• Nenhum resultado encontrado

A PERSONALIDADE INTEGRAL DO PROFESSOR PIETRO UBALD

COM O MÉTODO PARAPSICOLÓGICO PSICODIAGNÓSTICO "BLASI"

A PERSONALIDADE INTEGRAL DO PROFESSOR PIETRO UBALD

Nota: Peço licença ao ilustre amigo por me ver obrigado a referir o seu caso detalhadamente, porque comprova fora de toda a possibilidade de dúvida a eficácia do meu método, dado a prova testemunhal que nos proporciona.

A experiência Iniciou-se há vários anos, isto é, 1948, em forma inopinada. Não conhecia pessoalmente a Ubaldi. Ignorava tudo acerca dele ou da sua vida privada. Por meio de pessoas conhecidas em comum, entrei em relações epistolares com ele, oportunidade em que me solicitou que lhe desse, a título de prova, os resultados de um exame metagnômico de seus escritos e de uma fotografia sua da juventude (Os dados que forneço são essenciais. Por razões de brevidade omito os de menor importância. a) Minha resposta grafológica a um escrito autógrafo de Ubaldi quando ainda não o conhecia pessoalmente.

Profundidade de intelecto que penetra minuciosamente nos problemas, quase cinzelando o pensamento que se destaca pela pulcritude e comunicabilidade, com equilíbrio, equanimidade e

objetividade nos juízos sobre os demais. Tendência à especulação com poder inventivo e construção lógica; muita memória, não apenas conceptual, mas também verbal, o que o torna apto aos estudos de idiomas (ignorava que ensinava o inglês, sabia apenas que era um literato).

Muita sensibilidade e delicadeza de sentimento, com tendência à sensualidade, corrigida e sublimada com a tenacidade de uma vontade superior. Pode haver mudanças e ceder até a um certo ponto a sugestões alheias mais fortes. Preponderância dos fatores psíquicos do inconsciente, com introversão de tipo místico".

Com relação à fotografia da juventude a minha resposta foi a seguinte:

"Personalidade dupla, olhar penetrante. Forte vitalidade, através das oposições! Mas, quanta tristeza! Nota dolorosa. Fronte alta, espaçosa, que fala por si mesma; há nela uma luz; contraste com a firme acentuação labio-mental, índice de forte vontade e energia vital também em sentido físico" -

b) Resposta da sensitiva (curandeira), M. Lombardi, tendo presente Ubaldi, mas sendo-lhe absolutamente desconhecido. Encontrava-se por casualidade de passagem e tinha vindo pela primeira vez a minha casa.

"É uma pessoa que lutou e sofreu muito por injustiças padecidas; aos 9 anos salvou-se por milagre de morrer afogado em água não corrente; um lago ou mar; tiraram-no pelas pernas; vejo sua mãe que lhe queria muitíssimo. Em 1941 grande susto e luta por acusações injustas. Em 1942 fora de sua casa teve uma desgraça que o fez sofrer muito. Todos os anos trazem vicissitudes e desgraças que sobreleva; sofrimentos com um pouco de luz. Também agora está em luta espiritual; não sabe o que fazer; muitos projetos para realizar. Por agora silencia, depois virá a luz. Há uma entidade do além que o ajuda.

É são e viverá muito tempo. Conduziu-se sempre bem; mas foi mal recompensado.

Encontra-se no caminho justo, mas terá que lutar muito. Encontra-se entre a bigorna e o martelo, que golpeia sobre a bigorna abrasadora. Tem uma força de espírito excepcional, como uma luz que desce do alto e o guia. Luz dentro da cabeça que sairá como uma auréola; mas não de santo. Esforça-se por despojar-se da materialidade e elevar-se espiritualmente sempre mais. Vejo-o subir por uma escada que chega ao céu, conduzido por um anjo. No alto espera-o Jesus com os braços abertos que lhe diz: “Vem, cumpriste bem a tua Missão”. Como os eleitos, traz a Imagem de Cristo no peito. A força espiritual o sustém, mas teve que adaptar-se a penitências.

c) Resposta Psicométrica do Sensitivo C. Menozzi, sobre um manuscrito de Ubaldi: "A letra é corrente e isto me diz pouco. Escrita de noite numa grande mesa, com lâmpada portátil que dá pouca luz, pelo que distingo pouco o ambiente, uma grande sala com móveis cor de mogno. Enquanto escreve respira fatigosamente. Chamam-no, levanta-se e sai. Escreve com facilidade, pessoa culta. Enquanto escreve tem um gesto habitual, característico: volta a cabeça de lado, para o lado direito e para cima, como para ver algo que não distingue e que chama a sua atenção. (Imagem de Cristo que crê o acompanha como seu guia). Vejo a figura de um morto, de cuja morte se entristeceu pouco por crer que passou a melhor vida. Vejo um lago, não sei a que se refere. A sua mãe está aqui, não é alta, tem ainda muito cabelo, muito ligada ao filho".

d) Segundo Resposta de Menozzi, sobre um escrito de Ubaldi, mas desta vez compilado em estado inspirativo:

"Grande transformação na personalidade do escritor, o que o faz parecer outra pessoa.

É uma mudança que não foi devida à diferença do tempo, mas ao modo de encarar a vida. A do

de fazer o bem. A primeira apresenta-o como mais nervoso, devido às preocupações, fastídios e quebra-cabeças que o fazem descontente. De caráter fechado não ri mais; sempre desgostoso, encontra-se deslocado; perdeu a fé em si mesmo, está à espera de um acontecimento, de uma mudança".

Agora encontra-se no seu estado de ânimo atual. Tornou-se muito mais sensível do que antes, até ao paradoxismo, quase mórbido, e sofre tremendamente; mas não é um neuropático: todo espiritualidade, cada vez mais complexa. Só por momentos é assim tão sensível. Então tem duas personalidades: a verdadeira, íntima, é como uma personalidade de sonho da qual é muito zeloso e que não quer de maneira alguma dar a conhecer. Uma pessoa que já não é jovem mas de características juvenis. Creio que esta seja a sua verdadeira personalidade: requintadamente boa, altruísta, generosa, espírito apaixonado realmente, enquanto a outra personalidade, a social, a que ele mostra, é fria, e ele sofre porque não pode conduzir-se e viver conforme a sua personalidade verdadeira, mais bela, que — fato estranho — tem megalomania, mas apenas com finalidade benéfica: queria ser grande somente para fazer muito bem à humanidade. Tem muito discernimento. Agora parece ter-se tornado mais inteligente e refinado espiritualmente".

O presente ensaio foi publicado pela Revista Le Vie Dello Spírito, (ano IV Nº1, 2, 3, 1947, Roma), com o título : "O conhecimento metapsíquico e o método comparado de psicodiagnose da personalidade", onde se referem mais detalhadamente às particularidades relacionadas com a luta espiritual de Ubaldi e com as autoridades eclesiásticas, individualizadas com exatidão pela Senhora Lombardi.

ANÁLISE COMPARADA DAS VÁRIAS RESPOSTAS