• Nenhum resultado encontrado

207-g. Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "207-g. Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

207-g. Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia

INSTRUÇÕES

1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resolução das

questões, confira a numeração de todas as páginas.

3. A prova é composta de 40 questões objetivas.

4. Nesta prova, as questões objetivas são de múltipla escolha, com 5 alternativas cada

uma, sempre na sequência a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada.

5. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas

perguntas aos aplicadores de prova.

6. Ao receber o cartão-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele

corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova.

7. O cartão-resposta deverá ser preenchido com caneta esferográfica preta, tendo-se o

cuidado de não ultrapassar o limite do espaço para cada marcação.

8. Não serão permitidos empréstimos, consultas e comunicação entre os candidatos,

tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrônicos ou não, inclusive relógio. O não cumprimento dessas exigências implicará a eliminação do candidato.

9. Os aparelhos celulares deverão ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no

saco plástico. Caso essa exigência seja descumprida, o candidato será excluído do concurso.

10. A duração da prova é de 4 horas. Esse tempo inclui a resolução das questões e a

transcrição das respostas para o cartão-resposta.

11. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao aplicador de prova.

Aguarde autorização para entregar o caderno de prova e o cartão-resposta.

12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o

consigo.

DURAÇÃO DESTA PROVA: 4 horas

Conhecimento

Específico

Legislação

NÚMERO DE INSCRIÇÃO TURMA NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO    ... RESPOSTAS 01 - 06 - 11 - 16 - 21 - 26 - 31 - 36 - 02 - 07 - 12 - 17 - 22 - 27 - 32 - 37 - 03 - 08 - 13 - 18 - 23 - 28 - 33 - 38 - 04 - 09 - 14 - 19 - 24 - 29 - 34 - 39 - 05 - 10 - 15 - 20 - 25 - 30 - 35 - 40 - Anos

SELEÇÃO PÚBLICA PARA FILIAÇÃO DE MÉDICOS

UNIMED CURITIBA

Concurso Público – Edital n° 001/2011

Prova Objetiva – 18/09/2011

(2)
(3)

01 - Assinale a alternativa que apresenta o músculo que ativamente promove a abertura da tuba auditiva.

a) Pterigóideo lateral. b) Palatofaríngeo.

►c) Tensor do véu palatino. d) Palatoglosso.

e) Pterigóideo medial.

02 - Sabe-se que o canal semicircular da orelha interna de um lado encontra seu paralelo na orelha interna contralateral. Quando mencionamos o canal semicircular anterior direito, sabemos que seu paralelo contralateral é o canal semicircular: a) lateral esquerdo. b) anterior esquerdo. c) anterior direito. ►d) posterior esquerdo. e) posterior direito.

03 - No caso de otite média crônica, estamos diante de perfuração timpânica que pode apresentar eventuais episódios de otorreia. A bactéria mais frequentemente encontrada nessa situação é a:

a) Brahmanella catarrhalis.

b) Staphylococcus aureus.

c) Haemophylus influenzae.

d) Bacteroides fragilis.

e) Pseudomonas aeruginosa.

04 - Como complicação de uma mastoidite aguda, podemos ter mastoidite coalescente, que, por destruição do trabeculado da mastoide e coalescência de suas células, forma o abscesso mastóideo. A ruptura da cortical da mastoide e a drenagem do abscesso na direção medial através das células do ápice petroso pode gerar:

a) abscesso de Bezold. b) mastoidite de Mouret. c) abscesso subperiostal.

►d) síndrome de Gradenigo. e) abscesso epidural.

05 - O colesteatoma é formado por uma matriz de epitélio escamoso estratificado sobre perimatriz de tecido fibroconectivo, com características de expansão, lise e migração, portanto, de destruição de estruturas com as quais entra em contato. A abordagem terapêutica é eminentemente cirúrgica e visa em primeiro lugar:

a) preservação da audição.

