• Nenhum resultado encontrado

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1ª PP de Português / 8º ano / Paula Querino / Pág. 1

Aluno(a): Nº

Ano: 8º Turma: Data: 18/03/2017 Nota:

Professor(a): Paula Querino Valor da Prova: 40 Pontos Orientações gerais:

1) Número de questões desta prova: 15

2) Valor das questões: Abertas (5): 4,0 pontos cada. Fechadas (10): 2,0 pontos cada. 3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova:

- Textos, interpretação e Redação

- Livro: Quem conta um conto e outros contos

- Ordem direta e Ordem inversa dos termos da oração

- Se – índice de indeterminação do sujeito / partícula apassivadora - Comparação/Metáfora/ Onomatopeia/ Hipérbole/ Eufemismo - Denotação e Conotação

Texto para as questões 1 e 2

Uma criança vai para a escola, descalça. Outra criança vende balas no semáforo de uma cidade grande. Outra acorda às 4h da madrugada para trabalhar na lavoura. Outra, jogando bolo no campinho, sonha ser jogador de futebol. O que é ser criança no nosso

país? O menino

Vou fazer um apelo. É o caso de um menino desaparecido.

Ele tem 11 anos, mas parece menos; pesa 30 quilos, mas parece menos; é brasileiro, mas parece menos.

É um menino normal, ou seja: subnutrido, desses milhares de meninos que não pediram para nascer; ao contrário: nasceram para pedir.

Calado demais pra sua idade, sofrido demais pra sua idade, com idade demais pra sua idade. É, como a maioria, um desses meninos de 11 anos que ainda não tiveram infância.

Parece ser menor carente, mas, se é, não sabe disso. Nunca esteve na Febem, portanto, não tempo de aprender a ser criança-problema. Anda descalço por amor à bola.

Suas roupas são de segunda mão, seus livros são de segunda mãos e tem a desconfiança de que a sua própria história alguém já viveu antes.

Do amor não correspondido pela professora, descobriu que viver dói. Viveu cada verso de “Romeu e Julieta”, sem nunca ter lido a história.

Foi Dom Quixote sem precisar de Cervantes e sabe, por intuição, que o mundo pode ser um inferno ou uma badalação, dependendo se ele é visto pelo Nelson Rodrigues ou pelo Gilberto Braga.

De seu, tinha uma árvore, um estilingue zero quilômetro e um pássaro preto que cantava no dedo e dormia em seu quarto.

Colégio XIX de Março

Educação do jeito que deve ser

2017

(2)

1ª PP de Português / 8º ano / Paula Querino / Pág. 2 Tímido até a ousadia, seus silêncios gritavam nos cantos da asa e seus prantos eram goteiras no telhado de sua alma.

Trajava, na ocasião em que desapareceu, uns olhos pretos muito assustados e eu não digo isso para ser original: é que a primeira coisa que chama a atenção no menino são os grandes olhos, desproporcionais ao tamanho do rosto.

Mas usava calças curtas de caroá, suspensórios de elástico, camisa branca e um estranho boné que, embora seguro pelas orelhas, teimava em tombar pro nariz.

Foi visto pela última vez com uma pipa na mão, mas é de todo improvável que a pipa o tenha empinado. Se bem que, sonhador do jeito que ele é, não duvido nada.

Sequestrado não foi, porque é um menino que nasceu sem resgate.

Como vocês veem, é um menino comum, desses que desaparecem às dezenas todos os dias.

Mas se alguém souber de alguma notícia, me procure, por favor, porque... ou eu encontro de novo esse menino que um dia eu fui, ou eu não sei o que vai ser de mim.

