• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3- TRAJETÓRIAS DAS DEPUTADAS FEDERAIS E ESTADUAIS NO

4.4 Os atos de campanha em 2008

4.4.3 Comemorando o resultado: culto e forró na praça

O local e horário escolhido para realização dos dois eventos foi o mesmo, as 19:00h na praça principal do município. Mas o cenário, as atitudes, roupas, falas e gestos da candidata foram bem diferenciados, demonstrando a habilidade e plasticidade de comportamentos que são exigidos dos políticos, de acordo com situações específicas na qual se encontram.

O palanque armado para o culto foi todo emoldurado com balões azul e branco. No alto de forma bem centralizada, tinha uma grande pomba de isopor com uma bandeira do número 25 presa no bico. A intenção segundo a equipe de campanha, seria remeter por meio desses adornos, a passagem bíblica em que o personagem Noé percebe que o dilúvio acabou, após soltar uma pomba. E naquela noite esse símbolo representava os bons tempos anunciados para o município com a vitória da nova prefeita. (ver fotos 18 e 19)

Ilustração 18- organização do palanque para o culto em comemoração a vitória de Maura Jorge

Ilustração 19- O símbolo da pomba no culto em ações de graça de Maura Jorge

Devido às relações construídas nos atos de campanha que já havia observado

anteriormente, pude ter acesso e transitar à vontade em todo espaço do palanque. Observei que na frente havia um púlpito bem centralizado que dividia cadeiras reservadas para os familiares de Laércio Arruda à direita e os de Maura Jorge à

esquerda. Os vereadores eleitos, juntamente com os pastores e cantores sentaram-se nas fileiras mais atrás, de modo que toda parte dianteira foi tomada por familiares da prefeita e do vice-prefeito recém-eleitos. Ao fundo ficaram os músicos e algumas pessoas da equipe coordenadora da campanha.

Um pastor local foi escolhido para conduzir o culto, este começou lendo vários textos bíblicos que faziam referência a importância do ato de agradecer a Deus pelos benefícios alcançados. Em seguida chamou a candidata das eleições de 2004, Célia Arruda, para cantar. A viúva de Waldir Filho, juntamente com suas filhas, representando a união da família Jorge com a família Arruda, após rápido pronunciamento em agradecimento aos eleitores de Lago da Pedra, falou que a música que iria cantar, fazia referência à vitória concedida por Deus à Maura Jorge, que tinha como tema ―De coração pra coração‖.

À medida que o culto prosseguia, os vereadores eleitos pela coligação A Força do Povo se pronunciavam. Enquanto Maura Jorge, sentada ao lado de seu esposo e de seus pais, assistia à reunião, sem muitos acenos ao público. Dois cantores conhecidos nacionalmente no meio evangélico foram contratados especialmente para o evento, pastores da igreja que Maura Jorge freqüenta em São Luís, também estavam presentes, além de lideranças locais de municípios vizinhos, como Bacabal e Lago do Junco. Após vários pronunciamentos, músicas e orações, o pastor que coordenava o culto chamou as duas famílias, Jorge e Arruda, para se posicionarem ao lado do púlpito para que ele e o povo de Lago da Pedra orassem pelas mesmas. A família de Maura Jorge encontrava-se bem mais numerosa, com irmãos, primos, sobrinhos, filhos. A deputada e prefeita recém-eleita encontrava-se maquiada, de salto e vestes de tecido brilhoso, remetendo seriedade e solenidade ao ambiente. Esta ficou em pé juntamente com seu esposo Rui, seus pais- D. Raimundinha e Sr. Waldir Jorge- e se posicionou para receber a oração ao lado da família Arruda.

Por último, obedecendo à hierarquia da ordem de ―autoridade política‖ nos pronunciamentos em palanque (Palmeira e Heredia, 1995) foi dada a oportunidade para que Maura Jorge falasse. Esta antes de começar o seu discurso disse que iria falar naquela noite com pessoas que eram seus irmãos duas vezes, ―irmãos em Cristo e irmãos lagopedrenses‖. E, se reportando a música cantada por Célia Arruda, disse que

assim como Deus tinha falado ao seu coração, naquela noite iria falar ao seu povo de coração pra coração.