►b) erradicação da doença.

c) reconstrução da membrana timpânica. d) cuidados com o tégmen timpânico.

e) restabelecimento de uma orelha média seca e segura.

06 - Define-se rinossinusite aguda como processo inflamatório agudo da mucosa que reveste a cavidade nasal e os seios paranasais. Ocorre principalmente em decorrência de:

a) desvio de septo.

b) concha média pneumatizada. c) anormalidade ciliar.

d) polipose nasossinusal.

►e) infecção de vias aéreas superiores.

07 - A rinossinusite fúngica vem registrando aumento de incidência nas duas últimas décadas, principalmente devido ao aumento de incidência de comprometimento do sistema imunológico das pessoas. Dentre as abaixo citadas, a mais letal é a: a) scedosporiose. ►b) zigomicose. c) aspergilose. d) feoifomicose. e) hialo-hifomicose.

08 - Epistaxe é o sangramento dentro da cavidade nasal causada por comprometimento da integridade da mucosa, sendo considerada a principal emergência otorrinolaringológica, devido a sua frequência. A epistaxe anterior é a mais frequente e de fácil resolução. A epistaxe póstero-superior é geralmente persistente, profusa e grave, e ocorre no território:

a) das artérias pterigóideas. b) da artéria carótida interna. c) da artéria nasosseptal. d) da artéria nasal lateral.

(4)

09 - A obstrução nasal em crianças sempre causa apreensão para os pais e pode ocorrer desde o nascimento. A obstrução nasal pode ser acompanhada ou não por secreções, e esta pode ser hialina ou mucopurulenta. Crianças maiores, portadoras de obstrução nasal mucopurulenta, podem apresentar os seguintes diagnósticos, EXCETO:

a) polipose nasal.

►b) atresia de coanas. c) corpos estranhos nasais. d) rinites bacterianas. e) adenoidites.

10 - Para a alegria dos otorrinolaringologistas, a introdução da vacina conjugada contra Haemophilus influenzae Tipo B, no final da década de 1980, reduziu drasticamente a incidência de:

a) laringotraqueíte. b) laringite estridulosa. c) laringite alérgica aguda.

►d) epiglotite.

e) papilomas de laringe.

11 - A otite externa maligna ou necrosante é uma doença grave, de caráter invasivo, que ocorre basicamente em pacientes imunodeprimidos. Cursa com intensa otalgia e otorreia purulenta. O agente patogênico mais frequentemente envolvido é: a) Pseudomonas aeruginosa. b) Staphylococcus aureus. c) Streptococcus pneumoniae. d) Streptococcus pyogenes. e) Haemophylus influenzae.

12 - Em anos recentes, a infecção pelo Mycobacterium tuberculosis vem apresentando acentuado aumento no número de casos em todo o mundo, principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil. Quanto à laringite tuberculosa, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Normalmente, a laringite tuberculosa surge em decorrência direta da tuberculose pulmonar bacilífera. b) A tuberculose tem sido relatada como a causa mais frequente de lesão granulomatosa de laringe. c) É necessário investigar a associação da tuberculose laríngea com outras afecções.

d) Associa-se o aumento do número de casos de tuberculose com o surgimento da pandemia de HIV.

►e) Uma vez fechado o diagnóstico através de radiografias de tórax e pesquisa de BK no escarro, a biópsia se torna desnecessária.

13 - Alterações estruturais mínimas de cobertura das pregas vocais compõem um grupo de lesões que alteram a composição tecidual dessas pregas e cujo impacto, quando existe, se restringe à função fonatória da laringe. Em qual dos conjuntos abaixo relacionados todas as lesões se enquadram nesse caso?

a) Nódulos vocais, pseudocistos, sulco vocal, cisto epidermoide.

b) Sulco vocal, pólipos de pregas vocais, ponte mucosa, microdiafragma laríngeo, vasculodisgenesia. c) Nódulos vocais, pseudocistos, ponte mucosa, microdiafragma laríngeo, vasculodisgenesia.