(Chico Anysio)

caroá: tecido rústico

Dom Quixote: personagem da obra do escritor espanhol Miguel de Cervantes, caracterizada como sonhadora

e delirante

Febem: sigla de Fundação Estadual para o Bem-estar do Menor; hoje, Fundação Casa (Centro de Atendimento

Socioeducativo ao Adolescente)

Nelson Rodrigues: escritor e dramaturgo brasileiro Gilberto Braga: autor de telenovelas brasileiro

Romeu e Julieta: peça teatral de William Shakespeare em que dois adolescentes são impedidos de viver o

amor em razão da inimizade entre suas famílias 1ª Questão:

A- O texto é construído como se fosse um anúncio de busca de criança desaparecida. a) Em que trecho isso fica explícito? (0,5)

_______________________________________________________________________________ b) Quais são as características do menino? (0,5)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) Como se trajava? (0,5) ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ d) O que fazia quando foi visto pela última vez? (0,5)

________________________________________________________________________________ e) Deduza: Qual é a condição social do menino? (0,5)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ B- O texto faz outras caracterizações do menino além das físicas.

a) Que elementos dizem respeito: (0,5) * ao mundo infantil do menino?

(3)

1ª PP de Português / 8º ano / Paula Querino / Pág. 3 * ao romantismo precoce?

________________________________________________________________________________ b) Referindo-se ao menino, o narrador diz; ‘sonhador do jeito que ele é”. Que personagem citada no texto também é um sonhador? (0,5)

________________________________________________________________________________ c) O narrador também faz referência ao menino utilizando expressões como estas: “subnutrido”, “nasceram pra pedir”, “ainda não tiveram infância”, “sem resgate”. Que visão da infância se depreende desses trechos: feliz, bem-cuidada ou desprotegida e carente? (0,5)

________________________________________________________________________________ 2ª Questão: Aos poucos, vai ficando claro o tema do texto e sua verdadeira intencionalidade. a) Qual é o tema do texto? (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) No último parágrafo há uma revelação importante para o desfecho do texto. Qual é a revelação? Nesse sentido, o menino procurado se perdeu no espaço ou no tempo? Comente. (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) O narrador aponta todas as carências do menino que ele foi, mas, no final do texto, diz: “ou eu encontro de novo esse menino que um dia eu fui, ou eu não sei o que vai ser de mim”. Por que o narrador deseja encontrar o menino que ele foi? O desaparecimento do menino deve ser visto como um fato concreto ou ele pode representar um desaparecimento no sentido figurado? (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ d) Compare:

O menino era tímido, calado e choroso.

“Tímido até a ousadia, seus silêncios gritavam nos cantos da casa e seus prantos eram goteiras no telhado de sua alma.”

Nos dois enunciados, há, essencialmente, a mesma informação. Contudo, um deles apresenta recursos próprios da literatura, como a expressividade e o uso de imagens. Qual deles é mais expressivo? Identifique as imagens nesse enunciado. (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(4)

1ª PP de Português / 8º ano / Paula Querino / Pág. 4 3ª Questão:

O Meu Guri Quando, seu moço

Nasceu meu rebento Não era o momento Dele rebentar Já foi nascendo Com cara de fome

E eu não tinha nem nome Prá lhe dar

Como fui levando Não sei lhe explicar Fui assim levando Ele a me levar E na sua meninice Ele um dia me disse Que chegava lá Olha aí! Olha aí! Olha aí!

Ai o meu guri, olha aí! Olha aí!

É o meu guri e ele chega! Chega suado

E veloz do batente

Traz sempre um presente Prá me encabular

Tanta corrente de ouro Seu moço!

Que haja pescoço Prá enfiar

Me trouxe uma bolsa Já com tudo dentro Chave, caderneta Terço e patuá

Um lenço e uma penca De documentos

Prá finalmente Eu me identificar Olha aí!

Olha aí!

Ai o meu guri, olha aí! Olha aí!

É o meu guri e ele chega! Chega no morro

Com carregamento Pulseira, cimento

Relógio, pneu, gravador Rezo até ele chegar Cá no alto

Essa onda de assaltos Tá um horror

Eu consolo ele Ele me consola Boto ele no colo Prá ele me ninar De repente acordo Olho pro lado

E o danado já foi trabalhar Olha aí!

Olha aí!

Ai o meu guri, olha aí! Olha aí!

É o meu guri e ele chega! Chega estampado

Manchete, retrato Com venda nos olhos Legenda e as iniciais Eu não entendo essa gente Seu moço!

