• Nenhum resultado encontrado

Thomas L. Constable - Notas Expositivas - Volume I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Thomas L. Constable - Notas Expositivas - Volume I"

Copied!
74
0
0

Texto

(1)
(2)

Notas Expositivas

Tiago

Dr. Thomas L. Constable

Introdução

CONTEXTO HISTÓRICO

O escritor desta epístola era, evidentemente, o meio-irmão de nosso Senhor Jesus Cristo (Gl 1:19) e irmão de Judas, o escritor da epístola que leva seu nome (cf. Mt 13:55). Esta foi a opinião de muitos dos pais da igreja e início dos escritores em janeiro . Este Tiago é o irmão do apóstolo João, filho de Zebedeu, que sofreu o martírio na história da igreja primitiva 01:19; Atos. 12:2). Nem era o filho de Alfeu (Marcos 3:18) ou o pai de Judas (Lucas 6:16). Ele era o líder da igreja em Jerusalém, que falava perante o conselho (Atos 15:13-21, cf 12:17;. 21:18, 1 Coríntios 15:7). Alguns comentaristas acreditam que as semelhanças entre o grego da epístola ao discurso de Judas em Atos 15, apoiar a sua identificação como o escritor 2 . O fato de que o escritor escreveu esta epístola em muito bom grego não deve excluir esta Tiago. Como Galileu talentoso poderia ter sido fluente em aramaico e grego.

Os destinatários desta carta eram cristãos judeus da diáspora, judeus palestinos que estavam dispersos e vieram à fé em Cristo (1:1). Várias referências judaicas no livro apoiar a afirmação de que um judeu escreveu a outros judeus (por exemplo, 1:18, 02:02, 21, 03:06, 05:04, 7.).

(3)

Josefo disse que Tiago morreu em 62 d. JC 3 e, portanto, escreveu esta carta antes dessa data. Muitos comentaristas acreditam que a falta de referência ao Concílio de Jerusalém (49 d. BC) sugere que escreveu antes desta reunião. Este é um argumento muito frágil, no entanto, uma vez que as questões abordadas nesta epístola Tiago são diferentes daqueles discutidos no Conselho de Jerusalém. Teria sido necessário fazer referência ao Conselho. Tradicionalmente, acredita-se que Tiago escreveu em uma idade precoce. Acredita-se que esta carta foi provavelmente o primeiro divinamente inspirada e composta na década de 40, início ou meados talvez 45-48 d. BC Muitos estudiosos têm tomado a falta de referências ou alusões

1 P. por exemplo., A História Eclesiástica de Eusébio Pânfilo , 2,23. Eusébio viveu entre 265-340 d. BC

Para mais extensa discussão, ver Peter H. Davids, A Epístola de Tiago , p. 7-9; Ralph P. Martin, Tiago , p. xxxiii-LXI; ou Joseph B. Mayor, A Epístola de São Tiago , p. i-LXV.

2

P. por exemplo., D. Edmond Hiebert, Tiago , p. 17, 18.

3 Flávio Josefo, Antiguidades dos Judeus , 20:09:01. Josephus não menciona a data, mas a morte de Tiago

identificado com o de Festus Portius que morreu em 62 d. JC

Tiago a outras epístolas do Novo Testamento como suporte adicional para esta posição. Eu acredito que não há nenhuma razão substancial para duvidar da data antecipada tradicional [1] .

Porque Tiago viveu em Jerusalém, a maior parte de sua vida, se não todos, como um cristão, a cidade parece ser o lugar mais provável para escrever.

RECURSOS ESPECIAIS

Existem várias características únicas desta epístola. Ele contém referências a indivíduos específicos, que eram os destinatários originais. Não há bênção final. Há um grande número de termos na carta, cerca de um para cada dois versos. Há muitas figuras de linguagem e analogias. Tiago também faz alusão a mais de 20 livros do Antigo Testamento. Refere-se a muitos Antigo Testamento incluem Abraão, Raabe, Jó e Elias além dos dez mandamentos ea lei de Moisés. Um comentarista observou: "É mais do que qualquer outro elenco judaica de Novo Testamento escrito" [2] . Há muitas referências à natureza. Esta foi uma característica do ensino dos rabinos judeus da época de Tiago, e do Senhor Jesus Cristo. Há muitas referências aos ensinamentos de Jesus no Sermão da Montanha [3] . Substituindo temas em Tiago incluem perfeição, sabedoria e compaixão para com os pobres [4] .

