• Nenhum resultado encontrado

Como montar um serviço de guincho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como montar um serviço de guincho"

Copied!
49
0
0

Texto

(1)

Como montar um

serviço de

guincho

(2)

Expediente

Presidente do Conselho Deliberativo

Robson Braga de Andrade – Presidente do CDN

Diretor-Presidente

Guilherme Afif Domingos

Diretora Técnica

Heloísa Regina Guimarães de Menezes

Diretor de Administração e Finanças

Vinícius Lages

Unidade de Capacitação Empresarial e Cultura Empreendedora

Mirela Malvestiti

Coordenação

Luciana Rodrigues Macedo

Autor

Paulo César Borges de Sousa

Projeto Gráfico

Staff Art Marketing e Comunicação Ltda.

www.staffart.com.br

(3)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

TOKEN_HIDDEN_PAGE

Sumário

1 1. Apresentação ... 2 2. Mercado ... 6 3. Localização ... 7 4. Exigências Legais e Específicas ...

10 5. Estrutura ... 12 6. Pessoal ... 14 7. Equipamentos ... 18 8. Matéria Prima/Mercadoria ... 20 9. Organização do Processo Produtivo ...

21 10. Automação ... 22 11. Canais de Distribuição ... 22 12. Investimento ... 25 13. Capital de Giro ... 26 14. Custos ... 29 15. Diversificação/Agregação de Valor ... 29 16. Divulgação ... 30 17. Informações Fiscais e Tributárias ...

32 18. Eventos ... 33 19. Entidades em Geral ... 34 20. Normas Técnicas ... 37 21. Glossário ... 38 22. Dicas de Negócio ... 39 23. Características ... 42 24. Bibliografia ... 45 25. Fonte ... 45 26. Planejamento Financeiro ...

(4)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

Sumário

45 27. Soluções Sebrae ... 45 28. Sites Úteis ... 45 29. URL ...

(5)

Apresentação / Apresentação

1. Apresentação

O serviço é oferecido ao cliente final, via convênios com seguradoras, revendas e locadoras, e representa um segmento de mercado com crescimento contínuo.

O negócio de Serviço de Guincho está relacionado ao atendimento emergencial e autossocorro. As empresas desse ramo oferecem os serviços de remoção de veículos com problemas mecânicos ou elétricos até os locais credenciados para conserto e ainda realizam eventuais atendimentos de pequenos reparos mecânicos.

A agitação das cidades, onde o tempo é consumido de forma intensa, permitiram o desenvolvimento de novos hábitos, onde a conveniência e comodidade passam a ter um valor significativo na rotina das pessoas. O automóvel passou então a representar o símbolo desse novo conceito de vida moderna, não apenas como meio de

transporte, mas como símbolo dessa conveniência.

Nesse cenário insere-se o negócio de Serviço de Guincho. Foi-se o tempo em que trafegar em rodovias rumo a qualquer parte representava um transtorno,

principalmente se durante a viagem o carro apresentasse uma pane. Para contornar essa situação, foi criado esse tipo de serviço.

O Serviço de Guincho oferece o atendimento emergencial a motoristas de veículos automotores com dificuldade de locomoção em razão de falhas, tais como: pane seca, mecânica, elétrica, reboque, transporte para ocupantes do veículo e guarda do veículo. O profissional que presta serviço de guincho não deve ser confundido com mecânico, ou seja, tal profissional tem a função de atender o usuário na sua dificuldade

(6)

Apresentação / Apresentação / Mercado

próxima, segundo o interesse do proprietário do veículo socorrido.

A demanda por esse tipo de serviço - oferecido diretamente ao cliente final, e via convênios, que podem ser firmados com seguradoras, locadoras de veículos,

concessionárias de veículos, revendas, etc. - apresenta um segmento de mercado com crescimento contínuo e bastante amplo.

2. Mercado

A frota brasileira de automóveis, cada vez mais avançada tecnologicamente, tem apresentado crescimento apesar de crises econômicas que o país vem enfrentando. Esse fator torna o Serviço de Guincho um negócio bastante interessante,

principalmente em áreas com grande fluxo de veículos e pouca assistência técnica especializada.

O mercado da prestação de serviços de guincho está diretamente relacionado ao mercado de veículos automotores. As vendas da indústria automobilística no primeiro semestre de 2017, segundo dados do mercado, aumentaram 3,7% em relação ao mesmo período do ano passado, com um total de 1.019,4 milhão de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Foi o primeiro resultado semestral positivo desde 2013.

Nesse ramo, o empreendedor deverá conhecer os mercados em que irá atuar. Basicamente será necessário identificar o mercado consumidor, o mercado concorrente e o mercado fornecedor.

(7)

Apresentação / Apresentação / Mercado

Mercado consumidor

Tradicionalmente os consumidores desse tipo de serviço são as pessoas físicas, as seguradoras, as locadoras de veículos, as concessionárias de veículos ou revendas de automóveis.

