• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3- TRAJETÓRIAS DAS DEPUTADAS FEDERAIS E ESTADUAIS NO

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS

Minha intenção ao longo desse trabalho foi analisar o processo de profissionalização política no Maranhão sob um recorte de gênero. Essa iniciativa se desdobrou em três sentidos: identificar os perfis das deputadas federais/estaduais maranhenses no período compreendido entre 1982-2006, refletir sobre as estratégias de reconversão de bases sociais em trunfos eleitorais e observar esse tipo de acionamento nas práticas de uma mulher maranhense em campanha.

Ficou claro, em relação ao número de deputadas eleitas no Maranhão nas duas últimas décadas, que houve um aumento considerável no que se refere ao cargo de deputada estadual. Entre as deputadas federais, apenas 4 mulheres conseguiram se eleger nesse período. A apresentação dos dados sobre a trajetória das carreiras políticas analisadas demonstrou que o acesso ao cargo de deputada no Maranhão encontra-se ligado tanto na esfera federal como na estadual predominantemente às relações de parentesco com político (com destaque para os casos de relação com o cônjuge), somado à ocupação de cargos públicos e à reconversão da notoriedade profissional em alguns casos, como critério de legitimação política.

Busquei, ainda, identificar os princípios que regem a disputa eleitoral no Maranhão a partir da perspectiva dos agentes. Dentre os elementos mais mencionados como imperiosos para se obter êxito na carreira eletiva, as deputadas destacaram vários aspectos, tais como a experiência política, no sentido de mandatos anteriores, a amizade, eloqüência e vínculos com familiares políticos. Demonstrando as variações quanto à condição de acesso e de consolidação da carreira eletiva entre as deputadas no Maranhão.

Como parte da demonstração das possibilidades de combinação e acionamento de trunfos políticos ao longo dos itinerários das deputadas, analisei dois casos mais detalhadamente: o percurso de uma deputada federal e outra estadual. Embora, tenha utilizado estratégias de pesquisa bastante distintas e desiguais no exame dos perfis, os dados mostraram como duas mulheres de origens sociais bem diferenciadas (no primeiro caso uma filha de trabalhadores rurais e no outro uma filha de latifundiário) acionaram distintos trunfos na busca pelo reconhecimento nas urnas. Enquanto que no primeiro exemplo, Terezinha Fernandes combinou principalmente militância e relações matrimoniais, no segundo caso, Maura Jorge acionou sobretudo a tradição política familiar e a identidade regional. Apesar das peculiaridades destacadas nas análises, os dois exemplos demonstraram como pode ocorrer o intercâmbio dos diferentes níveis da hierarquia política, superando a idéia dicotômica de local x nacional de atuação política. Os dados evidenciaram também, que o mesmo recurso político pode ser utilizado de forma diferenciada. Em relação ao uso do gênero como mecanismo para obtenção de legitimidade política, foi observado que o acionamento ocorre, mas geralmente com menor peso em relação a outros trunfos eleitorais.

No que se refere à estrutura do espaço político no Maranhão, os dados demonstraram o predomínio do ingresso ―por cima‖, por parte tanto das deputadas federais, como das estaduais, configurando um espaço político ―fechado‖. Em relação às primeiras, todas não ocuparam cargo eletivo anterior ao de deputada federal, e entre o grupo das 22 deputadas estaduais, apenas 8 iniciaram suas carreiras como vereadoras ou prefeitas.

Corroborando as idéias de autores que discutem sobre o processo de profissionalização política, o tempo de dedicação dessas mulheres às atividades políticas, em geral, somam vários anos. Não apenas pelo número de mandatos acumulados, mas também por atividades desempenhadas antes da ocupação do cargo eletivo. Identifiquei ao longo da pesquisa casos de passagem por secretarias, militância ou participação nas campanhas dos maridos, antes de serem eleitas deputadas. O conhecimento e as práticas adquiridas nessas esferas acabam funcionando como capital significativo de diferenciação entre os concorrentes na arena política.