►d) Sulco vocal, cisto epidermoide, ponte mucosa, microdiafragma laríngeo, vasculodisgenesia. e) Edema de Reinke, cisto epidermoide, ponte mucosa, vasculodisgenesia.

14 - Dentre as malformações da laringe abaixo relacionadas, aponte a que mais frequentemente causa estridor no primeiro ano de vida.

►a) Laringomalácia. b) Hemangioma. c) Cistos laríngeos. d) Estenoses subglóticas. e) Diafragma.

15 - Em se tratando da semiologia dos estridores respiratórios, a fase da respiração em que estes ocorrem é de fundamental importância para a localização da alteração/lesão e na suspeição diagnóstica inicial. Com relação a isso, assinale a alternativa correta.

a) A laringomalácia gera estridor bifásico, devido a suas características e localização, e se acentua com o choro e agitação da criança.

►b) O padrão expiratório é observado em pacientes com obstrução na árvore traqueobrônquica. c) É interessante observar que compressão extrínseca de traqueia não causa estridor. d) O estridor gerado pela estenose subglótica costuma ter padrão inspiratório.

e) Devido a suas características e consistência, o hemangioma apresenta estridor bifásico, independentemente de sua localização.

(5)

16 - O câncer de pele continua sendo a mais comum das neoplasias. Além de fatores hereditários, como quantidade de melanina na pele, a quantidade e intensidade de exposição solar participam de modo importante no aparecimento dessa neoplasia. Assinale a alternativa que apresenta a mais comum das condições pré-neoplásicas:

a) Úlcera de Marjolin ou “câncer de cicatriz”. b) Nevo sebáceo de Jadassohn.

c) Nevo pigmentar congênito.

d) Doença de Bowen ou carcinoma espinocelular in situ.

►e) Queratose actínica.

17 - Fundamental para definição de abordagem terapêutica em câncer de laringe é o estadiamento. Quando se trata de tumor glótico, envolvendo ambas as pregas vocais, mas se limitando a elas, que mantêm mobilidade normal, apresentando um único nódulo homolateral de 2 cm sem metástase a distância, temos:

►a) T1b N1 M0. b) T2 N1 MX. c) T1a N0 M0. d) T3 N2a MX. e) T2 N2c MX.

18 - É o tumor mais comum das glândulas salivares, apresentando-se como massa única de crescimento lento, nodular, de consistência firme, levemente compressível. Quando em parótida, normalmente é móvel. Suas células apresentam a capacidade de se diferenciar em células epiteliais e mesenquimais. Trata-se do:

a) mixoma. b) mioepitelioma.

►c) adenoma pleomórfico. d) tumor de Warthin. e) adenoma canalicular.

19 - Com relação à fístula do tireoglosso, assinale a alternativa INCORRETA.

►a) Trata-se de uma anomalia congênita de origem vascular. b) Ocorre basicamente em linha média de pescoço.

c) Pode se distender e avolumar, devido a descamação celular em seu interior. d) Forma cisto quando não se comunica com a pele ou com a faringe.

e) Origina-se do não fechamento do trajeto do broto endodérmico do forame cego em direção ao pescoço.

20 - A presença de massa cervical é quase sempre expressão clínica de uma doença e pode apresentar um desafio diagnóstico ao otorrinolaringologista. Quando falamos em nódulos supraclaviculares ou cervicais baixos, fibroelásticos ou amolecidos, podendo apresentar sinais flogósticos, em paciente com idade entre 20 e 40 anos, sem comprometimento do estado geral, estamos falando em:

a) toxoplasmose.

b) mononucleose infecciosa. c) paracoccidioidomicose.

►d) tuberculose ganglionar. e) sarcoidose.

21 - Tumores malignos de supraglote drenam para os linfonodos:

a) submentonianos.

►b) cervicais anteriores. c) cervicais laterais. d) supraclaviculares. e) retrofaríngeos.