Fazendo alvoroço demais O guri no mato

Acho que tá rindo Acho que tá lindo De papo pro ar

Desde o começo eu não disse Seu moço!

Ele disse que chegava lá Olha aí! Olha aí!

Olha aí!

Ai o meu guri, olha aí Olha aí!

E o meu guri!...(3x)

(HOLANDA, Chico Buarque de. Álbum Almanaque, 1981)

Analisando a letra da música de Chico Buarque, é correto dizer que:

a) Quem fala na música é uma mãe que se dirige ao “seu moço”, o qual parece representar a comunidade em geral.

b) Para se dirigir ao povo, ela faz o uso de uma espécie de vocativo: “Seu moço,”.

c) Esse povo pode ser também uma pessoa apenas, como por exemplo, um policial que aparece no desfecho da história, ou um jornalista, a contar a verdade desse guri para essa mãe.

d) Há passagens que comprovam que se trata de uma mãe, como, por exemplo: “Nasceu meu rebento” e “Ai o meu guri, olha aí!”.

(5)

1ª PP de Português / 8º ano/ Paula Querino /Pág. 5 4ª Questão: Analise o emprego de determinadas expressões do texto:

“como fui levando” / “fui assim levando” / “ele a me levar”

I- Os trechos “como fui levando” e “fui assim levando” denotam que a mãe foi criando o filho sem ter boas condições financeiras.

II- Nessas expressões, o verbo ‘levar’ se relaciona à criação do filho, ao modo como ela ia sobrevivendo.

III- Já no trecho “Ele a me levar”, o verbo ‘levar’ apresenta outros sentidos, o sentido de que o filho ajudava a mãe em casa e também no sentido de que ele a enganava, ato ao que, popularmente, referimo-nos por meio de expressões como: “levar no bico/no papo/na lábia”.

Está(Estão) correta(s) a(s) afirmativa(s): a) apenas a I b) apenas a II c) apenas a III d) a I e a II e) a I, a II e a III 5ª Questão:

I- Analise as frases a seguir

I. Aquela aluna é fera nos esportes radicais.

II. Os funcionários do zoológico conseguiram enjaular a fera. III. Acabei de assistir ao filme "A bela e a fera". IV. Pedro virou uma fera quando soube da notícia.

a) Das frases citadas, em qual(is) a palavra “fera” foi usada em sentido conotativo e em qual(is) em sentido denotativo? (0,5))

Conotativo – _____________________________________________________________________ Denotativo – _____________________________________________________________________ b) Qual é a diferença entre sentido conotativo e sentido denotativo? (0,5)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ II- Analise o cartaz a seguir:

(6)

1ª PP de Português / 8º ano/ Paula Querino /Pág. 6 a) Por que podemos afirmar que a imagem utilizada no cartaz é um exemplo de metáfora visual? (1,0) ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Qual é a mensagem que se pretende transmitir com a imagem? (0,5)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ III- Leia a tirinha a seguir:

a) O substantivo composto mata-burro é formado por duas palavras (verbo + substantivo). O plural dos substantivos compostos é feito flexionando-se termos variáveis e não os invariáveis. Como ficaria, então, o plural do termo em negrito? (0,5)

________________________________________________________________________________ b) Nas aulas, você aprendeu que lugar-comum é uma frase feita, pouco original, que repete uma associação muito usada. Quanto ao plural da palavra lugar-comum, pode-se dizer que é formado da mesma forma com que se formou o plural da palavra mata-burro? Justifique sua resposta.(1,0) ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(7)

1ª PP de Português / 8º ano/ Paula Querino /Pág. 7 6ª Questão: Assinale a alternativa em que NÃO há palavra empregada em sentido figurado:

a) “O estrangeiro ainda tropeça com muita frequência na incompreensão das sociedades por onde passa.”

b) “Quando a luz estender a roupa nos telhados, seremos, na manhã, duas máscaras calmas.”(Mário Quintana)

c) “Vejo que o amor que te dedico aumenta seguindo a trilha de meu próprio espanto.”

