E preste atenção nas mudanças.

Existe um certo equilíbrio no mundo do poker online, onde de tempos em tempos algumas salas tornam-se mais “fáceis” do que outras. Não deixe o seu ego falar mais alto – evite pensamentos como “não preciso encontrar mesas mais fáceis” – e aproveite estas oportunidades.

(12)

Para encontrar as melhores salas, uma boa ferramenta é discutir com outros jogadores de poker. Isto pode ser feito através de fóruns de poker ou de conversas via MSN, Skype, etc. Assim como em outras áreas, o networking será um grande aliado seu no poker.

Qual modalidade de sng’s jogar?

Existem duas variáveis nesta escolha:

1. Velocidade do torneio

2. Número de jogadores do torneio

Sit and go’s normais vs. sit and go’s turbo

Uma das perguntas que os alunos do meu programa de coaching mais fazem é: “posso jogar torneios normais ao invés de torneios turbo?”

Grande parte destes alunos acredita que os sit and go’s normais, por terem uma estrutura mais demorada que os sit and go’s turbo, oferecem melhores condições para que os bons jogadores façam a sua habilidade prevalecer sobre os jogadores fracos.

A realidade é que torneios sit and go não são cash games. O jogo pós-flop é parte importante do nosso desempenho em um sit and go, mas a parte realmente essencial é o jogo pré-flop em níveis de blinds altos – níveis estes onde muitos iniciantes acreditam que o jogo já virou “sorte pura”. Este não é o caso e estudaremos esta fase do jogo mais profundamente em breve.

O bom jogador, portanto, saberá jogar o jogo com blinds altos – conhecido como “late game” – e aproveitará o fato de, nos sit and go’s

(13)

turbo, o late game chegar mais rapidamente. Este terá feito os ajustes necessários em seu jogo e lucrará a partir desta mudança.

Além disso, sit and go’s turbo acabam mais rapidamente. Costumam levar metade do tempo de jogo médio de sit and go’s normais. Isto quer dizer que se você tem um lucro de $10 dólares por sit and go em não-turbos e $8 de lucro em turbos, mesmo você ganhando mais por torneio jogado nos sng’s normais, será correto jogar os turbos, pois o seu lucro por hora será 60% maior desta forma.

Tempo é dinheiro.

Torneios de 10, 9, 6 ou 2 jogadores?

Torneios de 2 e 6 jogadores são bem diferentes dos sit and go’s full handed – os de 9 e 10 jogadores.

Nestes sit and go’s o jogo pós-flop torna-se uma grande necessidade, e embora isto possa parecer uma excelente chance para impormos a nossa habilidade sobre os adversários, na verdade isto nos traz dois problemas:

1. Dificuldade em jogar diversas mesas ao mesmo tempo 2. Dificuldade em jogar um grande número de horas por dia

Ambos estes problemas dificultam o nosso objetivo de jogar um grande volume de torneios por mês. O primeiro ocorre pois teremos que

participar ativamente das mãos e pensar bastante em cada uma delas. O segundo, devido à alta necessidade de concentração nestes torneios, será mais difícil aguentar jogar diversas horas por dia.

Estas são grandes barreiras, porque nós, jogadores de sit and go, ganhamos por jogar em grandes quantidades. Nosso retorno sobre

(14)

investimento (ROI) não é tão grande quanto o de outras modalidades de poker, contudo conseguimos compensar e muitas vezes até superar isto pelo número de torneios e/ou mãos que jogamos a mais que estes jogadores.

Jogando mesas short-handed (6 jogadores) ou heads-up (2 jogadores), a nossa desvantagem volta à tona. Por isso, neste livro vamos focar em torneios full-handed. Caso você tenha muita vontade de jogar

short-handed ou heads-up e focar no jogo pós-flop, acredito que seja um melhor caminho optar pelo cash game no-limit hold’em.

Não se preocupe quanto à diferença entre 9 ou 10 jogadores pois ela é desprezível. Esta escolha depende de cada site. Alguns oferecem mesas com 9 jogadores, outros com 10. Neste livro vamos usar como base torneios turbo de 9 jogadores, por serem levemente mais comuns que os de 10 jogadores.

Qual buy-in jogar?

Este é sempre um ponto delicado, não por ser difícil estabelecer o buy-in correto a ser utilizado, mas por ser necessária muita disciplina para seguir o nível estabelecido.

O valor ideal pode variar para cada jogador. Eu por exemplo gosto de ter 100 buy-in’s do nível em que estou jogando. Alguns jogadores são menos conservadores e conseguem jogar com tão pouco quanto 50 buy-in’s.

A grande escolha é decidir se você está disposto a descer de nível caso passe por um período ruim e tenha perdas significativas. Para alguns jogadores isto está fora de cogitação e seria um estresse mental tremendo. Para outros isso não é nada demais. Se para você for ok descer de nível

(15)

neste tipo de situação, você pode jogar tranquilamente com 50 buy-in’s. Se não for, 100 buy-in’s é o que recomendo.

Eu não tenho problema nenhum em descer de nível se necessário, e ainda assim jogo com 100 buy-in’s a todo momento em minha conta. Você pode estar se perguntando o motivo de tanto conservadorismo.

Ao longo de minha jornada como jogador profissional de poker, fui percebendo que ter um bankroll confortável não é somente seguro financeiramente, mas psicologicamente também. Se você perde 20 buy-in’s e tem 100 buy-buy-in’s na conta, tudo bem. Se você perde a mesma quantia e tem 50 buy-in’s na conta, cuidado. É grande a chance de que isso venha gerar um enorme e desnecessário desgaste psicológico. Por isso, previna-se tendo um bankroll extremamente confortável. É difícil pecar por conservadorismo.

A maioria dos grandes vencedores em sit and go’s são extremamente conservadores, mesmo que estejamos acostumados a ler nos fóruns

somente sobre os que começaram jogando com um bankroll de 5 buy-in’s e hoje estão dominando os high-stakes. Não se deixe enganar com isso.

Kelly betting

O conceito da necessidade de subir e descer de nível em função do seu bankroll pode ser facilmente entendido através do Kelly Betting.

Kelly Betting é a fórmula matemática que maximiza o seu lucro em apostas de qualquer tipo (podendo ser utilizada inclusive para investimentos).

(16)

K = (O * P - (1 - P)) / O

Onde:

K = Percentual do seu bankroll que você deve arriscar na aposta

O = Odds reais da aposta (Ex: em um cara-ou-coroa comum seria 1, pois é 1-pra-1)

P = Percentual de chance do evento ocorrer

Você insere os odds e o percentual de ocorrência do evento e a fórmula te diz o valor máximo a ser apostado para maximizar o lucro.

Obs: Na prática poucos apostadores usam o Kelly Betting puro, pois apesar de maximizar o seu lucro a longo prazo, a curto prazo o Kelly traz uma variância muito grande. Em geral apostadores esportivos, por exemplo, apostam algo como 1/3 do recomendado pelo Kelly, para

minimizar os swings de seu bankroll.

Supondo que você é um jogador profissional de cara-ou-coroa, o P será sempre 50%. E “1 – P”, a chance do evento não ocorrer, será 50%.

Supondo que estamos recebendo odds reais de 2-pra-1, ou seja, se ganharmos levamos $2 e se perdermos devemos $1, este seria o Kelly.

K = (2 * 0,5 - (1 - 0,5)) / 2

K = 0,25

Neste caso o Kelly nos diz que devemos apostar 25% do nosso bankroll nesta aposta.

