• Nenhum resultado encontrado

Atividades sobre povos indígenas 3º ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Atividades sobre povos indígenas 3º ano"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

As atividades sobre povos indígenas tem foco principal para ensinar as crianças de ensino fundamental I, sobre história de maneira lúdica e compreensível sem ser algo extremamente complexo e difícil de entender.

Atividades sobre povos indígenas

Desde que o professor passa a trabalhar sobre a cultura indígena com os alunos, mostrará ser possível conhecer outros tipos de culturas e ter maior contato com a tradição do Brasil, que possui uma vasta cultura, que deve ser valorizado e preservado.

Opte por trabalhar através de músicas, brincadeiras e aproveite para explicar que os índios protegem a natureza e sabem fazer diversas matérias-primas feitas pela natureza.

Atividades sobre povos indígenas 3º ano

Com base nisso, a equipe do Minhas Atividades elaborou uma série de atividades sobre povos indígenas para o 3° ano do ensino fundamental I.

(2)
(3)

A equipe do Minhas Atividades agradece todos os professores e educadores que se propõem a lecionar para as crianças conseguirem aprender uma variedade de temas importantes do cotidiano. Vocês são incríveis!

Atividades sobre os portugueses

No ano de 1500 muitas pessoas chegaram em caravelas nas praias brasileiras, o aluno deve assinalar apenas a resposta correta.

(4)
(5)

Nesta época, Portugal e Espanha criaram o Tratado de Tordesilhas, que simplesmente significava que Portugal deveria permanecer apenas pela parte do litoral.

O que é cacique?

A criança deverá assinalar o que significa a palavra cacique, que no caso, era um chefe muito importante que tomava todas as decisões sobre guerras.

(6)
(7)

Atualmente, os povos indígenas sofrem com constantes problemas, o professor deve explicar para que as crianças compreendam e respondam por conta própria.

Atividade sobre o dia do índio

Os povos indígenas foram os primeiros habitantes do Brasil e vivem em grupos denominados tribos. Os índios possuem costumes distintos dos nossos e vivem em ocas.

(8)
(9)

Ensine as crianças sobre como é importante respeitar os índios e que estavam no Brasil bem antes dos portugueses surgirem. Eles permanecem em nosso meio, convivem conosco,

porém muitos índios permanecem em seus estados de origem, como o Amazonas.

Responda às questões

Nesta atividade, a criança precisa utilizar como base o texto anterior para conseguir responder corretamente todas as perguntas propostas para esta atividade.

(10)
(11)

Há muito tempo, os índios utilizavam lanças para a prática da caça, será que eles vivem desse modo atualmente? O professor pode questionar as crianças sobre esse tema.

Atividade para completar as palavras

Nesta atividade, será preciso ler as palavras disponibilizadas no quadro abaixo para conseguir completar as frases por completo.

(12)
(13)

Caso, alguma criança sinta muita dificuldade para interpretar as frases poderão pedir uma ajuda ao professor responsável pela aula.

Leia o texto

A terra é muito importante para os indígenas. É como uma mãe que lhes dá água e alimento.

Em uma aldeia, a terra pertence a todos: ela é coletiva, assim como o trabalho. Com base neste pequeno texto, as crianças deverão responder à pergunta.

(14)
(15)

Em seguida, deverão marcar com V ou F para as frases verdadeiras ou falsas apresentadas na atividade.

Atividade sobre texto informativo

Será necessário que as crianças leiam o texto proposto para conseguirem completar de maneira correta.

(16)
(17)

Eles devem marcar com lápis as palavras-chave mais importantes presentes no texto, pois desse modo conseguirão memorizar todas as informações contidas no texto.

Complete os quadros

Com base no texto anterior, as crianças deverão completar os quadros propostos para esta atividade.

(18)
(19)

Elas devem usar as palavras marcadas para conseguirem ter maior facilidade para responder cada quadrinho.

Complete as frases

Nesta atividade, as crianças devem completar as frases por conta própria porque leram dois textos sobre os índios e está na hora de exercitar a memória.

(20)
(21)

Os índios amam a natureza e tudo nela é conservado e respeitado. Os povos indígenas foram os primeiros habitantes do Brasil e contribuíram muito para a formação da cultura

brasileira.

Atividade para reescrever o texto

Será preciso que os alunos reescrevam inteiramente o texto mostrado abaixo, de modo que realizem as devidas substituições das palavras.

(22)
(23)

O aluno deverá circular com lápis de cor, além de tomar cuidado com a pontuação, parágrafos, ortografia e claro, a caligrafia.

Complete o texto

Nesta continuação, o aluno deve observar todas as figuras para conseguirem responder corretamente o texto.

(24)
(25)

Se em algum momento, qualquer criança sentir dificuldades, o professor deverá ajudar ao explicar um pouco sobre as imagens para dar-lhes uma ideia melhor sobre o que fazer.

Atividade sobre caça-palavras

O aluno deverá encontrar 4 palavras que possuem relação direta com os índios. O caça- palavras ajuda na concentração de cada criança, portanto, este tipo de atividade se torna necessária.

(26)
(27)

Preferencialmente, o aluno deve colorir as palavras encontradas com o lápis de cor, pois assim conseguirão localizá-las com maior facilidade.

Complete o quadro

Para finalizar esta atividade sobre os índios, as crianças devem apenas completar o quadro abaixo com as palavras que faltam.

(28)
(29)

As crianças terão aprendido mais sobre a cultura indígena e sua importância para toda a população brasileira.

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema sobre povos indígenas em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Referências

Documentos relacionados

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema sobre atividades sobre números romanos para ensino infantil em sala de aula de diversas formas e quer encontrar

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de 10 desenhos para colorir de flores para ensino infantil em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema sobre as diferenças em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino,

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de 10 desenhos de bichos para imprimir para ensino infantil em sala de aula de diversas formas e quer encontrar

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de atividades sobre animais em extinção e o IBA no fundamental I em sala de aula de diversas formas e quer

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema sobre a enigmas e caça ao tesouro para ensino infantil em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de atividades sobre tartarugas para educação infantil para imprimir em sala de aula de diversas formas e quer

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema de atividades textinhos para leitura do 1° ano para imprimir em sala de aula de diversas formas e quer encontrar