• Nenhum resultado encontrado

Atividades textinhos para leitura do 1º ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Atividades textinhos para leitura do 1º ano"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

As atividades textinhos para leitura do 1° ano são fundamentais nesta etapa da vida de uma criança, portanto, poderá ser aplicada na sala de aula ou na companhia dos pais em casa.

Textos para ler

Os textos para serem lidos em sala de aula serão grandes auxiliares na alfabetização das crianças, portanto, é sempre recomendável aplicá-los e deixá-las lerem por conta própria para se familiarizarem com o conteúdo abordado no texto.

A leitura é algo realmente muito importante na fase infantil, portanto, deve-se sempre ser ensinado e estimulado nos pequenos que pegarão gosto pela leitura e praticarão mais com ajuda do professor e os pais em casa, fora do âmbito escolar.

Atividades textinhos para leitura do 1º ano

A equipe do Minhas Atividades elaborou uma série de atividades com textos para as crianças da 1° série lerem em sala de aula.

(2)
(3)

A equipe do Minhas Atividades agradece aos professores do ensino infantil por ensinarem às crianças sobre estes textos adoráveis. Vocês são incríveis!

Atividade de leitura sobre o rato Balu

O aluno deverá realizar a leitura do pequeno texto que conta sobre o rato Balu, que vive na casa da dona Maritoca.

(4)
(5)

Este tipo de atividade fará com que as crianças possam aprender mais sobre outras maneiras de ler, e a adquirirem o gosto pela leitura.

Atividade sobre o gato e o peixe

Nesta atividade, o texto conta um pouco mais sobre um gato de pelagem cinzenta e um peixe-dourado dentro do aquário. O aluno deverá ler o motivo pelo qual o peixinho ficou com medo do gato.

(6)
(7)

Gatos são exímios caçadores, na maioria das vezes caçam sem intenção de comer a presa e apenas desejam se divertir e agir como um grande caçador.

Túlio e o Pato

O aluno deverá ler o pequeno texto que conta sobre a queda de uma pena na panela, e caso o professor ache melhor todos poderão ler em voz alta este texto.

(8)
(9)

Patos são animais dóceis e muito bonitos, possuem uma pelagem única e belíssima, além de poderem voar, nadar e andar.

O gatinho Babu

A dona de Babu se chama Malu, e o aluno poderá perceber que gatos gostam de tomar leite e passear ao ar livre no jardim de casa.

(10)
(11)

Gatos além de serem muito bons caçadores, são dorminhocos e passam boa parte do tempo dormindo para caçar de noite.

Atividade sobre o vestido de Manoela

A avó de Manoela a presenteou com um belo vestido, e como uma boa tagarela que é, Manoela contou para todos que o recebeu de presente. O aluno deve ler o texto em voz alta com o professor.

(12)
(13)

O vestido de Manoela é de coloração rosa, muito bonito e diferente dos outros. Ele a deixou feliz e contou para todas as pessoas que conhece sobre o presente.

O Pato Pateta

A canção do Pato Pateta é uma das mais antigas e conhecidas do Brasil, pois é divertida e apresenta um patinho atrapalhado que faz uma porção de coisas erradas.

(14)
(15)

Apesar de aprontar a música toda, o Pato Pateta é engraçado e muito divertido.

Lá vem o Pato

A canção O Pato é divertida por conta de sua letra que conta sobre um animal danado, curioso que pintou o caneco, bateu no marreco e pulou no cavalo. O professor deverá apresentar a música aos alunos.

(16)
(17)

Esta canção é antiga, porém muitas pessoas a conhecem atualmente e lembram da letra caso sejam perguntadas. A intenção é fazer com que as crianças sejam adultos que lembrem desses textos e músicas um dia.

O gato Pepeu

O nome do gato é Pepeu e ele pertence à Ana, sua dona que lhe cuida com muito amor e carinho. Este é um gato bem mimado bicolor, que adora ficar no jardim.

(18)
(19)

Gatos são travessos e adoram brincar, principalmente quando pequenos que correm por todos os lados, se escondem e pulam bem alto nas brincadeiras.

