• Nenhum resultado encontrado

Como montar uma empresa de telentrega

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como montar uma empresa de telentrega"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Como montar

uma empresa de

telentrega

(2)

Expediente

Presidente do Conselho Deliberativo

Robson Braga de Andrade – Presidente do CDN

Diretor-Presidente

Guilherme Afif Domingos

Diretora Técnica

Heloísa Regina Guimarães de Menezes

Diretor de Administração e Finanças

Vinícius Lages

Unidade de Capacitação Empresarial e Cultura Empreendedora

Mirela Malvestiti

Coordenação

Luciana Rodrigues Macedo

Autor

Roberto Chamoun

Projeto Gráfico

Staff Art Marketing e Comunicação Ltda.

www.staffart.com.br

(3)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

TOKEN_HIDDEN_PAGE

Sumário

1 1. Apresentação ... 2 2. Mercado ... 2 3. Localização ... 3 4. Exigências Legais e Específicas ...

4 5. Estrutura ... 5 6. Pessoal ... 6 7. Equipamentos ... 7 8. Matéria Prima/Mercadoria ... 8 9. Organização do Processo Produtivo ...

9 10. Automação ... 10 11. Canais de Distribuição ... 10 12. Investimento ... 10 13. Capital de Giro ... 12 14. Custos ... 12 15. Diversificação/Agregação de Valor ... 13 16. Divulgação ... 14 17. Informações Fiscais e Tributárias ...

16 18. Eventos ... 17 19. Entidades em Geral ... 17 20. Normas Técnicas ... 18 21. Glossário ... 19 22. Dicas de Negócio ... 19 23. Características ... 20 24. Bibliografia ... 21 25. Fonte ... 21 26. Planejamento Financeiro ...

(4)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

Sumário

22 27. Soluções Sebrae ... 22 28. Sites Úteis ... 22 29. URL ...

(5)

Apresentação / Apresentação

1. Apresentação

Os serviços de entrega tornaram-se indispensáveis no dia a dia das pessoas. A agilidade e a rapidez são as responsáveis pelo crescimento do setor.

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o

empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

O trânsito é um dos pontos centrais do sistema de funcionamento das grandes cidades. As ruas estão marcadas pela disputa de espaço entre veículos (ônibus, caminhões, carros, motos e bicicletas) e pedestres. Para driblar a lentidão do trânsito, nos últimos anos, a motocicleta vem se firmando como importante alternativa de transporte e de obtenção de renda no Brasil. Isto, graças a características como praticidade, versatilidade, agilidade e economia.

Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas e Bicicletas - Abraciclo, cerca de 59% dos consumidores utilizam

principalmente motocicletas como ferramenta de trabalho no Brasil. Reflexo disso é o surgimento de profissões relacionadas ao uso da motocicleta e a popularização de serviços que utilizam este meio de transporte é ilimitada, dentre eles, o serviço de tele-entrega, também conhecido como no inglês delivery, ou moto frete, ou motoboy ou courrier. É o serviço de entrega de materiais, bens, serviços ou produtos a um determinado local (residência, comércio, indústria, etc.) pedidos por algum meio de comunicação como telefone, internet pelo cliente ou consumidor (Lambert et al. 1998, p. 20-21).

Os serviços de entrega sobre duas rodas se propagaram rapidamente no país, facilitando o dia-a-dia das pessoas, tornando-se uma alternativa indispensável para o envio dos mais variados tipos de encomendas. A agilidade, economia e rapidez proporcionadas por essa atividade são as principais causas do enorme crescimento registrado no setor nos últimos anos, fenômeno observado em muitas cidades do país, principalmente nos grandes centros.

Este documento não substitui o Plano de Negócio. Para elaboração do plano consulte o Sebrae mais próximo.

(6)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização

2. Mercado

Os serviços de telentrega abrangem diversos ramos de trabalho podendo atuar 24 horas, com entrega de mercadorias e entregas para consumidores finais, mas cada empresa cria seu diferencial e delimita os serviços oferecidos.

Dados do Sindicato das Transportadoras de Cargas do Estado de São Paulo (Setcesp) mostram que apenas na Grande São Paulo existe hoje quatro mil empresas

especializadas em moto frete, empregando cerca de trezentos mil motociclistas na região. Enquanto que se estima que existam cerca de um milhão e quinhentas mil pessoas no Brasil que atuam como motoboys, mensageiros, moto taxi e etc. Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, o segmento de serviços de atividades de malote e de entrega alcançou em abril de 2014 um estoque de 42.356 empregos formais, representando uma evolução de 3%, em relação ao ano de 2013.