No intuito de estudar melhor esse mercado, o empreendedor deverá pesquisar os indicadores econômicos e sociais da região em que pretende abrir a empresa. É essencial que se analisem alguns índices como: tamanho da população, população economicamente ativa, índice de potencial do consumo, índice de desenvolvimento humano, número das empresas desse ramo já instaladas, etc.

Sugere-se que essas informações sejam pesquisadas periodicamente nos sites do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada -; do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -; do PNUD - Programa das Nações Unidas para o

Desenvolvimento –; da Fundação Getúlio Vargas e nas Prefeituras.

Procure definir: As características gerais dos clientes; que preços estão dispostos a pagar pelos serviços; o que leva o cliente a escolher uma empresa; qual será o raio de

(8)

Apresentação / Apresentação / Mercado

atuação da empresa.

Mercado concorrente

Para conhecer o concorrente, é necessário identificar as empresas que trabalham com serviços de guinchos no raio de atuação onde a nova empresa irá trabalhar. A partir daí, realizam-se visitas e examinam-se os pontos fortes e fracos dessas empresas em relação a:

• Qualidade e tipo dos serviços prestados;

• Preço praticado para cada serviço;

• Localização da empresa;

• Condições de pagamento: prazos, descontos, etc.;

• Serviços adicionais: garantias oferecidas, lanches e/ou água para o cliente atendido, horários de funcionamento, etc.

(9)

Apresentação / Apresentação / Mercado

Após essa análise, devem-se realizar comparações e visualizar se a nova empresa poderá competir com as analisadas, se há espaço para mais um empreendimento do mesmo ramo, e o que a nova empresa terá de diferencial para que os clientes deixem de chamar o concorrente.

Mercado fornecedor

Identificar e selecionar os fornecedores de equipamentos para o empreendimento não é tarefa das mais simples, tendo em vista a variedade de equipamentos disponíveis no mercado. O empreendedor deverá avaliar, em pelo menos três empresas, alguns aspectos do mercado fornecedor:

• Qualidade dos equipamentos;

• Preço;

• Condições de pagamento;

(10)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização

• Cursos de capacitação.

Se escolher apenas um fornecedor, é importante manter contato com os principais, pois nunca se sabe quando um fornecedor pode ter dificuldades de atendimento.

3. Localização

Não é necessário que o ponto para a instalação do empreendimento de serviço de guincho seja em um local de fácil visualização, pois o serviço a ser prestado normalmente não será procurado na sede da empresa. No entanto, alguns pontos deverão ser observados na identificação do local a ser instalado o empreendimento de Serviço de Guincho, já que os veículos pertencentes à empresa que será instalada são de médio e grande porte.

Esses veículos demandarão espaço para manobras e guarda em garagem, por isso é necessário que a empresa seja instalada em uma área de fácil acesso de veículos de porte diferenciados e de preferência com pouco movimento.

O ideal é que a localização seja em regiões de indústria ou de oficinas mecânicas ou ainda de concessionárias de veículos.

(11)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas

4. Exigências Legais e Específicas

Para abrir uma empresa, o empreendedor poderá ter seu registro de forma individual ou em um dos enquadramentos jurídicos de sociedade. Ele deverá avaliar as opções que melhor atendem suas expectativas e o perfil do negócio pretendido. Leia mais sobre este assunto no capítulo ‘Informações Fiscais e Tributárias’.

O contador, profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa e conhecedor da legislação tributária, poderá auxiliar o empreendedor neste processo.

Para abertura e registro da empresa é necessário realizar os seguintes procedimentos:

- Registro na Junta Comercial;

(12)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas

- Registro na Fazenda Estadual;

- Registro na prefeitura municipal, para obter o alvará de funcionamento;

- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;

- Registro no Corpo de Bombeiros Militar: órgão que verifica se a empresa atende as exigências mínimas de segurança e de proteção contra incêndio, para que seja concedido o “Habite -se” pela prefeitura;

- Contribuição Sindical - A Lei 13.467, de 13 de julho de 2017, denominada Reforma Trabalhista, altera o art. 579 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – e a contribuição sindical passa a ser facultativa a partir de janeiro de 2018. Isso vale tanto para sindicatos patronais quanto para os trabalhadores (funcionários).

(13)

ANTT-Apresentação / ANTT-Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas

Agência Nacional de Transportes Terrestres - e DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito -.

Além do cumprimento das exigências anteriores, é necessário pesquisar na Prefeitura Municipal a legislação aplicada ao negócio de serviço de guincho. O Sebrae local poderá ser consultado para orientação.

- Realizar uma busca de nome e marca - Verificar se existe alguma empresa registrada com o nome pretendido e a marca que será utilizada. Órgão responsável: Junta

Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples) e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

As empresas que fornecem serviços e produtos no mercado de consumo devem observar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor - CDC. O CDC foi instituído pela Lei n. 8.078, em 11 de setembro de 1990, com o objetivo de regular a relação de consumo em todo o território brasileiro, na busca do reequilíbrio na relação entre consumidor e fornecedor, seja reforçando a posição do primeiro, seja limitando certas práticas abusivas impostas pelo segundo.

