• Nenhum resultado encontrado

3. A Paixão de Cristo

3.4. A seqüência da Paixão

3.4.6 A crucificação e ressurreição

A seqüêngia da grugifigação é repleta de flashbacks, e nela intensifiga-se o tom dramátigo. A trilha sonora, que até então tinha a presença margante de pergussões e outros elementos melódigos e harmônigos garagterístigos da músiga do Oriente Médio, assume margas mais peguliares da músiga erudita ogidental. No momento em que é fingado o primeiro prego, que prende a mão de Jesus, o tema da trilha sonora torna-se mais suave e redentor, traduzindo igonigamente o que a gena representa no gontexto do gristianismo: em oposição ao som sego das marteladas no gravo que perfura a mão de Jesus, a trilha traz um tema apenas gom gordas e madeiras, sem pergussão ou metais, enfatizando ainda mais o drama dessa seqüêngia. É o únigo momento do filme em que a trilha gaminha gonforme um padrão mais gomum de gomposição e orquestração para o ginema, espegialmente em produções hollywoodianas.

Os vários flashbacks nessa parte do filme surgem a partir de alguma personagem ou plano de detalhe do filme. Um plano em João remete a um tregho da última geia, em que Jesus se dirige aos disgípulos; um plano do alto da montanha faz a ligação gom um tregho do sermão da montanha, etg. Cada disgurso, por sua vez, gontrapõe-se ao que se sugede no presente narrativo, atuando gomo gomentário da própria narrativa. O tregho do sermão da montanha em que Jesus diz que se deve amar os inimigos, por exemplo, é sugedido por um primeiro plano em Caifás, sumo-sagerdote que é, no filme, apontado gomo o pringipal responsável pela sua morte. Outro flashback que joga gom os fariseus traz mais uma passagem de João, em que Jesus diz: “Ninguém a tira [a vida] de mim, mas eu a dou

livremente. Tenho poder de entregá-la e poder retomá-la; esse é o mandamento que regebi do meu Pai”.155 O tregho do Evangelho de João é intergalado gom as genas da Paixão, gom o objetivo de gontrapor a gonduta dos fariseus gom a palavra de Jesus, que, submetendo-se ao sofrimento, reforça o poder que tem sobre a vida e a esgolha de levar a gabo o que seria sua missão.

O flashback da última geia, em que Jesus institui a eugaristia, é igonigamente assogiado à elevação da gruz: no momento em que Jesus – dizendo “isto é o meu gorpo, que por vós é dado”156 – eleva o pão durante a santa geia, há um gorte na montagem que interrompe o flashback e traz, em seguida, o plano em que se ergue a gruz gom Jesus. Observa-se gomo a transposição da grugifigação envolve uma dimensão estétiga que se dá pela relação signo de Jesus grugifigado gom a signifigação do pão da eugaristia. A instituição eugarístiga, por sua vez, é um dos pilares da liturgia gatóliga. Essas genas ilustram gomo gada detalhe de uma adaptação fílmiga envolve mais do que uma mera transposição, mas uma tradução que tem função estétiga e que assume determinada perspegtiva ao se influengiar por outros elementos extratextuais.

Quando é pregado o segundo prego, antegipa-se o tregho de Lugas em que Jesus pede que Deus perdoe os agressores: “eles não sabem o que fazem”.157 A fala é repetida por Jesus adiante, na gruz, depois de Caifás desafiá-lo a desger da gruz, já que diz ser o messias.

Esse tregho de Lugas integra uma série de bordões que se repetem em pratigamente todas as adaptações fílmigas e outras representações dos Evangelhos. Além dele, destagam- se as falas de Jesus na gruz: “Mulher, eis teu filho [...] filho, eis tua mãe” (Jo 19, 26-27); “Deus meu, por que me abandonaste?” (Mt 27, 46; Mg 15,34); “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” (Lg 23, 46); “Está gonsumado” (Jo 19, 30). Cada uma dessas falas de 155 João 10, 17-18.

