• Nenhum resultado encontrado

A Importância das Classificações

No documento Download/Open (páginas 36-40)

Entre 1980 e 1981, o diretor Nelson Pereira dos Santos fez um filme intitulado Estrada da vida. A proposta do filme é retratar a história da dupla Milionário e Zé Rico, desde sua formação até atingir o sucesso.75 Para tanto o filme contou com a participação dos músicos que além de atuarem como protagonistas, deram contribuições para o roteiro76. Ao iniciar esta parte do trabalho não me sai da mente uma cena do filme. A dupla é contratada para se apresentar em um circo, na periferia de São Paulo. Ao chegar ao local são interpelados pelo contratante:

“− Vocês não vão colocar a roupa do show ? − A roupa é essa mesma.

− Eu achei que toda dupla caipira vestia igual. − Caipira é o teu pai e teu avô!”

É quase inevitável comparar o diálogo da cena com o trecho de uma música da dupla Zé Mulato e Cassiano. Enquanto a dupla agradece ser chamada de caipira, a do filme encara o termo como ofensivo, não se identifica nem quer ser identificada com ele. A comparação entre os dois trechos dá indicativos da multiplicidade de sentidos que o termo pode evocar, bem como da importância das formas de classificação das duplas que executam músicas às quais se atribui origem rural, mais especificamente o rural “caipira”. A constatação mais óbvia, no caso ilustrado por essas passagens, é que se uma dupla associa o termo caipira a um significado ou a um conjunto de significados pejorativos, a outra associa ao mesmo termo a significados que conferem alguma virtude.

No entanto, o que mais interessa, neste momento, é que as duas duplas que podem ser consideradas sertanejas77 se posicionam de forma diferente em relação ao termo caipira, que, apesar de poder evocar sentidos ou significados variados, é associado à música que é considerada como originária da música executada pelas duplas. Assim, a dupla formada por Zé Mulato e Cassiano busca se aproximar desta origem, inclusive apresentando resistência à classificação de sertaneja, por outro lado, a dupla formada por Milionário e Zé Rico (pelo menos no diálogo da cena) não considera a relação com a suposta origem como positivo e relaciona o termo com gerações anteriores (“teu pai e teu avô”)78. De qualquer forma, percebe- se que existem divisões na música tratada até aqui como sertaneja, como já apontara Zan no capítulo anterior.

75 No filme o sucesso é expresso pelo acesso da dupla a gêneros de consumo, quantidade de público nas

apresentações e a estrutura física e humana envolvida para a realização das apresentações.

76 Segundo consta havia um roteiro, mas o filme foi realizado a partir de improvisações. Salem, Helena. Nelson

Pereira dos Santos: o sonho possível do cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1987

77 Nos termos que esta classificação foi trabalhada até aqui.

78 Embora tenha a compreensão que, no filme, o termo foi entendido como ofensa e que uma forma socialmente

eficaz de responder a uma ofensa é atribui-la ao ofensor ou a seu grupo doméstico, deve-se destacar que ao fazer referência ao “teu e teu avô” acaba por associar o termo ao passado ou às gerações passadas.

Em contatos79 realizados com o Sr. José Carlos Perez e o Sr. Cardoso, ambos empresários que atuam como representantes80 de músicos, também foi possível identificar a presença de duas classes de música, a sertaneja raiz que possui vínculos maiores com ritmos e temas associados à cultura caipira; e a sertaneja, que apesar de se atribuir a sua origem à primeira classe, ela agrega ritmos de influências urbanas ou estrangeiras e é executada, com instrumentos musicais diferentes, mais adaptados a executar tais ritmos. O principal indicativo desta segunda classe é justamente poder ser situada a uma distância maior da cultura caipira ou de elementos atribuídos a ela.

Um tipo de leitura similar também pode ser observado em várias páginas na rede mundial de computadores que tratam do tema: música sertaneja.81 Apesar de existirem interpretações diferentes, onde se atribui um valor maior ou menor a cada uma das classes, geralmente se parte dos mesmos pressupostos. De um modo geral, este princípio de classificação encontrado nos discursos sobre a música pode ser resumido nos seguintes pressupostos:

• A música sertaneja tem origens rurais, mais especificamente em áreas no Sudeste, Sul e Centro-Oeste;

• Existem basicamente duas classes de música sertaneja; • Uma classe deriva da outra;

• As classes são muito diferentes;

• A classe original é associada, e às vezes identificada, com a origem rural da música;

• A classe derivada é associada com influências urbanas e estrangeiras.