É importante que o empreendedor saiba que o CDC somente se aplica às operações comerciais em que estiver presente a relação de consumo, isto é, nos casos em que uma pessoa (física ou jurídica) adquire produtos ou serviços como destinatário final.

(14)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura

A fim de cumprir as metas definidas pelo CDC, o empreendedor deverá conhecer bem algumas regras que sua empresa deverá atender, tais como: forma adequada de oferta e exposição dos produtos destinados à venda, fornecimento de orçamento prévio dos serviços a serem prestados, cláusulas contratuais consideradas abusivas,

responsabilidade dos defeitos ou vícios dos produtos e serviços, os prazos mínimos de garantia, cautelas ao fazer cobranças de dívidas.

Importante:

- Para a instalação do negócio é necessário realizar consulta prévia de endereço na Prefeitura Municipal/Administração Regional, sobre a Lei de Zoneamento.

- A Lei 123/2006 (Estatuto da Micro e Pequena Empresa) e suas alterações

estabelecem o tratamento diferenciado e simplificado para microempresas e pequenas empresas. Isso confere vantagens aos empreendedores, inclusive quanto à redução ou isenção das taxas de registros, licenças, etc.

5. Estrutura

A estrutura de uma empresa de Serviço de Guincho é bastante simples e se compõe pelas áreas de atendimento ao cliente, área de estacionamento e manutenção de reboques e pequeno escritório para a administração.

(15)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura

A área de estacionamento poderá ser utilizada também para a guarda momentânea de veículos de clientes em dias não úteis até que o destino final de tais veículos possa ocorrer.

O espaço de estacionamento deve ser bem estruturado, de preferência em forma de galpão, respeitando a facilidade de movimentação e manobras de veículos de grande porte.

Também é ideal que os ambientes da empresa sejam contíguos, facilitando o contato entre a parte administrativa e a garagem dos veículos de prestação de serviço de guincho.

A área física da empresa, como dito acima poderá variar segundo a expectativa do empresário e o número de veículos que serão empregados na prestação de serviços.

Esse espaço deverá ser dotado de no mínimo 700m² de área, atentando que o pátio para manobras e guarda de tais veículos deverá ser bem espaçoso.

(16)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal

6. Pessoal

A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Para um Serviço de Guincho de pequeno porte pode-se começar com quatro empregados, sendo:

- Dois motoristas para operar os veículos de guincho;

- Um auxiliar de escritório para administração;

- Um auxiliar de serviços gerais.

Os colaboradores devem ter as seguintes competências, que devem ser focadas no processo de seleção e contratação:

(17)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal

Motoristas - Além de saber operar os equipamentos esse profissional necessita cuidar da aparência pessoal e apresentar uma postura profissional adequada, ter

conhecimento de mecânica de automóveis para reparar pequenas falhas e saber atuar em casos de emergência. Ainda são necessários a atenção com o cliente, fluência verbal para saber comunicar-se com clareza e percepção espacial para identificar localidades, endereços, etc.

Auxiliar de administração - Além de conhecer muito bem o produto e a empresa, o auxiliar de administração deve ser bom ouvinte, organizado e ter habilidade para utilizar ferramentas da área de tecnologia da informação. Deve ter dinamismo, comunicação, empatia, percepção, flexibilidade e comprometimento.

Auxiliar de serviços gerais – Deve ter noções de atendimento qualificado, pois estará trabalhando com pessoas em situação de estresse e nervosismo. Para contratar colaboradores o empresário deverá considerar questões essenciais no atendimento aos clientes, tais como agilidade e presteza no atendimento e capacidade de identificar as necessidades dos clientes.

O empreendedor deverá participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor. Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos

Guincheiros, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, consequências desagradáveis.

(18)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos

7. Equipamentos

São necessários os seguintes móveis e equipamentos:

Mobiliário para a área administrativa:

- Cadeiras - 4 – R$ 800,00;

- Armário - 1 – R$ 650,00;

- Impressora HP laser Jet - 1 – R$ 1.500,00;

(19)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos

- Microcomputador completo - 1 – R$1.900,00; - Telefone - 2 – R$ 360,00; - Estantes de aço - 10 – R$ 4.000,00; - Máquina ECF - 1 – R$ 1.250,00 Total mobiliário: R$ 11.000,00 Máquinas e Equipamentos:

(20)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos

- Guindastes - 2 - R$ 4.000,00

- Prancha baixa - 2 - R$ 200.000,00

- Carro hidráulico com capacidade de carga de mais de 3 toneladas acima, com rodas de poliuretano duplas, cabo emborrachado - 2 - R$ 6.000,00

- Macacos hidráulicos com capacidade superior a 10 toneladas e com comando a distância e manômetro - 2 - R$ 2.000,00

- Talha com capacidade a partir de 5 toneladas - 2 - R$ 2.000,00

(21)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos

- Alavancas com capacidade a partir de 1,6 toneladas - 2 - R$ 2.000,00

- Cunhas com roldanas - 2 - R$ 2.000,00

- Veículos adaptados para guincho de arrasto - 2 - R$ 230.000,00.