Atividade Tita, a pata e Talita

O aluno deverá ler sobre Talita que possui uma pata chamada Tita na chácara do tio Tinoco, e ela é esperta e muito bonita. Através disso, o professor poderá deixar que as crianças perguntem o que quiserem sobre os patos e chácaras caso sintam dúvida ou curiosidade.

(20)
(21)

Patos são bons pais e cuidam de seus filhotes com muito carinho, como é o caso da pata Tita e seus oito filhotes.

A pipa de João

João produziu uma pipa colorida e ele corre com o objeto por todo o lugar, sua pipa voa alto e o menino adora brincar com ela.

(22)
(23)

O professor poderá ensinar às crianças a como montar uma pipa na sala de aula, para promover uma brincadeira sadia e lúdica entre os pequenos.

Atividade sobre a ave Arabela

O aluno deve ler sobre Julião ser amigo de uma ave chamada Arabela, que vive perto da casa do menino e são bons amigos.

(24)
(25)

As aves são excelentes companheiras quando se convive diariamente com elas, não as maltrata e lhes dá carinho.

A Raposa Julieta

A raposa Julieta vive na floresta com sua mãe e seu pai raposão, em uma toca abaixo de uma imensa árvore. Os alunos deverão ler em voz alta este texto.

(26)
(27)

Raposas são animais curiosos e muito diferentes de lobos e cachorros, por exemplo, além de serem dóceis em alguns momentos.

Atividade sobre o Leão

Este pequeno texto conta que Júlio é um leão que vive na floresta, possui uma juba muito bonita e é o rei de todos os animais.

(28)
(29)

Leões não são tão amigáveis quanto parece, pois são predadores naturais e apesar de aparentarem perigo, é necessário protegê-los e amá-los.

Girafinha

As girafinhas são extremamente altas e o professor poderá explicar mais sobre estes incríveis animais aos alunos.

(30)
(31)

Estes animais são herbívoros, isto é, se alimentam unicamente de frutas e folhas de árvores.

Atividade sobre Maria e o Sapo

Maria é uma menina que possui medo de sapos, e quando avistou um, na sala do sítio ficou com muito medo. Ela saltou na cadeira para se esconder do sapo que pulou no sapato de sua avó.

(32)
(33)

Sapos são anfíbios que podem viver tanto na água quanto na terra, comem insetos como moscas e vivem próximos de locais úmidos.

Confusão

O cachorrinho avistou o gato que viu o rato que acabou por fugir ao sentir a confusão se aproximar.

(34)
(35)

Ratos são caçados por gatos e cachorros adoram brincar com os felinos que ficam bravos.

Atividade sobre o Jacaré

O jacaré passou ao mercado, mas não sabia o que comprar e acabou por comprar uma cadeira velha para a comadre se sentar, porém a cadeira quebrou.

(36)
(37)

Jacarés são répteis carnívoros que caçam qualquer espécie de animal para comer, e assim como anfíbios, eles podem ficar tanto na água quanto na terra.

Pombinha Branca

A pombinha branca lavava roupa para o casamento, porém ao terminar o que fazia passou na janela para namorar e viu seu namorado. O professor deverá apresentar a canção às crianças em sala de aula.

(38)
(39)

Esta canção, assim como a do Pato Pateta são antigas e marcaram muitas gerações, portanto, o professor poderá passá-la para que as crianças possam aprender.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de atividades textinhos para leitura do 1° ano para imprimir em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Referências

Documentos relacionados

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de atividades com a cor amarela para educação infantil para imprimir em sala de aula de diversas formas e quer

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de atividades com a cor preta para educação infantil para imprimir em sala de aula de diversas formas e quer

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de atividades lúdica para trabalhar na educação infantil para imprimir em sala de aula de diversas formas e

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema sobre as diferenças em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino,

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de atividades sobre tartarugas para educação infantil para imprimir em sala de aula de diversas formas e quer

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de notas de dinheiro para educação infantil imprimir em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda

Se você gostou de nossas atividades sobre o tema de atividades sobre a dengue para educação infantil para imprimir para trabalhar em sala de aula de diversas formas, e quer

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de atividades com a cor azul para educação infantil para imprimir em sala de aula de diversas formas e quer