(17)

Portanto se estamos jogando cara-e-coroa com um bankroll de $1000 e este edge (odds de 2-pra-1) temos que apostar $250.

Mas se após uma sessão de cara-e-coroa a variância fez com que nosso bankroll caísse para $500, mesmo tendo o mesmo edge, apostar $250 na nossa próxima sessão é um erro e um grande risco.

Neste caso, o Kelly nos diz que temos que reduzir nossa aposta para 25% do novo bankroll, isto é, a aposta deve ser de $125.

Substitua “cara-ou-coroa” por “sit and go’s” e veja se a analogia faz sentido.

Portanto se você perdeu parte considerável de seu bankroll nos sng’s você precisa descer de nível. Assim você não se expõe mais que o correto, e ainda aumenta sua vantagem.

E quando você recuperar o bankroll perdido, pode voltar a jogar o nível mais alto caso se sinta adequado.

Começando com poucos recursos

Existe outro caso aqui que eu gostaria de abordar: o de jogadores que estão começando a construir o seu bankroll. Se você tem somente $100 ou $200 dólares de bankroll, pode jogar com 20 ou 30 buy-in’s, mas perceba que existe uma chance significante de você quebrar e por isso estude ao máximo para aprimorar o seu jogo e evitar que isso aconteça. Como você está lendo este livro, eu diria que está seguindo um bom caminho.

Muitos amigos jogadores e colegas do fórum do MaisEV começaram com somente $50 ou $100 de bankroll, mas em muitos dos casos eles tiveram que depositar mais de uma vez até “engrenar”. Faça tudo o que for

(18)

possível para que você não precise depositar novamente, a menos, é claro, que você tenha boas condições e possa investir desde o começo a quantia necessária para ter um bankroll confortável.

Lembre-se: ter um bankroll confortável ajuda a suportar a pressão

financeira, psicológica e permite que você tenha uma escala vertical rumo a grandes ganhos. Jogar sem o bankroll apropriado é a receita mais fácil para quebrar jogando poker e para sofrer grande estresse com as

oscilações do jogo. Evite tudo isso planejando bem o limite a ser jogado e seguindo esta escolha, ou adaptando quando necessário.

Começando com disponibilidade financeira

Outro caso que gostaria de abordar é o dos jogadores que não tem problema em depositar $500, $1000 ou mais logo de início, por possuírem uma boa condição econômica não proveniente do poker.

Se esse é o seu caso, defina imediatamente qual é o seu bankroll e deixe este dinheiro na sala em que joga. Não adianta ficar com $100 na conta se você vai depositar mais imediatamente caso perca este dinheiro – o seu bankroll deve ser completamente separado do seu dinheiro pessoal e você deve jogar de acordo com o seu bankroll e não com a sua condição

econômica.

De outra forma, você não irá adquirir a disciplina necessária para futuramente subir de nível e gerenciar seu bankroll. Patrimônio é uma coisa, bankroll é outra.

E, igualmente importante, não fique pulando de limites. Se o adequado é você jogar sits de $5 com o seu bankroll pré-definido é isto que deve jogar. Se você acha que este é um valor baixo e no qual o jogo perde a graça e você não consegue levar a sério, então tenha um bankroll maior – mas

(19)

perceba que a sua habilidade não muda por isso, e você ter um bankroll adequado para jogar os sits de $20 não significa que você esteja apto a vencê-los.

Tente achar um equilíbrio entre o nível que te motiva, o nível que seu bankroll pode suportar, e o nível onde você é um vencedor.

Resumindo os conceitos do Pré-jogo

A maximização dos seus lucros nos sit and go’s começa muito antes de jogar qualquer mão. Para isso é necessário escolher com cuidado em qual sala você jogará, que modalidade você jogará e qual será o buy-in dos sit and go’s jogados. Ao fazê-lo, siga os passos abaixo.

 Abra contas com rakeback e utilize estas contas ao jogar

 Desfrute de bônus, pontos e qualquer outra promoção oferecida pelos sites

 Jogue em sites onde você se sinta seguro e confortável  Procure por salas onde a competição é fraca, e jogue nelas  Foque em torneios turbo, de 9 ou 10 jogadores

 Seja disciplinado e utilize um bankroll mínimo de 50 buy-in’s

Pronto. Agora que você sabe como se preparar em relação aos fatores externos, vamos estudar a parte técnica dos sit and go’s.

(20)

Early Game

A não-tão-simples técnica de jogo em sng’s

A maioria dos jogadores de poker acredita que sit and go’s são torneios extremamente fáceis de jogar, onde há pouca técnica envolvida.

Estes jogadores seguem a “receita de bolo” dada por muitos jogadores de sucesso – jogar tight no começo e agressivamente no final – e acham que basta jogar uma grande quantidade de torneios para ganhar um salário de 4 ou 5 dígitos por mês.

A falácia está no fato de que, apesar desta receita de bolo estar correta, ela é simples demais, como você pode perceber.

Sim, jogadores de sucesso dizem que basta seguir esses passos para obter sucesso, mas o que eles não dizem é que já jogaram milhares de torneios, estudaram centenas de mãos e por isso, o “jogar tight” no começo é para eles a coisa mais natural do mundo.

Eles sabem o que fazer com exatamente cada mão, em cada situação, contra cada tipo de adversário. Mas quando eles dão este conselho para jogadores iniciantes, estes acham que “é só jogar mãos fortes e pronto”.

Realmente existe uma “receita de bolo” para obter sucesso em sit and go’s, mas é uma receita que você vai precisar suar para entender. E por mais que você a aperfeiçoe, ela sempre poderá ser melhorada.

Este livro irá te ensinar os fatores que os profissionais levam em conta em cada uma das fases dos sit and go’s ao fazerem as suas jogadas.

(21)

O objetivo é te transformar em um jogador pensante, para que você possa entender o jogo e assim fazer a sua própria “receita de bolo”.

Técnica de jogo para o early game

O “early game” é o nome dado por jogadores de sit and go ao estágio inicial do torneio.

Geralmente, o early game é jogado quando estão presentes entre 10 e 8 jogadores na mesa. Em mesas muito agressivas ou com muitos fishes, pode acontecer de 2 ou 3 jogadores já serem eliminados nesta fase do torneio.

O objetivo nesta fase do torneio é preservar nosso stack de fichas, a fim de usá-lo agressivamente no próximo estágio do torneio, o “middle game” – estágio onde os blinds tornam-se grandes em relação ao nosso stack e onde iremos capitalizar sobre a passividade de nossos adversários.

Além disso, as fichas que ganhamos nesta fase do torneio valem menos do que as que perdemos. Este fator influenciará fortemente no nosso jogo conservador no early game.

Porque as fichas que ganhamos valem menos do que

as que perdemos?

Adorei você ter feito esta pergunta.

Para entender a resposta, é necessário entender antes o ICM – Independent Chip Model.

(22)

O ICM é um modelo matemático criado por jogadores de sit and go vencedores, que alguns anos após o surgimento da modalidade se

questionaram: “quanto vale um stack de fichas de torneio em dinheiro?”

Após quebrarem a cabeça por um tempo, estes jogadores perceberam que, tendo como informação o valor dos prêmios de um torneio e sabendo o montante de fichas de cada jogador, era possível criar uma fórmula matemática que determinasse o valor real monetário de cada jogador neste torneio.

Eis que surge o ICM.

Vou te dar um exemplo simples para que você entenda o conceito.

