• Nenhum resultado encontrado

A areia e o vento Data – 5 de Maio

– APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS –

Actividade 5.8 A areia e o vento Data – 5 de Maio

Duração da actividade – 50 minutos (tarde)

Descrição - Para que o Guião de Saída de Campo ficasse completo, estava em falta o

preenchimento da folha de trabalho relativa ao registo fotográfico efectuado. Os alunos realizaram a tarefa individualmente e sem dificuldades. De seguida, passou-se à análise das amostras de areia recolhidas (zona de espraio da onda e zona dunar). Registaram na ficha de trabalho as características da areia, atribuindo verdadeiro ou falso às afirmações apresentadas, e completaram frases com palavras dadas. A finalizar a folha de trabalho responderam à questão relacionada com a direcção do vento, fornecida pela bandeira colocada na praia.

Os alunos apresentaram dificuldades na realização da folha de trabalho. Palavras pouco habituais, como arredondados e volumosos, não facilitaram o decorrer da tarefa pelo que foi necessária a orientação contínua da professora. O trabalho foi realizado em pequeno grupo, sendo o registo efectuado individualmente (Fig.4.42).

Figura 4. 42 – Realização da ficha de registo das características da areia e direcção do vento.

Aspectos positivos - Os alunos observaram e analisaram areias de locais diferentes.

Reconheceram diferentes características das areias. Expuseram as suas opiniões e aceitaram as dos outros. No final da sessão os alunos realizaram a sua autoavaliação (FT.51) e a professora elaborou a escala de classificação (FT.50).

Aspectos negativos - Realça-se que a linguagem usada na folha de trabalho não se

encontra devidamente adaptada aos conhecimentos dos alunos, pelo que a sua interpretação foi difícil. Assim, a folha de trabalho tornou-se extensa pela quantidade de termos novos e a necessidade de os explicar. Registaram-se dificuldades no preenchimento de lacunas, do texto apresentado.

Sessão 6 – Os registos!

Actividade 6.1 – Painel “Viagem no tempo…” Data – 10 de Maio

Duração da actividade – 1h 30minutos

(tarde).

Descrição - Esta actividade consistiu na

organização de imagens num painel, através de colagem e respectiva legendagem (Fig.4.43).

Através da composição plástica efectuada, em grande grupo, os alunos observaram as

diferenças existentes entre a praia de antigamente e a actual.

Figura 4.43 – Realização do painel “Viagem no tempo…”.

O trabalho, em cartolina, foi dividido em duas partes. Do lado esquerdo situaram- se as imagens da praia de antigamente, focando aspectos relacionados com o areal, erosão, casas típicas, pesca e divertimentos. Do lado direito as imagens da praia actual. Após a colagem, os alunos procederam à análise do conteúdo de cada uma delas (em grande grupo) e foram pronunciando as legendas adequadas. A professora escreveu cada uma das legendas em papéis individuais e os alunos em grupos de dois copiaram as frases no computador (Fig.

4.44). Posteriormente as frases foram impressas e coladas por baixo das respectivas imagens. Devido à disponibilidade de um só computador na sala de aula, com impressora, a tarefa prolongou-se mais do que o desejável.

Figura 4.44 – Escrita de frases no computador Actividade 6.1. Durante o tempo de espera, os alunos pintaram com lápis de cor grãos de areia em todo o painel. O painel foi afixado na parede do átrio de entrada da escola para conhecimento de todos os alunos (Fig. 4.45).

Aspectos positivos - Os alunos seleccionaram imagens de momentos distintos e

organizaram um painel colectivo. Utilizaram o computador para escrever e imprimir as legendas que foram afixadas no painel. Participaram nas actividades com gosto, entusiasmo e empenho. Divulgaram o trabalho efectuado aos colegas da escola.

Aspectos negativos - O facto de apenas um computador estar disponível na sala de aula

prolongou a actividade por 30 minutos. As cartolinas do trabalho deveriam estar inicialmente separadas para facilitar a movimentação dos alunos na tarefa das colagens.