Total máquinas e equipamentos - R$ 454.000,00

O empreendedor poderá avaliar ainda a possibilidade de se alugar alguns

equipamentos. Isso fará com que o investimento inicial seja menor. Porém traz um aumento nos custos mensais.

(22)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria

Apresentam-se abaixo algumas espécies de guinchos:

- Guincho elétrico: tem excelente desempenho, mas quando utilizado por muito tempo sem intervalo, apresenta alto consumo de energia das baterias e pode sofrer

superaquecimento, sendo necessário interromper seu uso para resfriamento. A principal vantagem é que funciona com o motor parado.

- Guincho mecânico: seu funcionamento é muito bom, mas para o perfeito

funcionamento tem que adequar o câmbio do veículo para que aplique a saída de força. Esse tipo de guincho não funciona com o motor parado.

- Guincho hidráulico: não funciona com o motor desligado e para sua instalação é necessário que o veículo tenha uma bomba de direção hidráulica instalada. Tem

grande potência e sua montagem é mais fácil em relação aos guinchos mecânicos pelo fato de não possuir eixo cardã. Além disso, utiliza mangueiras flexíveis e controle remoto.

8. Matéria Prima/Mercadoria

A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente verificado por meio indicadores de desempenho. Entre vários indicadores chamamos atenção especial para os três

(23)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria

Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.

Obs.: Quanto maior for a frequência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques.

Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.

Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a compra; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.

Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da

(24)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo

empresa.

O negócio de Serviço de Guincho não possui matéria-prima. O produto a ser oferecido é o serviço de resgate do automóvel. É importante que o empresário tenha a noção de que trabalhará para pessoas fragilizadas, que precisam de atenção e apoio para a solução do seu problema. Para a definição do mix dos serviços a serem oferecidos, o empresário deverá visitar concorrentes, ouvir permanentemente seus clientes e ir fazendo adaptações ao longo do tempo.

9. Organização do Processo Produtivo

Os processos produtivos de um Serviço de Guincho são divididos em:

Atendimento inicial ao cliente – É o primeiro contato com o cliente, geralmente se dá por telefone ou no preenchimento de questionário em site da internet, quando o cliente solicita a remoção do veículo e indica o local onde deverá ser encontrado. Nesse primeiro contato é importante que a equipe de atendimento receba um treinamento especial com o objetivo de identificar as necessidades do cliente e oferecer soluções adequadas às expectativas e necessidades dos clientes.

O horário de atendimento deverá ser de 24h, sendo disponibilizado aos motoristas aparelho de telefone celular para acesso quando não estiverem prestando serviços na empresa.

(25)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação

O empreendedor deverá investir no atendimento telefônico, porque será o meio mais utilizado, pois é através dele que a solicitação de autossocorro acontece na maioria dos casos.

O empreendedor pode investir também em rastreamento, em que será possível

localizar com precisão a localização de veículos de parceiros previamente contratados. O atendimento personalizado deve ser foco da gestão da empresa, porque os

empregados irão lidar com clientes em situação de emergência.

Operações – É a realização do serviço contratado, no local indicado pelo cliente, onde ocorreu o evento. Os motoristas, que são os operadores do reboque, devem ser treinados para que não encontrem nenhuma dificuldade na sua operacionalização.

Administração – Destina-se às atividades de relacionamento com fornecedores, controle de contas a pagar, atividades de recursos humanos, controle financeiro e de contas bancárias, acompanhamento do desempenho do negócio e outras que o empreendedor julgar necessárias para o bom andamento do empreendimento.

10. Automação

Há no mercado uma boa oferta de sistemas para gerenciamento de pequenos negócios. Para uma produtividade adequada, devem ser adquiridos sistemas que integrem as compras, as vendas e o financeiro. Os softwares possibilitam o cadastro de clientes e fornecedores, controle de estoque, serviço de mala-direta para clientes e

(26)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento

potenciais clientes, cadastro de móveis e equipamentos, controle de contas a pagar e a receber, fornecedores, folha de pagamento, fluxo de caixa, fechamento de caixa, etc. Deve-se procurar softwares de custo acessível e compatível com uma pequena

empresa.

Pesquisas nos principais sites de busca indicarão uma grande variedade de softwares destinados à gestão integrada dos diversos setores de uma pequena empresa. O empresário poderá optar por download de sistemas sem custo, ou com custo mensal, ou com valor fixo, podendo incluir custo de assistência técnica e customização. Para a busca na internet basta pesquisar “Sistemas de Gestão Empresarial” e avaliar as alternativas apresentadas.

11. Canais de Distribuição

O canal de distribuição compõe-se dos meios disponibilizados para acesso aos serviços. O meio mais comum de alcance ao cliente é através do telefone e internet.