22 - Algo em torno de 3 a 9% dos pacientes com metástases linfáticas cervicais não revelam o tumor primário. É o chamado tumor primário oculto. Assinale a alternativa que identifica a localização da grande maioria dos tumores primários.

a) Pulmão. b) Tireoide. c) Estômago. d) Trato geniturinário.

►e) Via aerodigestiva superior.

23 - Assinale a alternativa que NÃO tem relação com disfagia orofaríngea.

a) Tosse durante as refeições. b) Desidratação.

c) Pneumonias aspirativas.

►d) Dificuldade no preparo do bolo alimentar. e) Desnutrição.

(6)

24 - A rinite alérgica tem grande impacto sobre a qualidade de vida do paciente por ela acometido, porque dela decorre uma série de complicações. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma complicação inerente à rinite alérgica.

a) Otite média serosa.

►b) Polipose nasal. c) Rinossinusite. d) Asma.

e) Alterações do crescimento craniofacial.

25 - A presença de xerostomia e de ceratoconjuntivite seca deve servir como um primeiro alerta ao médico para suspeitar e iniciar investigação de:

a) diabetes melito. b) cirrose hepática. c) mixedema.

d) doença de Addison.

►e) síndrome de Sjörgren.

26 - Um paciente vem à consulta relatando dor e tumefação esporádica em glândula submandibular, quadro esse que mantém estreita relação com as refeições. A suspeita inicial deve recair sobre:

a) rânula. b) cisto dermoide.

►c) sialolitíase. d) mucocele. e) sialoadenose.

27 - Com frequência, as lesões brancas de mucosa oral se tornam um desafio diagnóstico, mas suas características nos concedem pistas. Quando falamos de lesões múltiplas afetando pele/mucosas, que em cavidade oral acometem principalmente a mucosa jugal, demonstrando aspecto reticulado em um fino entrelaçamento de linhas brancas, assintomáticas, que não se desprendem nem desaparecem quando a mucosa é esticada, causadas por uma degeneração imunomediada na interface da superfície do epitélio e tecido conjuntivo, estamos falando em:

a) leucoderma.

►b) líquen plano.

c) candidíase hiperplásica.

d) candidíase pseudomembranosa. e) grânulos de Fordyce.

28 - Em consulta, um paciente relata apresentar redução de audição e zumbido após presença em show de rock, assistido próximo a caixas de som, na noite anterior. Qual é a situação mais provável?

a) Barotrauma. b) Disfunção tubária.

c) Perda auditiva permanente.

►d) Perda auditiva temporária. e) Suscetibilidade individual.

29 - Quanto à paralisia de Bell, assinale a alternativa INCORRETA.

►a) A descompressão do nervo facial é amplamente aceita. b) O prognóstico é bom na vasta maioria dos casos. c) O uso da prednisona está bem indicado.

d) O aciclovir oral pode contribuir para a recuperação.

e) Fundamental estabelecer medidas para a proteção do globo ocular.

30 - Com relação às adenotonsilectomias, que são cirurgias amplamente realizadas e apresentam indicações bem definidas, assinale a alternativa que apresenta uma CONTRAINDICAÇÃO relativa.

a) Tonsilites de repetição. b) Tonsilas hipertróficas.

►c) Insuficiência velofaríngea. d) Halitose por tonsilite caseosa. e) Neoplasia de tonsilas.

(7)

LEGISLAÇÃO

As questões a seguir tratam de dispositivos legais constantes da Lei nº 5.764/71. Portanto, responda-as considerando o texto expresso na referida lei.

31 - Assinale a alternativa que apresenta uma das características das sociedades cooperativas.

a) Número ilimitado de quotas-partes do capital para cada associado.

b) Multiplicidade de voto por cada cooperado, de acordo com o número de quotas-partes integralizado.

