• Nenhum resultado encontrado

A Teoria como Elaboração de Modelos

No documento Mankiw - 8 edição portugues (páginas 50-56)

As crianças pequenas aprendem muito sobre o mundo ao seu redor brincando com brinquedos que correspondem a versões de objetos do mundo real. Por exemplo, elas costumam montar miniaturas de modelos de automóveis, trens ou aviões. Esses modelos estão longe de ser realistas, mas quem os monta aprende muito com eles. O modelo ilustra a essência do objeto real que procura representar. (Além disso, para muitas crianças, o desenvolvimento de modelos é divertido.)

Os economistas também usam modelos para compreender o mundo, mas o modelo de um economista provavelmente será composto de símbolos e equações, e não de plástico e cola. Os economistas desenvolvem suas “economias de brinquedo” para ajudar a explicar variáveis econômicas como PIB, inflação e desemprego. Os modelos econômicos ilustram, geralmente em termos matemáticos, as relações entre as variáveis. Os modelos são úteis porque nos ajudam a deixar de lado detalhes irrelevantes para que nos concentremos em relações importantes. (Além disso, para muitos economistas, elaborar modelos é uma diversão.)

A Taxa de Inflação na Economia Norte-Americana A taxa de inflação mede a variação percentual no nível médio de preços, tendo como base o ano anterior. Quando a taxa de inflação é superior a zero, os preços estão aumentando. Quando está abaixo de zero, os preços estão diminuindo. Se a taxa de inflação declina, mas permanece positiva, os preços estão aumentando, ainda que em um ritmo mais lento.

Nota: A taxa de inflação é medida, neste caso, utilizando-se o deflator do PIB. Fonte: (U.S. Department of Commerce e Economic History Services).

Os modelos possuem dois tipos de variáveis: variáveis endógenas e variáveis exógenas. As

variáveis endógenas são as que o modelo tenta explicar. As variáveis exógenas são as que o

modelo pressupõe como dadas. O objetivo de um modelo é demonstrar como as variáveis exógenas afetam as variáveis endógenas. Em outras palavras, como ilustra a Figura 1-4, as variáveis exógenas são oriundas de fora do modelo e servem como insumo para o mesmo, enquanto as variáveis endógenas são determinadas no âmbito do modelo e correspondem ao resultado gerado pelo mesmo.

Para tornar essas ideias mais concretas, vamos examinar o modelo econômico mais conhecido de todos — o modelo de oferta e demanda. Imagine que um economista estivesse interessado em identificar quais fatores influenciam o preço da pizza e a quantidade de pizzas vendidas. Esse economista desenvolveria um modelo que descrevesse o comportamento dos consumidores de pizza, o comportamento dos vendedores de pizza e a interação entre eles no mercado de pizzas. Por exemplo, o economista pressupõe que a quantidade de pizza demandada pelos consumidores, Qd, depende do preço da pizza, P, e da renda agregada, Y. Essa relação é expressa na equação

Qd = D(P, Y),

pizza fornecida pelas pizzarias, Qs, depende do preço da pizza, P, e do preço da matéria-prima, P m, tais como queijo, tomate, farinha e anchovas. Essa relação é expressa sob a forma

Qs = S(P, P m),

em que S( ) representa a função oferta. Por fim, o economista pressupõe que o preço da pizza se ajusta de modo a levar para um ponto de equilíbrio a quantidade fornecida e a quantidade demandada:

Qs = Qd.

Essas três equações compõem um modelo do mercado de pizzas.

O economista ilustra o modelo com um gráfico de oferta e demanda, como apresenta a Figura 1-5. A curva da demanda mostra a relação entre a quantidade de pizza demandada e o preço da pizza, mantendo-se constante a renda agregada. A curva da demanda é descendente, uma vez que um preço mais alto da pizza estimula os consumidores a optarem por outros tipos de alimentos e comprarem menos pizza. A curva da oferta mostra a relação entre a quantidade de pizza ofertada e o preço da pizza, mantendo-se constante o preço da matéria-prima. A curva da oferta é ascendente, uma vez que um preço mais alto da pizza torna mais rentável a venda de pizzas, o que estimula as pizzarias a produzirem mais pizzas. O equilíbrio do mercado corresponde ao preço e à quantidade nos quais as curvas de oferta e demanda se interceptam. Ao preço de equilíbrio, os consumidores optam por comprar a quantidade de pizza que as pizzarias optam por produzir.

A Taxa de Desemprego na Economia dos Estados Unidos A taxa de desemprego mede o percentual de pessoas integrantes da força de trabalho que não têm um emprego. A figura mostra que a economia sempre apresenta alguma parcela de desemprego, e que essa parcela oscila de ano para ano.

Fonte: U.S. Department of Labor e U.S. Bureau of the Census (Historical Statistics of the United States: Colonial Times to 1970).