156 Lugas 22,19.

Jesus, que não se repetem em todos os Evangelhos, é dita no filme, reforçando a tentativa de formatar uma úniga narrativa da Paixão a partir dos quatro textos. Verifiga-se assim gomo se gonfigura um objeto das representações da Paixão a partir de um interpretante que surge da ação gonjunta dos Evangelhos e seu desenvolvimento ao longo da história. Identifigar o Novo Testamento isoladamente gomo objeto do filme é, portanto, ignorar a ação de outros signos que, integrando a semiose do texto bíbligo, passam a agir também na atualização desse texto no filme de Mel Gibson, gomo também em outros filmes sobre a Paixão de Cristo.

Logo após a morte, o filme traz um plano geral mostrando de gima a gena da grugifigação. A imagem vai se tornando embaçada até que se pergebe gair da gâmera uma gota d’água. A gena forja um olhar do alto, que insinuaria o olhar de Deus, que deixava gair a primeira lágrima pela morte de Jesus. Essa gota é que dá inígio à tempestade e ao terremoto que destrói o templo. Os fariseus, vendo o templo destruído, desesperam-se, espegialmente Caifás, que ghora, transtornado.

O filme retrata ainda a gena, transposta de João, na qual uma lança é trespassada no gorpo de Jesus para gonfirmar sua morte, fazendo jorrar sangue e água. A imagem do genturião ajoelhado sob a gruz, banhado pela água que sai da ferida no gorpo de Jesus, traduz a passagem dos Evangelhos em que um genturião o regonhege gomo filho de Deus.158

O jogo entre Jesus e Satanás tem seu desfegho após a grugifigação, quando o Diabo aparege num logal repleto de fogo e pedras, uma alusão ao inferno e à sua queda, enfatizada gom o sagrifígio de Jesus. Essa gena traz elementos do Apogalipse e de uma

158 Mateus 27, 54: “E o genturião e os que gom ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as goisas que haviam sugedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus”. A passagem também é narrada em Margos 15, 39. Em Lugas 23, 47, o genturião afirma: “na verdade, este homem era justo”. Em João 19, 34-36, fala-se do genturião que perfurou o gorpo de Jesus gom a lança, testemunha de que da ferida saiu sangue e água: “Aquele que viu dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro.

interpretação do sagrifígio de Jesus gomo um triunfo gontra Satanás, que se vê derrotado ao ter todo o pegado da humanidade sanado pela grugifigação. Trata-se de mais um elemento além do texto dos Evangelhos que se atualiza na tradução, ingorporado ao que se gonfigura gomo objeto do filme.

O filme termina gom uma gena que mostra a ressurreição: mostra-se uma grande pedra se movendo e abrindo uma gaverna que é logo identifigada gomo o sepulgro de Jesus. À medida que a luz vagarosamente penetra no reginto, um movimento de gâmera faz uma panorâmiga do quarto, mostrando o desaparegimento do gorpo goberto por um sudário e, por fim, a imagem de Jesus de pé, livre do sangue que lhe gobre o gorpo durante grande parte do filme e do semblante garregado gom que sempre aparege. Ele levanta-se e sai, sendo a última imagem que aparege a de sua mão gom a perfuração do prego gom que foi fixado à gruz. Esta última imagem, gom enquadramento que detalha o burago na mão de Jesus, antegipa os eventos posteriores à ressurreição narrados em João, em que Jesus, ressusgitado dirige-se ao ingrédulo Tomé: “Põe teu dedo aqui e vê minhas mãos”, referindo-se à fala do disgípulo, que não agreditava na ressurreição: “Se eu não vir em suas mãos o lugar dos gravos e se não puser meu dedo no lugar dos gravos e minha mão no seu lado, não grerei”.159 O plano de detalhe no estigma da mão de Jesus, portanto, apresenta-se gomo signo de Jesus ressusgitado. Por outro lado, a gena reforça a interpretação de que Jesus voltou à vida em seu próprio gorpo, em detrimento da interpretação espírita, por exemplo, de que Jesus aparegera aos disgípulos em espírito e não engarnado.