• Nenhum resultado encontrado

Enganoso é o coração, mais do que todas IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Enganoso é o coração, mais do que todas IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ” Pastoral

Qual é a vontade de Deus?

A

questão que dá título a esta pastoral por diversas vezes nos vem à

men-te ao longo da nossa caminhada cristã. Aprendemos que, a partir do mo-mento em que entregamos nossas vidas nas mãos de Deus, precisamos desejar e buscar fazer a vontade d’Ele e, quando a temos em nosso coração, de-vemos nos esforçar para atendê-la.

Partimos, portanto, de uma referência essencial para a vida cristã: saber qual é a vontade de Deus para a nossa vida. Do contrário, nossa jornada ao lado de Cris-to Cris-torna-se ilegítima e incompleta.

Podemos concordar com o exposto acima e assimilá-lo, mas como saber qual é a vontade de Deus? Um texto bíblico que é chave para essa refl exão está em Pro-vérbios 16:1: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor”. Ou seja, é natural e permitido que façamos planos; con-tudo, o melhor, o desejável, a vontade correta para nossas vidas está em Deus. Por isso, ao termos um sonho, devemos colocá-lo diante do Senhor para saber se é a Sua vontade. Iniciamos a oração que Jesus nos ensinou pedindo que seja feita a vontade de Deus no céu e na terra. Portanto, a vontade de Deus não é al-go apenas celestial, mas serve para a nossa vida prática e cotidiana.

É certo que há muita ideias, planos e sonhos em nossas mentes, mas como dis-cernir em quais deles reside o querer de Deus? Há alguns sinais transmitidos por Ele que devemos levar em consideração para entendermos Sua vontade. Uma das principais formas pelas quais Deus revela Sua vontade é a paz que sentimos ao atendê-la. Conforme

Colossenses 3:15, a paz em nosso coração con-fi rma o querer de Deus; já a ausência dessa paz nos colocaria em dúvida se estamos obedecendo à vontade de Deus. Contudo, o texto de Je-remias 17:9 nos diz: “Enganoso é o cora-ção, mais do que todas

(2)

as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”. Vimos que o que nos sinaliza a vontade de Deus é a paz em nosso coração, mas o que fazer se nosso coração nos enganar? Bem, a paz continua sendo o critério a ser se-guido. Entretanto, para saber se não somos nós que estamos “produzindo” essa paz, precisamos discernir entre o que é uma “falsa paz” e a paz autêntica, vin-da de Deus.

Mais uma vez, Jeremias nos ajuda a encontrar a vontade de Deus. O profeta orienta seu povo e tal orientação é muito útil também para nós: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte” (Jr 29:13-14a). Quando busca-mos o Senhor com sinceridade e intensidade, nós O encontrabusca-mos e Sua vonta-de se revela para nossa vida.

Não podemos saber o que uma pessoa deseja se não nos relacionarmos com ela. O mesmo acontece entre nós e Deus. Se queremos saber o que Ele dese-ja para nossas vidas, devemos buscá-Lo por meio de uma vida de oração, je-jum, estudo da Palavra, comunhão e serviço. Para discernir a vontade de Deus, precisamos nos relacionar cada dia mais com Ele. “Rogo-vos, pois, irmãos, pe-las misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, san-to e agradável a Deus, que é o vosso culsan-to racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que ex-perimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:1-2). Que, ao buscarmos o Senhor, Ele mude nossa forma de pen-sar. Que todo engano em nossa mente e coração seja dissi-pado para entendermos com clareza a Sua vontade para nos-sa vida.

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

A verdadeira fé não busca manipular a Deus para que faça a nossa vontade, mas nos posicionar para que façamos a vontade d’Ele.

Phillip Yancey, escritor e jornalista norte-americano

Refl exão

Sedentos!

“E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, di-zendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba” (Jo 7:37).

O homem é um ser em busca de sa-tisfação. Uma criança já nasce cho-rando, a fi m de satisfazer suas neces-sidades. É algo próprio do ser huma-no. E, por mais que possamos tentar

(3)

nos livrar do desejo de sermos satisfeitos, ele sempre estará presente, e numa escala que nenhum outro ser humano conseguirá suprir.