"Só comecei a ler a carta de Tiago que dizemos a nós mesmos:" Este homem era um pregador antes de se tornar um escritor '" [5] .

(4)

"Em um estilo que lembra de Provérbios, denúncias graves dos profetas, as parábolas nos Evangelhos [6] .

"A Epístola de Tiago é sem dúvida a menos teológica de todos os livros do Novo Testamento, exceto Filemom."

"Há três doutrinas que vêm à tona com mais freqüência do que qualquer outro, eo mais importante deles é a doutrina de Deus. De acordo com a natureza ética da epístola é a ênfase repetida na doutrina do pecado. E, surpreendentemente, o terceiro tema mais proeminente é a escatologia " [7] .

"A Epístola de Tiago é apenas contrapaulina o Sermão da Montanha" [8] .

"O projeto da epístola incentiva uma mão para a carta foi dirigida ao seu sobre levar a carga pacientemente, e em segundo lugar advertiu contra erros de doutrina e prática" [9] .

MENSAGEM [10]

O livro de Tiago nos diz que a fé em Deus pode levar a um comportamento que está em harmonia com a vontade de Deus. O tema do livro é "viver pela fé" ou "maturidade espiritual".

Sua Preocupa era com o comportamento cristão (ética) como uma expressão da fé cristã (doutrina). Tiago menciona em seu livro doutrinas cristãs fortemente mais fundamentais. Sua principal preocupação era a prática do cristianismo, a manifestação da salvação na vida diária .

O ensino desta epístola tem suas raízes nos ensinamentos de Jesus no Sermão da Montanha. Isso, é claro, era o seu maior discurso ético. Tiago fez nada menos que 15 referências ou alusões a Mateus 5-7 em sua epístola.Tiago é o maior expositor das idéias principais desta passagem.

Jesus apresentou três grandes revelações no Sermão da Montanha que Tiago afirmou em seu livro.

Em primeiro lugar, Jesus falou sobre o comportamento dos crentes (Mateus 5:20): "Pois eu lhes digo que se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos céus" .Jesus estava falando como o comportamento correto se manifesta. Tiago dá cinco comportamentos em que o leitor necessários para demonstrar a sua justiça. (Explique o que foi que em um momento).

Em segundo lugar, Jesus disse que o objetivo do comportamento (Mat. 5:48): "Sede vós pois perfeitos, como vosso Pai que está nos céus é perfeito". Esta maturidade para a imagem de Cristo é o objetivo de Deus para todos os cristãos. (Ef 4:13): "[...] até que cheguemos todos [...]. Ao lidar com cada um dos cinco comportamentos selecionados, Tiago disse que o objetivo deve levar o crente em mente eo que a imprensa. (Vou identificar aqueles também).

(5)

Em terceiro lugar, Jesus acendeu o método pelo qual o crente deve estar ciente da maturidade (perfeição) na liderança. (Mateus 6:1): "Cuidado com a prática de vossa justiça diante dos homens, para serdes vistos por eles" Jesus ensinou que os crentes devem viver para a aprovação de Deus, e não a de seus seguidores. Tiago explicou o que isso significa, no caso dos cinco comportamentos discutidos nesta carta. Ele mostrou como viver para a aprovação de Deus e não para os homens.

Estes três grandes revelações no Sermão da Montanha contribuindo para quadro sub-reptícia em que Tiago está pendurado seu desafio aos seus leitores. Todos esses desafios tentando maturidade espiritual. (Ver gráfico abaixo).

No capítulo um trata da conduta deste ensaio, as experiências difíceis que cada crente na vida.

Tiago revelou que o objetivo de Deus em permitir que os crentes experimentam os julgamentos é a maturidade pessoal. Ele explicou que o método pelo qual podemos alcançar este objetivo é pacientemente aceitar essas provas de Deus.

No capítulo dois o ponto de vista de comportamento é o preconceito.