►c) Adesão voluntária, com número ilimitado de associados, salvo impossibilidade técnica de prestação de serviços. d) Parcialidade política e religiosa.

e) Área de admissão de associados ilimitada, independentemente das possibilidades de reunião, controle, operações e prestação de serviços.

32 - Segundo o artigo 21 da Lei 5.764/71, há disposições que devem estar indicadas no estatuto social de uma cooperativa. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas disposições.

a) O número máximo de associados.

b) A forma como cada associado deverá usufruir em benefício próprio das eventuais sobras que lhe forem destinadas pela cooperativa.

c) As garantias para que todos os cooperados tenham direito a voto nas assembleias gerais.

►d) Os direitos e deveres dos associados, natureza de suas responsabilidades, as condições de admissão, demissão, eliminação e exclusão e as normas para sua representação nas assembleias gerais.

e) A impossibilidade de reforma do estatuto.

33 - Sobre a relação dos associados com a sua cooperativa, é correto afirmar:

a) O associado que aceitar e estabelecer relação empregatícia com a cooperativa mantém o direito de votar e ser votado.

►b) A demissão do associado será unicamente a seu pedido.

c) Em caso de eliminação, o associado não terá direito a recurso, em razão da gravidade da infração legal ou estatutária cometida.

d) A responsabilidade do associado perante terceiros, por compromissos da sociedade, perdura até a data do protocolo de seu requerimento de demissão à cooperativa.

e) As obrigações dos associados falecidos, contraídas com a sociedade, e as oriundas de sua responsabilidade como associado em face de terceiros não são transmitidas aos herdeiros.

34 - A respeito dos motivos de exclusão de um associado do quadro de sócios da cooperativa, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Por dissolução da pessoa jurídica. b) Por morte da pessoa física.

►c) Por divórcio ou dissolução de união estável do cooperado. d) Por incapacidade civil não suprida.

e) Por deixar de atender aos requisitos estatutários de ingresso ou permanência na cooperativa.

35 - Sobre as assembleias gerais dos associados, órgão supremo da sociedade, é correto afirmar:

►a) As suas deliberações vinculam todos os cooperados, ainda que ausentes ou discordantes.

b) A sua convocação poderá ser feita por qualquer cooperado sem cargo de representação, mediante comunicação aos demais cooperados.

c) As suas deliberações serão tomadas por minoria de votos dos associados presentes com direito de votar.

d) O cooperado que não puder comparecer às assembleias gerais poderá se fazer representar por meio de procurador. e) Não é de sua competência a destituição dos membros dos órgãos de administração ou fiscalização, mas sim do

Conselho Nacional de Cooperativismo.

As questões a seguir tratam de dispositivos legais constantes da Lei nº 9.656/98. Portanto, responda-as considerando o texto expresso na referida lei.

36 - Para obter autorização de funcionamento, as operadoras de planos privados de assistência à saúde devem satisfazer alguns requisitos expressos na Lei nº 9.656/98, ainda que outros possam ser determinados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um dos requisitos previstos nessa lei.

a) Registro nos Conselhos Regionais de Medicina e Odontologia, conforme o caso, em cumprimento ao disposto no art. 1° da Lei no 6.839, de 30 de outubro de 1980.

b) Descrição pormenorizada dos serviços de saúde próprios oferecidos e daqueles a serem prestados por terceiros.

►c) Abertura de sigilo bancário, fiscal e telefônico de todos os sócios ou cooperados das operadoras de planos privados de assistência à saúde.

d) Descrição de suas instalações e equipamentos destinados à prestação de serviços.

e) Especificação dos recursos humanos qualificados e habilitados, com responsabilidade técnica de acordo com as leis que regem a matéria.

(8)

37 - Considere as seguintes hipóteses:

1. Fornecimento de medicamentos importados não nacionalizados. 2. Fornecimento de medicamentos para tratamento domiciliar.

