• Nenhum resultado encontrado

A HISTÓRIA DE UM NOVO GRANDE MOVIMENTO ESPIRITUAL

(Como "Sua Voz" se espalhou por todo o mundo)

Da Revista The International Psychic

Gazette - Londres, NQ 247, vol. 22, abril 1934.

Sinto o dever de informar aos espiritualistas britânicos a respeito da difusão pelo mundo das produções mediúnicas da Entidade "Sua Voz" durante os dois últimos anos. Já os leitores da International Psychic Gazette" estão familiarizados com "Sua Voz", porque publiquei em suas páginas as duas primeiras mensagens que recebi, ou seja: 1) "Mensagem sobre o progresso do mundo" (março, 1932) e 2) "A Aurora do Novo Milênio" (junho 1934).

Outras mensagens chegaram, ainda não publicadas na Inglaterra. Todavia são muito importantes, porque falaram ao mundo e o mundo as escutou. Foram publicadas em quatro idiomas, e divulgadas em muitas cidades, de Roma a Buenos Aires, de Liège (Bélgica) Saigon (Indochina). Enviadas a altas personalidades, como sua Santidade o Papa e o líder do fascismo italiano Sr. Mussolini, foram lidas por eles.

A terceira mensagem — "Mensagem do Perdão" — escrita a 02 de agosto de 1932, aniversário do famoso "Perdão" de São Francisco de Assis. Espalhou-se pelo mundo por sua própria força, sem qualquer interferência de minha parte. Milhares de exemplares foram impressos e distribuídos gratuitamente no Brasil e reproduzidos nos grandes jornais do Rio de Janeiro.

Tenho que assinalar que minha mediunidade irrompeu subitamente, em fins de 1931. Na época da "Mensagem do Perdão" tinha sobre ela muitas incertezas e dúvidas. Pensei de início que estivesse louco e fosse obrigado por desconhecida força, a que não podia resistir, a dizer mentiras.

Devo citar o fato de que o médium inglês, Miss Marjorie I Rowe, de Londres, enviou-me na primavera de 1932 — embora não me conhecesse nem se relacionasse comigo, mesmo por cor- respondência — uma maravilhosa mensagem de "Imperator", descrevendo pormenorizadamente minha vida e coisas que só eu conhecia, e predizendo uma missão mundial que me cabia executar, em obediência à "Sua Voz"; tudo confirmado, embora naquela época parecesse impossível.

Quase ao mesmo tempo, o Sr. Bozzano, da Itália, escrevia-me dizendo que minha mediunidade era semelhante à de Miss Cummins (médium de Patience Worth) e que eu devia prosseguir, porque ele esperava de minha obra algo assim como os "Spirit Teachings", de Stainton Moses (carta de 1 de junho de 1932). Outras mensagens mediúnicas (inclusive uma de Mrs. Smiles, de Roma), todas espontâneas e provenientes de pessoas a mim desconhecidas, falavam da grande missão dessa Entidade "Sua Voz".

Após a publicação da "Mensagem do Perdão", pedi a opinião do Sr. Bozzano sobre ela; respondeu-me: "Estupendo! Há trechos tão sublimes em sua grandeza cósmica, que infundem quase uma sensação de terror sagrado". Esta mensagem eu a escrevera desprevenido e sob profunda emoção.

As duas últimas mensagens — "Mensagens aos cristãos" e "Mensagem aos homens de boa vontade" — são de caráter religioso, e apareceram na Páscoa de 1933, XIX centenário da morte de Cristo.

Termina aqui o ciclo destas mensagens, fortes alertas ao mundo. Só mais tarde compreendi seu plano de desenvolvimento, que antes não conhecia. É muito lógico e toca a fé, a política, a religião, o coração e a inteligência. Foram lançadas as bases de um grande movimento sem que eu nada percebesse. Estas mensagens fazem parte da Obra.

A GRANDE SÍNTESE

Em 1932 principiei um novo livro: Intitula-se A Grande Síntese e foi classificado pelo Sr. Bozzano como "poderosa mensagem mediúnica (....), concebida rigorosamente de acordo com a ciência e as modernas concepções filosóficas, matemáticas e geométricas". É realmente um tratado, de aproximadamente 300 páginas, das quais cem já foram publicadas em italiano, na Revista Ali del Pensiero; e em espanhol, em Buenos Aires, na Revista Constancia. Está sendo preparada uma edição em português e em outras línguas.

Constitui esta obra não só a síntese de toda a ciência e conhecimentos humanos, como uma "Revelação" mais completa, cujo objetivo é assentar os alicerces de uma nova sociedade —

a Nova Civilização do Terceiro Milênio. A Entidade fala com profundo conhecimento de tudo e resolve harmonicamente, por um único princípio, todos os problemas existentes, desde a constituição da matéria até a formação da personalidade humana; desde a evolução dos sistemas siderais até a evolução das formas da vida e da alma humana; desde a origem da gravitação e derivação de todas as forças, até os problemas psicológicos, religiosos, sociais e econômicos.

Citarei pouquíssimos fatos. O Sr. Maurice Schaerer, o tão conhecido cientista e filósofo belga, disse em seu Bulletin de: Recherches Métapsychiques del Belgique (Bruxelas, outubro, 1933): A Grande Síntese é uma concepção monística naturalista, rigorosamente científica, cuja importância é muito grande"; e numa carta endereçada a mim, diz que a lê apaixonadamente. Brevemente ele publicará um estudo crítico de A Grande Síntese e da minha mediunidade, seu "Bulletin" e na revista Pour la Vérité. O Sr. Lhomme fará o mesmo em sua Revue Spirite Belge, de Liège.