O objetivo de Deus para os crentes que o preconceito tende a frustrar é amar todas as pessoas. O método pelo qual podemos alcançar a meta no plano de Deus é a de exercitar a fé genuína em Deus. Tiago explicou a relação do preconceito e da fé neste capítulo.

No capítulo três é o nosso comportamento fala.

O objetivo de Deus é a nossa outros bênção, Deus e todas as outras pessoas. O método é utilizado para receber e sabedoria de Deus.

No capítulo quatro é um comportamento interpessoal e relações internas.

O objetivo de Deus é a paz. Seu método é a submissão a Deus.

No capítulo cinco, o comportamento é o uso do dinheiro.

O objetivo é que usamos o dinheiro para servir os outros, em vez de nós mesmos. O método pode atingir essa meta em duas dobras: Paciência com Deus e de oração a Deus.

Ênfase de Tiago

Cap. 1 Cap. 2 Cap. 3 Cap. 4 Cap. 5

Conduzir área

Prova Prejuízo Discurso Conflitos Dinheiro

Objetivos de Deus Maturidade pessoal Amar os outros Outras bênçãos Paz com os outros Outros serviços

(6)

Método Deus Aceitação de Deus Fé em Deus Sabedoria de Deus A submissão a Deus Paciência com Deus ea oração a Deus

Você pode especificar a aplicação da presente carta nas duas declarações seguintes.

Em primeiro lugar, a vida de fé é uma vida de perigo. Se quisermos alcançar os objetivos de Deus de conduta correta deve superar os obstáculos que se interpõem em nosso caminho. Nossa oposição vem de três fontes que Tiago está em sua exposição de cada comportamento. (Ver gráfico abaixo).

Devemos desafiar o espírito (filosofia popular) do nosso mundo.

O sistema do mundo diz: Evite Provas (Capítulo 1). Dê preferência para aqueles que podem ajudar (Capítulo 2). Promova-se a si mesmo com o que ele diz (cap. 3). Exija seus direitos (Capítulo 4). Pegue todo o dinheiro que você pode (cap. 5).

Tiago diz que devemos rejeitar a concupiscência da carne. A carne é a segunda fonte de perigo que enfrentamos.

A carne diz: saciar-se e render-se à tentação que muitas vezes acompanha o teste (Capítulo 1). Ame-se a si mesmo em detrimento de outros (Capítulo 2). Glorificar a si mesmo em vez de promover os outros e Deus (Capítulo 3). Afirmar-se, em vez de submeter-se a Deus (Capítulo 4). Agradar a si mesmo, em vez de outros

(Capítulo 5).

Tiago também nos adverte para resistir ao diabo, a terceira fonte de oposição ao trabalho de produzir justiça em nosso comportamento de Deus.

Satanás diz que Deus odeia e que a evidência é evidência de que (cap. 1). Ele diz que Deus está segurando o que é bom para você e que você pode obter se você mostrar favoritismo para aqueles que favorecem a você (Capítulo 2). Ele diz que Deus o abandonou e você precisa falar por si mesmo (Capítulo 3). Ele diz que Deus não vai defender assim que você deve confiar mais em si mesmo (Capítulo 4) por. Ele também diz que Deus não irá fornecer para você, para que você deve guardar o seu dinheiro em vez de distribuí-lo como um bom administrador (cap. 5).

PERIGOS DA VIDA DE FÉ

Preocupação ... O mundo diz ... A carne diz ... O diabo diz ...

Prova (Capítulo 1) Você evitá-los. Cuide de si. Deus odeia. Preconceito(Capítulo

2)

Favorece aqueles que podem ajudar.

Ame-se. Deus está

segurando algo. Fala (Capítulo 3) Avança-se. Glorificar a si

mesmo.

(7)

Conflito (Capítulo 4) Exija seus direitos. Torne-se afirmar-se.

Deus não vai defender. Dinheiro (cap. 5) Pegue tudo o que

puder.

Sirva-se de si mesmo.

Deus proverá para si.

A segunda declaração que resume a aplicação do ensinamento desta epístola é isso. A vida de fé é uma vida de poder, tanto como uma vida de perigo. Em cada um dos cinco grandes problemas, Tiago é que podemos ver que a vida de fé é mais poderosa do que a vida do incrédulo.