Em todo o país, os principais usuários destes serviços são restaurantes, farmácias e empresas de pequeno, médio e grande porte que precisam de agilidade na circulação de encomendas e pequenas cargas.

O moto frete cresce no Brasil na ausência, em muitas cidades do país, de serviços de coleta e entrega de encomendas expressas, devido a diversos fatores, entre eles: - crescimento das vendas a distância (via internet, telemarketing, catálogos, etc.) dos mais diversos tipos de produtos que, com a maior segurança nas transações

financeiras eletrônicas, vêm aumentando o hábito do brasileiro em utilizar essa comodidade;

- aumento da frota nacional de veículos automotores;

- aumento do tráfego de veículos causando congestionamento no trânsito e maximizando o tempo de entrega do material pelo remetente.

3. Localização

Apesar da localização ser um aspecto determinante do sucesso de um negócio, neste caso não é necessário que o ponto para a instalação do empreendimento de empresa de tele entrega seja em um local de fácil visualização, pois o serviço a ser prestado normalmente não será procurado na sede da empresa e sim através de contato via telefone ou correio eletrônico.

O “boom” da atividade de moto frete aconteceu a partir de 1995, com os bancos enviando talões e cartões de crédito para a casa dos clientes. O serviço ganhou confiabilidade e a proliferação dos serviços de encomendas expressas é um fenômeno

(7)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas

que hoje atinge todo o Brasil, principalmente os grandes centros e as cidades médias brasileiras. Algumas empresas de moto frete se situam estrategicamente em centros financeiros a fim de atenderem a clientela em assuntos administrativos que necessitam de entregas ou recebimentos. Nestes centros, o melhor local para se instalar uma empresa de moto-frete é próximo a zonas comerciais e industriais, contudo, não há a necessidade de instalar a empresa nos locais centrais destas cidades onde os custos seriam maiores, mesmo porque a mobilidade proporcionada pelas motocicletas e os meios de comunicação (principalmente rádios e celulares) permite que a empresa de moto-frete se instale em locais menos disputados, com custos de locação menores, sem perder competitividade.

Antes de se definir por um imóvel para abertura e montagem de sua empresa de moto frete, o empreendedor deverá observar os seguintes detalhes:

- Certificar-se de que o imóvel em questão atende as necessidades operacionais quanto à localização, capacidade de instalação, características da vizinhança - se é atendido por serviços de água, luz, esgoto, telefone, etc.

- Comodidades que possam tornar mais conveniente e menos onerosa a gestão do negócio tais como: proximidade dos clientes mais importantes ou dos locais de residência dos empregados.

- Cuidado com imóveis situados em locais sujeitos a inundações ou próximos às zonas de risco. Consulte a vizinhança a respeito.

- Verificar se o imóvel está legalizado e regularizado junto aos órgãos públicos municipais que possam interferir ou impedir sua futura atividade.

- Confira a planta do imóvel aprovada pela Prefeitura, e veja se não houve nenhuma obra posterior, aumentando, modificando ou diminuindo a área primitiva, que deverá estar devidamente regularizada.

- Verificar também na Prefeitura Municipal:

• se o imóvel está regularizado, ou seja, se possui HABITE-SE;

• se as atividades a serem desenvolvidas no local, respeitam a Lei de Zoneamento Urbano do Município, pois alguns tipos de negócios não são permitidos em qualquer bairro;

• se os pagamentos do IPTU referente o imóvel encontram-se em dia;

• no caso de serem instaladas placas de identificação do estabelecimento, será necessário verificar o que determina a legislação local sobre o licenciamento das mesmas.

4. Exigências Legais e Específicas

Para registrar a sua empresa de moto frete é recomendável que o empreendedor contrate os serviços de um contabilista habilitado que irá legalizar a empresa nos seguintes órgãos:

- Junta Comercial;

- Secretaria da Receita Federal (CNPJ); - Secretaria Estadual de Fazenda;

(8)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura

- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra (é obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da

constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano);

- Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema "Conectividade Social – INSS/FGTS”;

- Corpo de Bombeiros Militar.

- Alvará de licença sanitária - Adequar às instalações de acordo com o Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas). Em âmbito federal a fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estadual e municipal fica a cargo das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. (quando for o caso)

A Portaria DENATRAN 57 11.10.07 Aprovou a utilização das películas retrorrefletivas, para aposição em capacetes e coletes para motociclistas, baú/ grelha usados para o transporte remunerado de cargas por motocicleta e motoneta.