3. Casos de cataclismos, guerras e comoções internas, quando declarados pela autoridade competente. É(São) motivo(s) de exclusão de cobertura do plano-referência o(s) item(ns):

a) 3 apenas. b) 1 e 2 apenas. c) 1 e 3 apenas. d) 2 e 3 apenas.

►e) 1, 2 e 3.

38 - Sobre os prazos de carência nos planos privados de assistência à saúde contratados de acordo com as regras da Lei nº 9.656/98, assinale a alternativa correta.

►a) Prazo máximo de trezentos dias para partos a termo. b) Prazo máximo de doze meses para cirurgias.

c) Prazo máximo de setenta e duas horas para a cobertura dos casos de urgência e emergência. d) Prazo máximo de vinte e quatro meses para internamento em unidade de terapia intensiva. e) Prazo máximo de noventa dias para consultas.

39 - Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma obrigação ou direito do prestador de serviço, segundo a Lei nº 9.656/98.

a) O consumidor de determinada operadora, em nenhuma hipótese e sob nenhum pretexto ou alegação, pode ser discriminado ou atendido de forma distinta daquela dispensada aos clientes vinculados a outra operadora ou plano. b) A marcação de consultas, exames e quaisquer outros procedimentos deve ser feita de forma a atender às necessidades

dos consumidores, privilegiando os casos de emergência ou urgência, assim como as pessoas com mais de sessenta e cinco anos de idade, as gestantes, lactantes, lactentes e crianças até cinco anos.

►c) A marcação de consultas, exames e quaisquer outros procedimentos deve ser feita de forma a atender às necessidades dos consumidores, contudo, respeitando-se a agenda do médico, que deverá dar preferência ao atendimento de pacientes particulares.

d) A manutenção de relacionamento de contratação, credenciamento ou referenciamento pode ser feita com número ilimitado de operadoras, sendo expressamente vedado às operadoras, independentemente de sua natureza jurídica constitutiva, impor contratos de exclusividade ou de restrição à atividade profissional.

e) A partir de 3 de dezembro de 1999, os prestadores de serviço ou profissionais de saúde não poderão manter contrato, credenciamento ou referenciamento com operadoras que não tiverem registros para funcionamento e comercialização, conforme previsto na Lei 9.656/98, sob pena de responsabilidade por atividade irregular.

*40 - Assinale a alternativa cuja conduta representa uma prática VEDADA às operadoras de planos privados de assistência à saúde com relação aos planos comercializados com base na Lei nº 9.656/98.

a) Oferecimento de cobertura contratual que extrapole os limites da Lei nº 9.656/98.

b) A suspensão ou a rescisão unilateral do contrato, salvo por fraude ou não pagamento da mensalidade por período superior a sessenta dias, consecutivos ou não, nos últimos doze meses de vigência do contrato, desde que o consumidor seja comprovadamente notificado até o quinquagésimo dia de inadimplência.

c) A suspensão ou a rescisão unilateral do contrato, em qualquer hipótese, durante a ocorrência de internação do titular. d) Renovação automática dos contratos de planos privados de assistência à saúde a partir do vencimento do prazo inicial

de vigência, sem a imposição da cobrança de taxas ou qualquer outro valor no ato da renovação.

e) Oferecimento de planos privados de assistência à saúde para pessoas com mais de 60 anos de idade ou pessoas portadoras de deficiência.

Referências

Documentos relacionados

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

Usar ciprofloxacino 400mg EV ou gentamicina 240mg EV para cobertura de Gram-negativos se indicado. OBS: Manter norfloxacino 400mg/dia ou nitrofurantoína 100mg/dia ou conforme cultura

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

Para aguçar seu intelecto, para tomar-se mais observador, para aperfeiçoar-se no poder de concentração de espí­ rito, para obrigar-se â atençOo, para desenvolver o espírito

A Administração revisa anualmente o valor contábil líquido dos ativos com o objetivo de avaliar eventos ou mudanças nas circunstâncias econômicas, operacionais