O fato de trabalhar com pressupostos similares não quer dizer que há uma unicidade nas classificações e muito menos em seus desdobramentos. Enquanto alguns consideram o processo de modificação que deu origem à segunda classe uma descaracterização82 da música original, outros consideram como modernização83 ou desenvolvimento. Além disso, as categorias utilizadas para classificar também são passíveis de variações, se na música de Zé Mulato e Cassiano opera-se com as categorias de “caipira” e “sertanejo”, já os empresários contatados utilizam “sertanejo” e “sertanejo raiz”.84 A partir de uma leitura mais cuidadosa é possível perceber que estes pares de categorias não são necessariamente equivalentes, podendo evocar significados diferentes mesmo nos casos onde diferentes atores85 utilizam termos iguais, isto

79 Os contatos com os empresários não chegaram a ser entrevistas propriamente ditas, mas para ter acesso aos

músicos mantive conversas telefônicas com estes dois profissionais. Durante as conversas também falamos sobre a música de um modo geral, onde eles expressaram suas opiniões sobre o assunto e a posição dos artistas em questão neste universo.

80 Entre as funções destes profissionais estão: agendar as apresentações, negociar contratos e gravação de discos,

entre outras atividades.

81 Como se pode ver na Tabela 1.

82 Este teor poderá ser visto na descrição da categoria sertaneja presente na página Boa Música Brasileira.

83 Uma perspectiva similar será observada na descrição da categoria sertaneja presente na página Clube Sertanejo &

Country.

84 Ou simplesmente “música raiz”.

85 Uso o termo atores para me referir de modo genérico aos músicos, empresários, pesquisadores, apreciadores,

não quer dizer que as categorias são as mesmas. Portanto, para qualquer análise de discursos ou perspectivas sobre este tema é necessário se compreender, de modo mais preciso, quais as categorias utilizadas pelos atores, quais os significados que elas evocam e quais implicações do uso destas categorias. A tabela 1, mostra a relação de algumas categorias utilizadas em seis páginas da rede mundial de computadores e uma breve explicação das categorias encontradas, indicando que tipo de música elas abarcam. A categoria 1 determina a classe original e a categoria 2 a classe derivada.

Tabela 1 – Classificações utilizadas em páginas da rede mundial de computadores.

Nome da Página Categoria 1 Categoria 2

Boa Música Brasileira86 Música Caipira Raiz Sertaneja

Planeta Rodeio87 Música Raiz Sertaneja

Clube Sertanejo &

Country88 Sertaneja Raiz/ Caipira Sertaneja

Comitiva Sertaneja89 Música Caipira/ Raiz Sertaneja Urbana Os Independentes90 Caipira/ Tradicional Caipira/ Raiz Sertaneja

Clube Cidade FM Ji-

Paraná91 Sertanejo Raiz

Sertanejo Moderno Fonte: Rede Mundial de Computadores

Apesar de os termos utilizados não variarem muito, as perspectivas sobre as categorias não são exatamente iguais ou equivalentes. Tendo em vista este aspecto, segue uma lista das páginas com informações sobre as categorias utilizadas.

Boa Música Brasileira - Segundo os textos publicados, esta página tem como objetivo

“preservar a memória musical brasileira” com ênfase para o tipo de música determinado como música caipira raiz, que corresponde à categoria 1. O tipo de música incluído na categoria é observado como fruto da junção das “culturas”: “européia”, “africana” e “indígena”92, e o seu nascimento se confunde com a formação do Brasil. A música sertaneja (categoria 2) seria o resultado da inclusão, na música caipira raiz, de influências de estilos musicais urbanos, ocorrida a partir da década de 1970, principalmente com as iniciativas da dupla Leo Canhoto e

86 Endereço: http://paginas.terra.com.br/arte/boamusicabrasileira Data da consulta: setembro 2007 87 Endereço: http://www.planetarodeio.com.br . Data da consulta idem.

88 Endereço: http://www.clubesertanejo.com.br. Idem. 89 Endereço: http://www.comitivasertaneja.com.br. Idem . 90 Endereço: http://www.independentes.com.br Idem 91 Endereço: http://www.clubecidadefm.com.br . Idem

92 Na página não foi encontrado o que o autor dos textos define como cultura. Além disso, faço questão de manter

os termos européia, africana e indígena entre aspas, uma vez que cada um deles pode designar uma diversidade de povos com línguas e referências musicais diferentes.

Robertinho. Deve-se salientar que esta classificação exclui, deste universo de classificações, algumas duplas que a partir de meados da década de 1980 obtiveram, sob a determinação de sertanejas, grande espaço na mídia e na indústria fonográfica. Com base em Nepomuceno, o texto da página argumenta que o crescimento no volume de influências alterou a música a ponto de ela não ser comportada nesta classificação (Caipira raiz/ Sertaneja).