A Resolução Contran 356/2010 de 04.08.2010 aprovou os requisitos mínimos de segurança para o transporte remunerado de passageiros e de cargas. Para o exercício das atividades de moto táxi e moto frete o condutor deverá ter entre outros requisitos, a idade mínima de 21 anos, não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, não estar com a carteira nacional de habilitação cassada, decorrente de crime de trânsito, ou estar impedido judicialmente de exercer seus direitos, possuir habilitação categoria “A” por pelo menos dois anos, ser aprovado em curso especializado de 30 horas/aula, regulamentado pela resolução 350 do Contran e estar vestido com colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos exigidos pela Resolução 356 do Contran.

O empreendedor deste ramo deve estar ciente ainda das limitações impostas pela Lei nº 6.538, de 22 de junho de 1978, que dispõe sobre os Serviços Postais e estabelece em seu artigo 9º que determinadas atividades são exploradas em regime de monopólio Além do cumprimento das exigências anteriores, é necessário pesquisar na Prefeitura Municipal a legislação aplicada ao negócio de empresa de tele-entrega.

O Sebrae local poderá ser consultado para orientação.

5. Estrutura

A estrutura de uma empresa de tele entrega é muito simples, necessitando de uma área mínima de 50 m2, com espaço para abrigar as áreas de vendas e atendimento telefônico ao cliente, com um pequeno escritório para a administração e depósito de carga, outro espaço para acomodação dos motoboys com espaço de espera com televisor, uma copa ou pequeno refeitório e banheiros, de acordo com a gestão de pessoal exercida pela empresa.

(9)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal

para guarda, pequenos reparos e manutenção das motocicletas (para as empresas que têm frota própria) complementa a estrutura necessária para a operação do negócio.

6. Pessoal

A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. É possível começar uma empresa de motofrete com uma pequena estrutura e poucos motociclistas. À medida que for crescendo a clientela e a demanda de serviços, vai surgindo a necessidade de aumentar a frota e o pessoal de apoio da empresa. Para uma empresa de tele-entrega de pequeno porte pode-se começar com nove empregados, sendo:

- dois atendentes para o recebimento dos chamados, esclarecimento de dúvidas e prospecção de clientes;

- um auxiliar de escritório para administração; - cinco mototaxistas ou motoboys;

- um auxiliar de serviços gerais.

O serviço de motofrete pode ser prestado por condutor autônomo (contratação direta) ou por pessoa jurídica (contratação indireta), constituída sob a forma de empresa comercial, associação ou cooperativa, que explore esse serviço por meio de frota própria ou não, mediante prévia autorização e licença emitida pelo órgão público competente.

Os entregadores, motoboys, podem atuar como autônomos, com moto própria, arcando com as despesas de gasolina e manutenção ou podem ser contratados por serviço temporário, onde recebem pelas entregas realizadas.

Seja qual for a escolha do empresário, a recomendação de advogados é fazer dois contratos. Além de registrar o funcionário, é indispensável ter um contrato de locação do veículo. Quem não registrar o funcionário terá de arcar com indenização em caso de acidente.

A prestação de serviço regular caracteriza vínculo empregatício. Os advogados costumam recomendar aos empresários fazer um seguro para cobertura de danos a terceiros.

Os colaboradores devem ter as seguintes competências, que devem ser focadas no processo de seleção e contratação:

- atendentes: além de conhecer muito bem os serviços e a empresa, o atendente deve também conhecer as necessidades e os hábitos dos clientes e ter uma postura

consultiva oferecendo soluções que atendam essas necessidades.

(10)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos

profissional necessita cuidar da aparência pessoal e apresentar uma postura profissional adequada, ter conhecimento de mecânica de motocicletas para reparar pequenas falhas e saber atuar em casos de emergência. Ainda é necessária a atenção com o cliente, fluência verbal para saber comunicar-se com clareza e percepção espacial para identificar localidades, endereços, etc.

- auxiliares de administração: além de dominar muito bem o serviço/produto e a empresa, o auxiliar de administração deve ser bom ouvinte, organizado, ter concentração no trabalho e conhecer rotinas administrativas.

Para contratar colaboradores o empresário deverá considerar questões essenciais no atendimento, tais como: agilidade e presteza no atendimento, capacidade de identificar as necessidades dos clientes, demonstrar interesse e procurar solucionar problemas. O empreendedor deverá participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato da categoria, utilizando-a como butilizando-alizutilizando-adorutilizando-a dos sutilizando-alários e orientutilizando-adorutilizando-a dutilizando-as relutilizando-ações trutilizando-abutilizando-alhistutilizando-as, evitutilizando-ando, assim, conseqüências desagradáveis.

O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado.