PokerStars - $15+$1 NL (9 max)

UTG: $3,375 BTN: $3,375 Hero (SB): $3,375 BB: $3,375

Quanto vale o montante de fichas do UTG na mesa acima?

Bom, é simples.

Restam 4 jogadores no torneio, e a premiação total é de:

$15 * 9 jogadores = $135

Considerando que todos os jogadores tenham habilidade igual e que portanto a sua probabilidade de chegar em 1º, 2º, 3º e 4º lugar no sng

(23)

seja igual, basta fazer o cálculo para achar qual é o valor em dinheiro real de cada um dos montantes de 3375 fichas:

U$135 / 4 jogadores = U$33,75

E pronto. Descobrimos que o stack de fichas de cada um destes jogadores vale $33,75.

E se quiséssemos descobrir o valor do stack em uma

situação com stacks diferentes?

Para isso você precisa usar o ICM.

Vamos supor que o UTG e o BTN continuassem na mesma situação e que fosse alterado somente o stack do SB e do BB – o SB neste caso seria o big stack e o BB o short stack.

PokerStars - $15+$1 NL (9 max)

UTG: $3,375 BTN: $3,375

Hero (SB): $5,000 BB: $1,750

Neste caso, utilizando qualquer calculadora online de ICM (basta

procurar “icm calculator no Google) e definindo como parâmetros uma premiação de 50%, 30% e 20% para o 1º, 2º e 3º lugar respectivamente, encontraríamos o valor de cada stack em equidade (isto é, em percentual da premiação total do sit and go).

(24)

Sabendo este valor percentual e o valor da premiação total pode-se facilmente encontrar o valor monetário real do seu montante de fichas: basta multiplicar os dois.

Aplicando os valores encontrados:

UTG: $3,375 – 26,05% de equidadestack vale U$36,17 BTN: $3,375 – 26,05% de equidadestack vale U$36,17 Hero: $5,000 – 31,97% de equidadestack vale U$43,16 BB: $1,750 – 15,92% de equidadestack vale U$21,49

Veja que interessante. Apesar do stack do UTG e do BTN terem a mesma quantidade de fichas, neste caso o stack deles vale $36,17, contra os

$33,75 da mão anterior. O motivo? A presença de um jogador com menos fichas (o BB) aumenta a chance que o UTG e o BTN fiquem ITM (in the money) no sit and go. Portanto seus stacks passam a ter um valor

monetário maior.

Agora perceba que outro fator interessante que ocorre. O big stack (SB) tem um stack quase 3 vezes maior que o small stack (BB). Se estivéssemos jogando um cash game, portanto iríamos concluir que o stack deste

jogador deveria ser quase 3 vezes mais valioso que o do BB. No entanto, as fichas do big stack valem somente o dobro que o do small stack.

Ou seja, mesmo o stack do SB sendo o triplo maior que o do BB,

somando-se o percentual de vezes que este ficará em 1º, 2º e 3º lugar pela premiação correspondente destas posições, chegamos a um valor que é somente o dobro da soma da probabilidade do BB ficar nestas posições multiplicado à premiação das mesmas. Isto ilustra um conceito chave em sit and go’s: as fichas que você ganha valem menos que as que você perde, pois o acréscimo de uma ficha adicional no seu stack não é tão importante quanto o decréscimo de uma ficha que você perde.

(25)

Isto quer dizer que, você não é pago o quanto “deveria” pelo risco que corre – o fato de ter um stack maior não traz o valor “justo” em

contrapartida. O SB pode ainda muito bem ser eliminado do sit and go na bolha, por exemplo. Em estratégia de jogo, este conceito se traduz para nós dizendo que deve-se minimizar a exposição a riscos a menos que, em troca, estejamos recebendo um benefício superior a este risco.

É fácil entender porque isso ocorre. Em um sit and go típico, como

mencionamos anteriormente, a premiação é 50/30/20. Ou seja, a pessoa que fica com todas as fichas no final do sit and go não recebe 100% do valor das fichas como premiação. Esta pessoa correu diversos riscos, ganhou todas as fichas de quem ficou em 2º lugar, e mesmo assim,

ganhou só 50% do montante de premiação. Quem “lucrou” nesta situação foram o 2º e 3º lugar, que mesmo tendo sido eliminados, ficaram com os 50% restantes da premiação do torneio.

Ajustando a calculadora de ICM para uma premiação “justa”, onde quem leva todas as fichas (1º lugar) fica com toda a premiação, esta distorção desapareceria. Podemos ver este fenômeno a seguir. Os parâmetros de premiação foram mudados para 100/0/0.

UTG: $3,375 – 25,00% de equidadestack vale U$33,75 BTN: $3,375 – 25,00% de equidadestack vale U$33,75 Hero: $5,000 – 37,04% de equidadestack vale U$50,00 BB: $1,750 – 12,96% de equidadestack vale U$17,50

Neste caso a distribuição de fichas refletiria de forma equivalente a equidade de cada jogador no torneio. Assim o SB teria uma equidade quase 3 vezes maior que o BB – equidade equivalente à disparidade entre estes jogadores no que se refere ao tamanho de seus stacks.

(26)

Quando utilizo as expressões “justo” e “deveria” utilizo aspas pois estes são conceitos fundamentalmente incorretos. Não nos cabe discutir qual deveria ser a premiação e sim nos adaptar à premiação que nos é dada – se a premiação fosse 100/0/0, ou seja, “winner-take-all,” claramente a estratégia correta seria de ter uma tolerância maior aos riscos.

Mas como sit and go’s são torneios com premiação 50/30/20, vamos jogar de acordo e capitalizar em cima dos erros de nossos adversários, que jogam como se a premiação fosse 100/0/0. Não existe “jogar para ganhar” ou “jogar para entrar no dinheiro” – existe “jogar para maximizar o

lucro”, o que contempla ambas as situações. Os capítulos sobre middle e late game deste livro irão se aprofundar sobre a maximização da

expectativa; por enquanto vamos compreender melhor o conceito do risco, que vai influenciar a nossa estratégia de jogo no early game.

Suponhamos que você se encontra na primeira mão de um sit and go. Toda a mesa deu fold até o SB, que entrou de all-in. Suponhamos ainda que por um bug do software você pode ver a mão do SB que é 2 2 .

Enquanto isso, você é o BB e possui A K . Clássica situação de coin-flip. Vale a pena pagar?

Façamos as contas supondo que este seja um sit and go de $15+1.

Atualmente seu stack vale U$15 – nem precisar calcular este valor via ICM já que U$15 * 9 jogadores inicias / 9 jogadores restantes = U$15.

(Lembre-se: quando todos os jogadores possuem o mesmo número de fichas, calcular o valor do stack de cada um é fácil, basta dividir o prize pool pelo número de jogadores.)

(27)

Por outro lado, se você pagar, o valor do seu stack será dado pela

probabilidade de você ganhar a mão multiplicada pelo valor do seu stack caso você ganhe a mão. Como sabemos que este é um coin-flip, a

probabilidade de você ganhar a mão é de 50%.

Nos resta calcular o valor do seu stack e para isso vamos recorrer novamente a uma calculadora de ICM.

Em caso de vitória, teremos um stack de 3000 fichas e os demais 7 jogadores restantes terão um stack de 1500 fichas.