Ele é superior ao espírito (filosofia) do nosso mundo. É mais forte do que o desejo da nossa carne. Persiste contra os ataques do maligno. Portanto, devemos continuar a viver pela fé. Manter a confiança e obedecer a Deus.

Esboço

I. Introdução 1:1

II. Provas e a religião verdadeira 1:2-27 A. O valor das provas 1:2-11

1. A atitude apropriada para provas 01:02 2. O resultado final das provas 1:3-4 3. Ajuda para adotar esta atitude 1:5-8

4. O amplo panorama das circunstâncias 1:9-11 B. As opções das provas 1:12-18

1. O último final das provas 01:12 2. A fonte da tentação 1:13-14 3. O progresso da tentação 01:15 4. A bondade de deus 1:16-18

C. A resposta adequada as provas 1:19-27 1. A resposta inadequada 1:19-20 2. A resposta essencial 01:21 3. A resposta completa 1:22-25 4. O comportamento externo 1:26-27 III. Parcialidade, e fé verdadeira. 2

A. O problema do favoritismo 2:1-13 1. O comando negativo 02:01

2. A presente prática imprópria 2:2-4 3. A inconsistência do favoritismo 2:5-7 4. Dever do cristão 2:8-9

5. A importância da parcialidade 2:10-11 6. A implicação do nosso próprio juízo 2:12-13 B. A importância da fé verdadeira 2:14-26

1. Afirmação de Tiago 2:14 2. Tiago 2:15-16 a ilustração

3. Consolidação do ponto de Tiago 2:17 4. Uma objeção 02:18

5. A refutação de Tiago 2:19-23 6. O argumento final de Tiago 2:24-26

(8)

IV. Discurso e sabedoria divina cp. 3 A. Controlar a língua 3:1-12

1. A advertência negativa 03:01 2. A razão para a advertência 03:02 3. Exemplos do perigo 3:3-6

4. A natureza incontrolável da língua 3:7-8 5. A inconsistência da língua 3:9-12 B. Controlar a mente 3:13-18

1. A importância da humildade 03:13 2. A importância da graciosidade 3:14-16 3. A importância da paz amorosa 3:17-18 V. Conflitos e humilde e submissão 4:1-17

A. Tensões interpessoal e internas 4:1-10 1. A fonte do conflitos 04:01

2. A explicação do conflito 4:2-3 3. A natureza da escolha 4:4-5

4. Os recursos para escolher corretamente 4:6-10 B. Auto exaltação 4:11-12

C. Auto confiança 4:13-17

1. A pessoa egocêntrica 4:13-16 2. A exortação final 04:17

VI. O dinheiro e paciente perseverante 5:1-18 A. Advertências para os ricos 5:1-6

1. A introdução do problema 05:01 2. O efeito corrosivo da riqueza 5:2-3 3. O mau uso da riqueza 5:4-6

B. A atitude apropriada 5:7-12 1. A exortação a ser paciente 5:7-9 2. Exemplos de resistência 5:10-11 3. A evidencia da paciência 05:12 C. A ação apropriada 5:13-18

1. A maneira de ser livre 05:13

2. A receita para receber ajuda 5:14-16 3. O poder da oração 5:17-18

(9)

Exposição

I. INTRODUÇÃO 1:1

O escritor se identifica para os destinatários originais desta epístola e se apresenta aos seus leitores.

Tiago (lit. Jacob) foi, provavelmente, o meio-irmão do Senhor Jesus Cristo, que, evidentemente, tornou-se um crente no final do 'ministério terreno "de Jesus (cf. Jo 7:05;. 1 Co 15:7). Ele se tornou o líder da igreja de Jerusalém no início da história (Gálatas 2:09, Atos 15:13-21.).

"Não há outra figura além de Paulo e Pedro na igreja dos primeiros dias, a desempenhar um papel tão importante nesta fase histórica e lendária Tiago, primeiro bispo de Jerusalém" [11] .