O empresário deverá negociar convênios, principalmente, com seguradoras. Os

serviços de atendimento das seguradoras recebem os pedidos de serviços e repassam aos parceiros conveniados. Assim sendo, uma das alternativas mais importantes ao empresário desse ramo é a realização de parcerias. As locadoras de veículos representam outro filão de mercado e merecem grande atenção por parte do novo empreendedor. Caso isso não ocorra ele terá maior dificuldade de alcançar os clientes e deverá lançar mão de outras estratégias.

12. Investimento

Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua autossustentação. Pode ser caracterizado como:

(27)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento

- Investimento fixo – Compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;

- Investimentos pré-operacionais – Compreende todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, honorários profissionais e outros;

- Capital de giro – É o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.

Para uma empresa de Serviços de Guincho o empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 648.115,00 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:

(28)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento

- Construção e reforma de instalações – R$ 30.000,00

- Máquinas e equipamentos – R$ 454.000,00

- Despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas, etc.- R$ 3.500,00

- Capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 149.565,00

Antes de montar a empresa, é fundamental que o empreendedor elabore um Plano de Negócios, onde os valores necessários à estruturação da empresa podem ser mais detalhados, em função dos objetivos estabelecidos de retorno e alcance de mercado. O capital de giro necessário para os primeiros meses de funcionamento do negócio também deve ser considerado neste planejamento.

(29)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro

Nessa etapa, é indicado que o empreendedor procure o Sebrae para consultoria adequada ao seu negócio, levando em conta suas particularidades. O empreendedor também poderá basear-se nas orientações propostas por metodologias de modelagem de negócios, em que é possível analisar o mercado no qual estará inserido, mapeando o segmento de clientes, os atores com quem se relacionará, as atividades chave, as parcerias necessárias, sua estrutura de custos e fontes de receita.

Os valores acima relacionados são apenas uma referência para constituição de um empreendimento dessa natureza. Além disso, eles irão variar conforme a região

geográfica que a empresa irá se instalar, da necessidade de reforma do imóvel, do tipo de mobiliário escolhido, etc.

Por meio da internet o empreendedor poderá adquirir e cotar os preços de quase todos os equipamentos e móveis necessários. Contudo, a depender do volume de compras, o futuro empresário poderá, de posse dessas cotações, ir conversar diretamente com algum fornecedor de sua região, a fim de analisar a realidade de valores do mercado.

13. Capital de Giro

Capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações de caixa.

(30)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos

Quanto maior o prazo concedido aos clientes para pagamento e quanto maior o prazo de estocagem, maior será a necessidade de capital de giro do negócio.

Portanto, manter estoques mínimos regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode amenizar a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa. Prazos médios recebidos de fornecedores também devem ser considerados nesse cálculo: quanto maiores os prazos, menor será a necessidade de capital de giro.

O empreendedor deverá ter um controle orçamentário rígido, de forma a não consumir recursos sem previsão, inclusive valores além do pró-labore. No início, todo o recurso que entrar na empresa nela deverá permanecer, possibilitando o crescimento e a expansão do negócio. O ideal é preservar recursos próprios para capital de giro e deixar financiamentos (se houver) para máquinas e equipamentos.

No caso de uma empresa de serviço de guincho, o empresário deve reservar em torno de 30% do total do investimento inicial para o capital de giro.

14. Custos

São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas e insumos consumidos no processo de estoque e comercialização. O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de

(31)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos

Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.

Abaixo apresentamos uma estimativa de custos fixos mensais típicos de uma empresa de serviço de guincho:

1. água, luz, telefone, internet – R$ 1.000,00;

2. salários, comissões e encargos – R$ 10.200,00;

(32)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos

4. transporte – R$ 1.500,00;

5. refeições – R$ 900,00;

6. seguros – R$ 1.050,00;

7. assessoria contábil – R$ 930,00;

8. segurança – R$ 800,00;

(33)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação

Lembramos que esses custos são baseados em estimativas para uma empresa de pequeno porte. Aconselhamos ao empresário que queira abrir um negócio dessa natureza a elaboração de um plano de negócio com a ajuda do Sebrae do seu estado no sentido de estimar os custos exatos do seu empreendimento conforme o porte e os produtos oferecidos.

15. Diversificação/Agregação de Valor

Nesse segmento de mercado diversificar não é um processo fácil, pois o produto sempre será o mesmo, ou seja, prestação de socorro a condutores de veículos automotores. Um dos pontos fundamentais nessa atividade é o funcionamento da prestação do serviço de guincho 24h, sete dias por semana, já que imprevistos não escolhem hora e nem lugar para acontecer. Rapidez, responsabilidade, atenção ao cliente final, são fatores fundamentais nesse tipo de negócio.

O empresário poderá analisar a alternativa de prestar serviços de despachante, oferecendo assessoria para representar o cliente junto aos órgãos de trânsito, seguradoras e outras instituições correlatas. É importante pesquisar junto aos concorrentes para conhecer os serviços que estão sendo adicionados e desenvolver opções específicas com o objetivo de proporcionar ao cliente um produto diferenciado. Além disso, conversar com os clientes atuais para identificar suas expectativas é muito importante para o desenvolvimento de novos serviços ou produtos personalizados, o que amplia as possibilidades de fidelizar os atuais clientes, além de cativar novos.