Sessão 7 – Quem pode destruir as dunas? Actividade 7.1 – Hora do conto…com a duna Data – 12 de Maio

Duração da actividade – 20 minutos (tarde)

Descrição – Foi lida a pequena história “A duna que queria crescer…”. Esta história é a

continuação da letra da canção já apresentada aos alunos. Após a leitura, os alunos responderam ao questionário oral, para compreensão e encontrar a resposta à questão que intitula esta sessão.

Na tabela 4.6 estão registados alguns dos comportamentos/respostas apresentados pelos alunos às questões colocadas.

Após o questionário oral, em grande grupo, foi proposto aos alunos a realização de um trabalho de casa, com escrita de frases ou desenhos que indicassem o que pode destruir a duna. Foi relembrado que podiam pedir ajuda aos familiares ou pesquisar em diferentes fontes. O trabalho de casa foi desenvolvido numa folha criada para o efeito.

Aspectos positivos - Os alunos foram capazes de ouvir e recontar histórias.

Identificaram personagens e problemas principais da história. Realizaram previsões para solucionar problemas e participaram em questionários orais. Implicaram os familiares na resolução de questões relacionadas com o trabalho desenvolvido na sala de aula.

Aspectos negativos - Algumas questões do guião de questionário oral provocaram

Tabela 4.6 - Questões, comportamentos/respostas da actividade 7.1

Questões Comportamentos/Respostas

1. Qual a personagem principal desta história? Os alunos identificaram de imediato a personagem principal.

2. O que queria a personagem desta história? Os alunos disseram: “…a duna queria crescer e

ficar muito grande…”

3. Como se formou a duna? Os alunos responderam à questão sem hesitações: “…com os grãos de areia, com a ajuda do vento,

das plantas e dos animais dunares…”

4. Que amigos ajudam a duna a crescer? “…são as plantas e os animais…”, “…os homens e as crianças também ajudam a duna a crescer…”

5. A duna em que se transformou para os seus amigos?

Os alunos apresentaram as seguintes opiniões: “…a duna passou a ser a casa das plantas e dos

animais…as plantas convidaram outras amigas para viver com elas e os animais também gostam de lá viver, pois a duna tem comida para eles…quando há muito vento e chuva os animais protegem-se no meio do estorno…”.

6. Quando é que a duna deixou de crescer? “…quando os homens com ideias más chegaram à

praia...”, “com os jipes…”, “…com o lixo..”, “…com o lixo dos cães…”, “…as pessoas a fazer praia em cima da duna…”, “…a calcar as dunas…”, “..com os chorões a crescer…”

7. O que contribuiu para a destruição da duna? Os alunos repetiram os principais causadores da destruição da duna.

8. O que podemos fazer para salvar a duna? Os alunos enumeraram comportamentos a ter perante as dunas.

9.Consideras-te capaz de cumprir as regras para salvar as dunas?

9.1. O que já fizeste para proteger as dunas?

9.2 Já viste alguém a maltratar as dunas?

Responderam em coro: “…sim…”

“…plantei estorno…”, “…aprendi coisas sobre

elas…”, “…não ponho lixo…”, “…não faço praia em cima dela…”, “…respeito-as…”

“…sim…”, “…já vi a pôr lixo…”, “…a fazer praia debaixo dos passadiços…”,”…a estacionar os carros …”, “…a cortar as plantas…”

Actividade 7.2 – Formas de erosão das dunas/teatro de fantoches Data – 15 de Maio

Duração da actividade – 60 minutos (tarde)

Descrição - A actividade iniciou com a apresentação do trabalho de casa de todos os

alunos (grande grupo). As frases foram lidas e observados os desenhos. As imagens, apresentadas pelo professor, sobre a erosão das dunas serviram de complemento à pesquisa efectuada pelos alunos. Estabeleceu-se um diálogo sobre as diferentes formas de erosão. Ao enumerar as causas de destruição da duna foi revista a história narrada na aula anterior. Passou-se à construção dos fantoches. A maior parte dos fantoches, representativos de situações de destruição das dunas, foi desenhada pelos alunos. Outros

impressas a partir de registos anteriores. Os fantoches são do tipo cartaz (seguros por um pau) e manuseados com uma das mãos (Fig.4.46).