Ele se descreve como um simples escravo (Gr. doulos ) de Deus e do Senhor Jesus Cristo. Só ele e Judas, outro meio-irmão do Senhor, eles se descrevem em suas epístolas simplesmente como servos. Isso provavelmente indica que eles foram tão bem conhecido na igreja primitiva não precisava descritos em mais detalhes [12] . Tiago não se referir a si mesmo como o irmão de Jesus ou líder da igreja. Obviamente que não foi proposta a ser conhecido "segundo a carne" (2 Coríntios 5:16) apenas para o seu Senhor e Deus. Ser um servo de Deus era para ele a relação mais importante (cf. Rm 1:1;. Filipenses 1:1, Tit 1:1;.. 2 Pedro 1:1, Judas 1;. Rev. 1:1).Ele deu a Jesus o lugar que Deus estava dizendo que o servo de Deus e de Cristo Jesus. O termo servo não envolveu, no primeiro século nenhuma conotação degradante que ele faz hoje. Na Septuaginta, doulos descreve os grandes líderes de Israel que ocuparam posições de privilégio e honra (por exemplo, Moisés. [Dt 34:5, et al.], David [2 Sam 7:5, et al] e os profetas [Jer 07:25,. 44:4, Amós 3:7]). Ao usar esta palavra, Tiago foi orgulhosamente alegando que ele pertencia a Deus e Jesus Cristo em corpo e alma [13] .

"Foi somente os servos do Senhor Jesus Cristo que realmente importavam, porque este é o tema da carta: Como devemos viver como servos do Senhor Jesus Cristo" [14] .

As 12 tribos (cf. Mt 19:28; Atos 26:7.) Na dispersão mais naturalmente se referem aos cristãos judeus da diáspora, aqueles que vivem fora da Palestina [15] . Eles eram membros mais prováveis da igreja de Jerusalém que estava em Jerusalém logo após o martírio de Estêvão (Atos 8:1, 4;. 11:19, 20) [16] . O que Tiago escreveu aos cristãos judeus é normativa para judeus e gentios que ambos são um em Cristo. É natural a tomar as 12 tribos como descritivo do "novo Israel", a igreja, como alguns intérpretes fazer [17] . "Israel" pode referir-se e sempre se refere aos descendentes físicos de Abraão para aparecer em qualquer lugar do Novo Testamento exatamente como no Antigo Testamento. Além disso, há outra revelação de que a igreja é composta por 12 peças como a nação de Israel foi estabelecido.

Tiago escreveu em muito bom grego; gramática, sintaxe e palavra escolha foram excelentes. "Saúde" era uma saudação grega familiar aos seus leitores [18] .

(10)

II. PROVAS E RELIGIÃO VERDADEIRA 1:2-27

A. E L valor dos Provas de 1:2-11

Tiago começou sua carta, que em muitos aspectos é um sermão lidar com o problema do teste de que todos os cristãos são. Ele indica o valor de evidência para incentivar seus leitores a adotar uma atitude positiva para estas experiências, para apoiá-los e vê-los como instrumentos de Deus. Deus usa os ensaios para treinar os crentes que glorificam a ele.

1. A atitude apropriada para Provas 01:02

De que tipo de evidência estava falando Tiago? Você quis dizer problemas como ficar sem dinheiro, ou falhar em um teste na escola ou ter que ficar acordado a noite toda com uma criança doente? Sim, a palavra grega traduzida como "prova" ( peirasmois ) significa especificamente "teste de fidelidade, integridade, virtude, constância do homem ... também a tentação do pecado" [19] . Eles são óbvias tentações diferentes que estão fora da vontade de Deus. O contexto suporta esta conclusão. O versículo três repetiu estes Provas como "a prova da vossa fé." Tiago falou sobre os diferentes tipos de teste em que nós experimentamos a tentação de acompanhar o pecador em vez de permanecer fiel ao Salvador. Ele não fez nenhuma diferença entre as tentações internas e externas [20] . As tentações vêm de duas fontes (cf. versículo 14). Qualquer tentação é um teste da nossa fé, ou seja, a tentação de parar de confiar e obedecer a Deus.

Note-se que Tiago estava falando aos cristãos: "Meus irmãos" [21] . Este título aparece 15 vezes nesta epístola (cf. 1:16, 19, 2:1, 5, 14, 3:1, 10, 12, 4:11; 5:7, 9, 10, 12, 19).