7. Equipamentos

São necessários os seguintes móveis e equipamentos: Área Administrativa:

- microcomputador completo - 1 – R$1.398,00; - impressora multifuncional laser - 1 – R$480,00; - telefone - 2 – R$258,00; - mesas - 2 – R$540,00; - cadeiras - 4 – R$436,00; - armário de escritório - 1 – R$414,00; Total: R$3.526,00. Operacional do Negócio: - Motocicleta - 5 - R$ 35.500,00;

- Capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores - 5 – R$1.567,00; - Kit motoboy (colete, antena, protetor perna) - 5 – R$675,00;

(11)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria

- Baú de carga 80 litros para motocicleta - 5 – R$750,00; - microcomputador completo - 1 – R$ 1.398,00;

- impressora multifuncional laser - 1 – R$480,00; - telefone - 2 – R$258,00; - mesas - 2 – R$540,00; - cadeiras - 2 – R$ 218,00; - armário de escritório - 1 – R$414,00; - máquina ECF - 1 – R$842,00; - impressora matricial - 1 – R$899,00; Total: R$43.541,00.

8. Matéria Prima/Mercadoria

A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:

- Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado. Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques.

- Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas

futuras, sem que haja suprimento.

- Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.

Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o desenvolvimento econômico do Brasil tem sido impulsionado nos últimos tempos não mais pela atividade industrial, mas

principalmente pelo setor de serviços. Com amplo crescimento, o segmento de serviços em 2013 respondeu por 68,5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e é considerado o maior empregador do país, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Serviços são atividades econômicas que criam valor e

(12)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo

fornecem benefícios para clientes em tempos e lugares específicos, como decorrência da realização de uma mudança desejada, ou em nome do destinatário do serviços e, não tem como resultado a propriedade de algo. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto físico.

Assim, por tratar-se de uma prestação de serviços, neste ramo de negócios não há matéria-prima em processo ou produção de mercadorias. Por ser intangível a

prestação de serviços não podem ser vistos, cheirados, tocados, provados, antes de serem comprados. Por isso um dos desafios dos serviços de tele entrega é tornar tangível o intangível, de modo a reduzir a incerteza da compra e mostrar indicativos de qualidade por meios dos funcionários, equipamentos, de preço e de marca. Um serviço é essencialmente, uma promessa.

De um modo geral, a produção e o consumo dos serviços se dão simultaneamente, sendo a inseparabilidade uma das características. No caso da prestação de serviços de motoboy, os clientes podem participar desse processo, o cliente esta presente e, poderá causar impacto na própria qualidade dos serviços. Os consumidores estão cada vez mais sensíveis ao tempo que despendem, e isso pode ser um fator crucial na avaliação da qualidade dos serviços.

Também é difícil padronizar a prestação dos serviços. Dificilmente um serviço será igual a outro à medida que dependem de quem os executa e de quanto e onde são executados. Essa falta de padrão torna mais difícil evitar erros e, principalmente ocultá-los.

Por fim, como é um desempenho, um serviço não pode ser estocado, é perecível. No caso do serviço de tele entrega ou motoboy, a oferta de serviços pode ser de 24 horas, que representa capacidade produtiva e, terá capacidade ociosa caso não exista cliente para requerer o serviço. Portanto, é importante gerenciar a demanda e os custos resultantes da ociosidade.

Para a definição do portfólio de serviços a serem oferecidos o empresário deverá visitar concorrentes para observar os pontos fortes e pontos fracos, ouvir

permanentemente seus clientes para saber os benefícios esperados e ir fazendo adaptações ao longo do tempo.

9. Organização do Processo Produtivo

O dia-a-dia uma empresa de moto frete precisa obedecer a uma rotina para não cometer erros, ou seja: depois de recebido o chamado, a ordem de serviço é emitida. Imediatamente, o motoboy sai para fazer a coleta (ou a entrega). Assim que o trabalho é finalizado, o profissional retorna à empresa para fechar a ordem de serviço. A

organização do processo produtivo da sua empresa de moto frete dependerá muito do perfil de sua clientela e do tamanho de sua frota de motocicletas, isto porque estes fatores serão determinantes no planejamento (elaboração de roteiros, manutenção da

(13)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação

frota, reposições, etc.), execução e supervisão permanente dos serviços prestados. O empreendedor deverá investir no atendimento telefônico e internet, pois eles serão os meios mais utilizados, e é através deles que as solicitações dos serviços de entrega acontecerão na maioria dos casos. É essencial para qualquer prestador de serviço de moto frete manter durante o horário comercial o suporte via telefone e internet para dar atendimento às chamadas e eventuais consultas de clientes, independente do seu tamanho.

É importante manter a comunicação constante com sua equipe para eventuais

chamadas, alteração de roteiros ou necessidade de suporte que possam vir a atrasar a entrega do objeto.

