• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3- TRAJETÓRIAS DAS DEPUTADAS FEDERAIS E ESTADUAIS NO

4.2 A campanha de 2006

Em 2006, Maura Jorge disputou pela quarta vez o cargo de deputada estadual no Maranhão. Segundo ela, essa foi uma eleição muito difícil. Afirmou que se sentia muito só no período da campanha no sentido da falta de apoiadores tanto da família, como nas alianças políticas. Ela já não tinha mais o irmão que sempre foi o companheiro mais próximo nessas lutas, a liderança do pai estava debilitada. Este já teve dois AVCs e não tem mais a mesma mobilidade para gerir e coordenar campanhas, estava sem o apoio da prefeitura em Lago da Pedra e contra o governo do estado.

Maura Jorge nas três campanhas anteriores- 1990, 1998 e 2002- foi candidata ao cargo de deputada estadual pelo antigo PFL, hoje DEM, sempre declarando e recebendo apoio do ―grupo Sarney‖ nas disputas eleitorais. Mas segundo ela, por circunstâncias políticas70 teve que disputar as eleições de 2006, filiada ao PDT.

Os relatos que se seguem agora, partiram da observação de um vídeo de uma hora de duração, com alguns momentos da campanha de Maura Jorge para deputada estadual em 2006. Tal fonte traz algumas limitações para a pesquisa por ter sido produzido pelo próprio Sistema de Comunicação Waldir Jorge. Ainda assim, o material permitiu-me analisar alguns aspectos da campanha de 2006. O vídeo mostra passeatas, carreatas e comícios realizados em municípios maranhenses próximos: Lago da Pedra, Lago do

70 Em 2005 alguns deputados migraram para o PDT com o objetivo de apoiar o governador José Reinaldo Tavares. Estes fizeram um acordo formando uma frente para vencer as eleições no Maranhão. A exemplo dos deputados Pavão Filho, Pedro Veloso, Maura Jorge, Antonio Bacelar e Camilo Figueiredo. Mas no segundo turno das eleições para governador do Maranhão de 2006, Maura Jorge declarou apoio a senadora Roseana Sarney (DEM), que disputava o governo contra Jakson Lago (PDT), este último

Junco e Lago dos Rodrigues, numa dobradinha da candidata Maura Jorge e do candidato a deputado federal Carlos Brandão71 (PSDB).

Antes de iniciar os comícios o vídeo mostra carros e motocicletas com pessoas segurando bandeiras dos candidatos, estes eram guiados por um trio elétrico com um animador e pessoas dançando em cima. O animador cantava os jingles de campanha e enaltecia a força política dos candidatos. Dentre as frases repetidas pelo animador, me chamou atenção, quando ao som de um forró ele mencionava que tudo tinha virado um ―M‖, ―M‖ de Mulher, ―M‖ de Maura, ―M‖ de Maranhão Melhor72. Apesar do fato de ser

mulher, ser acionado na fala do animador, algumas vezes, nas bandeiras isso não acontecia. Em cima do Trio e em alguns carros, havia bandeiras com um único ―M‖ de onde saíam apenas as palavras Maura Jorge, Maranhão Melhor.

A primeiro município visitado foi Lago da Pedra, no dia 21 de agosto de 2006 pela manhã. Ocasião em que a candidata estava aniversariando. Ao lado do candidato a deputado federal Carlos Brandão e vereadores do município que pertenciam a sua

facção política, Maura Jorge inicia seu discurso. Não havia palanque, a candidata estava

bem próxima dos eleitores, em uma área aberta, em baixo de uma mangueira.