FIGURA 1-4

Como os Modelos Funcionam Os modelos são teorias simplificadas que ilustram as principais relações entre as variáveis econômicas. As variáveis exógenas são aquelas oriundas de fora do modelo. As variáveis endógenas são aquelas que o modelo explica. O modelo mostra como variações nas variáveis exógenas afetam as variáveis endógenas.

Esse modelo do mercado de pizzas possui duas variáveis exógenas e duas variáveis endógenas. As variáveis exógenas são a renda agregada e o preço da matéria-prima. O modelo não tenta explicá- las; ao contrário, trata-as como um dado (talvez a serem explicadas por outro modelo). As variáveis endógenas são o preço da pizza e a quantidade de pizza comercializada. Essas são as variáveis que o modelo tenta explicar.

O modelo pode ser utilizado para ilustrar como uma alteração em uma das variáveis exógenas afeta ambas as variáveis endógenas. Por exemplo, se a renda agregada aumenta, a demanda por pizzas aumenta, como mostra o painel (a) da Figura 1-6. O modelo mostra que tanto o preço de

equilíbrio quanto a quantidade de equilíbrio da pizza aumentam. De maneira análoga, se o preço da matéria-prima aumenta, a oferta de pizza consequentemente diminui, como ilustra o painel (b) da Figura 1-6. O modelo mostra que, nesse caso, o preço de equilíbrio para a pizza aumenta e a quantidade de equilíbrio para a pizza diminui. Sendo assim, o modelo demonstra como as variações na renda agregada ou no preço da matéria-prima afetam o preço e a quantidade no mercado de pizzas.

FIGURA 1-5

O Modelo de Oferta e Demanda O modelo econômico mais famoso é o modelo de oferta e demanda de um determinado bem ou service — neste caso, pizza. A curva da demanda é uma curva descendente que relaciona o preço da pizza à quantidade de pizza demandada pelos consumidores. A curva da oferta é uma curva ascendente que relaciona o preço da pizza à quantidade de pizza ofertada nas pizzarias. O preço da pizza se ajusta até o ponto em que a quantidade ofertada se iguala à quantidade demandada. O ponto no qual as duas curvas se interceptam corresponde ao equilíbrio de mercado, que ilustra o preço e a quantidade de equilíbrio para pizza.

Mudanças no Equilíbrio No painel (a), a elevação da demanda agregada faz com que a demanda por pizza aumente: em qualquer preço especificado, os consumidores agora desejam adquirir uma maior quantidade de pizza. Isso é representado por meio de um deslocamento para a direita, de D1 para D2, na curva da demanda. O mercado se desloca para a nova interseção entre oferta e demanda. O preço de equilíbrio aumenta de P1 para P2, e a quantidade de pizza aumenta de Q1 para Q2. No painel (b), o aumento do preço da materia-prima faz com que a oferta de pizzas diminua, em qualquer preço especificado; as pizzarias consideram a venda de pizzas menos lucrativa e, por conseguinte, optam por produzir menor quantidade de pizzas. Isso é representado por um deslocamento para a esquerda, de S1 para S2, na curva de oferta. O mercado se desloca para a nova interseção entre oferta e demanda. O preço de equilíbrio sobe de P1 para P2, enquanto a quantidade de equilíbrio cai de Q1 para Q2.

Tal como todos os modelos, o modelo em pauta para o mercado de pizzas adota premissas simplificadoras. O modelo não leva em conta, por exemplo, o fato de cada pizzaria estar em um local diferente. Para cada consumidor, uma determinada pizzaria é mais conveniente do que as outras, e, assim, as pizzarias têm certa capacidade de estabelecer seus próprios preços. O modelo pressupõe que o preço da pizza é um só, mas na realidade cada pizzaria cobra um preço pela pizza.

de oferta e demanda de pizza? Deveríamos tentar elaborar um modelo mais complexo, que admitisse vários preços para as pizzas? A resposta para essas perguntas depende do nosso propósito. Se o nosso objetivo for explicar como o preço do queijo afeta o preço médio da pizza e a quantidade de pizza vendida, a diversidade dos preços da pizza provavelmente não será importante. O modelo simples do mercado de pizzas é bastante eficiente para abordar essa questão. Entretanto, se o nosso objetivo é explicar por que nas cidades com dez pizzarias o preço da pizza é mais baixo do que nas cidades com duas pizzarias, o modelo simplificado passa a ter menor utilidade.

A arte da economia consiste em avaliar as situações nas quais uma premissa simplificadora (por exemplo, a premissa da existência de um preço único para a pizza) esclarece nosso raciocínio e as situações nas quais nos conduz a um equívoco. A simplificação representa uma parte necessária do desenvolvimento de um modelo útil: qualquer modelo desenvolvido para ser absolutamente realista seria complicado demais para nosso entendimento. No entanto, modelos podem levar a conclusões incorretas se deixarem de considerar características da economia que são fundamentais para a questão que está sendo tratada. Portanto, a modelagem econômica requer cautela e bom senso.

No documento Mankiw - 8 edição portugues (páginas 50-56)