É necessário manter um cadastro de clientes atualizado e um controle de faturamento e cobrança dos serviços de forma organizada.

A forma de contratação e pagamento dos motoboys também irá determinar os controles requeridos para lançamento e conversão pelo sistema informatizado das horas trabalhadas e crédito na folha de pagamento.

O empreendedor pode investir também em rastreamento, em que será possível localizar com precisão o posicionamento dos veículos de parceiros previamente contratados.

10. Automação

Informatizar a empresa agiliza e melhora a produtividade. Porém, o empreendedor tem que identificar os problemas que precisa solucionar antes da informatização para evitar custos desnecessários. Há no mercado uma boa oferta de sistemas para

gerenciamento de pequenos negócios. Para uma produtividade adequada, devem ser adquiridos sistemas que integrem as compras, as vendas e o financeiro. Os softwares possibilitam o cadastro de clientes e fornecedores, controle de estoque, serviço de mala-direta para clientes e potenciais clientes, cadastro de móveis e equipamentos, controle de contas a pagar e a receber, fornecedores, folha de pagamento, fluxo de caixa, fechamento de caixa e etc.

Numa empresa de telentrega a automação ocorre na parte operacional mediante a implementação do controle dos objetos transportados, identificando-os com etiquetas de códigos de barras e rastreando-os com o auxílio de softwares apropriados para este fim. Deve-se procurar softwares de custo acessível e compatível com uma pequena empresa.

(14)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro

11. Canais de Distribuição

A empresa é o próprio canal de distribuição.

Possuir um site na internet com apresentação dos serviços oferecidos e os telefones da empresa é bastante eficaz, pois dessa forma possibilita ao cliente solicitar os serviços a qualquer momento.

Esse tipo se empresa deve procurar realizar parcerias com alguns ramos de negócios que dependem de entrega, como: farmácias, restaurantes, escritórios, lojas de peças e acessórios, distribuidoras em geral e outros que o empreendedor deverá identificar na sua área de atuação.

12. Investimento

Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:

- investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;

- investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração,

honorários profissionais e outros;

- capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros. Para uma empresa de tele-entrega o empreendedor deverá dispor de

aproximadamente R$ 78.347,10 para fazer frente aos seguintes itens de investimento: - Mobiliário para a área administrativa – R$ 3.526,00

- Construção e reforma de instalações – R$ 12.000,00 - Móveis e equipamentos – R$ 43.541,00

- despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.- R$ 1.200,00 - capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 18.080,10

13. Capital de Giro

Capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma quantia

(15)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro

imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações de caixa.

O capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles: prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).

Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.

Se o prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão- de-obra, aluguel, impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto, o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para complementar esta

necessidade do caixa.

Se ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso, deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto, retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros.

Um fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com precisão.

No caso de uma empresa de tele-entrega, o empresário deve reservar em torno de 30% do total do investimento inicial para o capital de giro.

(16)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor

14. Custos

São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas e insumos consumidos no processo de estoque e comercialização.

O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o

controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.

Abaixo apresentamos uma estimativa de custos fixos mensais típicos de uma empresa de telentrega:

1. água, luz, telefone, internet – R$ 490,00;

2. salários, comissões e encargos – R$ 15.603,64; 3. taxas, contribuições e despesas afins – R$ 978,00; 4. transporte – R$ 2.270,00;

5. refeições – R$ 1.980,00; 6. seguros – R$ 1.690,00;

7. assessoria contábil – R$ 700,00; 8. segurança – R$ 465,00;

9. limpeza, higiene e manutenção – R$ 724,00.

15. Diversificação/Agregação de Valor

Para o sucesso do negócio é fundamental um portfólio de serviços com várias opções e o mais diversificado possível. Dentre os principais serviços de uma empresa de telentrega, destacam-se:

- Coleta e entrega de pequenos volumes; - Pagamentos em bancos;

- Serviços em cartórios;

- Distribuição de brindes e convites; - Troca de malotes entre filiais; - Coleta e entrega de documentos; - Despachos aéreos;

(17)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação

- Cotações de preços, apoio ao setor de compras; - Distribuição de produtos vendidos via telemarketing; - Serviços diversos em despachantes;

- Serviços diversos em órgãos públicos; - Despachos em correios;

- Entrega de propostas;

- Entregas de cotações de preços; - Entregas de presentes;

- Entregas e coletas de documentos contábeis; - Coletas de assinaturas em contratos.