Maura Jorge iniciou seu discurso afirmando que não havia melhor lugar para passar o aniversário, que não fosse sua casa, sua terra natal, ao lado de seus companheiros, por isso ela ali se fazia presente. Afirmava que estava ali para conversar com ―seu povo‖ ao lado de seus amigos que não eram amigos do poder e sim do Maranhão, disse apontando para os vereadores e para o candidato a deputado federal. Em seguida, destacou que atualmente havia um descrédito muito grande em relação aos políticos, mas sabia que isso não acontecia com a Maura Jorge:

Louvo e agradeço a Deus porque estou no meu terceiro mandato e posso em todos os lugares desse estado, desafiar que ninguém vai dizer pra deputada que no município que ela foi votada ela não ajudou a construir uma nova realidade e por isso que eu estou aqui na minha terra, com meu povo, conclamando vocês não só para ser um eleitor da Maura Jorge e

71 De família com tradição política no município de Colinas-MA. Foi chefe de gabinete do vice- governador José Reinaldo Tavares de 1995 a 2002, secretário-chefe da Casa Civil no governo José Reinaldo (2003 a 2006). Eleito deputado federal em 2006 pelo PSDB com 134.643 votos.

do Carlos Brandão, mas, que vocês possam ser mensageiros assim como o povo do Brandão tá fazendo com ele lá em Colinas.

Continuando seu discurso, Maura Jorge começa agradecer ao candidato a deputado federal pela ajuda naquele momento, considerado por ela, de dificuldades na arena política, o chama de irmão, um irmão que tem demonstrado lealdade a levando para muitos municípios, fazendo o seu nome ficar mais conhecido no Maranhão e declara que seu voto e deu ―seu povo‖ é para ele.

(...)Quero te agradecer aqui em público, muitas das vezes eu chego Brandão hoje eu to ruim e ele diz „tô junto com você nessa luta‟ e é por isso que o povo do Lago da Pedra, o grupo da Maura Jorge vai votar em você, pela sua lealdade com a Maura Jorge e pela sua ajuda de irmão que você ta me dando, porque a gente só conhece os amigos quando a gente tá na dificuldade e você tem sido esse irmão da Maura Jorge na dificuldade que ela está (...)tenha certeza que aqui vai ser casado é Maura Jorge e Carlos Brandão.

Em nenhum momento do comício os candidatos falam de seus partidos, enfatizavam muito a questão da amizade, como motivo do apoio mútuo. A lógica que orientava a união era a capacidade que os mesmos possuíam em administrar adesões em suas respectivas regiões. O vínculo durante a campanha de 2006 de Maura Jorge com Carlos Brandão e lideranças locais demonstra também, que nesta campanha que houve uma intercâmbio entre os níveis hierárquicos da política: municipal, estadual e nacional. Ainda se remetendo ao sentimento de família, se refere aos eleitores, dizendo que eles também são seus irmãos, que os ama do fundo de seu coração, afirma que ela e os lagopedrenses têm uma aliança e que esta tinha sido consolidada por Deus. E por isso estava ali para mais uma vez pedir os seus votos e que ajudassem com os argumentos para os outros eleitores também votassem na Maura Jorge. Afirma que o argumento da beleza é bem vindo, que até ficava feliz, quando ouvia alguém dizer que votava na Maura Jorge porque é bonita, mas que não só por isso, mas principalmente pelo seu trabalho em Lago da Pedra.

Percebi, assim, como a candidata estabelece vínculos para cima com um candidato a deputado federal e vínculos para baixo com os eleitores, se reportando a idéia de família, construindo uma condição de iguais, ao chamar todos de irmãos. O primeiro por está lhe concedendo ajuda num momento de dificuldade no cenário

político, afirma que este se tornou mais que amigo, um irmão; e os eleitores por serem, assim como ela, filhos de Lago da Pedra, formando segundo a candidata, uma família política. (Landé, 1977)

Encerra sua fala ensinando aos eleitores a ordem de votação dos cargos nas urnas e o seu número. Agradece a Deus por lhe conceder mais um ano de existência no meio do seu povo e, finalmente menciona o nome de a uma liderança do bairro e sua esposa que tinham ajudado a organizar o comício agradecendo-os publicamente e deixa um forte abraço para todos que ali se faziam presente: Quero agradecer a Deus por esse

momento de alegria com meu povo, com a minha gente, com meus irmãos e que em muitos outros aniversários nos possamos está fazendo conquistas juntos.