"Mesmo uma leitura superficial de Tiago 1:2-18 mostra que o autor considera os seus leitores como cristãos. Pode-se dizer que em nenhum lugar da letra - nem mesmo 2:14-26 - revela a menor dúvida de que seu público são verdadeiramente irmãos e irmãs no Senhor. Se você não observar este ato simples e óbvia, poderíamos cair em um atoleiro de interpretações tendenciosas, como eles realmente fizeram muitos expositores de Tiago " [22] .

O seguinte é um instrução sobre COMO DEVEMOS experimentamos quando cristãos respondem tentação do pecado .

Tiago aconselhou seus leitores a ver as várias provações e tribulações que eles encontraram em suas vidas como oportunidades de crescimento. Insta que se alegrem Provas estar acontecendo. Não recomendado para que eles tenham uma atitude masoquista de regozijo em experiências dolorosas não-naturais. Em vez disso, ele ordenou que eles vejam suas provações tão rentável, mas desagradável. Outra tradução de "alegria" pode ser "toda a alegria". A abordagem defendida por Tiago pode remover toda a amargura, mesmo o teste mais desconfortável. Ignorando a fonte de nossos problemas, o mundo, a nossa carne ou o diabo-que podemos e devemos ser felizes quando passamos por eles. A razão seguinte.

(11)

2. As Provas o produto final de 1:3-4

O teste é o meio que Deus usa os cristãos a fazer o tipo de pessoas que trazem honra ao seu nome. "Experimente" (gr. dokimion ) envolve demonstrando a verdadeira qualidade de algo quando é testado. A verdadeira natureza do ouro se torna evidente quando o refinador de ouro fundido no fogo. Da mesma forma, o caráter de Deus no cristão que está lá por causa da presença do Espírito Santo se torna aparente através de Provas.

Estes são prova da nossa "fé" no sentido de que a nossa confiança em Deus e nossa obediência a ele estão sendo esticada até ao limite. Os Provas podem resultar em resistência, firmeza e perseverança (em vez de "paciência" [AV]). A palavra grega usada para "endurance" ( hypomonen ) descreve a qualidade que permite a uma pessoa para ficar em pé diante da tempestade [23] . Se nos submetemos a elas, nós eventualmente vencerão (totalmente desenvolvido) e completo (desenvolvido em cada área central de nossas vidas). Portanto, não devemos tentar escapar, mas a apresentar provas para o processo de amadurecimento, com paciência e perseverança. Temos que aprender a ter paciência e aprender mais.

Deus que cada crente vai resistir ao teste, em vez de fugir deles, relativa maturidade quando perseverar neles. Tiago ensinou que, tendo em vista este fato, devemos regozijar-nos nossos Provas em vez de rebelar-se contra eles. Estes são instrumentos de Deus para aperfeiçoar.

"Depois de um quarto de século de ministério, estou convencido de que a maturidade espiritual é o problema número um em nossas igrejas" [24] .

O conceito de viver pela fé que Tiago apresentou aqui pela primeira vez, parece ser o tema que une todas as partes desta epístola [25] . O cristão que não só experiente justificação pela fé no passado, mas é viver pela fé no presente (confiar em Deus e obedecer) é o que Tiago chama de viver pela fé [26] .

"A raiz da dificuldade está em leitores uma visão distorcida da natureza da salvação pela fé e sua relação com a vida diária, como a base de fornecimento para o desenvolvimento do caráter cristão" [27] .

3. Ajuda a adotar essa atitude 1:5-8

O que Tiago 1:5 acabei de explicar é a sabedoria divina, do ponto de vista de Deus. Mas o mundo que não tem ou aceitar essa sabedoria revelada, geralmente deixa de apreciar o valor de ensaios duradouras. O cristão é capaz de levar a visão do mundo para os seus Provas em vez de Deus e tentar escapar-los a qualquer custo.

Tiago usou a palavra "sabedoria" (Gr. sophia ) no sentido de que a literatura do Antigo Testamento usaram. Refere-se ao que Deus revelou sobre a sua vontade para a vida humana. Sabedoria denota "uma ordem fixa a que o homem sábio submete sua vida" [28] . Os escritos do Novo Testamento muitas vezes referem-se a sabedoria como dom supremo do Espírito Santo e, por vezes identificado com o Espírito Santo [29] . Por

(12)

isso, o cristão sábio é aquele que vê a vida à luz da revelação de Deus (a palavra escrita).