Semelhante aos dados encontrados em outras pesquisas sobre a participação das mulheres na política, constatei no Maranhão a recorrência das deputadas federais e

estaduais em comissões ligadas a área social, sugerindo discussões futuras sobre gênero, poder e recursos desiguais não abordadas no presente trabalho.

Apresentei no último capítulo, três elementos na análise do percurso de um agente: o gênero acionado nas campanhas, mecanismos de herança na política e as lógicas de adesões de cabos eleitorais numa determinada configuração.

No primeiro aspecto, quanto ao uso de gênero como identidade estratégica, a imagem de mulher construída pela candidata geralmente estava associada a outros elementos. A candidata relacionou a imagem de mulher tanto a seus anos de mandatos acumulados como deputada, como ao modo de fazer política de maneira mais pessoalizada e a sua opção religiosa: ―mulher preparada‖, ―mulher certa que está com o povo todo dia‖, ―a candidata da massa‖, ―a mulher escolhida por Deus‖, ―a mulher que anda na verdade‖.

No segundo aspecto, por suas origens sociais, Maura Jorge entra na política herdando ―redutos‖ conquistados por sua família ao longo dos anos. Isso reforça o que já foi discutido em vários trabalhos que abordam essa temática, o peso que desempenham os mecanismos de hereditariedade nas disputas políticas.

Finalmente, entre as lógicas de adesões entre os apoiadores de campanha, foi possível perceber relações de reciprocidade onde as trocas e recompensas davam significado ao engajamento nas lutas políticas. A administração desses elos se mostrou um componente indispensável para o exercício do métier político e para a construção e divulgação da imagem da candidata, assim como para a fixação dos atributos que compõem o perfil de uma mulher que se especializou na atividade política.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ACHIN,C. ―Le mystère de la chambre basse. Comparaison des processus d´entrée de femmes au parlement, France-Allemagne, 1945-2000‖. Dalloz, Coll. Bibliotlèque dès Tlèses, 2005.

ARAÚJO, Clara. Potencialidades e Limites da Política de Cotas no Brasil. Ver. Estudos Feminsta, ano 9, 2001.

AVELAR, Lúcia. Mulheres na elite política brasileira. São Paulo: Fundação Konrad Adenauer: Editora da UNESP, 2001.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996

BARREIRA, I. Chuva de papéis: ritos e símbolos de campanhas eleitorais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Núcleo de Antropologia Política, 1998.

---, I. Práticas parlamentares, habitus e performances no campo da política: a participação de mulheres no Congresso Nacional. In: 30º Encontro Anual da ANPOCS, 2006, Caxambu. 30º Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo : ANPOCS, 2006

BARROS FILHO, J. A tradição engajada: origens eleitorais no percurso de um agente. Dissertação de mestrado, UFMA, 2007.

BEZERRA, M.O., Em Nome das “Bases”. Rio de Janeiro: Relume Dumará,1999. BORGES, A. S. Conexão Eleitoral e Atuação Parlamentar: representantes e bases eleitorais no Maranhão. Tese de doutorado, IUPERJ, 2005.

---, A. S. Estudantes e Política: movimento estudantil e greve pela meia passagem no contexto da redemocratização. Ciências Humanas em Revista, UFMA, 2006.

---, A. S. PT Maranhão 1982-1992: origens, organização e governos municipais. São Luís, EDUFMA, 2008

BOURDIEU, P. A Dominação Masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. ---,P, CHAMBOREDON, Jean-Claude e PASSERON, Jean Claude. O Ofício do Sociólogo. Petrópolis: Vozes,2004.

---,P. Lições de Aula. São Paulo, Vozes, 1988.

---, P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1998

---, P. ―A ilusão biográfica‖. In: FERREIRA, M e AMADO, J. (orgs.) Usos e abusos da História Oral, Rio de Janeiro, FGV Ed, 1996.