Percebi durante o discurso da candidata, momentos que poderia ser identificado como uma forma de vinculação com o protestantismo, enquanto trunfo eleitoral73. O

acionamento do nome de Deus foi um aspecto constante em sua fala. É importante mencionar que a mãe da candidata além de ter sido prefeita por quatro mandatos, exerce há muitos anos uma posição de liderança dentro de uma organização protestante de Lago da Pedra74 e a própria candidata na sua opção religiosa se define como evangélica.

Cito como fato ilustrativo desse acionamento do vínculo religioso com a política eleitoral, um momento em que aparece no vídeo, em que no meio do comício, entre os eleitores alguém pergunta se no dia da vitória ela daria um churrasco com muita cerveja. A candidata respondeu que os vereadores poderiam dar as cervejas e que o candidato a deputado federal já tinha prometido a contratação de uma banda, e pergunta em seguida.

Mas eu, sabem o que eu vou fazer? E responde em tom reforçado: Eu darei um grande culto de louvor a Deus! Ouve-se nesse momento aplausos efusivos de alguns eleitores.

Mas ao mesmo tempo, percebi que no transcorrer do discurso a candidata teve o cuidado de não mencionar nome algum de instituição, nem católica ou evangélica. E se os chamou de irmãos, foi por outros motivos, já mencionados anteriormente.

73 Sobre análises das diferentes lógicas e modalidades de candidatos com vínculos com organizações religiosas e o uso de tal recurso nas lutas eleitorais ver Coradini (2001) em Igrejas, filantropia e legitimação de candidaturas.

74 A mãe da candidata é chamada por muitos moradores de Lago da Pedra de ―mulher de oração‖, esta é líder do chamado ―círculo de oração‖ da Igreja Assembléia de Deus. Na campanha de 2008, que será tratada mais adiante, pude presenciar em sua casa, um espaço reservado para oração pela campanha, onde diariamente várias senhoras se reuniam com tal propósito.

Quando terminou o primeiro comício, a carreata seguiu rumo a Lago do Junco, com todos os carros e motocicletas buzinando, as pessoas com apitos e agitando bandeiras deram continuidade aos atos de campanha, chamando atenção daqueles que moravam nas proximidades da estrada que liga os municípios.

Nas imagens que mostram os carros chegando ao município de Lago do Junco, é possível perceber que apesar da candidata está filiada ao PDT na campanha em questão, aparecem nas fachadas das casas, os cartazes de Maura Jorge sempre ao lado da candidata ao governo Roseana Sarney.

Em Lago do Junco, o candidato a deputado federal Carlos Brandão, inicia o pronunciamento, ao som de fogos de artifícios, afirmando que ali estava previsto apenas uma passeata, pois ainda tinham um compromisso em Lago dos Rodrigues, mas como o número de participantes era bem expressivo, acabou mudando os planos, afirmando em cima do trio, ao lado de Maura Jorge e lideranças locais,

(...) esta passeata foi muito bonita e por isso em respeito a Lago do Junco mudamos nossos planos, esse povo merece algumas palavras, uma palavra de carinho, de abraço, para agradecer vocês que vieram nessa caminhada para nos apoiar, apesar de ainda termos marcado o comício com o Valdemar do Lago dos Rodrigues.

O candidato começou falando da importância de sua candidatura para deputado

federal, como estratégia para apoiar o candidato a prefeito na eleição que ocorreria em 2008 em Lago do Junco que pertencesse a facção da Maura Jorge.

Falou ainda que soube de um candidato que havia passado em Lago do Junco, falando mal de sua pessoa, o chamando de ―puxa-saco do governador‖. Disse que queria esclarecer tal situação, afirmando que havia sido Chefe de Gabinete do vice- governador José Reinaldo nos dois mandatos. Afirmou que nesse período pode ajudar muito o Maranhão por ocupar a referida função, atendi lideranças políticas do estado

inteiro, conseguindo obras, inclusive para Lago do Junco.