O trabalho de coleta e entrega dos objetos prestados por uma empresa de telentrega pode ser complementado com serviços agregados tais como:

- Aviso de Recebimento : É quando o remetente necessita de uma confirmação, por escrito, da entrega do objeto, com dados do recebedor no destino.

- Mão Própria : É quando o motoboy assume o compromisso de só entregar o objeto a uma pessoa específica no destino.

- Logística reversa : É quando o motoboy retorna ao remetente os objetos devolvidos (recusados) ou não entregues ao destinatário.

- Cobrança no destino : Neste caso o motoboy executará a cobrança da venda do objeto ao destinatário e entregará tais recursos ao remetente do objeto.

- Serviços de manuseio (dobra, inserção, etiquetagem, etc) dos objetos a serem expedidos.

Esse tipo de negócio exige criatividade e inovação permanente. É importante observar as necessidades que surgem e oferecer novos serviços.

Uma forma de agregar valor é estabelecer contato permanente com o cliente com o objetivo de avaliar a qualidade do atendimento, e agendar periodicamente novos atendimentos, criando espaços para uma nova venda.

É importante pesquisar junto aos concorrentes para conhecer os serviços que estão sendo adicionados e desenvolver opções específicas com o objetivo de proporcionar ao cliente um produto diferenciado. Além disso, conversar com os clientes atuais para identificar suas expectativas é muito importante para o desenvolvimento de novos serviços ou produtos personalizados, o que amplia as possibilidades de fidelizar os atuais clientes, além de cativar novos.

16. Divulgação

Divulgação é a palavra de ordem para uma empresa de telentrega. O importante é aparecer, ou seja, precisa ficar em evidência. Os meios para divulgação variam de acordo com o porte e o público-alvo escolhido. Podem ser usados anúncios em jornais de bairro, revistas locais e propaganda em rádio.

(18)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias

A divulgação na internet é uma ótima forma para alcançar o público-alvo e, dessa forma aumentar as vendas. Para que isso ocorra, primeiramente é necessário ter um site da sua empresa de moto frete. Um bom site pode ser tornar a principal vitrine do seu negócio, basta ver quais são os caminhos que os usuários percorrem para buscar informações atualmente, visto que o tradicional catálogo telefônico esta ficando

obsoleto. Mas isso não significa que os internautas cheguem lá sozinhos. Uma vez criada a página na web (site) e colocada online, é necessário garantir que os usuários interessados em seu negócio consigam encontrá-la na web, sendo os mecanismos de buscas considerados uma das melhores mídias digitais, que além de custo zero, podem ser posicionados estrategicamente para que seu site apareça nas páginas dos buscadores. No caso do Brasil o foco é sempre o Google. Também poderão ser utilizados links patrocinados, paga-se ao buscador para que seu anúncio apareça na primeira página quando buscarem pelo produto ou serviço que você vende. Também as redes sociais são importantíssimas em qualquer estratégia online, pois com ela você pode criar sua “própria mídia” diminuindo o investimento e publicidade e aumentando o relacionamento com os clientes.

Outras formas de divulgação incluem-se o tradicional boca a boca, a distribuição de folhetos, mala-direta e o telemarketing ativo para captação de clientes corporativos. Caracterizar as motocicletas e seus acessórios, como exemplo, baús, mochilas e uniforme dos motociclistas com a logomarca, endereço e telefone para contatos da empresa são outras formas de divulgação e de criação de uma identidade visual.

17. Informações Fiscais e Tributárias

O segmento de EMPRESA DE TELENTREGA, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 5320-2/02 como a atividade de serviços de malote não realizado pelo correio nacional, envolvendo a coleta, o transporte e entrega de documentos, cartas e volumes, realizados em um ou mais meios de transporte, poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei

Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) para empresa de pequeno porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.

Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional (http://www8.receita.f azenda.gov.br/SimplesNacional/):

(19)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias

• IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica); • CSLL (contribuição social sobre o lucro); • PIS (programa de integração social);

• COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social); • ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza);

• INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).

Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, variam de 6% a 17,42%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao número de meses de atividade no período.

Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.

Se a receita bruta anual não ultrapassar a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), o empreendedor, desde que não possua e não seja sócio de outra empresa, poderá optar pelo regime denominado de MEI (Microempreendedor Individual) . Para se enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 - Anexo XIII

(http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm ). Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em valores fixos mensais conforme abaixo:

I) Sem empregado

• 5% do salário mínimo vigente - a título de contribuição previdenciária do empreendedor;

• R$ 5,00 a título de ISS - Imposto sobre serviço de qualquer natureza.