---, P. Stratégies de reproduction et modes de domination. Actes de la recherche en sciences sociales, Volume 105, Nº 1. p. 3 – 12, 1994

---, P. BOURDIEU, Pierre. Da regra à estratégia. Coisas ditas. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1990. p.77-95

BUZAR, Benedito. Vitorinistas e Oposicionistas, Lithograf, São Luís, 2001.

CARVALHO, J. M. De. Cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004

CHARLE, Christophe. A prosopografia ou biografia coletiva: balanço e perspectivas. FGV, Rio de Janeiro, 2006.

CORADINI, O. L. Origens sociais, mediação e processo eleitoral num município de imigração italiana. In: PALMEIRA, M; BARREIRA, I. Candidatos e Candidaturas: enredos de campanha eleitoral no Brasil. São Paulo: Anna Blume, 1998.

COSTA, A. A. As donas do poder: mulher e política na Bahia. Salvador: Ed. Do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher- FFCH/UFBA, 1998.

COSTA, Wagner C. da. Do “Maranhão Novo” ao “Novo Tempo”: a trajetória da oligarquia Sarney no Maranhão. São Luís, UFMA, 1997.

DELMIRO, D. dos S. Gênero e Política no Maranhão: um estudo sobre os mecanismos de Legitimidade de Roseana Sarney. Monografia em Ciências Sociais, UFMA, 2006.

DULONG, Delphine. SANDRINE, Lévêque. Une ressource contigente. Les conditions de reconversion du genre em ressource politique. Politix, v.15, nº60, 2002. P. 81-111.

FERREIRA, M. Mulher e participação política no Maranhão. In: FERREIRA,M., ALVARES, M.L.M., FERREIRA, E. Os poderes e os saberes das mulheres: a construção do gênero. São Luís, EdUfma, 2001.

---, M. Mulher no legislativo: um estudo sobre as cotas. In: Souza, Chaquime e Lima e.Teoria e prática nas Ciências Sociais. Araraquara: Cultura Acadêmica, 2003. p.69 – 90.

GEERTZ, Clifford. Negara: O Estado teatro no século XIX. Bertrand, 1980

GONÇALVES. Maria de Fátima da Costa. A Invenção de uma Rainha de Espada: reatualizações e embaraços na dinâmica política do Maranhão Dinástico. Tese de Doutorado em Políticas Públicas. UFMA, 2006.

GRILL, I.G. As bases sociais do compromisso: a constituição de um espaço de concorrência eleitoral no sul do Rio Grande do Sul. Dissertação de mestrado, UFRGS-IFCH-PPG Ciência Política, 1999.

---, I. G. Parentesco, Redes e Partidos: as bases das heranças políticas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Tese de Doutorado em Ciência Política, IFCH-UFRGS, 2003

---, I. G. . Processos, condicionantes e bases sociais da especialização política no Rio Grande do Sul e no Maranhão. In: 31.º Encontro Anual da Anpocs, 2007, Caxambú. 31.º Encontro Anual da Anpocs, 2007.

GRYNSPAN, Mario. Os idiomas da patronagem: um estudo de trajetória de Tenório Cavalcanti. Rev. Brasileira de Ciências Sociais, nº14, outubro 1999.

GUEBEL, Claudia. O bar de Tita: política e redes sociais. In: Heredia, B; Teixeira, C; Barreira, I. (Orgs.) Como se fazem eleições no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

GUIONNET, Christine. Entrées de femmes em politique. L‟irréductibilité du genre à l‟heure de La parité. Politix, v.15, nº60, 2002. P.113-146.

HTUN, Mala. A política de Cotas na América Latina. Revista de Estudos Feministas. vol.9 nº.1 Florianópolis 2001

KUSCHNIR, K. O Cotidiano da Política. Rio de Janeiro: Zahar, 2000a.