A calculadora nos diz que neste caso, o nosso stack passará a ter uma equidade de 0,2028. O valor do nosso stack ao dar call portanto será:

EQUIDADE x PRIZE POOL x PROBABILIDADE = VALOR DO CALL

0,2028 * U$135 * 50% = U$13,69

Conclusão? As fichas que você ganha valem menos que as que você perde.

Ao pagarmos aqui, não estaremos recebendo a recompensa correta pelo risco que estamos correndo.

A diferença de $1,31 é um valor que irá diretamente para os nossos outros 7 adversários, sendo dividido uniformemente entre eles. Sem nem mesmo participar da mão eles aumentaram (levemente, é claro) suas chances de ficar ITM, consequentemente aumentando o valor do seu stack.

Isto é algo que nós iremos explorar, ganhando valor passivamente em muitas mãos enquanto outros jogadores se eliminam. E, ao mesmo tempo, isto faz com que só nos envolvamos em mãos no early game onde a chance de vencer é maior do que deveria ser se levássemos em conta

(28)

simplesmente os odds. Ou seja, precisamos de uma boa margem de valor adicional nas mãos em que vamos nos envolver.

Por exemplo, para que o call no all-in fosse uma jogada breakeven (nem boa nem ruim), a chance de levar a mão deveria ser de 55%. Isto mostra a “margem adicional” à qual me refiro – necessária para que seja no

mínimo breakeven se envolver em alguma mão.

Jogo conservador

Concluímos claramente que jogar de forma conservadora no começo é mais lucrativo do que tentar se envolver em muitas mãos.

O problema é que este conselho chega aos ouvidos de jogadores iniciantes de forma muito crua. “Jogue tight”. O resultado é que a maioria dos

jogadores de sit and go, até mesmo os razoavelmente bons, tem um jogo no early game tight e não-pensativo.

Eles jogam pouquíssimas mãos – muitas vezes menos do que deveriam – e quando jogam pós-flop, não pensam em absolutamente nada durante as mãos. Fazem jogadas que acreditam ser a “jogada padrão” e não

participam de forma ativa no desenrolar de suas mãos.

Lembre-se: jogar poker sem pensar é a forma mais rápida de perder dinheiro nas mesas. Seja nas mesas de cash, multitables ou sit and go’s. Por isso você não deve jogar quando estiver chateado, bêbado, ou

sonolento.

Contudo, é de espantar a quantidade de jogadores que joga as suas mãos no early game, mesmo em perfeitas condições mentais, de forma

(29)

Você não pode se dar o luxo de deixar isso acontecer. De jeito nenhum. Você tem que pensar ativamente nas mãos que joga.

“Mas Roberto, eu jogo 16 mesas ao mesmo tempo... Não tem como pensar nas minhas linhas de jogo pós-flop em todas elas,” você me diz.

Este é um típico sinal de que você está jogando mais mesas do que deveria. Você só deve jogar um número grande de mesas se o seu jogo sofrer pouco devido à essa mudança.

Além disso, se você está tentando aprender a jogar, isso será

extremamente complicado jogando um número muito grande de mesas.

Falaremos sobre isso mais adiante, mas o importante é você ter em mente que jogar mais mesas é uma ferramenta a ser usada para maximizar os seus lucros, e não para atrapalhar o seu aprendizado, ou fazer com que você jogue como um robô.

Ou seja, este “heavy multitabling” é o melhor amigo do profissional experiente, que já tem um excelente jogo em todos os estágios do sit and go e que agora quer colher os frutos maximizando seu lucro mensal.

Enquanto que, para o jogador de sit and go’s inexperiente, esta pode ser uma das maiores barreiras que ele pode se impor.

Quais mãos eu devo jogar no early game?

Isto é o que vamos ver no restante do capítulo. Analisaremos quais mãos valem à pena jogar e de que forma jogá-las pré-flop e pós-flop.

De forma geral, vamos jogar 4 tipos de mão voluntariamente, ou seja, a menos que sejamos o jogador no BB e tenhamos um flop gratuito.

(30)

1. Mãos fortes – AA, KK, etc.

2. Mãos com potencial e baixo risco – AK, AQ, etc.

3. Mãos com potencial e alto risco – pares baixos que possam flopar trincas

4. Mãos com pouco potencial, alto risco e excelentes odds – mãos fracas, onde temos somente que completar o SB

Mãos fortes

Este tipo de mão inclui pares altos, como AA, KK, QQ e até certo ponto, JJ.

Ao jogar no early game com uma mão forte, você precisa projetar a mão desde o seu início para extrair o máximo – o que na maioria das vezes quer dizer fazer apostas fortes, até tirar todo o dinheiro de fishes que pagaram caro demais com draws ou com um top pair sem kicker (TPNK).

Vejamos um exemplo de mão forte sendo jogada no early game.

PokerStars - $15+$1|10/20 NL (9 max) - Holdem - 9 players UTG: $1,500 UTG+1: $1,500 MP: $1,740 MP+1: $1,630 LP: $1,390 Hero (CO): $1,430 BTN: $1,320 SB: $1,490 BB: $1,500 SB posts SB $10, BB posts BB $20

(31)

Pre Flop: (pot: $30) Hero has A A fold, UTG+1 calls $20, fold, fold, fold

O raise de abertura padrão aqui seria de 3.5 ou 4 big blinds. Nesta mão estamos no CO e temos um limper antes. Sempre que o raise for em cima de um limper, podemos dar raises maiores – pois um limper geralmente será um adversário fraco e que dificilmente irá dar fold em qualquer mão razoável. Portanto iremos optar por 4 blinds + 1 blind por limper, que com mais limpers poderia ser também de 5 blinds + 1 por limper –

buscando assim se isolar contra 1-2 jogadores e maximizar o tamanho do pote desde cedo.

Hero raises to $100, fold, fold, fold, UTG+1 calls $80 Flop: ($230, 2 players) J 4 2

UTG+1 checks

A aposta ideal aqui é pote. Apostar 1/2, 2/3, 3/4 ou pote não influencia no range de call do nosso adversário. Nessa situação, contra qualquer uma destas apostas, as mãos com as quais ele irá pagar serão as mesmas – possivelmente uma aposta maior pode até levá-lo a fazer uma jogada que não faria contra um bet pequeno. Portanto vamos maximizar o valor da mão e apostar o pote. Evite o erro comum de querer dar slowplay neste tipo de mão onde não há motivos para fazê-lo.

Hero bets $205, UTG+1 raises to $410

Ótimo, o nosso adversário deu raise. O importante aqui é ter em mente que não há mais motivo algum para mostrar força. Se dermos re-raise, ele irá foldar todas as mãos que estão blefando nesta situação e inclusive pode foldar algumas mãos que acredita que estão na frente neste

(32)

flush draw, vamos deixá-lo blefar de novo no turn – não há motivo para se desesperar aqui. Caso o turn seja uma carta de copas vamos pro chão do mesmo jeito. Ou seja, dando call ao invés de re-raise, damos a

oportunidade a nosso adversário de cometer um erro e apostar o turn ao invés de “fazer a jogada certa” e dar fold contra o nosso re-raise, já que o range dele de check/raise flop e bet turn é claramente bem maior que o range de check/raise/call re-raise.

Hero calls $205

Turn: ($1050, 2 players) 9

UTG+1 bets $990 and is all-in, Hero calls $920 and is all-in River: ($2890, 2 players) 7

UTG+1 shows T T (One Pair, Tens) Hero shows A A (One Pair, Aces) Hero wins $2,890

Um KK deve ser jogado de forma similar, como veremos na mão a seguir.