II) Com um empregado: (o MEI poderá ter um empregado, desde que o salário seja de um salário mínimo ou piso da categoria)

(20)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos

O empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes percentuais:

• Retém do empregado 8% de INSS sobre a remuneração;

• Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a remuneração do empregado.

Havendo receita excedente ao limite permitido superior a 20% o MEI terá seu empreendimento incluído no sistema SIMPLES NACIONAL.

Para este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.

Fundamentos Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN - Comitê Gestor do Simples Nacional nº 94/2011.

18. Eventos

Congresso Brasileiro das Empresas de Entregas Rápidas e Encomendas Expressas Evento: anual

Local: São Paulo – SP

Site: congresso.brasileiro@terra.com.br Motoboy Festival

Evento: anual

Local: São Paulo – SP Salão Duas Rodas Evento: bianual Local: São Paulo - SP

Site: www.salaoduasrodas.com.br Prêmio Nacional de Telesserviços

ABT – Associação Brasileira de Telesserviços

Local: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1685 cj 5i – Jardim Paulistano – SP. site: www.abt.org.br

(21)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas

19. Entidades em Geral

Relação de entidades para eventuais consultas:

Associação Brasileira de Empresas do Setor de Trânsito - ABTRANS

SRTV/SUL Quadra 701 Bloco "A" sala 415 - Centro Empresarial Brasília – Brasília - DF CEP: 70340-907

Tel: (61) 3224-6088 www.abetrans.org.br

Associação Brasileira de Motociclistas - ABRAM

Rua Prof. Germano Negri, 150 – sala 94, Centro - São Roque - SP CEP: 18150-904

Central de Relacionamento ABRAM (11) 4784-7463 www.abrambrasil.org.br

Associação Brasileira de Telesserviços – ABT

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1685, Conj. 5i, Jardim Paulistano – São Paulo- SP CEP: 01452-916

Tel: (11) 3813-0068 www.abt.org.br

Federação dos Mototaxistas e Motofretistas do Brasil - FENAMOTO Av. T-30 n° 228 Qd 10 lote 08, St. Bueno, Goiânia – Goiás

CEP: 74.210-060

Tel: (62) 3088-2797 /3088-2787 http://www.fenamoto.com.br

Procurar na localidade:

Sindicato das Empresas de Teleserviços e Entregas Rápidas

20. Normas Técnicas

Norma técnica é um documento, estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece para um uso comum e repetitivo regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando a obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto. (ABNT NBR ISO/IEC Guia 2).

(22)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

por: fabricantes, consumidores e organismos neutros (governo, instituto de pesquisa, universidade e pessoa física).

Toda norma técnica é publicada exclusivamente pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, por ser o foro único de normalização do País.

1. Normas específicas para uma Empresa de Telentrega

Não existem normas específicas para este negócio.

2. Normas aplicáveis na execução de uma Empresa de Telentrega

Não existem normas específicas para este negócio.

21. Glossário

Bração - Motorista que atrapalha o motoboy.

Cachorro Louco - É o motociclista que sobe nos canteiros, arrasta retrovisores e dispara entre os carros, podendo causar perigo para si e para os outros motoristas e pedestres.

Comprar chão - cair da moto.

Corredor - fileira que fica entre os carros no congestionamento por onde passam os motoboys.

(23)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

Sem Terra - alguém que nunca comprou chão. Trampo-roça - Entrega em lugar distante.

22. Dicas de Negócio

Qualquer atividade da vida social ou pessoal, quanto melhor e mais planejada melhor será executada. Assim, também em qualquer negócio, o tempo que se gasta antes de começar é dinheiro que se deixa de perder: os problemas prováveis ou meramente possíveis, já foram pensados e a solução equacionada antes que ele vire perda. Para começar, você precisa confirmar a existência de interessados em contratar os serviços que pretende oferecer na sua Prestação de Serviços de Motoboy.

- Para começar, você precisa confirmar a existência de interessados em contratar os serviços que pretende oferecer na sua Prestação de Serviços de Motoboy.

- Se você já atuou no ramo de “Prestação de Serviços de Motoboy”, como empresário ou como empregado, não pense que sabe tudo. Visite o maior número possível de lojas, converse com os proprietários e empregados, faça amizade com o maior número possível de empresários, troque idéias, confira as diferentes percepções sobre o mercado, sobre as dificuldades, etc.

- Pense bem e pesquise bastante antes de se definir pela compra (frota própria) ou aluguel das motos. Caso decida por adquirir as motos de sua empresa observe que a motocicleta usada pode ser mais barata e caso ocorra alguma queda o prejuízo será menor. No entanto a motocicleta 0 km, além de mais confortável, oferece melhores condições de pilotagem, possui garantia e pode ser financiada.