16. Divulgação

Os meios para divulgação variarão de acordo com o porte e o público- alvo escolhido. Podem ser usados anúncios em jornais de bairro, revistas locais e propaganda em rádio. A divulgação de uma empresa de prestação de Serviços de Guincho deverá focar o meio de comunicação que mais atinge aos motoristas de veículos automotores, que é o rádio.

(34)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias

Complementando a divulgação por rádio, poderá implementar a impressão de cartões de visita, para distribuição em grande escala em postos de combustíveis de rodovias de sua área de atuação, lanchonetes nas mesmas rodovias, concessionárias de veículos, entre outros. Esse processo se torna necessário pois normalmente os condutores de veículos automotores não se preocupam o suficiente para se resguardarem em caso de necessidade como a de chamar um guincho.

A divulgação através de site na internet deve ser considerada, pois o acesso de pessoas à rede cresce permanentemente e em larga escala. Muitas vezes, na hora da necessidade, as pessoas usam seus smartphones para pesquisarem por este serviço. Assim, é importante estar bem posicionado nos sites de busca.

17. Informações Fiscais e Tributárias

O segmento de SERVIÇO DE GUINCHO, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 5229-0/02 como atividade de serviço de guincho (reboque) de veículos, inclusive a assistência a veículos em estradas, poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) para empresa de pequeno porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.

Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional (http://www8.receita.f azenda.gov.br/SimplesNacional/):

• IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica); • CSLL (contribuição social sobre o lucro); • PIS (programa de integração social);

(35)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias

• COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social); • ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza);

• INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).

Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, variam de 6% a 17,42%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao número de meses de atividade no período.

Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.

Se a receita bruta anual não ultrapassar a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), o empreendedor, desde que não possua e não seja sócio de outra empresa, poderá optar pelo regime denominado de MEI (Microempreendedor Individual) . Para se enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 - Anexo XIII

(http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm ). Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em valores fixos mensais conforme abaixo:

I) Sem empregado

• 5% do salário mínimo vigente - a título de contribuição previdenciária do empreendedor;

• R$ 5,00 a título de ISS - Imposto sobre serviço de qualquer natureza.

II) Com um empregado: (o MEI poderá ter um empregado, desde que o salário seja de um salário mínimo ou piso da categoria)

O empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes percentuais:

(36)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos

Havendo receita excedente ao limite permitido superior a 20% o MEI terá seu empreendimento incluído no sistema SIMPLES NACIONAL.

Para este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.

Fundamentos Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN - Comitê Gestor do Simples Nacional nº 94/2011.

18. Eventos

O empreendedor deve estar sempre em contato com as entidades e associações da área para obter informações sobre os eventos que irão ocorrer. Eventos como feiras, rodada de negócios, congressos, etc., são muito importantes para o empresário ficar por dentro das tendências de mercado, conhecer novos produtos e tecnologias, realizar parcerias e fazer bons negócios.

Onde procurar: www.ubrafe.org.br; www.expofeiras.gov.br e ainda no Catálogo Brasileiro de Exposições e Feiras, disponível na internet.

(37)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral

AUTOMEC - Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços Linhas de Produtos e/ou Serviços: peças e sistemas, acessórios, reparação e manutenção, serviços e ti.

http://www.automecfeira.com.br

Contato: comercial@automecfeira.com.br

TRANSPOSUL - Feira de Transporte e Logística

Linhas de Produtos e/ou Serviços: transporte e logística.

http://www.transposul.com

Contato: evento@setcergs.com.br

19. Entidades em Geral

Aqui estão listadas algumas instituições as quais o empreendedor necessitará se relacionar em algum momento da execução da sua atividade.

(38)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Para descobrir a unidade do SEBRAE mais próxima acesse:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Contato ou Tel.:0800 570 0800

DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito

www.denatran.gov.br

DETRAN ESTADUAL Departamento Estadual de Trânsito

-http://www.detran.sp.gov.br (cada estado tem uma página específica, bastando para tanto substituir as letras “SP” pela de seu estado).

ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres

http://www.antt.gov.br

20. Normas Técnicas

Norma técnica é um documento, estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece para um uso comum e repetitivo regras, diretrizes

(39)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas

ou características para atividades ou seus resultados, visando a obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto. (ABNT NBR ISO/IEC Guia 2).

Participam da elaboração de uma norma técnica a sociedade, em geral, representada por: fabricantes, consumidores e organismos neutros (governo, instituto de pesquisa, universidade e pessoa física).

Toda norma técnica é publicada exclusivamente pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, por ser o foro único de normalização do País.

1. Normas específicas para Serviço de Guincho:

Não existem normas específicas para este negócio.

