• Nenhum resultado encontrado

A nova regulamentação da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão e a

No documento Direito Constitucional. Prof. Otávio Piva (páginas 128-134)

CAPÍTULO 9 CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

9.5 Demais considerações importantes sobre o controle de constitucionalidade

9.5.11 A nova regulamentação da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão e a

Com promulgação da Lei 12.063, de 27 de outubro de 2009, houve a alteração da Lei 9.868/99 para incluir o Capítulo II-A que trata da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão.

Dentre as novas regras estabelecidas, destaca-se a possibilidade de concessão de medidas cautelares em casos de excepcional urgência e relevância da matéria, por decisão da maioria absoluta do STF, após ouvidos os órgãos ou autoridades responsáveis pela omissão constitucional (art. 12-F).

A medida cautelar poderá consistir em (Art. 12-F, § 1º):

 No caso de omissão parcial, suspensão da lei ou ato normativo questionado;

 Suspensão de processo judiciais ou procedimentos administrativos;  Outra providência a ser fixada pelo STF.

QUESTÕES SOBRE A MATÉRIA

1) (Juiz de Direito Substituto – RS – 2009) Considere as assertivas abaixo sobre o controle de constitucionalidade previsto na Constituição Federal.

I - Órgão fracionário de tribunal de justiça pode declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo pelo controle difuso.

II - A ação declaratória de constitucionalidade, no âmbito do Supremo Tribunal Federal, pode versar sobre norma federal, estadual ou municipal.

III - A decisão definitiva de mérito, proferida pelo Supremo Tribunal Federal, em ação direta de inconstitucionalidade, produz efeito vinculante relativamente aos demais Órgãos do Poder Judiciário e à Administração Pública em geral.

Quais são corretas?

(A) Apenas I (B) Apenas II (C) Apenas III (D) Apenas I e III (E) I, II e III

2) (Promotor de Justiça – MG – 2008) Assinale a alternativa CORRETA.

(A) A legitimidade do Presidente da República para propositura de Ação Direta de Inconstitucionalidade deve obedecer à pertinência temática.

(B) Os partidos políticos têm legitimidade para propor Ação Direta de Inconstitucionalidade em relação a quaisquer matérias, devendo, entretanto, obedecer ao requisito da pertinência temática.

(C) A legitimidade do Procurador-Geral da República para a propositura de Ação Direta de Constitucionalidade é universal.

(D) O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil não possui legitimidade para propor Ação Direta de Constitucionalidade, somente Ação Direta de Inconstitucionalidade. (E) A confederação sindical possui legitimidade universal para propor Ação Direta de

Inconstitucionalidade e Ação Direta de Constitucionalidade.

3) (Defensor Público – SP – 2009). Assinale a alternativa correta (Defensor Público – SP – 2009).

(A) Compete ao Tribunal de Justiça exercer o controle concentrado de leis municipais em face da Constituição Federal, eis que no artigo 5º, XXXV consta expressamente que a lei não excluirá da apreciação do poder judiciário lesão ou ameaça à direito.

(B) As decisões proferidas em ADC têm efeito vinculante em relação aos órgãos do poder Judiciário, do Legislativo e do Executivo, o que implica na imposição de restrição à Administração pública direta e indireta.

(C) Tratando-se de controle de constitucionalidade não é possível aplicação do princípio da simetria federativa para que a ADPF seja inserida no texto constitucional estadual.

(D) Quando julga mandado de segurança impetrado por parlamentar federal para defender direito subjetivo à participar de um processo legislativo hígido, o STF incide no controle político de constitucionalidade.

(E) Com o advento da Lei no 9.882/99, que regulamenta a ADPF, está admitido o exame da legitimidade do direito pré-constitucional em face da norma constitucional superveniente.

5) (Juiz de Direito Substituto – MG – 2008) O controle concentrado de constitucionalidade manifesta-se através de diversas formas no âmbito da Constituição da República.

(A) Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente, a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal, estadual e municipal.

(B) A argüição de descumprimento de preceito fundamental é cabível apenas para evitar lesão a preceito fundamental resultante de ato do poder público e seu julgamento é da competência do Supremo Tribunal Federal.

(C) O objeto da ação declaratória de constitucionalidade abrange não somente a lei federal, mas também a estadual, e é necessário que se demonstre a controvérsia judicial sobre sua validade perante o texto constitucional federal.

(D) A ação direta de inconstitucionalidade interventiva tem como objetivo a defesa dos princípios sensíveis estabelecidos no art. 34, VII, CR, de que são exemplos a forma republicana, o sistema representativo e o regime democrático, e somente poderá ser proposta pelo Procurador-Geral da República.

5) (Juiz de Direito Substituto – MA – 2008) Em relação à ação direta de inconstitucionalidade, é correto afirmar:

(A) Para que se dê a chamada modulação de efeitos, o que somente ocorrerá tendo em vista razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social, será necessário o voto da maioria simples dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

(B) Poderá ser proposta por Partido Político, independentemente da existência de representação no Congresso Nacional.