- Observe rigorosamente os requisitos de segurança estabelecidos pelas autoridades competentes e supervisione atentamente sua equipe para o adequado cumprimento da legislação de trânsito.

23. Características

O empreendedor envolvido com atividades relacionadas à empresa de tele-entrega precisa adequar-se a um perfil que o mantenha na vanguarda do setor. É aconselhável uma autoanálise para verificar qual a situação do futuro empreendedor frente a esse conjunto de características e identificar oportunidades de desenvolvimento. A seguir, algumas características desejáveis ao empresário desse ramo.

- Boas ideias são comuns a muitas pessoas. A diferença está naqueles que conseguem fazer as ideias se transformarem em realidade, isto é, implementar as ideias.

(24)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

- Todo empreendedor tem uma verdadeira paixão por aquilo que faz. Paixão faz a diferença. Entusiasmo e paixão são as principais características de um empreendedor. - Pesquisar e observar permanentemente o mercado em que está instalado,

promovendo ajuste e adaptações no negócio.

- Ter atitude e iniciativa para promover as mudanças necessárias. - Acompanhar o desempenho dos concorrentes.

- Saber administrar todas as áreas internas da empresa.

- Saber negociar, vender benefícios e manter clientes satisfeitos. - Planejar e acompanhar o desempenho da empresa.

- Ser persistente e não desistir dos seus objetivos. - Manter o foco definido para a atividade empresarial. - Ter coragem para assumir riscos calculados.

- Ter conhecimento específico sobre a prestação de serviços de tele-entrega. - Ser pontual e cumprir prazos e horários acordados.

- Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e o Código Brasileiro de Trânsito.

24. Bibliografia

AIUB, George Wilson et al. Plano de Negócios: serviços. 2. ed. Porto Alegre: Sebrae, 2000.

Alves Jr., Dirceu Rodrigues. Acidentes graves e fatais com motocicletas. Revista da ABRAMET - Associação Brasileira de Medicina de Tráfego. Ed. nº 46, ago-set, 2005, pg. 57.

BARBOSA, Mônica de Barros; LIMA, Carlos Eduardo de. A Cartilha do Ponto Comercial: Como escolher o lugar certo para o sucesso do seu negócio. São Paulo: Clio Editora, 2004.

BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendedorismo e gestão : fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas 2012.

(25)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2004.

Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (CAGED) disponível em Acesso em: 18 jun 2014.

COSTA, Nelson Pereira. Marketing para Empreendedores: um guia para montar e manter um negócio. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

DAUD, Miguel; RABELLO, Walter. Marketing de Varejo: Como incrementar resultados com a prestação de Serviços. São Paulo: Artmed Editora, 2006. DOLABELA,

Fernando. O Segredo de Luisa. 14. ed. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999. DORNELLAS, José C. Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

HISRICH. Roberto D.; PETERS, Michael P. Empreendedorismo. São Paulo: Bookman, 2007.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LAMBERT, Douglas M.; STOCK, James R. e ELLRAM, Lisa M. Fundamentals of Logistics Management. Nova York: Ed. McGraw-Hill, 1998.

SILVA, José Pereira. Análise Financeira das Empresas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006. Wal-Mart disponível na internethttp://www.walmart.com.br acesso em 11 de junho de 2014.

25. Fonte

Não há informações disponíveis para este campo.

26. Planejamento Financeiro

(26)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

27. Soluções Sebrae

Não há informações disponíveis para este campo.

28. Sites Úteis

Não há informações disponíveis para este campo.

29. URL

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-empresa-de-telentrega

Referências

Documentos relacionados

As dimensões de TI estudadas nessa pesquisa buscou identificar e relação entre Tecnologia da Informação e a entrega da Proposta de Valor Social pela Empresa estudada. A

Apesar da localização ser um aspecto determinante do sucesso de um negócio, neste caso não é necessário que o ponto para a instalação do empreendimento de empresa de tele entrega

O segmento de AGÊNCIA DE TURISMO, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 7911-2/00 como a atividade de exploração de agências de viagens

O segmento de EMPRESA DE TRADUÇÃO PARA EVENTOS, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 7490-1/01 como atividade de serviços de

O segmento de REDE DE PROTEÇÃO PARA JANELAS, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 1353-7/00 como a atividade de fabricação de redes

O segmento de SALÃO DE JOGOS NÃO ELETRÔNICOS, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 9329-8/03 como a atividade de exploração

entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 4930- 2/02 como atividade de transporte rodoviário de cargas em geral , exceto de produtos

O segmento de SERVIÇO DE GUINCHO, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 5229-0/02 como atividade de serviço de guincho (reboque) de