2. Normas aplicáveis na execução de Serviço de Guincho:

ABNT NBR 15842:2010 - Qualidade de serviço para pequeno comércio – Requisitos gerais

Esta Norma estabelece os requisitos de qualidade para as atividades de venda e serviços adicionais nos estabelecimentos de pequeno comércio, que permitam satisfazer as expectativas do cliente.

ABNT NBR 12693:2013 – Sistemas de proteção por extintores de incêndio

Esta Norma estabelece os requisitos exigíveis para projeto, seleção e instalação de extintores de incêndio portáteis e sobre rodas, em edificações e áreas de risco, para combate a princípio de incêndio.

(40)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas

Esta Norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.

ABNT NBR ISO IEC 8995-1:2013 - Iluminação de ambientes de trabalho - Parte 1: Interior

Esta Norma especifica os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos e os requisitos para que as pessoas desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, com conforto e segurança durante todo o período de trabalho.

ABNT NBR 5419-1:2015 - Proteção contra descargas atmosféricas -Parte 1: Princípios gerais

Esta Parte da ABNT NBR 5419 estabelece os requisitos para a determinação de proteção contra descargas atmosféricas.

ABNT NBR 5419-2:2015 - Proteção contra descargas atmosféricas - Parte 2: Gerenciamento de risco

Esta Parte da ABNT NBR 5419 estabelece os requisitos para análise de risco em uma estrutura devido às descargas atmosféricas para a terra.

ABNT NBR 5419-3:2015 - Proteção contra descargas atmosféricas - Parte 3: Danos físicos a estruturas e perigos à vida

Esta Parte da ABNT NBR 5419 estabelece os requisitos para proteção de uma estrutura contra danos físicos por meio de um SPDA - Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas - e para proteção de seres vivos contra lesões causadas pelas tensões de toque e passo nas vizinhanças de um SPDA.

ABNT NBR 5419-4:2015 - Proteção contra descargas atmosféricas - Parte 4: Sistemas elétricos e eletrônicos internos na estrutura

Esta Parte da ABNT NBR 5419 fornece informações para o projeto, instalação, inspeção, manutenção e ensaio de sistemas de proteção elétricos e eletrônicos

(41)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

internos à estrutura devido aos impulsos eletromagnéticos de descargas atmosféricas (LEMP).

ABNT NBR IEC 6083911:2010 Sistemas de alarme Parte 1: Requisitos gerais -Seção 1: Geral

Esta Norma especifica os requisitos gerais para o projeto, instalação, comissionamento (controle após instalação), operação, ensaio de manutenção e registros de sistemas de alarme manual e automático empregados para a proteção de pessoas, de propriedade e do ambiente.

ABNT NBR 5626:1998 - Instalação predial de água fria

Esta Norma estabelece exigências e recomendações relativas ao projeto, execução e manutenção da instalação predial de água fria. As exigências e recomendações aqui estabelecidas emanam fundamentalmente do respeito aos princípios de bom

desempenho da instalação e da garantia de potabilidade da água no caso de instalação de água potável.

ABNT NBR ISO 20345:2015 - Equipamento de proteção individual - Calçado de segurança.

Esta Norma especifica requisitos básicos e adicionais (opcionais) para calçado de segurança utilizado para propósitos gerais. Inclui, por exemplo, riscos mecânicos, resistência ao escorregamento, riscos térmicos e comportamento ergonômico.

21. Glossário

(42)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

Apuro: aperto; dificuldade; angústia; falta de recursos.

Patesca: é uma polia, cuja função é dobrar a força do seu guincho.

22. Dicas de Negócio

- O empreendedor deverá compreender que a sua dedicação para esse tipo de

negócio se dará em grande parte do funcionamento da empresa, com dedicação maior no início do negócio, acompanhando de perto da realização de todas as atividades da empresa, tanto na parte comercial, quanto no manuseio do guincho e na gestão financeira do negócio.

- Investir na qualidade global de atendimento ao cliente, ou seja: qualidade do serviço, ambiente agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente, além de comodidades adicionais como é o caso de estacionamento.

- É muito importante que na aquisição dos veículos, caso seja a opção do

empreendedor, será necessária a avaliação do equipamento e a compra do veículo mais adequado para o respectivo negócio, segundo critérios e avaliações amparadas e balizadas em informações de profissionais que denotem amplo conhecimento sobre esse tipo de equipamento.

(43)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

23. Características

O empreendedor envolvido com atividades relacionadas à empresa de serviço de guincho precisa adequar-se a um perfil que o mantenha na vanguarda do setor. É aconselhável uma autoanálise para verificar qual a situação do futuro empreendedor frente a esse conjunto de características e identificar oportunidades de

desenvolvimento.

A seguir, algumas características desejáveis ao empresário desse ramo.