(C) Salvo no período de recesso, a medida cautelar na ação direta será concedida por decisão da maioria absoluta dos membros do Tribunal, após a audiência dos órgãos ou autoridades dos quais emanou a lei ou ato normativo impugnado.

(D) Até o seu julgamento final, o autor poderá requerer a desistência do pedido, para o que não será necessária a ouvida do Ministério Público.

6) (Juiz de Direito Substituto – MA – 2008) De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, analise as afirmações a seguir acerca do controle de constitucionalidade brasileiro.

I. A argüição de descumprimento de preceito fundamental, o mandado de injunção e o recurso extraordinário, caracterizam-se como espécies do controle difuso de constitucionalidade. II. As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade produzirão eficácia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal e estadual.

III. O Procurador-Geral da República deverá ser previamente ouvido nas ações de inconstitucionalidade e em todos os processos de competência do Supremo Tribunal Federal, o qual também pode propor ações direitas de inconstitucionalidade ou ações declaratórias de constitucionalidade.

IV. O Advogado Geral da União não tem legitimidade para propor ação direta de inconstitucionalidade, perante o Supremo Tribunal Federal.

A alternativa que contêm todas e somente as afirmações corretas é: (A) I - II

(B) III - IV (C) I - II - III (D) II – III

7) De acordo com a teoria do Controle de Constitucionalidade, marque V ou F, conforme as afirmações a seguir sejam verdadeiras ou falsas (Juiz de Direito Substituto – MA – 2008).

( ) No recurso extraordinário, o recorrente poderá demonstrar a repercussão geral das questões constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o Tribunal examine a admissão do recurso, somente podendo recusá-lo pela manifestação de dois terços de seus membros.

( ) O Procurador-Geral da República poderá ser previamente ouvido nas ações de inconstitucionalidade e em todos os processos de competência do Supremo Tribunal Federal. ( ) Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citará, previamente, o Advogado- Geral da União, que defenderá o ato ou texto impugnado.

( ) Podem propor ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade associação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

(A) F – V – F – F (B) F – F – V – V (C) F – F – V – F (D) V – F – V – V

8) (MP/MG – 2010) Considerando o que a Lei n. 9.882/99 estipulou expressamente ao dispor sobre o processo e julgamento da arguição de descumprimento de preceito fundamental (art. 102, § 1º/CF), assinale a alternativa INCORRETA.

(A) A decisão que julgar procedente ou improcedente o pedido em arguição de descumprimento de preceito fundamental pode ser objeto de ação rescisória.

(B) A decisão tomada em sede de arguição de descumprimento de preceito fundamental terá eficácia contra todos e efeito vinculante relativamente aos demais órgãos do Poder Público.

(C) Ministério Público, nas arguições que não houver formulado, terá vista do processo, por cinco dias, após o decurso do prazo para informações.

(D) Não será admitida arguição de descumprimento de preceito fundamental quando houver qualquer outro meio eficaz de sanar a lesividade.

9) (MP/GO – 2010) Leia as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:

I. Nos termos do artigo 52, X, da Constituição Federal, o Senado Federal está obrigado a suspender a execução de lei federal declarada inconstitucional.

II. Diante da declaração de inconstitucionalidade de lei municipal ou estadual pelo Supremo Tribunal Federal, em sede de controle difuso de constitucionalidade, poderá o Senado Federal, nos termos do artigo 52, X, da Constituição Federal, suspender sua execução.

III. A teoria da transcendência dos motivos determinantes da sentença tem sido aplicada reiteradamente e de modo unânime pelos ministros do Supremo Tribunal Federal nos casos de controle difuso de constitucionalidade.

IV. A ação civil pública prestar-se-á ao controle difuso de constitucionalidade na hipótese em que a controvérsia constitucional for simples questão prejudicial, indispensável à resolução do litígio principal.

(A) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. (B) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. (C) Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras. (D) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.

10) (MP/MT – 2008) Sobre o controle direto ou concentrado de constitucionalidade pode-se afirmar que

(A) a ação direta de inconstitucionalidade, proposta perante o Supremo Tribunal Federal, poderá ter por objeto leis ou atos normativos federais, estaduais ou municipais, enquanto a ação declaratória de constitucionalidade apenas pode ter por objeto leis ou atos normativos federais.

(B) Advogado-Geral da União obrigatoriamente será ouvido, tanto na ação direta de inconstitucionalidade, quanto na ação declaratória de constitucionalidade, bem como na argüição de descumprimento de preceito fundamental.

(C) em face da natureza objetiva do processo, na ação direta de inconstitucionalidade não se admite a desistência.

(D) os partidos políticos com representação no Congresso Nacional detêm legitimidade ativa para a ação direta de inconstitucionalidade, desde que demonstrado o vínculo de pertinência temática.

(E) a decisão proferida em sede de ação direta de inconstitucionalidade produz eficácia contra todos o efeito vinculante relativamente aos órgãos do Poder Judiciário, da Administração Pública e do Poder Legislativo.

GABARITO 1 C 2 C 3 E 4 D 5 C 6 B 7 C 8 A 9 D 10 C

No documento Direito Constitucional. Prof. Otávio Piva (páginas 128-134)