---, K. Eleições e representação no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ- Núcleo de Antropologia da Política - NuAP; Relume Dumará, 2000b

---, K. Rituais de Comensalidade na política. In: Heredia, B; Teixeira, C; Barreira, I. (Orgs.) Como se fazem eleições no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

---, K. Antropologia da Política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

---, K. Karina . Uma pesquisadora na metrópole: identidade e socialização no mundo da política. In: KUSCHNIR, Karina; VELHO, Gilberto. (Org.). Pesquisas urbanas: desafios do trabalho antropológico. 1 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. LAGROYE, J. Être du métier. Politix, Année 1994, Volume 7, Numéro 28. p. 5 - 15 LANDÉ, Carl H. Introduction: the dyadic basis of clientelism. In: SCHMIDT, S.W.; alli.(Orgs.). Friends, followers and factions. A Reader in political clientelism. Berkeley: University of California Press, 1977.

LENOIR, R. ―Objeto sociológico e problema social‖. In: CHAMPAGNE, Patrick et al Iniciação à prática sociológica, Rio de Janeiro, Vozes,1996.

NICOLAU, J.M. O Sistema Eleitoral Brasileiro: a questão da proporcionalidade da representação política e seus determinantes. In: LIMA JUNIOR, O. B. (Org.)

Sistema Eleitoral: teoria e prática. Rio de Janeiro, IUPERJ/Rio Fundo, 1991.

MARSHALL, T. H. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1967

MAYER, Adrian C. A importância dos quase-grupos no estudo das sociedades complexas. In: FELDMAN-BIANCO, Bela (org.). Antropologia das sociedades contemporâneas. São Paulo: Global, 1987.p.127-155.

Companhia das Letras, 2001.

MIGUEL, Sônia M. A política de cotas por sexo: um estudo das primeiras experiências no legislativo brasileiro. Brasília. Cfemea, 2000.

MIGUEL, Luís Filipe. Política de interesses, política do desvelo: representação e singularidade feminina. Rev. Estudos Feministas, ano 9, 2ºsem. 2001.

MORAIS FILHO, J. R. R. Feudos, Canudos e Bolchevismos no Maranhão: oposicionistas e vitorinistas num mundo de guerras locais, monografia-UFMA, 2007 OFFERLÉ, Michel. Entrées en politique. Politix, V. 9, Nº35, p. 3 – 5, 1996

OFFERLÉ, M. Professions et profession politique. In: La Profession politique. Paris: Belin, 1999.

PALMEIRA, Moacir; HEREDIA, Beatriz. Os comícios e a políticas das facções. Anuário Antropológico. Rio de Janeiro: 1995. p.31-90.

---, M. ―Política, facções e voto‖. In: PALMEIRA, M. e GOLDMAN,M.(orgs.). Antropologia, voto e representação política. Rio de Janeiro: Contra-capa, 1996.

---, M. Eleição municipal, política e cidadania. In: PALMEIRA, M. G.S; Barreira, C. Política no Brasil: Visões de antropólogos. Rio de Janeiro: Relume- Dumará, 2006.

PHELIPPEAU, Eric. ―Sociogênese da profissão política‖. GARRIGOU, A; LACROIX, B. Norbert Elias. A política e a história. São Paulo: Perspectiva, 2001.

PINTO, Céli Regina, Moritz, Schulz e Moraes. Perfis, trajetórias, desempenhos: uma pesquisa com as vereadoras gaúchas. Porto Alegre: Ed. Universidade, UFRGS, 2000. SAFFIOTTI, Heleieth I. B. Rearticulando Gênero e classe social. In: COSTA e

BRUSCHINI. Uma questão de Gênero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992. SILVA, Ilse Gomes. Entre o Local e o Nacional: a “reforma” do aparelho do Estado no Maranhão. In: Participação Popular e ―Reforma‖ do Estado Brasileiro nos anos 1990: contradições e impasses. Tese. (doutorado em Ciências Sociais), 2001. SCOTT, J. Uma categoria útil de análise histórica. In: Educação e Realidade: mulher e educação, v.15. 1990.

SCOTTO, Gabriela. O Visível e o Invisível: considerações sobre uma candidatura. Comunicações do PPGAS/MN, Rio de Janeiro, v. 5, p. 21-38, 1995.