PokerStars - $15+$1|15/30 NL (9 max) - Holdem - 9 players UTG: $1,520 UTG+1: $1,480 MP: $1,780 Hero (MP+1): $1,480 LP: $1,460 CO: $1,290 BTN: $1,460

(33)

SB: $1,560 BB: $1,470

SB posts SB $15, BB posts BB $30 Pre Flop: (pot: $45) Hero has K K UTG calls $30, fold, fold

Os blinds estão em 15/30, o que significa que um raise pré-flop de

abertura de 3-3.5 big blinds passa a ser o suficiente. Portanto aqui iremos dar um raise em cima do limper de em torno de 4 blinds+1.

Hero raises to $135, fold, fold, fold, fold, BB calls $105, UTG calls $105

Flop: ($420, 3 players) A 7 T BB checks, UTG checks

O flop traz um A, o que é sempre um inconveniente para quem tem KK. Para tentar extrair algum valor desta mão futuramente, a melhor jogada é o check, já que assim mostramos fraqueza. Dando continuation bet nesse flop estaríamos sinalizando uma mão muito melhor que a que temos (mais precisamente estaríamos sinalizando um A) e basicamente

tornando a nossa mão um blefe total, isto é, neste caso não faria diferença termos KK ou 32o na mão e perderíamos todo o valor do nosso second-pair. Dando check isto não ocorre, os adversários vêem simplesmente nossa evidente fraqueza, o que pode levá-los a dar um call equivocado no futuro ou tentar fazer um pequeno blefe para levar o pote.

(34)

Turn: ($420, 3 players) J BB checks, UTG checks

O novo check dos nossos adversários pode ser encarado desta vez como um sinal real de fraqueza, já que não é o típico check para o pre-flop

raiser, diferentemente do flop. Concluímos, portanto, que dificilmente um de nossos adversários tem um A ou uma mão melhor, e iremos assim jogar a nossa mão como se fosse Ax.

Hero bets $185, fold, UTG calls $185 River: ($790, 2 players) 5

UTG checks

Um adversário pagou nossa aposta anterior e deu check no river, o que indica que ou possui uma made hand fraca ou uma draw. Portanto contra essas mãos não vale a pena dar um value bet no river. Seriamos pagos somente por mãos que nos vencem, enquanto as mãos das quais vencemos irão dar fold.

Hero checks

UTG shows 9 T (One Pair, Tens) Hero shows K K (One Pair, Kings) Hero wins $790

Um exemplo de mão forte jogada de forma padrão encontra-se a seguir. Esta geralmente será a linha mais lucrativa contra adversários fracos que só precisam que lhe seja dada uma oportunidade para doarem seu stack.

(35)

UTG: $1,500 Hero (UTG+1): $1,500 MP: $1,500 MP+1: $1,500 LP: $1,500 CO: $2,080 BTN: $1,000 SB: $1,420 BB: $1,500 SB posts SB $10, BB posts BB $20 Pre Flop: (pot: $30) Hero has A A

fold, Hero raises to $90, fold, fold, fold, fold, fold, fold, BB calls $70

Flop: ($190, 2 players) Q 8 T BB checks, Hero bets $175, BB calls $175 Turn: ($540, 2 players) 2

BB checks, Hero bets $405, BB calls $405 River: ($1350, 2 players) 6

BB checks, Hero bets $820, fold Hero wins $1,350

Esta última mão consta como simples exemplo do que costuma ser a linha de uma mão forte padrão jogada no early game: apostas grandes, do

tamanho do pote ou 3/4 até extrair todo o dinheiro possível dos nossos adversários.

(36)

Já a mão a seguir mostra QQ, uma mão premium que às vezes é um pouco mais complicada de se jogar que AA e KK.

PokerStars - $15+$1|25/50 NL (9 max) - Holdem - 8 players UTG: $1,430 UTG+1: $1,455 MP: $220 MP+1: $2,665 CO: $1,475 BTN: $3,270 SB: $1,470 Hero (BB): $1,515

SB posts SB $25, Hero posts BB $50 Pre Flop: (pot: $75) Hero has Q Q

UTG calls $50, UTG+1 raises to $225, fold, fold, fold, fold, fold

O raise do UTG+1 de isolamento de 4.5 big blinds indica que este

provavelmente possui uma mão no mínimo razoável. Portanto, se dermos re-raise com QQ perderemos o valor da mão, já que estaremos exibindo um range muito forte (AA, KK, QQ) e na realidade tendo a pior mão possível deste range. Esta é uma situação que raramente é lucrativa. Jogando assim iríamos obrigar nosso adversário a continuar na mão somente caso tivesse AA, KK, QQ ou AK – basicamente o range de mãos que está muito à frente do nosso. Dando call, por outro lado, estamos fazendo o exato oposto: demonstrando um range muito fraco (que na cabeça do nosso adversário pode incluir pares, broadways, Ax, etc). Assim teremos chance de surpreender nosso adversário pós-flop e induzi-lo a cometer um erro.

(37)

Hero calls $175, fold

Flop: ($525, 2 players) 8 6 7

Este é um flop com draws, mas ótimo para nós se considerarmos o range do vilão. Dar o check padrão para o pre-flop raiser deixa aqui de ser a melhor jogada, pois assim teremos que mostrar força dando check/raise (o check/call considerando possíveis draws é ruim). Dando um lead no flop, ao invés disso, não mostramos muita força e sim que estamos realizando uma tentativa de puxar o pote, o que pode levar o vilão a dar raise com uma mão pior que a nossa – que é exatamente o que desejamos.

Hero bets $325, UTG+1 calls $325 Turn: ($1175, 2 players) 4

O turn não muda a situação, mas preferiríamos que fosse uma carta que não completasse draws para não assustar o vilão. A aposta aqui é

propositalmente pequena em relação ao pote, visando simplesmente um call do vilão com uma mão pior (já que neste caso ficaríamos com pouco mais de 300 fichas para apostar no river, uma mera formalidade).

Hero bets $585, UTG+1 raises to $905 and is all-in, Hero calls $320

River: ($2985, 2 players) 5

Hero shows Q Q (Flush, Queen High) UTG+1 shows T T (Flush, Ten High) Hero wins $2,985

(38)

Em outras situações com QQ, um re-raise pré-flop pode ser a melhorar jogada, como veremos a seguir.

PokerStars - $15+$1|25/50 NL (9 max) - Holdem - 8 players UTG: $1,210 UTG+1: $1,500 MP: $1,505 MP+1: $1,500 Hero (CO): $1,370 BTN: $1,465 SB: $4,350 BB: $600 SB posts SB $25, BB posts BB $50 Pre Flop: (pot: $75) Hero has Q Q

UTG raises to $150, fold, fold, fold, Hero raises to $400, fold, fold, fold, UTG calls $250

Aqui o leitor atento pode se perguntar... Mas se pagamos na situação anterior, qual é o motivo de darmos re-raise aqui? Dois fatores mudaram nesta mão. Primeiro, o stack efetivo aqui é de 24 big blinds (1200 fichas), comparado ao de 29 big blinds da última mão (1450 fichas). Segundo, e mais importante, aqui o raise de 3 big blinds indica um range muito maior que o range do raiser da mão anterior, que era em cima de um limper. Quem dá raise em cima de um limper em geral possui uma mão boa e quer protegê-la (se tivesse uma mão mediana aproveitaria e entraria de limp “gastando” menos), já quem dá um raise de abertura pode tanto fazê-lo com uma mão premium quanto com uma mão mediana – aqui não há o grande incentivo de ser mais um limper com uma mão especulativa

(39)

em um pote onde outros jogadores provavelmente também entrarão dando call.