As revistas espiritualistas italianas escreveram ultimamente sobre A Grande Síntese, e o novo livro de Trespioli sobre Espiritismo Moderno trata dela em minúcia. A Síntese será brevemente publicada em português, no Brasil, e está sendo publicada em espanhol, em Buenos Aires. A imprensa espiritualista do mundo está tomando conhecimento desta nova produção.

Não escrevo isto para fazer propaganda minha, que não me interessa, mas porque é meu dever divulgar "Sua Voz" e informar aos espiritualistas britânicos um fato muito importante no mundo espiritual e também no científico, religioso e social. Se qualquer editor inglês quiser interessar-se na publicação desta obra na Inglaterra, eu mesmo poderia traduzi-la, o que lhe traria bom proveito, pois disso jamais pedirei pagamento.

Não me posso deter aqui na descrição deste único fenômeno mediúnico. Direi apenas que não entro em transe e que sinto esse pensamento diferente, com uma espécie de novo sentido — dizem, uma espécie de sensibilização e recepção de ondas-pensamento, vindas do espaço. Recebo, em geral, somente à noite, mais ou menos de 21 horas às 2 da manhã, e depois, embora não dormindo, sinto que minha consciência normal é abandonada e sou arrastado por força desconhecida. Não a vejo nem toco, mas a sinto, assim como o pensamento está em minha mente, como sentindo no meu coração à semelhança de força e energia, através de todo o meu sistema nervoso. Sei que ela tem todas as características de uma personalidade humana.

Nesta estrutura mental, outro "eu" (another self) desperta em mim, para sentir esta Entidade, e compreendendo as coisas, não através da razão, mas da intuição. Ou seja, vejo a Verdade diretamente, e tenho a sensação da Verdade. Por outro lado, minha personalidade humana é hesitante, tímida e desalentada.

O estudo do fenômeno é outra parte de minha Obra. Escrevi um artigo sobre ele, para a revista Zeitschrft fur Metapsychische Forschung, de Berlim.

O novo fato, que surge no estudo deste tipo de mediunidade exclusivamente inspirativa e intelectual, é que pode ser utilizada como novo e poderoso meio de investigação científica, e que o novo método de intuição, usado por mim, pode conduzir a descobertas surpreendentes, que permaneceriam ocultas para sempre se só usássemos nossos atuais métodos científicos. É talvez esse estudo que se propõem fazer os Professores: Dr. Schroder, de Berlim; Richet, de Paris; e Schaerer, de Bruxelas. Tenho muita satisfação em dar toda e qualquer informação aos cientistas ingleses e de outros países, e me coloco à sua disposição.

Tudo isso nos leva a crer que este movimento está, realmente, ascendendo do nível dos fenômenos materiais ou testes a um plano espiritual mais alto em que a mediunidade possa significar descobertas, revelações de novas verdades para o progresso da humanidade, tanto no

campo moral como no científico.

Terminarei este artigo traçando o significado do desenvolvimento de "Sua Voz" no mundo. Em todas as coisas, temos de admitir que, embora eu, como médium, tudo desconheça de antemão, e simplesmente siga uma inspiração de momento a momento, desenvolveu-se, como uma construção na qual cada pedra está em seu lugar exato, um movimento mundial concreto de grande importância científica e social, durante os dois últimos anos, em que minha mediunidade está em ação.

Se eu não o compreendo é porque a causa deste efeito inteligente deve estar alhures, em outro mundo que não vemos, diferente do nosso. E esse movimento caminha por si só; nada sei sobre seu futuro; e devo confessar que, querendo ou não, duvidando ou não, esta força me arrasta e me arrastará aonde ela bem quiser. Tudo vem a seu tempo próprio e em seu lugar devido, independente de minha vontade e de minha compreensão, e o mais admirável é que todas as estradas estão abertas para o avanço de "Sua Voz". Não posso deixar de me perguntar aonde a conduzirá o mundo e a mim, se continuar assim.

Diz a Entidade, em A Grande Síntese, que esse tratado é uma nova revelação, que conduz à fundação da Nova Civilização do Terceiro Milênio. Se eu dissesse isso por mim mesmo, eu me consideraria louco. Mas as melhores revistas e os cientistas do mundo o dizem e os povos nisso acreditam.

Estes são os fatos. Em cada semana ocorrem novos acontecimentos. Nos últimos dois meses, o Brasil inteiro repentinamente se entusiasmou, e sabemos que lá, 40 por cento da população é espiritualista. Artigos vêm sendo publicados agora no maior jornal do Rio de Janeiro, o Correio da Manhã, onde dizem que "Sua Voz" está ligada ao Cristo, e que o Brasil é o país escolhido para a primeira divulgação da nova revelação ao mundo. Muitas são as revistas espiritualistas da América do Sul que o repetem. As mensagens são impressas aos milhares e distribuídas gratuitamente..

Tenho de admitir estes fatos e que o movimento, tanto quanto o posso compreender, é muito mais do que um simples fenômeno de mediunidade e significa mais do que qualquer conjunto de literatura mediúnica. Seu objetivo é salvar o mundo de sua atual crise moral, religiosa, social e econômica.

PIETRO UBALDI