SINGER, A. Esquerda e Direita no Eleitorado Brasileiro. 1. ed. São Paulo: Edusp, 2000

VELHO, Gilberto e KUSCHNIR, Karina (orgs.) Mediação, Cultura e Política. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001

Outras fontes:

Dicionário Histórico-Biográfico- CPDOC. Entrevistas com as deputadas:

Marly Abdalla. Realizada pela mestranda na sala de coordenação da UNITI-UFMA em 05 de março de 2007

Graça Paz. Realizada pela mestranda no Gabinete da deputada em 07 de março de 2007

Fátima Vieira. Realizada pela mestranda no Gabinete da deputada em 07 de março de 2007

Telma Pinheiro. Realizada pela mestranda na SECID em 14 de março de 2007

Terezinha Fernandes. Realizada pela mestranda e orientador na SETRES em 03 de abril de 2007.

Graciete Lisboa. Realizada pela mestranda na residência da deputada, em 30/08/07

Maura Jorge. Realizada pela mestranda no município de Lago da Pedra, em 20/07/08 Entrevistas com cabos eleitorais:

5 entrevistas. Realizadas pela mestranda entre julho e outubro de 2008, no município de Lago da Pedra.

Vídeo:

Vídeo de atos de campanha de Maura Jorge em 2006, produzido pelo Sistema de Comunicação Waldir Jorge.

Internet: www.cfemea.org.br. Acesso em 03/11/07. www.tse.gov.br. Acesso em 07/01/08 www.ipu.org. Acesso em 23/11/07 www.camara.gov.br. Acesso em 07/01/08 www.senado.gov.br. Acesso em 09/01/08 www.al.ma.gov.br. Acesso em 05/07/08

ANEXO

Roteiro de Entrevista

1 – Qual o perfil (étnico, de origem geográfica, social, etc.) dos seus antepassados por parte paterna e materna?

2 - Qual o grau de escolarização do seu avô paterno?

3 - Em qual instituição de ensino superior ele concluiu o curso superior? 4 - Qual o grau de escolarização do seu avô materno?

5 - Em qual instituição de ensino superior ele concluiu o curso superior? 6 - Quais foram as atividades profissionais exercidas pelo seu avô paterno? 7 - Quais foram as atividades profissionais exercidas pelo seu avô materno? 8 - Qual o grau de escolarização do seu pai?

9 - Em qual instituição de ensino superior ele concluiu o curso superior? 10 - Qual o grau de escolarização da sua mãe?

11 - Em qual a instituição de ensino superior ela concluiu o curso superior? 12 - Quais foram as atividades profissionais exercidas pelo seu pai?

13 - Quais foram as atividades profissionais exercidas pela sua mãe?

14 - O Sr.(a) poderia descrever como foi a sua infância e como acompanhava a política neste período?

15- Em que momento e idade o Sr.(a) começou a militar politicamente? 16 - Qual o grau de escolarização que o Sr.(a) possui?

17 - Em qual escola o Sr.(a) concluiu o primeiro grau? 18 –Em qual escola o Sr.(a) concluiu o segundo grau?

19 – Em qual instituição de ensino e curso o Sr.(a) conclui o nível superior?

20 - Quais foram as atividades profissionais que o Sr.(a) exerceu antes de participar de eleições como candidato?

21 - O Sr.(a) exerceu algum tipo de liderança política (estudantil, partidária, sindical, associativa, comunitária, etc.) no período que precede a sua entrada nas disputas eleitorais como candidato? Poderia descrever como se deu a sua participação nestes

espaços? Quais foram seus principais aliados e adversários? Quais as polarizações que existiam nestes espaços?

22 - O Sr.(a) ocupou cargos públicos (secretarias, assessorias, chefias de gabinete, etc.) antes de exercer mandatos eletivos?

As questões abaixo devem ser feitas somente aos deputados que ocuparam cargos públicos antes dos mandatos eletivos?

23 - Como se deu a sua indicação para ocupar tais cargos públicos?

24 - Quais foram as suas principais realizações no exercício destes cargos? 25 - Qual a importância dos cargos públicos para o seu ingresso nas disputas eleitorais?