Figura 4.46 – Fantoches da actividade 7.2.

Após a construção dos fantoches, preparou-se a sala de aula para a realização do teatro. Os personagens foram distribuídos pelos alunos e dramatizada a história. O teatro de fantoches repetiu-se várias vezes para dar hipótese a que os alunos pudessem representar vários personagens.

Aspectos positivos - Os alunos participaram com gosto e entusiasmo nas actividades.

Apresentaram as suas ideias e opiniões e aceitaram as dos colegas. Construíram fantoches e realizaram aprendizagens através de actividades lúdicas. Recontaram histórias e reflectiram sobre as actividades realizadas. No final da sessão os alunos realizaram a sua autoavaliação (FT.57) e a professora elaborou a lista de verificação (FT. 56).

Aspectos negativos - Devido ao grande número de personagens relacionadas com a

história, cada aluno ficou responsável por dois fantoches para existir a possibilidade de haver assistentes ao teatro no espaço turma.

Sessão 8 – Como proteger as dunas?

Actividade 8.1 – Que técnicas se usam na protecção das dunas? Data – 17 de Maio

Descrição - Continuando a usar as fotografias recolhidas na saída de campo, os alunos

recordaram e apresentaram oralmente, em grande grupo, as técnicas de protecção e preservação das dunas observadas na praia. A apresentação das técnicas proporcionou abordagens CTS. As opiniões por eles apresentadas foram transformadas em frases e escritas no quadro da sala de aula, pelos próprios. Seguidamente, a turma foi dividida em dois grupos de trabalho e cada um escreveu as suas frases no computador. As frases foram impressas antes da hora do intervalo.

No decorrer do intervalo os alunos chamaram a professora para observar o que tinham produzido com a terra do recreio. Numa zona limitada do recreio eram visíveis as paliçadas e as passadeiras, construídas com pauzinhos de arbustos, e uma grande duna com plantas sobre ela. Mediante este trabalho, a professora não pediu outro tipo de registo para ilustrar as frases do computador. Considerou de extrema riqueza e original esta intervenção dos alunos. Os alunos conseguiram demonstrar que são capazes de planificar uma actividade e realizá-la, indo ao encontro do que estão a trabalhar e de forma bastante apelativa. A professora procedeu ao registo fotográfico da situação (Fig. 4.47).

Aspectos positivos - Os alunos foram capazes de apresentar opiniões e ideias.

Revelaram autonomia na planificação e desenvolvimento de tarefas com originalidade na apresentação dos resultados. Identificaram diferentes técnicas de protecção das dunas e utilizaram o computador para escrever frases. No final da sessão 8 os alunos realizaram a sua autoavaliação (FT.58).

Aspectos negativos - O plano da sessão não foi cumprido como planeado.

Sessão 9 – Como podemos ajudar a conservar as dunas? Actividade 9.1 – As nossas atitudes e comportamentos Data – 19 de Maio

Duração da actividade – 30 minutos (tarde)

Descrição - Os alunos tentaram apresentar as regras fundamentais a cumprir perante o

sistema dunar no sentido de o proteger e conservar, dialogando em grande grupo. Durante a conversação a professora abordou aspectos CTS. As regras foram escritas no quadro da sala de aula e, seguidamente, no computador. As frases foram impressas, recortadas e coladas numa cartolina, a qual foi afixada no átrio de entrada da escola, junto do painel da “Viagem no tempo…”.

Aspectos positivos - Os alunos enumeraram regras para a protecção e a conservação

das dunas. Utilizaram o computador para escrever e imprimir. Participaram em tarefas de grande e pequeno grupo. Foram abordadas questões CTS. Participaram em actividades de divulgação, demonstraram sensibilidade perante o sistema dunar e reflectiram sobre o processo realizado.

Aspectos negativos - Tempo estimado para a actividade ultrapassado em 10 minutos.