• Nenhum resultado encontrado

A estrutura dos Tribunais Superiores do Poder Judiciário

No documento Direito Constitucional. Prof. Otávio Piva (páginas 89-96)

CAPÍTULO 7 ORGANIZAÇÃO DOS PODERES

7.9 PODER JUDICIÁRIO

7.9.5 A estrutura dos Tribunais Superiores do Poder Judiciário

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Previsão constitucional Art. 101

N.º de integrantes Onze Ministros

Requisitos para o cargo

Idade entre 35 e 65 anos Brasileiro nato

Gozo dos direitos políticos (MORAES, 2008) Notável saber jurídico e reputação ilibada Aprovação por maioria absoluta do Senado

Federal

Origem dos integrantes Livre nomeação do Presidente da República

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Previsão constitucional Art. 104

N.º de integrantes No mínimo, 33 Ministros

Requisitos para o cargo

Idade entre 35 e 65 anos Brasileiro nato ou naturalizado Notável saber jurídico e reputação ilibada Aprovação por maioria absoluta do Senado Federal

Origem dos integrantes

Nomeação pelo Presidente da República, da seguinte forma:

1/3 de juízes dos TRF 1/3 de desembargadores dos TJ

1/3

Competências Art. 105

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO

Previsão constitucional Art. 111-A

N.º de integrantes 27 Ministros

Requisitos para o cargo

Idade entre 35 e 65 anos Brasileiro nato ou naturalizado

Aprovação por maioria absoluta do Senado Federal

Origem dos integrantes

Nomeação pelo Presidente da República, da seguinte forma: 1/5 dentre advogados e membros do MPT (art. 94) Os demais dentre juízes dos TRT, oriundos da magistratura de

carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior

Competências Art. 114

1/6 de advogados

1/6 de membros do Ministério Público Federal, Estaduais e Distrital

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

Previsão constitucional Art. 119

N.º de integrantes No mínimo, sete juízes

Requisitos para o cargo

Somente se exige requisitos especiais para os dois juízes oriundos da advocacia: notável saber jurídico e idoneidade moral

Origem dos integrantes

Nomeação pelo Presidente da República, da seguinte forma: três juízes entre os Ministros do STF

dois juízes entre os Ministros do STJ dois entre advogados

Competências Art. 121

SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR

Previsão constitucional Art. 123

Nº de integrantes Quinze Ministros

Requisitos para o cargo

Idade: maior de 35 anos Brasileiro nato ou naturalizado

Para os advogados: notório saber jurídico e reputação ilibada e dez anos de efetiva atividade profissional

Aprovação pelo Senado Federal

Origem dos integrantes

Nomeação pelo Presidente da República, da seguinte forma: três Oficiais-generais da Marinha

quatro Oficiais-generais do Exército três Oficiais-generais da Aeronáutica

cinco civis (três advogados, um juiz auditor e um membro do MPM)

QUESTÕES SOBRE A MATÉRIA

1) (AFRF – 2002) Suponha que um membro do Congresso Nacional, em discurso proferido na tribuna da sua Casa Legislativa, afirme que um certo servidor público cometeu diversos crimes na condição de funcionário público federal. Esse servidor, sentindo-se agredido, quer que o congressista seja criminalmente punido, porque o Código Penal diz ser calúnia imputar a outrem injustamente fato definido como crime. Tais as circunstâncias, assinale a opção correta.

(A) O servidor pode propor, ele próprio, ação penal pública contra o congressista perante qualquer juiz de direito competente.

(B) O servidor pode ajuizar, ele próprio, a ação penal pública, mas deve endereçá-la ao Supremo Tribunal Federal.

(C) O congressista deverá sofrer sanção penal pelo crime que cometeu, a ser imposta pelo próprio Congresso Nacional, em processo penal aberto pelo Ministério Público.

(D) O congressista está sujeito a processo criminal no Supremo Tribunal Federal, desde que a Casa a que ele pertence dê ao STF licença para o processo.

(E) O congressista não pode ser processado criminalmente pelo discurso que proferiu.

2) (AFPS - 2002) Suponha que um Deputado Federal suba à tribuna da Câmara a que pertence e, num discurso em que enumera os males da Administração Pública, ataque ferozmente você, que já é, então, servidor público. Suponha, ainda, que esses ataques sejam injustos, caluniosos, atribuindo a você crimes contra a Administração que você de modo algum cometeu. Nessas circunstâncias, assinale a opção correta.

(A) Pelo fato, o Deputado poderá ser processado por crime de responsabilidade no Superior Tribunal de Justiça, em ação a ser proposta pelo Procurador-Geral da República.

(B) O Supremo Tribunal Federal poderá julgar o Deputado por crime comum, e deverá condená-lo, se demonstrado que você não cometeu os crimes que o discurso disse que foram perpetrados.

(C) O Supremo Tribunal Federal poderá processar criminalmente o Deputado, dependendo, porém, de prévia licença da Câmara dos Deputados.

(D) Demonstrado que o discurso é calunioso, o Deputado haverá de ser condenado criminalmente perante Juízo Federal de primeira instância, que também será competente para condená-lo a reparar danos morais.

(E) Pelo fato, o Deputado não poderá ser responsabilizado criminalmente, nem mesmo no STF; além disso, não estará sujeito à responsabilidade civil pelo discurso que proferiu.

3) (Auditor do TCE-GO – 2007 )Não é da competência exclusiva do Congresso Nacional:

(A) Sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa.

(B) Autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar.

(C) Autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado.

(D) Resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.

(E) Aprovar o estado de defesa e a intervenção federal, autorizar o estado de sítio, ou suspender qualquer uma dessas medidas.

4) (AFC/CGU – 2008) Assinale a única opção que contempla normas reguladoras do Poder Legislativo previstas na Constituição

(A) A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo de cada Município e do Distrito Federal eleitos pelo sistema proporcional.