Flop: ($875, 2 players) 5 4 J UTG checks

O flop não traz cartas perigosas e sabemos que a chance de estarmos na frente é enorme. O objetivo aqui passa a ser extrair fichas do vilão. O problema é que apostando neste flop, raramente o vilão dará check/raise blefando, pois o pote tornou-se grande; o raise dele teria que ser all-in. Dando check, por outro lado, mostraremos uma fraqueza que o vilão não espera (por deixar de dar c-bet em um pote grande) e assim daremos a ele a chance de se enforcar no turn e apostar blefando. Considerando o

tamanho do pote, a maioria dos vilões tentará pelo menos fazer uma aposta para roubá-lo.

Hero checks

Turn: ($875, 2 players) 5 UTG bets $200

Ótimo, o vilão apostou, mas o valor é baixo. Pagando a aposta dele, teremos somente mais ~600 fichas para trás. Vamos então dar um raise muito baixo (ao invés de um raise all-in), já que se ele pagar terá que pôr somente mais algumas poucas centenas de fichas para ir para o

showdown e virtualmente não poderá dar fold em nenhuma mão. Esta jogada é o que chamo de all-in disfarçado: nós sabemos que o raise de 475 fichas é um raise all-in, mas nosso adversário acha que são somente mais 275 fichas, paga, e depois não consegue foldar o river. Enquanto isso, se formos diretamente all-in, nosso adversário fará a jogada certa e dará fold.

(40)

Hero raises to $475, UTG calls $275 River: ($1825, 2 players) 3

UTG bets $335 and is all-in, Hero calls $335 UTG shows K A (One Pair, Fives)

Hero shows Q Q (Two Pair, Queens and Fives) Hero wins $2,495

Mãos com potencial e baixo risco

Aqui existe uma certa divisão no mundo dos sit and go’s.

Alguns profissionais preferem aumentar com AK e AQ. Outros preferem dar limp.

Ambas as jogadas fazem sentido.

Em geral, eu diria que se é possível que muitos jogadores participem da mão, é melhor arriscar o menor número possível de fichas e dar limp. Isto porque 2/3 das vezes você irá errar o flop com este tipo de mão.

Enquanto isso se você acha que poucos jogadores vão participar da mão – um adversário ou no máximo dois –, você pode dar raise, pois mesmo que erre o flop pode levar a mão com um continuation bet ou tentar pelo menos ver o turn de graça.

Neste caso um importante fator a ser levado em consideração é a sua posição. Se 6 jogadores antes de você foldaram e você é o button, não existe motivo para dar limp com AQ. Um raise nesse caso é obrigatório, pois você irá jogar contra poucos jogadores, e terá posição durante a mão.

(41)

Por outro lado, se você tiver AK na posição UTG+1, o limp passa a ser preferível ao raise. Você irá jogar fora de posição durante toda a mão, e são grandes as chances de que muitos jogadores participem dela. Nesse caso o seu continuation bet perde muita força, e mesmo que apareça um A ou K no flop você não pode ter certeza que está na frente.

Outro fator que traz valor ao limp com AK/AQ é que raramente seus adversários irão esperar que você tenha esta mão no jogo pós-flop e assim poderão acabar entregando muitas fichas num flop onde ambos acertem um top-pair. Observe: é importante ressaltar aqui que neste caso você será o jogador agressivo na mão – se por algum acaso o seu adversário se mostrar muito agressivo, dando por exemplo raises nos seus bets, pode ser o caso dele ter acertado dois pares ou uma trinca e neste caso você deve considerar a possibilidade de desistir da mão.

Agora que ficou claro pra você como jogar pré-flop esse tipo de mão, vamos analisar os possíveis cenários que podem aparecer pós-flop – é aí que a maioria dos jogadores se complica.

Raise pré-flop / Miss flop

Caso você opte por dar raise com este tipo de mão, tome cuidado ao dar o continuation bet. Ele nem sempre é lucrativo. Analise a textura do flop e pense nas mãos que seus adversários terão e quais flops elas acertam e quais não.

Flops bons para c-bet com AKo Flops ruins para c-bet com AKo Q 4 3 J J 7 T 5 2 8 7 5 4 2 2 Q T 8

(42)

representar uma carta que você não tem, como é o caso do flop Q 4 3 , são bons flops para dar um continuation bet.

Flops como T 5 2 também podem ser bons, caso você esteja

jogando contra somente um jogador. Apesar da flush draw, poucas mãos irão acertar este flop.

Por outro lado, flops com duas cartas altas que você não tenha acertado, como é o caso de Q T 3 , e flops com draws são péssimos para dar c-bet, pois mãos como QJ, JT e 89s estarão no range de seus adversários.

Flops como 4 2 2 , por exemplo, também são ruins para dar um continuation bet, pois seus adversários dificilmente irão dar fold em qualquer par e muitas vezes darão raise com mãos piores que a sua, pois sabem que a menos que você tenha um par mediano ou alto, terá que dar fold na mão. Além disso, é um hábito comum de jogadores fracos colocar seus adversários em AK após ele ter dado raise pré-flop.

Outro fator a considerar ao dar continuation bet, como já antecipei acima, é o número de jogadores contra os quais você está jogando no flop.

1 jogador 2 jogadores 3 ou mais jogadores Quase sempre Somente em flops

excelentes

Nunca

O último fator – e o menos importante – a ser considerado é a posição. Se você é o primeiro jogador a falar terá menos informação do que se for o último.

Entretanto, ele vale menos que os outros fatores, pois independente de terem ou não uma boa mão, a maioria dos seus adversários dará check até

(43)

você toda vez que você der raise. É um hábito extremamente comum nos últimos anos, e que tira parte da vantagem de quem tem posição.

PokerStars - $15+$1|15/30 NL (9 max) - Holdem - 9 players UTG: $1,300 UTG+1: $1,180 MP: $2,030 MP+1: $1,450 LP: $1,280 CO: $1,470 Hero (BTN): $1,610 SB: $1,680 BB: $1,500 SB posts SB $15, BB posts BB $30 Pre Flop: (pot: $45) Hero has Q A fold, fold, fold, fold, fold, fold

Nesta situação o raise padrão de 3.5 big blinds é certamente melhor que o limp.

Hero raises to $100, SB calls $85, fold Flop: ($230, 2 players) T 5 9 SB checks

O check do SB não significa muita coisa, mas como demos raise pré-flop e estamos em uma situação 1-contra-1, um continuation bet de metade do pote é uma jogada lucrativa. Basta o SB dar fold 1/3 das vezes para ser

(44)

uma jogada breakeven. Neste caso específico, e considerando este flop, acredito que ele folde 2/3 ou até mais das vezes.

Hero bets $140, SB calls $140 Turn: ($510, 2 players) 2 SB checks

O SB pagou a continuation bet, o que indica que possivelmente acertou algum par no flop ou está buscando alguma draw. A nossa mão

possivelmente ainda está na frente, portanto vamos buscar um showdown sem investir mais fichas.

Hero checks

River: ($510, 2 players) Q SB checks

O river nos trouxe um top-pair. Se fosse qualquer outra carta além de um A ou um Q, daríamos check visando levar a mão no showdown. Mas como acertamos o top-pair, vale a pena dar um pequeno value bet para extrair de Tx, 9x e de eventuais pocket pairs.