Agradeceu a todos presentes e citou o versículo que diz que o homem traça os seus caminhos, mas é Deus quem determina onde o homem vai chegar. E começou a falar do fato dela deixar de ser deputada para se tornar prefeita de Lago da Pedra. Maura Jorge afirmou:

O homem traça os seus caminhos, mas é Deus quem determina onde vamos chegar. É bem verdade que eu tracei o meu caminho, para estar hoje lá na Assembléia Legislativa como deputada, mas Deus me disse: Maura Jorge teu percurso mudou, mudou a tua história. E hoje vocês estão vendo aqui a irmã, a mulher, a companheira, a interiorana e lagopedrense que sou, como prefeita da nossa cidade.

Após a manifestação de aplausos, Maura Jorge continuou perguntando, qual era o pai ou mãe que não queria o melhor para seus filhos. E disse que o povo de Lago da Pedra como filhos de Deus, iria receber agora o melhor. Agradeceu a todos que abriram as portas de sua casa, durante as visitas que ela fez nos bairros, disse que sempre orava antes de realizar tais visitas.

Quando eu levantava pelas manhãs para minhas visitas nos lares, eu orava: Senhor toca no coração dessas pessoas e sensibiliza (...) esse foi o melhor encontro que eu tive com meu povo, porque nessa campanha eu pude ter intimidade com cada um de vocês.

Maura Jorge afirmou que após esse resultado nas urnas, estava se espelhando em Salomão, e contou a história desse personagem bíblico, que quando se constituiu rei não pediu nada a Deus além de sabedoria, e era isso que ela estava a pedir a Deus naquela noite, ―peço a Deus sabedoria para conduzir o meu povo‖ . Em seguida, referiu-se aos seus pais como colunas que a sustentavam, dando ênfase às orações de sua mãe. Continuando seu discurso, Maura Jorge falou das perseguições que havia sofrido no final de sua campanha, e agradeceu a Deus pelo livramentos. Finalizou enfatizando que a vitória comemorada naquela noite, não era da Maura Jorge, “essa vitória é

No evento do dia seguinte, os elementos usados no palanque que juntos completavam o cenário de um culto foram substituídos por um ambiente construído agora para um show de uma banda de forró. No mesmo palco, observei a ausência de balões, pomba, bandeira, cadeiras e púlpito dando lugar ao jogo de luz, estrutura de som mais amplificada e a presença de um animador que se comunicava constantemente com o público que se aproximava. Em baixo, havia muitas barracas montadas com vendedores de diferentes petiscos e bebidas. Uma quantidade maior de jovens em relação à atividade do dia anterior, também podia ser observada.

Maura Jorge chegou às 20h, acompanhada do marido e dos filhos, vestindo uma blusa mais descontraída e jeans. Os vereadores eleitos e o vice-prefeito Laércio Arruda estavam presentes, mas não fizeram discursos. O número de pessoas em cima do palanque era bem menor que no dia anterior, todos em pé, observavam apenas Maura Jorge fazendo pronunciamento. Esta foi bem mais sucinta em suas palavras, agradeceu aos jovens de Lago da Pedra pela participação na campanha e prometeu a estes que iria investir em educação, cursos profissionalizantes e geração de empregos no município durante sua gestão.

A nova prefeita de Lago da Pedra disse que amava os jovens e que entendia um pouco de suas concepções e visões de mundo, porque conciliava sua atividade política com um cotidiano compartilhado com seus quatro filhos adolescentes. Nesse momento, chamou para frente do palanque seus dois filhos que se faziam presente e enquanto estes acenavam para o público, Maura Jorge agradeceu a ambos pela força transmitida no decorrer da campanha e pela compreensão e maturidade em relação ao seu pouco tempo dedicado à família ao longo dos anos, devido às exigências dos mandatos. No mesmo sentido, agradeceu seu esposo, encerrando sua fala ao seu lado juntamente com seus dois filhos. Em seguida o animador anunciou a banda que tocou para o público até o amanhecer.

Ao analisar esses diferentes atos de campanha, busquei demonstrar como a candidata mobilizou os mais diversos recursos no tempo na política em Lago da Pedra, me limitando a esse período. Reconheço que para uma análise mais ampla dos papéis e da atuação do político com sua diferenciada rede de relações, seria necessário considerar outras dimensões, tais como a relação da deputada com seus eleitores fora do

período de campanha, sua relação com outros deputados na Assembléia Legislativa e seu trânsito nas diferentes esferas do Poder Público, mas ciente das limitações que o tempo impõe numa pesquisa de mestrado, optei por deter-me ao período eleitoral, sem esquecer que pela própria natureza de seu objeto, uma etnografia é sempre incompleta.