• Nenhum resultado encontrado

5.5 Análise e discussão quanto ao decisório na formulação da política de preços

5.6.6 Ações ou interações

Em decorrência do processo da análise e crítica à luz das condições causais, condições interventoras e condições contextuais, forma-se então o esquema geral da teoria. A categoria central – experiência do supermercadista – constitui-se como elemento

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 C.1 Fator Historico C.2 Fator Econômico C.3 Estratégia / MKT C 4. Formato / Localização C.5 Política de Preço C.6 Intuição/ Experiência E7 E6 E5 E4 E3 E2 E1 a E1

188

primordial da decisão sobre local, formato e política de preços (FIG. 21). Nela, o colchete tracejado representa uma interseção semiaberta por onde perpassam os fatores históricos, econômicos, as características pessoais, as características familiares, os concorrentes e o cliente, que afetam o processo da decisão. Bom lembrar, como mencionado anteriormente, que outros stakeholders interferem no processo, tais como: a indústria, o poder público, a comunidade. Entretanto, para efeito da construção teórica, apesar de não haver negligência em relação ao fato mencionado, tratou-se de delimitar o processo da construção do escopo da pesquisa, principalmente no que tange às entrevistas e análises. De certa forma, é perfeitamente plausível afirmar que esses outros stakeholders, apesar de interferirem no processo, interagem com menor intensidade do que os outros fatores que compuseram o escopo da pesquisa.

Figura 21 - Esquema geral da teoria ajustado

Fonte: Elaborada pelo autor.

Assim, conforme a proposição de Bandeira-de-Mello e Cunha (2006), o processo de interpretação avalia a qualidade da teoria substantiva desenvolvida à luz de seis critérios: grau de coerência, funcionalidade, relevância, flexibilidade, densidade e integração.

Fatores históricos Fatores

econômicos Características pessoais Características familiares Categoria Central: Experiência pessoal do supermercadista Decidir sobre formato Concorrentes Decidir sobre localização Cliente Decidir sobre política de preço.

189

O QUADRO 11 apresenta esses seis critérios de avaliação e indica a contribuição que cada uma ofereceu para o desenvolvimento da pesquisa. A partir de todo o processo de interpretação que culminou com a elaboração dos esquemas apresentados anteriormente, é importante fazer uma avaliação do rigor e da fundamentação da teoria.

QUADRO 11 - Critérios para avaliação da teoria substantiva

CRITÉRIOS DESCRIÇÃO CONTRIBUIÇÃO

GRAU DE COERÊNCIA

As categorias criadas devem emergir dos dados, e não de pressupostos do pesquisador.

Confere credibilidade à teoria e permite que ela seja entendida por terceiros.

FUNCIONALIDADE A teoria deve explicar tanto as inter- relações dos conceitos quanto as variações encontradas.

Uma teoria substantiva deve ser útil para o entendimento de um fenômeno e ser útil para os envolvidos.

INTEGRAÇÃO Todos os construtos devem estar

relacionados a uma categoria central e expressos em termos de proposições derivadas de um esquema teórico.

A integração evita a existência de falhas na lógica explicativa da teoria.

RELEVÂNCIA A teoria deve emergir fruto da

sensibilidade teórica do pesquisador, o qual deve ser capaz de identificar a categoria central mais relevante para explicar o fenômeno.

A relevância é verificada pelo reconhecimento imediato do significado da categoria central pelos envolvidos.

FLEXIBILIDADE A teoria deve ser passível de modificação, permitindo seu enriquecimento com a introdução de novas categorias e propriedades.

Uma teoria deve estar aberta para

o aprimoramento de sua

capacidade de explicação de um fenômeno.

DENSIDADE A teoria deve possuir poucos elementos- chave e um grande número de propriedades e categorias relacionadas.

A densidade confere maior validade aos conceitos da teoria. Fonte: Adaptado de BANDEIRA-DE-MELLO; CUNHA, 2006 apud PINTO, 2010.

Todos os códigos gerados ao longo das fases de codificação aberta e axial emergiram dos dados, fato que demonstrou um grau de coerência e conferiu à teoria credibilidade. O distanciamento da literatura também serviu para o mesmo fim. Dessa forma, houve cuidado especial na questão do entendimento dos múltiplos pontos de vista, a partir da comparação e análise das entrevistas no processo da construção teórica.