d) “Não, eu te peço, não te ausentes / Porque a dor que agora sentes / Só se esquece no perdão.” e) “Sinto que o tempo sobre mim abate sua mão pesada.” (Carlos Drummond de Andrade)

7ª Questão: A figura de linguagem empregada nos versos em destaque é: “Quando a Indesejada das gentes chegar

(Não sei se dura ou caroável) Talvez eu tenha medo. Talvez sorria, ou diga:

- Alô, iniludível!” a) clímax b) eufemismo c) metáfora d) comparação e) onomatopeia 8ª Questão: Coloque: (1) Comparação (3) Hipérbole (2) Metáfora (4) Eufemismo

( ) "O pavão é um arco-íris de plumas"

( ) "Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono."

( ) “No tempo de meu Pai, sob estes galhos,/Como uma vela fúnebre de cera,/Chorei bilhões de vezes com a canseira / De inexorabilíssimos trabalhos!”

( ) Aqueles olhos eram como dois faróis acesos. ( ) Aquelas crianças que choravam rios de lágrimas.

A sequência numérica correta é: a) 2,4,3,1,3 b) 1,4,3,2,3 c) 2,3,4,1,4 d) 3,2,4,1,4 e) 4,3,2,1,2 9ª Questão:

(8)

1ª PP de Português / 8º ano/ Paula Querino /Pág. 8 A- Observe as orações que estão no quadro-negro.

a) Qual é a predicação dos verbos precisar e assistir no contexto?

________________________________________________________________________________ b) Caso o professor quisesse analisar a função sintática dos termos de empregados e a bons filmes, o que deveria anotar no quadro? Por quê?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ B- Observe que a oração “Vende-se casas” está riscada e sobre ela há uma seta. Com base em seus conhecimentos gramaticais, interprete as anotações do quadro-negro e responda:

a) Por que a expressão está riscada?

________________________________________________________________________________ b) Que alterações deveriam ser feitas para que ficasse de acordo com a norma-padrão?

________________________________________________________________________________ c) Com a seta, o professor chamava a atenção dos alunos para qual aspecto gramatical?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ C- Se a aula tratava de tipos de sujeito da oração, responda: As três orações apresentam o mesmo tipo de sujeito? Justifique sua resposta.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ D- Observe o 2º e o 3º quadrinhos:

a) O que a aparência do rapaz sugere quanto ao seu estado? Por que ele teria ficado desse jeito? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

b) Por que o garoto, ao chegar em casa, se identifica como “sujeito indeterminado”?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 10ª Questão: Há sujeito indeterminado em:

a) O pássaro voou assustado.

b) Surgiram reclamações contra o cruzado. c) Ouvem-se vozes na sala vizinha.

d) Ali, rouba-se no atacado e no varejo. e) Vende-se casa na praia.

(9)

1ª PP de Português / 8º ano/ Paula Querino /Pág. 9 As questões 11 a 14 são baseadas no livro lido neste trimestre.

“Eu compreendo que um homem goste de ver brigar galos ou de tomar rapé. O rapé (...) alivia o cérebro. A briga de galos, é o Jockey Club dos pobres. O que eu não compreendo é

o gosto de dar notícias.”

Assim se inicia “Quem conta um conto...”, história de Machado de Assis que gira em torno de um “novidadeiro”, tipo comum na sociedade brasileira do século XIX.

Os contos que você leu, escritos por quatro mestres da Literatura Brasileira, representam com muito humor situações e personagens de uma época perdida no passado. 11ª Questão: No conto: “Quem conta um conto...”, a característica de Luís da Costa que é colocada em evidência por Machado de Assis é:

a) sua maneira de respeitar o major. b) seu modo de se expressar.

c) sua maneira de vestir-se.

d) sua habilidade de espalhar novidades. e) seu desprezo pelo major.

12ª Questão: Leia: “Não era dado ao trabalho, vivia às custas dos outros: morava na casa dos tios, obtinha algum dinheiro da tia, conseguia cigarros dos amigos e conhecidos.”