Além do cargo ocupado, o candidato aciona também suas origens familiares como trunfo eleitoral. Afirmando que veio de uma família de tradição política em Colinas, cita o fato de seu pai já ter sido prefeito naquela localidade, deputado estadual, secretário estadual de saúde e seu irmão estava no segundo mandato de prefeito. Fala

também da reputação de sua família. Ao mesmo tempo menciona o fato dele está ali ao lado de uma pessoa que todos conhecem, a Maura Jorge.

Sou de uma família honrada, que tem a vida limpa e eu passei três anos como chefe da Casa Civil, vasculharam minha vida e não acharam uma mácula. O dinheiro foi para o povo, para o benefício do povo. Por isso estou aqui para pedir voto ao lado da Maura Jorge que é uma pessoa que vocês conhecem e porque sou uma pessoa que tem serviços prestados nesse município. Tenham certeza que daqui a dois anos estarei aqui, nas eleições municipais, com esse grupo para transformar Lago do Junco.

Após encerrar agradecendo a todos os presentes, o candidato passa a palavra para Maura Jorge. Esta inicia falando dos serviços prestados em Lago do Junco, menciona o poço, energia, escola e os empregos gerados por meio da gerência regional, que segundo a candidata, foram feitos com ajuda de seus mandatos.

Em seguida, se remete a campanha anterior fazendo críticas a um determinado adversário, que segundo a candidata, em outros momentos já esteve em Lado do Junco apoiando sua campanha, mas atualmente tinha mudado de lado por dinheiro,

intencionado em comprar a consciência do Lago do Junco.

Disse que tinha um recado para dar a esse candidato. Quero dizer para ele que a

Maura Jorge é uma vencedora, a Maura Jorge é uma guerreira, a Maura Jorge não se dobra, não tem medo de ameaças (...) a Maura Jorge tem liderança por isso sou respeitada.

Para se fazer legítima, Maura Jorge elenca qualidades a seu respeito, que lhe dariam direito de ser respeitada politicamente: ser vencedora, guerreira, destemida e ter liderança, são uns dos aspectos mencionados.

Maura Jorge continua seu discurso olhando agora para os vereadores que estavam em cima do trio, dizendo que se orgulhava por tê-los como representantes, os chamando de homens éticos que não haviam se corrompido pelo poder público. Falou das vezes em que ajudou e atendeuos pedidos dos vereadores do Lago do Junco, mencionando que estes foram várias vezes em seu gabinete e ela sempre atendeu conseguindo benefícios para Lago do Junco em diversas áreas, cita exemplos na saúde, educação e os empregos que gerou por meio da gerência regional.75Afirmou que agora,

75 ―Os processos de formação das candidaturas, assim como de obtenção de votos e acessos, são pautados por práticas que negam o caráter espontâneo e gratuito das trocas (...) o êxito do político depende

era a vez deles a ajudarem a ganhar as eleições de 2006, que, segundo ela, estava sendo

uma luta.

Encerra o discurso agradecendo, pedindo votos, ressaltando que a voz que pede é uma voz que representa todas as mulheres, convoca o apoio de todas as mulheres daquela localidade e alega que estava ali cumprindo uma missão estabelecida por Deus para lutar ―pelo seu povo‖. Afirma que apesar do cansaço das atividades de campanha sentia-se revigorada pela presença das pessoas que a escutavam naquele momento.

Essa luta não é da Maura Jorge mas de todas as mulheres, do Lago do Junco, do Lago da Pedra e do Lago dos Rodrigues. Eles querem calar a minha voz, mas a minha voz é o instrumento que Deus me deu para lutar pelo meu povo e pela minha gente (...)e eu encerro nesta noite tendo a certeza que não terei apenas eleitores em Lago do Junco mas defensores da Maura Jorge, que lutam não com armas de fogo, mas com a arma da verdade, a verdade dos argumentos dos muitos trabalhos que aqui já fiz.

Ao se despedir, Maura Jorge desce do trio, em meio a abraços, apertos de mão e fotos. Devido a multidão, segue com dificuldades para o seu carro para dar continuidade às atividades políticas.