Os critérios da funcionalidade e da integração podem ser verificados por meio da construção do esquema teórico que organizou a questão geral da teoria em torno da categoria central.

Quanto ao critério de relevância no processo de construção da teoria substantiva, deu-se uma atenção especial a ele no que diz respeito a todos os agentes envolvidos na pesquisa: o contato inicial na 24ª. SUPERMINAS – Convenção Mineira de

190

Supermercados –, no dia 20 de outubro de 2010, o processo das entrevistas de campo e o survey via internet, pois o reconhecimento, por parte dos envolvidos, tanto das propriedades como das relações entre as categorias, é uma forte evidência da qualidade da teoria, bem como de sua coerência e utilidade. A inclusão, na fase de pesquisa de campo, do survey via internet, mesmo com as limitações decorrentes do processo, também contribuiu para confirmar a coerência e validade teórica da tese.

Quanto ao critério de flexibilidade, a metodologia aplicada à pesquisa, bem como a atenção dada aos processos de entrevista, confere elementos para que o processo possa ser replicado em outras regiões do Brasil. A flexibilidade evidenciada na pesquisa também permite que ela possa ser aplicada em outras áreas do universo do varejo, tais como lojas de departamento, rede de farmácias, lojas de eletroeletrônicos e assim por diante.

A densidade das categorias principais da teoria foi representada graficamente nos esquemas apresentados anteriormente. A categoria central do estudo – “a experiência pessoal do supermercadista” – possui 12 ligações com outros códigos.

Em resumo, o fenômeno estudado na tese mostrou-se alinhado e coerente com a questão da pesquisa, que é a predominância da experiência pessoal do supermercadista no processo de decisão para a localização de espaços para implantação de lojas, a escolha do formato e o estabelecimento da política de preços. Também foram contempladas as lacunas e limitações encontradas no curso da pesquisa.

191

6 REENCONTRO COM A LITERATURA

O capítulo anterior, ANÁLISE EXPLORATÓRIA DOS DADOS, cobriu as codificações aberta, axial e seletiva. A codificação aberta representou a fase inicial do processo trabalhoso da análise de dados. O material foi transcrito, as fases foram analisadas, e foram selecionadas as palavras-chave. Conforme postula Goulding (2001), o universo de palavras selecionadas gerou conceitos.

No curso do processo da codificação axial, os dados foram analisados, e emergiram os conceitos inicialmente propostos na codificação aberta, quase sempre de forma indutiva e dedutiva, o que possibilitou a extração da ideia central. O processo se deu por meio da elaboração de perguntas que pudessem dar suporte para o processo de análise, e, como consequência, validação da teoria central.

Neste capítulo, a codificação seletiva se torna mais robusta por meio da abstração conciliada com o que denomina Strauss e Corbin (1990) de ”saturação teórica” e confirmação da teoria substantiva, a partir do surgimento de uma “categoria central” que foi validada pelo pesquisador. Da mesma forma, como aponta Charmaz (2006), a etapa do reencontro com a literatura configura uma oportunidade para o pesquisador demonstrar domínio do trabalho relevante já empreendido no campo de estudo, bem como mostrar sua competência na identificação e discussão das mais significantes ideias e contribuições desses trabalhos, além de clarificar as relações entre estudos anteriores e a teoria gerada.

Este capítulo está dividido em dois tópicos. No primeiro, apresentam-se as comparações dos resultados dos estudos que tiveram foco nas opções de estratégias de escolha sob a perspectiva do supermercadista, analisando se há simetria entre o construto teórico da presente tese e a teoria da racionalidade limitada (SIMON, 1965; BARNARD, 1956), a teoria evolutiva (ALDRICH, 1999) e a teoria da estratégia emergente e deliberada (MINTZBERG; WATERS, 1985).

O segundo tópico visa resgatar os estudos dos principais elementos constituintes das estratégias de marketing do supermercadista para contrastar com os resultados da teoria

192

gerada, principalmente visando estabelecer em quais pontos a literatura refere-se a estratégias de escolha da localização, do formato da loja e da formação das políticas de preço. No caso da pesquisa empírica conduzida nesta tese, o objetivo do capítulo é realizar uma discussão contrastando os principais resultados da teoria substantiva criada com os conceitos e a perspectiva teórica adotada e com resultados de outros estudos que envolveram a temática focada no trabalho.

6.1 Congruências entre a teoria gerada e as teorias da racionalidade limitada, a