- Ter paixão pela atividade e conhecer bem o ramo de negócio;

- Pesquisar e observar permanentemente o mercado onde está instalado, promovendo ajustes e adaptações no negócio;

(44)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

- Acompanhar o desempenho dos concorrentes;

- Saber administrar todas as áreas internas da empresa;

- Saber negociar, vender benefícios e manter clientes satisfeitos;

- Ter visão clara de onde quer chegar;

- Planejar e acompanhar o desempenho da empresa;

(45)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

- Manter o foco definido para a atividade empresarial;

- Ter coragem para assumir riscos calculados;

- Estar sempre disposto a inovar e promover mudanças;

- Ter grande capacidade para perceber novas oportunidades e agir rapidamente para aproveitá-las;

- Ter habilidade para liderar a equipe de profissionais da empresa;

- Enxergar oportunidade, aonde outras pessoas só vêm ameaças. Aprender com os erros dos outros empresários, evitando assim perdas de tempo e dinheiro.

(46)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

- Ser empreendedor com visão prospectiva, ou seja, atuar com antecipação de novas opções de prestação de serviços de guincho, ter visão de futuro no que tange a expectativa de possíveis convênios e parcerias, além de estar sempre antenado com as inovações que venham a se apresentar no mercado.

24. Bibliografia

AIUB, George Wilson et al. Plano de Negócios: serviços. 2. ed. Porto Alegre: Sebrae, 2000.

ANGELIM, Paulo. Pesquisa de Mercado: um mero questionário? Disponível em: . Acesso em 12 abril de 2010.

BARBOSA, Mônica de Barros; LIMA, Carlos Eduardo de. A Cartilha do Ponto Comercial: Como escolher o lugar certo para o sucesso do seu negócio. São Paulo: Clio Editora, 2004. BIRLEY, Sue; MUZYKA, Daniel F. Dominando os Desafios do Empreendedor. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2004. CASTANHEIRA, Joaquim. Meu negócio é cliente chateado. Disponível em: . Acesso em 05 abril de 2010.

COSTA, Nelson Pereira. Marketing para Empreendedores: um guia para montar e manter um negócio. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

(47)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

DAUD, Miguel; RABELLO, Walter. Marketing de Varejo: Como incrementar resultados com a prestação de Serviços. São Paulo: Artmed Editora, 2006.

DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luisa. 14. ed. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil. São Paulo: Ed Atlas, 2000. PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGÓCIOS. Sem sair de casa. Disponível em: . Acesso em 10 abril de 2010. RATTO, LUIZ. Comercio – Um Mundo de Negócios. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2004.

REVISTA VIU ONLINE. Se ficar na estrada... Disponível em: . Acesso em 11 de abril de 2010.

(48)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

SILVA, José Pereira. Análise Financeira das Empresas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SINDICOMERCIARIOS, Sindicato dos Comerciários do Estado do Espírito Santo. Cartilha da Convenção Coletiva de Trabalho 2009-2010. Disponível em: . Acesso em 14 de janeiro de 2010.

Guincheiro & Cia – Artigos www.guincheiroecia.com.br – Acesso em: 23 de abril de 2010.

Receita Federal - http://idg.receita.fazenda.gov.br/. Acesso em 20 outubro 2017.

https://meucontadoronline.com.br/novas-alteracoes-simples-nacional-2018/. Acesso em: 22 outubro 2017.

(49)

Apresentação / Apresentação / Mercado / Localização / Exigências Legais e Específicas / Estrutura /

Pessoal / Equipamentos / Matéria Prima/Mercadoria / Organização do Processo Produtivo / Automação /

Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro / Custos / Diversificação/Agregação de Valor /

Divulgação / Informações Fiscais e Tributárias / Eventos / Entidades em Geral / Normas Técnicas /

Acesso em 22 outubro 2017.

http://www.antt.gov.br. Acesso em: 8 novembro 2017.

25. Fonte

Não há informações disponíveis para este campo.

26. Planejamento Financeiro

Não há informações disponíveis para este campo.

27. Soluções Sebrae

Não há informações disponíveis para este campo.

28. Sites Úteis

Não há informações disponíveis para este campo.

29. URL

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-um-servi%C3%A7o-de-guincho

Referências

Documentos relacionados

O segmento de VITRINISTA, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 7410-2/02 como a atividade de decoração de interiores, poderá optar

O segmento de FÁBRICA DE MESAS DE BILHAR, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 3240-0/02 como a atividade de fabricação de mesas de

O segmento de REDE DE PROTEÇÃO PARA JANELAS, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 1353-7/00 como a atividade de fabricação de redes

O segmento de SALÃO DE JOGOS NÃO ELETRÔNICOS, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 9329-8/03 como a atividade de exploração

- Estar amparado nas legislações estaduais para prestação desse tipo de serviço, pois tem diversas legislações específicas em cada estado e município; - Ser uma pessoa que

O segmento de AGÊNCIA DE TURISMO, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 7911-2/00 como a atividade de exploração de agências de viagens

O segmento de EMPRESA DE TRADUÇÃO PARA EVENTOS, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 7490-1/01 como atividade de serviços de

O segmento de EMPRESA DE WEBDESIGN, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 6201-5/00 como a atividade de desenho de páginas para a