(B) As deliberações de cada Casa e de suas comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros, salvo acordo de líderes partidários.

(C) O Senado compõe-se de três representantes de cada Estado e do Distrito Federal eleitos segundo o princípio majoritário para mandato de oito anos.

(D) Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, fixar idêntico subsídio para Deputados Federais e Senadores, assim como para o Presidente, o Vice- Presidente da República e Ministros de Estado.

(E) Desde a expedição do diploma, os Deputados e os Senadores não poderão ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada.

5) (AFC/CGU – 2008) Assinale a única opção incorreta relativa ao Poder Judiciário.

(A) São órgãos do Poder Judiciário os Tribunais e Juízes Eleitorais, inclusive as Juntas Eleitorais. (B) São órgãos do Poder Judiciário os Tribunais e Juízes Militares, inclusive o Tribunal

Marítimo.

(C) A participação em curso oficial ou reconhecido por escola nacional de formação e aperfeiçoamento de magistrados constitui etapa obrigatória do processo de vitaliciamento do juiz.

(D) A lei pode limitar a presença, em determinados atos dos órgãos do Poder Judiciário, inclusive julgamentos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes.

(E) As decisões administrativas dos tribunais serão motivadas e em sessão pública, inclusive as disciplinares, que também devem ser tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros.

6) (ANA – 2009) Assinale a opção correta relativa à organização dos Poderes, ao Poder Legislativo e ao Poder Executivo.

(A) O Conselho da República é órgão de consulta do Presidente da República nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrático.

(B) No exercício do controle externo, ao Congresso Nacional compete julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo poder público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou

(C) Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços do Supremo Tribunal Federal, será ele submetido a julgamento perante o Senado Federal, nas infrações penais comuns, ou perante a Câmara dos Deputados, nos crimes de responsabilidade. (D) Os Ministros de Estado serão escolhidos entre brasileiros natos maiores de vinte e um

anos e no exercício dos direitos políticos.

(E) A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

7) (ANA – 2009) Assinale a opção correta relativa à organização dos Poderes, ao Poder Judiciário.

(A) A justiça de paz, composta de cidadãos eleitos pelo voto direto, universal e secreto, possui competência privativa para, na forma da lei, celebrar casamentos, verificar, de ofício ou em face de impugnação apresentada, o processo de habilitação e exercer atribuições conciliatórias, sem caráter jurisdicional, além de outras previstas na legislação.

(B) Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe, entre outras funções, processar e julgar, originariamente a homologação de sentenças estrangeiras e a concessão de exequatur às cartas rogatórias.

(C) As causas intentadas contra a União poderão ser aforadas na seção judiciária em que for domiciliado o autor, naquela onde houver ocorrido o ato ou fato que deu origem à demanda ou onde esteja situada a coisa, ou ainda, no Distrito Federal, mas as causas em que a União for autora serão aforadas na seção judiciária onde tiver domicílio a outra parte.

(D) Compete ao Superior Tribunal de Justiça, entre outras funções, processar e julgar, originariamente, nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

(E) Serão processadas e julgadas na justiça estadual, no foro do domicílio dos segurados ou beneficiários, as causas em que forem parte instituição de previdência social e segurado, sempre que a comarca não seja sede de vara do juízo federal, hipótese em que o recurso cabível também será para o tribunal estadual da área de jurisdição do juiz de primeiro grau.

8) (TFC – 2008) Sobre a responsabilização do Presidente da República é correto afirmar, EXCETO:

(A) Enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o Presidente da República não estará sujeito à prisão.

(B) O Presidente ficará suspenso de suas funções nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal.

(C) O Presidente ficará suspenso de suas funções nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.

(D) Se, decorrido o prazo de trezentos e sessenta e cinco dias, o julgamento do Presidente não tiver sido concluído, cessará o seu afastamento, sem prejuízo do regular prosseguimento do processo.

(E) O Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.

9) (Analista Judiciário – TRF 4ª Região – 2004) No que se refere ao Supremo Tribunal Federal, é certo que

(A) Seus Ministros serão eleitos pelo respectivo Plenário e nomeados pelo respectivo Presidente, após aprovação da lista tríplice pelo Presidente da República.

(B) Compõe-se de onze Ministros escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta anos e menos de sessenta anos de idade.

(C) Seus Ministros serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.

(D) Sua composição terá vinte e um Ministros, escolhidos dentre juízes dos Tribunais inferiores, que contem, no mínimo, com quinze anos de carreira.

(E) Compõe de onze Ministros indicados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria dos integrantes do Congresso Nacional.

10) (Procurador do DF – 2007) Suponha que um Deputado Distrital seja membro de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, e tenha ido cumprir diligência fora do Distrito Federal. No outro Estado, faz pronunciamento que, embora ligado à sua atuação na CPI, é tido como agressivo à honra de adversário político, investigado pela Comissão. Nessas circunstâncias, é correto dizer do Deputado Distrital em apreço que ele:

(A) poderá ser processado criminal e civilmente (neste último caso, visando à reparação de danos morais), independentemente de licença prévia da Câmara Distrital.

(B) poderá ser processado civilmente, para reparação de danos morais, mas não poderá ser processado criminalmente.

(C) não poderá ser processado civilmente, para reparação de danos morais, mas poderá ser processado criminalmente.

(D) não poderá ser processado civilmente por danos morais nem criminalmente.

(E) poderá ser processado criminal e civilmente, desde que, nos dois casos, seja concedida licença da Câmara Distrital para os processos.

GABARITO 1 E 6 E 2 E 7 C 3 C 8 D 4 C 9 C 5 B 10 D

No documento Direito Constitucional. Prof. Otávio Piva (páginas 89-96)