Se você não entender a visão da vida de Deus, Tiago nos diz para pedir a Deus que nos permitem entender. Até certo ponto, todo o cristão não tem isso [30] .Sabedoria é ver a vida de uma forma realista do ponto de vista de Deus.Christian imprudente que pede repetidamente a Deus que abra seus olhos e coração pode contar com Deus conceder-lhe repetidamente pedido. Ele lhe dará sabedoria e bondade tão livre quanto nós precisamos (cf. Isaías 42:3, Mateus 12:20). Esta descrição contrasta com o homem de coração dobre no versículo 8.

Nós lemos este versículo em contexto para entendê-la corretamente. Isso não é uma promessa que Deus lhe dará a quem pede sabedoria QI (quociente de inteligência) mais elevado. O que Deus promete, neste contexto, é a capacidade de ver a importância de provas e perseverar fielmente neles.

01:06

Nas Escrituras, a fé perguntar sempre significa uma de duas coisas. Significa tanto acreditar que Deus fará o que prometeu, ou, se ele não prometeu acreditar que ele pode fazer o que a pessoa lhe pediu para fazer (cf. Mt 8:1-4; Mr. 04:35 -41).

"Tiago ensina que a fé é a condição essencial da oração" [31] .

A falta de confiança na fidelidade ou o poder de Deus se manifesta uma falta de coerência na vida do crente. Tiago comparado a instabilidade que esta inconsistência ocorre com a ressaca do mar. Nada mais, mas mesmo se move.Surf Marinha corresponde ao cristão que sempre se submete à vontade de Deus é conduzido por forças externas, em vez de pelo Espírito Santo. A Ressaca (gr. kludon ) pode referir-se ao topo da onda, como o vento sopra (cf. Lc. 08:24). As condições de alta e baixa pressão da vida tendem a nos explodir da mesma forma.

01:07 Tais problemas pessoais não são apenas subjetiva, (a) dirigir o

circunstâncias sensoriais em vez de Deus, mas também vão ser objetivo. Ele ou ela realmente está à mercê das circunstâncias e eventos fora do nosso controle. Este tipo de pessoas inconsistentes resistir a obra de Deus em sua vida. Em vez de maturidade simplesmente perfeito na pessoa através da evidência, Deus agora tem também a disciplinar (a) (educação) em relação à sua atitude para com os seus Provas.

No contexto de "algo" (v. 7) refere-se principalmente à sabedoria (v. 5). Se uma pessoa não vai confiar em Deus ("pedir com fé", v. 6), ele ou ela vai sentir falta dele gozar da confiança que vem de saber que Deus está no controle de seus Provas. Num sentido mais amplo, é claro, a

(13)

nossa falta de confiança em Deus pode nos roubar a confiança que vem quando sabemos que tudo o que Deus revelou é verdade.

01:08 No contexto, o homem "Mente dividida" é aquele que confia em Deus e obedece apenas parte do tempo, mas não de forma consistente. Uma pessoa de coração dobre é aquele que tem uma opinião ou lealdade dividida (p. por exemplo, Lot.; cf. 1 Clem. 11:02).

"... O homem é uma guerra civil andando em que a confiança ea desconfiança em Deus travando uma batalha contínua contra os outros" [32] .

Em suma, Deus nos ajude a levar a sua visão para o teste, que Tiago explicado nos versículos 3 e 4, se pedirmos em oração. Podemos ser alegre como nós experimentamos ensaios que constituem as tentações que nos levam para longe de Deus. Podemos fazer isso porque sabemos que, se permanecer fiel a Deus, ele vai usar esses Provas para produzir o que glorifica eo que é bom para nós.

4, O amplo panorama das circunstâncias 1:9-11

Tiago tem pedido a seus leitores a tomar a visão de seus Provas de Deus. Tem agora ampliou sua perspectiva e os encorajou a adotar a visão de Deus em todas as suas circunstâncias atuais.

01:09

A materialmente pobres derivar alegria de focar seus pensamentos sobre as suas riquezas espirituais.