Planeta Rodeio - A página tem como objetivo prestar informações sobre rodeios, tanto

para apreciadores da atividade, como para profissionais envolvidos em sua realização. Nesta página, a música raiz (categoria 1) parece ser identificada a partir do uso da viola. Assim, sob a categoria sertaneja (categoria 2), estão relacionadas as músicas identificadas com aspectos rurais93 e com a nação, mas que não utilizam a viola como instrumento musical destacado. O livro de Nepomuceno também aparece como uma referência importante. De forma similar à página anterior, opõe estas duas classes a um tipo de música que seria uma tentativa de reproduzir um ritmo ou gênero estrangeiro, e que por isso não teria a identificação com os aspectos rurais citados nem com a nação.

Clube Sertanejo & Country - Em alguns trechos publicados nesta página (que divulga

informações sobre artistas, empresários, gravadoras, proprietários de casas noturnas94 onde se realizam apresentações), os termos sertaneja raiz e caipira são tratados de forma equivalente, em outros a música caipira parece incluir, também, as músicas criadas e executadas no contexto da cultura caipira. Tal como visto em outra página, se relaciona o nascimento desta música com a formação da nação. No geral, ambos os termos se referem à música executada, principalmente com acompanhamento de viola. Já a música sertaneja (categoria 2) inclui tanto a música sertaneja raiz como o conjunto de músicas derivadas desta, mas que não utilizam a viola, substituindo-a por instrumentos elétricos como a guitarra. A inclusão destes instrumentos é observada como uma modernização da música na perspectiva do autor, sendo reflexo da modernização do setor agrícola do país.

Comitiva Sertaneja - A página tem como objetivo divulgar artistas (contratados pela

agência a qual à página pertence) que se apresentam em rodeios e exposições ou festas agropecuárias em geral. O termo sertaneja comporta tanto a música caipira (categoria 1), também chamada de música raiz, como a sertaneja urbana (categoria 2), esta última seria o resultado da fusão da música caipira com ritmos urbanos.

Os Independentes - Esta página pertence ao grupo que organiza o rodeio da cidade de

Barretos. Os termos: caipira, tradicional caipira e raiz são referentes à música com ritmos rurais95 executadas com acompanhamento de viola. Considera-se que a música sertaneja seja uma variante deste tipo de música, nascida na década de 1940, com a inclusão de ritmos vindos

93 Mais especificamente com a área identificada, segundo Cândido e Martins, como local da cultura caipira. 94 Estes profissionais, que atuam com a música sertaneja, são cadastrados na página. Assim a página funciona como

veículo de comunicação entre eles, possibilitando o contato para realização de atividades como apresentações, gravação de discos etc.

95 Embora não tenha sido indicado com clareza, pode-se estimar que o rural se refira à mesma área observada na

de fora das regiões da música caipira. Observa-se que algumas músicas posteriores a este período, mas executadas na viola, são tratadas, em alguns momentos, como caipira.

Clube Cidade FM Ji-Paraná - A página pertence a uma rádio na cidade de Ji-Paraná,

no estado de Rondônia. Na página não existem dados específicos sobre as categorias, mas ambas são vertentes do que chamam de sertanejo. À segunda categoria associa-se ainda o termo romântico.

A escolha destas páginas não foi aleatória, busquei por grupos ou organizações que potencialmente se relacionam de forma diferenciada com a música, a que se atribui origem na cultura caipira. Apesar da diferença, foi possível perceber que os termos utilizados nas categorias não variam muito, sendo em alguns casos combinações dos mesmos termos formando diferentes expressões. Os termos utilizados para definir a categoria 2 apresentaram menos variações, sendo, geralmente, definida como sertaneja. Na maior parte das páginas, o que define a música sertaneja é a inclusão de ritmos e instrumentos musicais, cuja origem não é atribuída ao rural caipira (enquanto uma página data esta inclusão na década de 1970, outra data a década de 1940). Nesta perspectiva a viola ocupa um papel importante, como instrumento indicativo do caipira ou da classe original. Conclui-se que nesta ótica as mudanças na forma e na execução parecem influenciar muito mais que mudanças nos temas, embora estas também sejam citadas. A categoria sertaneja também pode, como visto em três páginas, se referir à música de forma geral, incluindo a classe original e a classe derivada, mesmo quando estas são percebidas como muito diferentes entre si. Nas duas primeiras páginas observadas são impostos limites às mudanças quando estas ultrapassam determinado ponto, que é difícil de identificar com clareza, escapam à classificação.

Tendo em vista a possibilidade de variações nas classificações, o capítulo atual tem como objetivo observar e compreender as classificações (e obviamente as categorias) utilizadas pelos autores que serviram como fonte para a realização deste trabalho, levando em consideração que eles podem ser influenciados e influenciar as classificações de outros atores (profissionais da música, apreciadores, outros pesquisadores etc).

No documento Download/Open (páginas 36-40)