Quando o Senhor criou Adão e o colocou no jardim do Éden, Ele era o “seu tu-do”; ou seja, não havia necessidades em Adão a serem satisfeitas. Entretanto, o Senhor desejou supri-lo com uma companheira ajudadora, idônea. Deus jamais colocou Eva para ser fonte de satisfação de todos os anseios de Adão e tampou-co tampou-colotampou-cou Adão para suprir todas as necessidades de Eva. Eles seriam tampou- com-panheiros e, dentro desse companheirismo, algumas necessidades seriam su-pridas. Mas Deus continuaria sempre como fonte suprema de todo suprimento. Depois da queda, passamos abrigar uma forte necessidade de que alguém mais forte zelasse por nós e nos fornecesse segurança. Ledo engano esperar encon-trar alguém que faça isso fora do Todo-Poderoso.

O casal que antes habitava o Éden deveria recorrer a Deus sempre como algo primário em suas vidas e buscar um ao outro somente nas coisas meramente hu-manas – companheirismo, prazer.

O marido procura plena satisfação na esposa; a esposa, por sua vez, procura sa-tisfazer seus anseios no marido; os pais, nos filhos; os filhos, nos pais; os mem-bros da igreja, nos pastores e líderes; e por aí vai. Esta é a razão de tantas frus-trações encontradas nas pessoas. Elas esperam que alguém lhes garanta satis-fação. Entretanto, isso jamais será possível. Não na profundidade e complexida-de complexida-de um ser humano. Deus continua sendo o “Eu Sou”!

Há dentro de nossa alma um clamor por satisfação que somente em Cristo se-rá plenamente respondido.

O versículo que abre este texto diz que, no último dia, o grande dia da festa, Je-sus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: “Se alguém tem sede, venha a mim, e be-ba”. Era o encerramento da Festa dos Tabernáculos, o último dia, chamado de “O Dia do Grande Louvor”, em que era feito um circuito de sete voltas em tor-no do altar, com hosanas; também era o Dia de Ramos ou o Dia de Bater com os Ramos.

Na manhã da festa, depois do sacrifício, o povo, conduzido pelo sacerdote, retor-nava à fonte de Siloé, onde ele enchia um jarro de ouro com água e a levava pa-ra o templo, em meio a músicas e gritos de alegria. Chegando lá, o povo gritava: “Levanta tua mão!”. E então o sacerdote esvaziava o jarro em direção ao oeste e um cálice de vinho em direção ao leste, enquanto o povo entoava: “Vós, com alegria, tirareis águas das fontes da salvação” (Is 12:3).

Eu creio que foi exatamente no momento em que o povo citava Isaías 12:3 que o Senhor Jesus olhou para cada coração e, vendo as necessidades de cada um – a começar pelas do sacerdote –, bradou: “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba”...

(4)

esta-va plenamente suprida. Ao contrário, Ele sabia que todos estaesta-vam, em algum as-pecto de suas vidas, clamando por água num deserto.

Todos os seres humanos, ora decaídos – embora tenham sido criados para ter comunhão com o Deus que os criou –,encontram-se com sede! Portanto, o con-vite ainda está de pé: “Venham a Mim!”.

Dia após dia, é preciso ir a Ele. Principalmente a Ele!

Por Vilson Ferro Martins (www.vozdotrono.com.br)

Se o homem começar com certezas, terminará com dúvidas; mas se ele se contentar em começar com dúvidas,

acabará com certezas.

Francis Bacon, filósofo inglês (1561-1626)

Humor

Onde está Deus?

Os irmãos André e Felipe eram impossí-veis. Ninguém aguentava mais os pes-tinhas na Escola Dominical. Certo dia, o pastor foi visitar sua família e, depois do almoço com os pais, resolveu pergun-tar aos meninos:

– Filhos, tudo bem com vocês? – Tudo, pastor.

– Quero que me respondam umas perguntas com toda sinceridade. Pode ser? André, o mais velho, logo se assustou e correu pro quarto, deixando Felipe sem ação na frente do pastor, que logo perguntou:

– Felipe, me responda. – Sim, pastor. – Onde está Deus?

O menino olhou prum lado, olhou pro outro e ficou sem saber o que fazer. O pas-tor perguntou de novo:

– Me diga, filho. Onde está Deus?

De repente o menino saiu correndo, subiu as escadas, entrou no quarto, olhou debaixo da cama e acabou encontrando o irmão.

– O que o pastor disse, perguntou André? – Mano, você não imagina!

– O que foi que aconteceu? Fala logo! – Acredita que perderam Deus? – Sério, cara?