No caminho para Lago dos Rodrigues, as imagens mostram um aumento do número de carros, vans, e motocicletas, que agora seguiam para o comício principal da noite. Ao chegar em Lago dos Rodrigues, perceberam que havia faltado energia no município, mas ainda assim, uma multidão eufórica, já a aguardava.

Suspeitando de boicote político, o candidato a deputado federal, inicia o comício, dizendo que iria iniciar suas palavras pedindo liberdade ao Lago dos Rodrigues, exclamando em cima do trio liberdade ao povo de Lago dos Rodrigues! Apagaram a

luzes, mas não apagaram a consciência desse povo, apagaram as luzes mas não apagaram a chama do coração de vocês.

Saúda a todos, destacando a presença da liderança local Valdemar e sua esposa que haviam organizado o comício, dizendo esta impressionado com a força política daquele e da sua companheira de chapa, deputada Maura Jorge. Muitos no Maranhão já

falavam que vocês são fortes, mas eu não sabia que era desse tanto. Após usar dos

diretamente da sua capacidade de atender a comunidade e de negociar com os órgãos públicos‖ (Kuschnir, 2000:145)

mesmos recursos acionados em seu discurso no município de Lago do Junco, passa a palavra para Maura Jorge.

A candidata inicia falando que se apresentava mais uma vez como candidata a deputada estadual, que poderia muito bem esta como candidata a deputada federal ou governadora, mas sentia que seu trabalho ainda estava incompleto, que talvez isso aconteceria somente no futuro. Disse que o que a movia esta ali naquele momento era um único sentimento, sentimento de gratidão e que tal sentimento estava fazendo uma ligação forte dela com aquele povo. Mencionou que primeiro, era uma gratidão a Deus, por permitir que ela ali estivesse com seu povo, segundo uma gratidão aos eleitores, que tinham se deslocado de suas casas para se fazerem presente e ouvir a Maura Jorge e gratidão por todos os abraços calorosos recebidos, beijos e apertos de mão, que a Maura Jorge naquele momento se resumia a gratidão.

Em seguida pede votos e repete algumas vezes o seu número. Ao falar da ordem de votação dos cargos na urna, fala quais são os seus candidatos, nesse momento percebe-se a continuidade do apoio da candidata em relação a Roseana Sarney, mesmo a Maura Jorge estando no PDT.O meu candidato ao governo do estado pelo partido, que

eu sou do PDT é o Jackson, mas quem quiser votar na Roseana fique a vontade, afinal estamos vivendo numa democracia.

Encerrou pedindo que Deus orientasse a todos na hora de escolher os representantes, deixando um beijo no coração de todos. A habilidade de Maura Jorge no acionamento de diferentes identificações- mulher, lagopedrense, cristã, pertencente a ―família Jorge‖- nos comícios mostra que o uso do gênero nas campanhas, geralmente aparece associado à trajetória social do agente. Depende também da configuração social e política em que se realizam as eleições e de determinados atos de campanha76.

A performance feminina acionada se difere caso a caso. O trabalho de Scotto (1995) mostra uma mulher candidata77, articulando o gênero a outras identidades-

mulher, negra e favelada- que diferem das acionadas por Maura Jorge. Pode ocorrer

76 No caso da campanha municipal de 2008, por exemplo, Maura Jorge participou de um jantar somente para as mulheres de Lago da Pedra, momento em que sua condição de gênero foi bem mais acionada. 77 Benedita da Silva como candidata do PT, durante a campanha para a prefeitura do Rio de Janeiro em 1992

também, deslocamentos e continuidades dos perfis femininos acionados por uma mesma mulher candidata.

Roseana Sarney, por exemplo, na campanha ao governo do Maranhão de 1994 e 1998, mantém nas duas eleições uma articulação que se assemelha a de Maura Jorge, gênero, identidade regional e religiosidade. Mas o perfil feminino acionado na primeira eleição se caracterizou muito mais como mulher dinâmica, que visitava e conhecia de perto vários municípios maranhenses. Já na campanha eleitoral de 1998, acometida por sérios problemas de saúde, muito pouco participa pessoalmente da campanha, o que ocorre é o deslocamento do atributo que compõe sua performance de mulher dinâmica