Hero bets $300, fold Hero wins $510

Raise pré-flop / Hit flop

Caso você acerte o flop, a situação muda. Neste caso vamos pensar em extrair fichas.

(45)

Num flop A K 3 , por exemplo, temos uma mão muito forte, e iremos “pro chão”. Ou seja, estamos dispostos a arriscar todo o nosso stack nessa mão e faremos nossos adversários pagarem pelo flush draw, ou extrairemos de um ás mais fraco.

O tamanho da aposta correta em um flop destes é aproximadamente o tamanho do pote.

Esta aposta irá maximizar o pote (que é o nosso objetivo) e as mãos que estamos tentando extrair (flush draws e A menor), darão call do mesmo jeito que dariam em uma aposta de 1/2 ou 2/3 pote.

Por outro lado, contra mãos que irão foldar o flop de qualquer jeito, não faz diferença o quanto iremos apostar. Uma aposta baixíssima, como 1/4 do pote, irá fazer foldar os Q J , 5 5 , 7 6 , da mesma forma que o nosso bet do tamanho do pote.

Portanto só temos a ganhar apostando forte no flop.

Em um flop como A T 2 a situação muda. A grande diferença é que aqui a nossa mão não é tão forte, e este flop não é particularmente

atraente para nossos adversários, a menos que tenham AT, TT ou 22.

O pensamento aqui deve ser o de extrair de Ax e Tx, e não se expor demais caso nossos adversários tenham alguma mão que ganhe da nossa.

Caso estejamos jogando contra adversários muito fracos, que irão doar todo o seu stack com A7 neste flop, iremos apostar 2/3 do pote aqui.

Mas um A7 não irá doar todo o seu stack em situações normais. Por isso, o correto neste tipo de mão é geralmente dar check, como se você não

(46)

tivesse acertado o flop – o que na verdade é o oposto do que faríamos, pois este flop é perfeito para dar c-bet com mãos como QQ ou KQ.

A realidade é que não importa o que pensamos sobre nossa mão, e sim o que nossos adversários pensam.

Dando check neste flop, poderemos fazer apostas fortes no turn e no river, pois nossos adversários não desconfiarão que temos uma mão tão forte.

Obs: Caso estejamos fora de posição, um check da nossa parte pode induzir uma aposta no próprio flop, e neste caso o call será a nossa jogada, pois é consistente com o nosso plano de mostrar fraqueza no flop.

No caso de um flop K 8 3 , a situação é confortável. Acertar o K na verdade é melhor que acertar o A, pois a mão torna-se mais difícil de ser lida.

Aqui apostaremos 2/3 do pote – nosso tamanho de aposta padrão – para extrair de Kx ou de um par mediano.

Caso um de nossos adversários aumente, quase sempre jogaremos o pote por todo o nosso stack. Temos uma mão forte e, do range de nossos adversários, perdemos apenas para 88 e 33.

Limp pré-flop

Em linhas gerais você irá pensar da mesma forma em potes onde deu limp pré-flop com AQ e AK.

A grande mudança está (1) no fato de você não ter demonstrado força pré-flop e (2) no fato do pote ser menor.

(47)

Portanto seu risco é basicamente menor, e você irá geralmente ganhar potes menores se vencer e perder potes menores quando perder.

Vamos aos exemplos.

Se você deu limp pré-flop com A Q e o flop veio J 7 2 ou 8 8 3 , você irá tranquilamente desistir da mão. Não há motivo para tentar roubar o pote, pois o pote é pequeno e você nem tem a vantagem de ter mostrado força anteriormente já que você não deu raise pré-flop.

Por outro lado caso o flop seja Q 7 2 ou A 8 8 , você irá buscar ganhar um pote de tamanho razoável extraindo fichas de Qx no primeira caso e Ax e flush draws no segundo caso – tendo em mente que caso o pote torne-se grande demais você pode estar perdendo para uma trinca.

Vejamos um exemplo de mão real que ilustra como maximizar o retorno com AK/AQ dando limp pré-flop.

PokerStars - $15+$1|25/50 NL (9 max) - Holdem - 9 players UTG: $1,770 UTG+1: $1,425 MP: $1,665 MP+1: $1,545 LP: $1,315 CO: $1,595 Hero (BTN): $1,965 SB: $865 BB: $1,355 SB posts SB $25, BB posts BB $50

(48)

Pre Flop: (pot: $75) Hero has A Q

fold, fold, MP calls $50, fold, fold, fold, Hero calls $50, SB calls $25, BB checks

Flop: ($200, 4 players) 4 T Q SB checks, BB checks, MP bets $100

O flop nos traz um top-pair top-kicker, mas ao mesmo tempo traz um flush draw e straight draw e é perigoso, pois um TT ou QT está no range do MP e na nossa frente. Um call ao invés de um raise irá minimizar o tamanho do pote, e deixar a iniciativa nas mãos do MP – fazendo com que ele possa apostar novamente no turn mesmo que tenha uma mão pior que a nossa.

Hero calls $100, fold, fold Turn: ($400, 2 players) 4 MP checks

O turn é uma carta morta, como gostaríamos que fosse. O check do MP sinaliza que ele não tem TT ou QT, as mãos que se estariam nossa frente, pois neste caso, com a mesa cheia de draws, ele seria obrigado a apostar novamente. Portanto, agora temos certeza que estamos na frente, e uma nossa aposta no turn deve ao mesmo tempo não dar bons odds para o MP caso ele tenha uma draw e não ser grande demais para não fazê-lo foldar caso ele tenha Qx – um top pair com kicker pior que o nosso.

Hero bets $250, MP calls $250 River: ($900, 2 players) 2 MP checks

(49)

Aqui a situação é mais simples. Sabemos que é enorme a chance de estar na frente, e vamos simplesmente fazer um value bet – uma aposta por valor. Como esta é a última rodada de apostas, o objetivo é simplesmente fazer uma aposta de tamanho razoável que o MP possa pagar com uma mão pior que a nossa.

Hero bets $400, fold Hero wins $900

Outro exemplo similar...

PokerStars - $15+$1|10/20 NL (9 max) - Holdem - 9 players Hero (UTG): $1,500 UTG+1: $1,500 MP: $1,500 MP+1: $900 LP: $1,530 CO: $1,480 BTN: $2,110 SB: $1,480 BB: $1,500 SB posts SB $10, BB posts BB $20 Pre Flop: (pot: $30) Hero has A K

Hero calls $20, UTG+1 calls $20, fold, MP+1 calls $20, fold, fold, BTN calls $20, SB calls $10, BB checks

Flop: ($120, 6 players) 6 A J SB checks, BB checks

(50)

O flop nos traz um top-pair com top-kicker, o que significa que a situação é aparentemente boa. Temos que apostar o máximo do valor possível (ie, pote) para fazer com que flush draws e gut-shot draws paguem pelo privilégio de ver o turn e para extrair de Ax.

Hero bets $110, fold, MP+1 calls $110, fold, fold, fold Turn: ($340, 2 players) 5

O turn não muda nada e continuamos apostando por volta do tamanho do pote para extrair o máximo possível.

Hero bets $300, MP+1 calls $300 River: ($940, 2 players) 5

O river também não traz surpresas e acreditamos ter definitivamente a melhor mão. Portanto temos uma decisão a fazer: apostar ou dar check para que uma draw possa blefar. Considerando que restam ao nosso adversário poucas fichas, ele estará fortemente propenso a dar um call com uma mão feita, mesmo não tendo certeza de estar na frente – como, por exemplo, com Ax. Uma aposta é, neste caso, a melhor opção.

