• Nenhum resultado encontrado

A ADVERTENCIA PARA OS RICO 5:1-

absolutamente errado; como a Escritura deixa bem claro, os pecados de omissão são tão reais e graves como os de comissão "[170] .

Note que o verso que conclui cada seção da Epístola de Tiago, cada capítulo é uma declaração proverbial. Retomar a posição de Tiago na seção anterior e fornece em um formato conciso que é fácil de lembrar.

VI. O DINHEIRO E PACIECIA PERSEVERANTE 5:1-20

O problema prático final que envolve dinheiro Tiago falou. Escreveu estas instruções para alertar os leitores de um perigo, para informá-los sobre as ramificações do problema e incentivá-los a lidar com a situação de forma adequada. Esta é a terceira referência a ricos e pobres (cf. 1:9-11, 2:1-12) [171] .

A. A ADVERTENCIA PARA OS RICO 5:1-6

É uma característica de estilo bem equilibrada de Tiago piscar com uma exortação (em 2:01-5:06) com referências para os ricos. Há também um retorno neste capítulo o incentivo para perseverar na vontade de Deus, quando é tentador abandonar (cf. cap. 1).

1. Apresentando o problema 05:01

As pessoas ricas são geralmente feliz por ter riqueza. No entanto, Tiago desafiou seus leitores a ricos choram e uivam em agonia, não arrependimento. A Bíblia em nenhum lugar condena o rico por ser rico. O dinheiro não é o mal (cf. 1 Tm 6:10).. Mas a Palavra de Deus adverte os ricos tentação de forma consistente que traz com ela a abundância financeira. Essas tentações incluir uma falsa sensação de segurança, o desejo de controlar os outros e orgulho pessoal. Os ricos não devem se alegrar muito. A pobreza material pode ser ao virar da esquina (cf. 1:10, 11). [172]

"O povo que andava aqui não são as mesmas pessoas a v 13. Fora está condenando sem importância mais mundanismo da confusão do comerciante, mas o capitalista injusto mortal mundanismo ou senhorio " [173] .

2. O efeito corrosivo da riqueza 05:02 3 05:02

Riches provavelmente estão apodrecendo amenidades perecíveis, como alimentos e bebidas. A roupa era uma das mais populares formas de riqueza na época bíblica. As pessoas costumavam pagar as coisas. Eles também foram jóias e presentes (cf. Mt 6:19) populares familiares.

05:03

Literalmente ouro ou prata não ferrugem (ou bolor), mas corrosão. No entanto, a corrosão faz o mesmo que a ferrugem (ou ferrugem) destrói o valor do metal.Os cristãos devem usar o dinheiro, não acumular. Portanto, a presença de ferrugem, ferrugem, corrosão ou ouro no tesouro do homem rico produzir provas da mordomia infiel de sua riqueza. Tiago advertiu que o processo destrói o ouro ea prata é o mesmo que destruir as pessoas que recolhem esses metais preciosos. Acumular riquezas é um pecado especialmente grave para os cristãos, porque estamos vivendo nos últimos dias, os dias que antecedem o retorno do Senhor. Deveríamos estar usando o nosso dinheiro para fazer a obra do Senhor, para não ter vida de luxo e indolência (cf. Mt 6:19-24).

"Colete tesouros no céu significa usar tudo o que temos como mordomos das riquezas de Deus. Você e eu podemos ter muitas coisas, mas nós não somos os donos . Deus é dono de tudo e nós somos seus mordomos.

"A Bíblia desestimula a poupança, o investimento, mas ainda acumulam condena" [174] .

3. O mau uso da riqueza 5:4-6 05:04

Obviamente alguns dos leitores de Tiago foram enriquecido à custa dos salários dos trabalhadores contratados que não foram pagos (cf. Dt 24:15). Wailing justiça deste povo oprimido tinha chegado aos ouvidos de Deus (cf. Gn 4:05;. 18:20, 21). O título de "Senhor dos Exércitos" (literalmente Senhor dos Exércitos, ou seja, o Senhor Todo-Poderoso, cf Is 5:9; ... Ro 9:29) enfatiza a soberania de Deus Todo-Poderoso. Embora os defensores não aparentes oprimidos na terra, é o seu ajudante para Deus Todo-Poderoso nos céus.

05:05

Os ricos são geralmente leves e auto-indulgente (cf. Lc 16:19-31;. Amos 6:1-6). Esta é a conotação de luxo, uma condição que a nossa cultura tem um gosto, mas a Escritura condena. "Prazer perverso" implica extravagância e do desperdício. Em sua ganância ambiciosa, os ricos ficam gordura figurativamente, e às vezes literalmente, não percebendo que se preparam para sacrificar (trial) como muitos animais para abate.

"Como um profeta OT, Tiago denuncia a luxúria mal dos ricos, e avisa a sua queda" 179 .

Este aviso deve desafiar os crentes a evitar a extravagância e auto- indulgência na compra de bens.

05:06

A opressão dos ricos se estende para condenar à morte aqueles que estão em seu caminho que essas pessoas resistem os ricos de forma justa. Como em 04:02, Tiago pode ter usado "condenado à morte" hiperbolicamente. Muitos cristãos têm experimentado a perseguição de pessoas que se preocupam com sua própria segurança financeira (por exemplo, Atos 18:19-24, 19:23-28) ...No entanto, se os trabalhadores que trabalham dia a dia não recebem seu salário diário, eles podem morrer.

"... Não é para diaristas era muito sério encontrar trabalho ou receber o pagamento. Por esta razão, Tiago personifica o salário, vendo-a como se fosse a trabalhador explorado puro-sangue chorando lastimosamente. O caso foi a mesma para os agricultores. Os camponeses estavam morrendo porque tinha dado a sua força de trabalho, mas os frutos de seu trabalho não devolvê-los. Eles não poderiam recuperar a sua força porque os ricos realizado o seu salário. Portanto, Tiago acusa rico condenar e matar o justo

(5:6) " [175] .

Estas são palavras fortes de advertência. Tiago evidentemente acreditava que seus leitores estavam vagando nesta área de sua vida e precisava de uma concussão grave. O dom judaica para ganhar dinheiro e os seus interesses nesta faixa necessário controle. Temos este aviso porque a cultura moderna tem dinheiro em uma posição muito alta.

Como em 01:10, há uma pergunta sobre se Tiago estava se referindo aos incrédulos cristãos ricos ou ricos. Aqui, como em outro verso, eu tendo a pensar que Tiago foi provavelmente referindo-se aos cristãos ricos.Parece que ele se dirigiu a seus leitores, em vez de "falar retoricamente, formalmente falando com não-cristãos em 1:10 e 5:1-6, mas na verdade a dizer isto para o benefício dos leitores cristãos, que estavam sofrendo em mãos dos perseguidores ricos " [176] .

B. A atitude apropriada 5:7-12

Essencialmente a atitude do rico foi condenado Tiago: Obter tudo o que puder o mais rápido que puder em qualquer maneira que puder. Ele, então, aconselhou uma atitude diferente para exortar seus leitores, ricos e pobres, de exercitar a paciência.

1. A exortação a ser paciente 5:7-9

05:07 Por causa dos perigos Tiago apenas expõem, os crentes devem adotar uma atitude paciente. O verbo makrothymesate (seja paciente) descreve "auto- contenção não venho" [177] . A volta do Senhor está próximo (cf. Mc 13:32-37, Phil 4:5,. 1 Pedro 4:7, 1 João 2:18.).

"A palavra parousias ("vinda") era um termo comum usado para descrever a visita de um rei de uma cidade ou província de seu reino e, portanto, descreve Cristo como um personagem real " 183 .