• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3- TRAJETÓRIAS DAS DEPUTADAS FEDERAIS E ESTADUAIS NO

4.3 Rumo à prefeitura de Lago da Pedra: a campanha de 2008

4.3.2 A comerciante-vereadora

Filha de comerciante, vereadora de segundo mandato em Lago da Pedra, essa

grande eleitora foi uma das coordenadoras da campanha de Maura Jorge na disputa

pelo cargo de prefeita em Lago da Pedra. Refere-se à sua atividade profissional no comércio, como fonte de experiências positivas para ser conhecida no município.

Sempre tive muita vocação voltada para as vendas (...) depois me estabeleci comercialmente, montei meu próprio armarinho, isso me fez ter contato com o povo, conheci muita gente. Com essa minha forma de tratar bem, conquistei amigos, clientes.(Entrevista em 23/07/08)

Somando-se à sua profissão, explica seu contato maior com a população lagopedrense, por meio de atividades desempenhadas na Secretaria de Ação Social de Lago da Pedra em 1997, a convite da prefeita na época (sua tia e mãe de Maura Jorge).

A tia Raimundinha como prefeita de Lago da Pedra, tava no terceiro mandato e me convidou para trabalhar na Secretaria de Ação Social e eu aceitei. (...) Eu era responsável mais pelo serviço externo, tipo fazia cadastro, quando tinha os projetos, os convênios. Por exemplo, quando tinha conjuntos habitacionais, eu ia pro campo cadastrar as famílias, quando havia distribuição de cestas básicas, eu estava lá no campo, eu prestei um bom serviço para a Secretaria de Ação Social na época (...) distribuição de quites bebês para grávidas carentes. Na época nós tivemos um projeto Teto Seguro, que no caso era distribuição de ripas e telhas, para as pessoas que tinham casas cobertas de palha, e a assim acho que minha entrada na secretaria contribuiu muito... (Entrevista em 23/07/08)

Fazer a mediação entre benefícios e a população de Lago da Pedra durante 1997 a 2000 é apontado por essa grande eleitora como um aprendizado adquirido, que viria a contribuir para sua entrada na política, ocupando cargos eletivos. Ela afirma que aproveitou bem a oportunidade que lhe foi concedida na Secretaria de Ação Social e lançou sua candidatura a vereadora em 2000, apoiada por sua tia que disputava a reeleição na prefeitura.

Registrei candidatura e fiz meu trabalho, fiz a campanha do jeito que a gente faz aqui, no corpo a corpo, nos bairros, nas visitas, atendendo da forma como é feita a política aqui né? Eu fiz isso e tive o privilégio de ser uma das vereadoras de Lago da Pedra. (Entrevista em 23/07/08)

No trecho, ―atendendo da forma como é feita a política aqui‖, refere-se aos favores e trocas concedidas a eleitores em busca de adesão. A distribuição de bens ou favores aparece como modo legítimo de fazer política. São essas práticas que geram compromissos entre o candidato e o eleitor em Lago da Pedra, como lembra Palmeira (1996:48) ―boa parte da arte do político consistirá em conseguir adesões por meio de compromissos criados por sua própria ação na época da política, isto é, criados na própria campanha.‖

Ela destaca que nos dois últimos anos de seu mandato, concorreu a presidência da Câmara Municipal, tendo sido eleita. Orgulha-se por ter sido uma das poucas mulheres que conseguiram ocupar um lugar na Câmara Municipal de Lago da Pedra, ressaltando o fato de ter sido presidente da Câmara.

Em 2004, candidatou-se novamente, e embora a sua facção política tenha perdido as eleições para prefeito, ela conseguiu ser reeleita. Refere-se a tal fato como fruto do reconhecimento de seu trabalho político.

Ela explica que dentre os fatores de adesão à candidatura de Maura Jorge está a gratidão às oportunidades e apoio que sempre recebeu de sua tia Raimundinha, tanto que a pedido de sua tia, ela registrou candidatura apenas para obter a licença e ter tempo integral para se dedicar a campanha de Maura Jorge. E outro fator mencionado pela grande eleitora é por acreditar que o objetivo da Maura Jorge ser prefeita não é pelo poder e sim pelo povo, para ajudar o município. Ela destaca na entrevista:

A Maura quando ela entra na casa do eleitor para pedir o voto, para conquistar o voto, ela diz que está aí nessa campanha é pelo povo. Ela não tem nenhum interesse tipo „eu quero ser prefeita pelo poder‟, não. Até porque atualmente ela é deputada, então poder por poder ela já está em um, então o objetivo dela é ajudar, é beneficiar é colaborar. (Entrevista em 23/07/08)

A apoiadora atribui a Maura Jorge uma qualidade de ‗desprendimento‘ , afirma que admira o fato dela querer deixar de ocupar um cargo de deputada estadual, que segundo ela da uma projeção política bem maior a nível de estado para o político, para ser prefeita de Lago Pedra. Isso prova o quanto ela realmente se preocupa com o

desenvolvimento do município, afirma a grande eleitora.

Sobre o modo de fazer campanha de Maura Jorge, ela elogia o fato da Maura Jorge querer conhecer o eleitor, pegar na mão, abraçar, até aquele que não é eleitor ela

visita, trata todo mundo da mesma forma. (Entrevista em 23/07/08)

Foi possível identificar tanto nas conversas informais como na entrevista com a vereadora, construções de representações sobre a candidata, como aquela que tem competência, tanto pelo fato de descender de uma família de tradição política em Lago da Pedra, como por estar no seu quarto mandato de deputada estadual. Outro aspecto destacado constantemente sobre a candidata era o desinteresse por benefícios econômicos por meio da atividade política de prefeita, já que esta vinha de uma família estabelecida economicamente.