(5)

Avisos

Dízimos e ofertas

“Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; en-tra no gozo do teu senhor” (Mt 25:23). Sua contribuição é fundamental para o crescimento de nossa igreja. Para tornar-se um dizimista regular, solicite o en-velope apropriado ao irmão Weslley. Assuma esse compromisso com Deus ain-da hoje!

Concílio Local

Todos os membros da igreja estão convocados para o Concílio Local que será domingo que vem (23/2), na hora da Escola Dominical. Pauta: aprovação do ca-lendário e orçamento de 2014.

Aniversário da nossa igreja

No próximo mês, iremos completar 61 anos de vida e missão metodista na Fre-guesia do Ó. Nossa igreja estará em festa durante todo o mês, para agradecer-mos por tudo o que Deus tem feito em nós e por meio de nós. Confira os prega-dores que participarão da programação especial de aniversário:

09/3 Rev. Jonas Barreto, da IM em Butantã; 16/3 Saxofonista e pastor André Paganelli; 23/3 Bispo Paulo Ayres Mattos; e

30/3 Bispo José Carlos Peres, presidente da 3ª Região Eclesiástica.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diver-sos. Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (ir-mão da Rosa), do Antônio Rocha (tio da pasto-ra Laupasto-ra), do Sr. Davi, da D. Iberci (mãe da

Sil-vana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), da Lourdes de Brito, da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da D. Maria da Penha, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da Sílvia, da D. Tereza (sogra da Maria José) e da D. Zilda (avó da Helô);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba e pelos seminaristas Ed-milson e Michelly Silva;

• Pelos Pequenos Grupos (PGs) e seus líderes; • Pelos alvos dos PGs;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja; • Pelos pastores da nossa igreja;

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja; • Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região. Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

(6)

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853

Santana de Parnaíba - SP Seminaristas:

Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

www.metodistaitaberaba.com.br www.facebook.com/ igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Aniversariantes.

18/2 Marcos Weslley Peres; 22/2 Maria da Penha Elias Silva.

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (16/2) PRÓX. DOMINGO (23/2)

FECHAMENTO DA IGREJA Marilene Murilo

INTERCESSÃO Roberto/Tiago Manoel/Cleide

GUARDADOR DOS CARROS Almir Emerson

MINISTÉRIO INFANTIL Rosa/Jéssica Thais/Laura

LOUVOR Vida Geração Eleita

OPERADOR DE SOM Eula Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Marco Bia

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Carol Abib Pr. Tiago/Marcel

PREGADOR Pr. Tiago Pra. Laura

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou www.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves

Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin

Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL

3ª FEIRA 3ª, 4ª e 5ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração 16h30 Encontros dos Pgs Culto de Libertação 20h Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12hLaura - Tiago e Laura9h Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura Tiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura13h30 – 17h 13h30 – 17hTiago Tiago e Laura14h - 17h -Noite Tiago e Laura20h Tiago20h Tiago20h Tiago e Laura20h Tiago19h Tiago e Laura19h

Referências

Documentos relacionados

“Quem não tem nada não pode partilhar nada; quem não está indo para lugar nenhum não pode ter com- panheiros de viagem. RIR NÃO

Não faltem, pois grandes coisas Deus tem preparado para nós1.

...Nesta semana estivemos visitando e levando a Ceia para irmãos enfermos de nossa igreja. Fomos na casa da irmã Juracy, que está melhorando a cada dia, visitamos também o

Nes- tas igrejas você não irá ouvir mais do que uma frase na hora da entrega dos dízimos, mais ou menos assim: “Neste momento nós vamos dedicar a Deus os nossos dízimos e

Parágrafo Terceiro – O acréscimo estabelecido no caput constitui VANTAGEM PESSOAL dos maquinistas, exclusivamente durante o tempo em que estiverem operando composições no

Tal Filosofia (a classificação de primeira não significa que depois dela venha uma filosofia segunda) deve ser entendida como a forma suprema do saber - por ser capaz

A missão da Igre- ja é “a construção do reino de Deus, sob o poder do Espírito Santo, pela ação da comunidade cristã e de pessoas, visando o surgimento da nova vida trazida por

No texto, Yoars afirma que, “pelos padrões de hoje na igreja, Jesus não seria qualificado para ser um pastor, nem o Seu minis- tério seria destacado como um modelo para plantadores