26 - O Sr.(a) se dedica ou se dedicou à produção literária, histórica ou acadêmica? As questões abaixo devem ser feitas somente aos deputados que possuem produção escrita

27 - Quais são os principais temas tratados na sua produção? 28 - Como o Sr.(a) define a ―tradição intelectual maranhense‖?

29 - Quais são as principais disputas entre os intelectuais maranhenses da segunda metade do século XX e início do século XXI?

30 - Como o Sr.(a) se define como ―escritor‖?

31 - Qual são os tipos de engajamento que pode ser encontrado nos seus textos? 32 - Como o Sr.(a) vê a relação entre trabalho intelectual e político?

33 – Entre os seus parentes há ocupantes ou ex-ocupantes de cargos políticos ou eletivos?

As questões abaixo devem ser feitas somente aos deputados que contam com ocupantes de cargos políticos ou eletivos na sua rede de parentesco

34 - Qual a importância de descender de uma ―família‖ dedicada às atividades políticas, partidárias e eleitorais no momento do ingresso nas competições

eleitorais?

35 - Qual a importância de descender de uma ―família‖ dedicada às atividades políticas no momento da sua escolha partidária?

36 - Qual a importância de descender de uma ―família‖ dedicada às atividades políticas, partidárias e eleitorais nas campanhas eleitorais?

37 - Quais são as principais características comuns da atuação política dos membros da sua família?

38 - Qual a influência da sua atuação profissional prévia na sua primeira campanha eleitoral e nas demais?

39 - Qual a relevância da liderança política prévia na sua primeira campanha eleitoral e nas demais?

40 - O Sr.(a) poderia descrever as suas campanhas eleitorais em termos de cabos eleitorais, apoios, bases, etc. fazendo, se for o caso, também uma comparação entre elas?

41 - Quais as razões, na sua opinião, que levam alguns indivíduos a se dedicarem de forma intensa e permanente à atuação política?

42 - Entre elas, quais as que pesaram mais para a sua opção de se dedicar à atuação política?

43 - Qual o peso da sua formação escolar, sobretudo acadêmica, no exercício de funções políticas?

44 - Quais as habilidades, competências e conhecimentos necessários para alguém desempenhar uma função eletiva?

45 - Qual(is) dela(s) o Sr.(a) julga mais importante para a sua atuação?

46 - Quais são os fatores, na sua opinião, que contribuem para a permanência de um político entre os ocupantes de cargos eletivos por um longo período?

47 - Quais as principais expectativas do eleitor em geral no Maranhão em relação a um ocupante de cargo eletivo?

48 - Quais as principais expectativas do seu eleitorado em relação aos seus mandatos? 49 - Como o Sr.(a) caracteriza a atuação dos ocupantes do cargo de deputado federal no Maranhão?

51 - Quais são as prioridades dos seus mandatos eletivos?

52 - Seus filhos se dedicam a algum tipo de militância política ou desempenham alguma liderança política?

53 - O Sr.(a) identifica em algum deles inclinação para a atividade política? 54– Em caso de resposta afirmativa, por quê?

Questões relacionadas a questão de gênero

55 – A Sra conhece os ―movimentos sociais‖ ligados à questão de gênero ou ―feminista‖?

56 – Qual a sua opinião sobre tais ―movimentos sociais‖?

57 – Como a Sra caracteriza a sua relação com estes ―movimentos sociais‖? 58 – A Sra já se sentiu discriminada devido à ―condição de mulher‖ ou ao ―pertencimento de gênero‖ no exercício dos mandatos?

59 – Nos seus mandatos, qual a importância atribuída aos ―direitos da mulher‖? 60 – Quais as iniciativas, projetos ou propostas que a Sra propões ou pretende propor que estão relacionados com esta temática?

61- A Sra tem acompanhado o processo de implementação da política de cotas para as mulheres nas disputas eleitorais no Brasil?

62- Em caso afirmativo, qual a sua opinião a respeito desse sistema de cotas e as