A personagem caracterizada acima faz parte de que história do livro que vocês leram? a) “Quase ela deu o ‘sim’, mas...”

b) “O homem que sabia javanês”. c) “O macaco azul”.

d) “A cartomante”. e) “Brincar com fogo”.

13ª Questão: Em Português, muitas vezes o significado do que é dito altera-se se colocamos o adjetivo antes ou depois do substantivo.

“Lúcia e Mariquinhas eram muito amigas e quase parentas. O parentesco não vem ao caso, e por isso bastará saber que a primeira era filha de um velho médico, - velho em todos os sentidos, porque a ciência para ele estava no mesmo ponto em que ele a conheceu em 1849. Mariquinhas já não tinha pai; vivia com sua mãe, que era viúva de um tabelião.”

Assinale o único par de expressões que a alteração da ordem do adjetivo não altera o sentido: a) amigo velho e velho amigo

b) homem grande e grande homem c) velho médico e médico velho d) casa grande e grande casa e) pobre homem e homem pobre

14ª Questão: Observe os trechos abaixo retirados do conto “Quase ela deu o sim, mas...” I- Ele, porém, não os comprava, “filava-os” dos outros.

II- Quase ela deu o “sim”, mas...

III- É ver se o “Seu” Gustavo, da padaria “Rosa de Ouro”, me pode ceder duas estampas de seiscentos réis.

IV- Bem. A sua camisa está rasgada no peito. O senhor traz “ela” amanhã, que eu conserto “ela”. No texto, o autor usa aspas muitas vezes. Associe a coluna da direita com a coluna da esquerda, indicando a finalidade do uso das aspas em cada caso.

( ) hábito de “filar” (a) reproduzir fala de personagem que se desvia da norma culta ( ) padaria “Rosa de Ouro” (b) indicar termo da gíria usada pela personagem

( ) traz “ela” amanhã (c) citar nome de um lugar

(10)

1ª PP de Português / 8º ano/ Paula Querino /Pág. 10 A sequência que completa corretamente os parênteses é:

a) b, c, a, d b) a, c, b, d c) b, d, a, c d) a, b, c, d e) c, b, d, a

15ª Questão: Proposta de redação

Como você sabe, amanhã, dia 19 de março, Itajubá comemora 198 anos. Você e um grupo de amigos resolveram participar das festividades.

Escreva uma narração cujos protagonistas, levados pela alegria, envolvem-se em uma situação cômica ou desagradável. Narre em primeira pessoa.

Observações

• Seu texto deve ser escrito na norma culta da língua portuguesa; • Deve ter uma estrutura NARRATIVA;

• Não deve estar redigido em forma de poema (versos);

• A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas; • Não deixe de dar um título a sua redação

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

a) Se todas as alternativas forem corretas. b) Se apenas três alternativas forem corretas. c) Se apenas duas alternativas forem corretas. d) Se apenas uma alternativa for correta. e)

A partir de então, conseguiram produzir instrumentos (lâminas de corte, machados, serras elétrica com dentes de pedra mais eficientes e mais bem acabados. b)Os homens descobriram

a) idealizou o sistema de alianças entre os governadores dos estados e o governo federal, que consistia, basicamente, em uma troca de interesses e favores e que

3ªPPF de Literatura/ 2º ano/Prof. 3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão. 4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá

Relato de memórias é um gênero textual no qual são contadas experiências pessoais com base em fatos e impressões que ficaram gravados na memória do autor. No contexto literário,

Enquanto durou, o ciclo da borracha (1890-1910) promoveu o enriquecimento da região amazônica, na época o único produtor desse material no mundo. Em 1876, sementes

México, em abril de 2010, provocou um desastre ambiental de grandes proporções. Baseando-se nos seus conhecimentos sobre o tema, marque a única alternativa que NÃO indica

a ascendência japonesa dos imigrantes permite que eles não venham a sofrer qual quer tipo de discriminação. c) O grande fluxo de brasileiros para o Paraguai ocorre em função do