Hero bets $570, MP+1 calls $470 and is all-in Hero shows A K (Two Pair, Aces and Fives) MP+1 shows J 8 (Two Pair, Jacks and Fives) Hero wins $1,880

(51)

Mãos com potencial e alto risco

Maõs com potencial e alto risco são basicamente pares médios e baixos. Com elas o objetivo principal é acertar uma trinca no flop para extrair o máximo de fichas (possivelmente o stack) dos adversários.

Cabe aqui comentar que estas mãos são severamente supervalorizadas pela enorme maioria dos jogadores, o que envolve não só a mão em si como uma grave falha da maioria dos jogadores em estabelecer o

custo/benefício real de se jogar este tipo de mão. É um erro recorrente de jogadores de sit and go superestimar os possíveis ganhos com trincas e subestimar o custo de jogar tais mãos.

Ao jogar pares baixos, é essencial que você esteja recebendo os implied odds necessários. Para saber se isso está acontecendo faça a si mesmo 2 perguntas antes de pagar um raise ou dar limp:

 É grande a chance de dobrar caso acerte a minha trinca?

 É pequeno o investimento para ver o flop comparado ao meu stack?

A chance de flopar uma trinca é de aproximadamente 1 em 8. Ou seja, considerando que todas as vezes que você flopar a trinca, dobrará seu stack, você precisa no mínimo ter 8 vezes o valor do call pré-flop.

No entanto, a expectativa de dobrar 100% das vezes caso acerte a sua trinca é irrealista. Além disso, fazer um investimento um pouco mais que breakeven não interessa, já que como vimos anteriormente, as fichas que perdemos valem mais que as que ganhamos.

Isto quer dizer que, se você está no button na primeira mão de um sit and go (blinds 10/20, stacks de 1500 fichas) e possui 3 3 ...

(52)

Contra um raise do

UTG de 60 fichas Você irá pagar para ver o flop, pois o tamanho do raise é de 1/25 do seu stack e caso você acerte a trinca, estará jogando contra um jogador que mostrou extrema força pré-flop, dando o raise típico de mãos grandes (QQ+, AK). Ou seja, caso o flop traga a sua trinca, é boa a chance de dobrar.

Contra um limp de 2 jogadores

(UTG+1 e MP)

Você irá pagar e jogar a mão, pois apesar da chance de dobrar ser bem pequena, o risco também é menor (1/75 do stack) e caso você acerte a trinca ainda possui uma boa

perspectiva de recuperar o investimento que fez.

Contra um raise do UTG de 100 fichas e 2 calls (UTG+1 e MP)

Você irá pagar, pois apesar do investimento ser consideravelmente maior (1/15 do seu stack), somente pré-flop os odds já são de um pouco mais que 3 para 1 e nesse caso, o UTG mostrou ainda mais força pré-flop, fazendo com que o retorno esperado da trinca seja ainda maior.

Contra um raise do

UTG de 100 fichas Você irá desistir, pois os odds são de 1para 1 e você teria que ganhar em média 700 fichas toda vez que acertar a sua trinca para a jogada ser somente breakeven. Essa é uma expectativa otimista demais.

Contra um raise do

CO de 60 fichas Você irá desistir, pois sabe que o range de raise do CO será muito maior que o UTG, e irá incluir mãos como KJ, JTs e 88, que

dificilmente irão se envolver em potes grandes, mesmo que você acerte uma trinca.

Em situações mais apertadas, use seu bom senso. Mas lembre-se de não cometer o erro comum: defina realisticamente seus implied odds. Não é nenhum crime foldar um par. E, principalmente, em situações no middle game (por exemplo, blinds 25/50 e 50/100 com stack inicial de 1500 fichas) é quase sempre correto desistir deste tipo de mão.

(53)

PokerStars - $15+$1|15/30 NL (9 max) - Holdem - 9 players UTG: $1,380 UTG+1: $1,500 MP: $1,670 MP+1: $1,080 LP: $1,940 Hero (CO): $1,470 BTN: $1,480 SB: $1,480 BB: $1,500 SB posts SB $15, BB posts BB $30 Pre Flop: (pot: $45) Hero has 9 9

UTG raises to $60, UTG+1 calls $60, fold, fold, fold

Esta é a situação ideal para pagar e ver o flop. O UTG abriu com o raise típico de mãos fortes e nós temos bons odds e implied odds. Além disso, o investimento é pequeno em relação ao nosso stack.

Hero calls $60, fold, fold, fold

Flop: ($225, 3 players) A 9 Q UTG bets $60, fold

O flop nos traz a trinca. O objetivo agora é extrair o máximo possível. O provável range de raise pré-flop deste jogador, sobre o qual não temos leituras, é AJ+, TT+. Portanto, a nossa missão agora é extrair valor de AK, AQ e AJ. Não cometeremos o erro de fazer slowplay. Temos que aumentar o pote desde o flop visando colocar todas as fichas em jogo no turn ou no river. Além disso, um K, J, T ou uma carta de copas no turn irá prejudicar

(54)

severamente a nossa chance de extrair contra o range do UTG, já que ele pode crer que tal carta tenha completado algum draw nosso. Iremos dar um raise de aproximadamente o tamanho do pote.

Hero raises to $325, UTG calls $265 Turn: ($875, 2 players) 2

UTG checks

O fato do outro jogador não ter dado re-raise no flop, sinaliza que ele provavelmente tem AK, AJ ou KK. Neste caso temos duas opções: dar um overbet all-in (simulando um semi-blefe com uma draw) ou apostar por volta de 450-500 fichas. É uma decisão apertada, mas acredito que a primeira opção seja levemente melhor por aparentar menos força que a segunda.

Hero bets $1,085 and is all-in, fold Hero wins $875

Mãos com pouco potencial, alto risco, excelentes

odds

Aparecerão outras situações em um sit and go onde será lucrativo jogar mãos fracas, com pouco potencial, caso você esteja recebendo bons odds para isso.

O importante aqui é lembrar que mesmo o investimento sendo pequeno, ele deve ser feito somente com mãos com algum potencial. Jogar um 9 3 , por exemplo, só pode te colocar em problemas, pois:

Referências

Documentos relacionados

A pesquisa “Estratégias para o varejo brasileiro – Reflexões sobre os anseios do consumidor” realizada pela Deloitte em 2010 apresentou de forma muito objetiva o que

Este trabalho se propõe a investigar as relações entre o jornalismo, a literatura e o cinema por meio da análise da obra O que é isso, companheiro?, de Fernando Gabeira (1979) e a sua

Como os sintomas da endometriose são cíclicos, acompanhando o ciclo menstrual, eles não aparecem durante a gravidez e a amamentação.. Os hormônios da gestação provocam uma

Combating illegal deforestation and land grabbing generates incentives for producers to improve their productivity, thereby inducing farmers to intensify their pastures or switch

Nos processos de soldagem por fusão, o fato de se usar calor torna inevitável a presença de modificações tanto na estrutura quanto na superfície do material que está sendo

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas

Qualidade: Nossos serviços são prestados com os mais altos padrões de qualidade do mercado de luxo no mundo.

Ao cidadão que possua vínculo com o FGTS ou tenha sido identificado no PIS como beneficiário de Rendimentos, Abono Salarial ou ainda esteja recebendo parcelas do