01:10 Da mesma forma, o materialmente rico deve se lembrar que a sua riqueza são temporários e que a verdadeira condição diante de Deus é a de humildade. Em qualquer lugar, a grama não é robusto, mas em algumas partes da Palestina só é verde por algumas semanas. O termo "a flor da erva", evidentemente, refere-se a Isaías 40:6-8. É uma combinação de dois pensamentos, ou seja, que a erva seca ea flor perde a sua cor. Em hebraico, as metáforas de mistura era uma forma de enriquecer o pensamento [33] .

Os comentaristas diferem em sua compreensão do que as pessoas ricas estavam preocupados que Tiago. Muitos acreditam que eles eram crentes, tendo em vista a declaração paralela no versículo 9. Toman verbo kauchaomai ("glória" ou "gabar-se") no versículo 9 como o versículo 10 também verbo. Da mesma forma que o assunto "irmão" no versículo 9 parece ser o tema do versículo 10 [34] .Outros intérpretes acreditam que o contexto aponta para o não salvo ricos [35] . Eu acho que a evidência favorece a posição que diz que ambos eram cristãos, provavelmente cristãos judeus (cf. 5:1-6).Em ambos os casos, o significado é claro: as riquezas são inúteis diante da morte e do julgamento (cf. 1 Tm 6:9, 10, 17-19.).

"Não há honra maior do que ser o objeto da bondade de Deus e seu interesse amoroso" [36] .

(14)

01:11 A flor da grama refere-se à fase de vegetação, o crescimento exuberante quando no melhor ponto da sua vitalidade. No Oriente Médio, logo seca e café (cf. Mt 6:30) se torna. Da mesma forma, o homem rico pode desaparecer rapidamente (cf. 4:13).

"Falando de seu amigo, um cristão pobre, um incrédulo rico disse:" Quando eu morrer, eu devo deixar minhas riquezas. Quando ele morre, ele vai para eles " [37] .

Nossos Provas, bem como nossos triunfos na Terra são apenas temporários. Isso deve ajudar-nos a suportar nossos Provas e tornar-se confiantes em nossos triunfos.

"Tiago evidências sugerem que apagou qualquer distinção superficial que poderia separar os ricos dos pobres irmão irmão" [38] .

Esta introdução do livro (vv. 2-11) está em equilíbrio com a conclusão (5:7-20). Ambas as seções falar da necessidade de paciência (1:2-4, 5:7-12) e oração (1:5-8, 5:13-18), e ambos final com ênfase em todas as circunstâncias contrastando vida (1:9-11, 5:19, 20) [39] .

B. As OPÇÕES DAS PROVAS 1:12-18

Até agora, Tiago revelou o valor da evidência na maneira que Deus usa para aperfeiçoar cristã, e como obter a perspectiva de Deus sobre as provas, quando é difícil de ver. Em seguida, passa a explicar as conseqüências da obediência e desobediência, ea fonte de tentação para que seus leitores possam realmente lidar com provações.

1. O resultado das Prova 01:12

Dada a forma que Deus usa os ensaios em nossa vida, devemos perseverar com alegria a vontade de Deus. O cristão que persevera em fase de Provas, o que não ceder à tentação de se afastar da vontade de Deus mostra seu amor por Deus [40] . Aqueles que perseveram em ensaios para o amor de Deus para recompensá-lo com a coroa da vida. Somente a pessoa que vai receber os apoios bênção [41] .

"... Tiago começou a frase com" Bendita " makarios como uma bem-aventurança que lembra Mateus 5:3-10 e, especialmente, 5:11, 12, onde Jesus incentivou a perseverar nos estudos, porque "é grande o vosso galardão nos céus "... a coroa da vida pode ser a recompensa final da vida eterna e exaltação com Cristo vai desfrutar aqueles que, por sua fé em Cristo, que amou a Deus e viver fielmente obedecer mesmo através da evidência" [ 42] .

"É claro que" esta vida que Deus prometeu que a vida eterna é dada a cada crente no momento da salvação "(João 5:24). Uma vez que é uma recompensa para a fé após a conquista inicial, deve referir-se a uma maior qualidade de vida " [43] .

(15)

"Muitos cristãos neste seguir o mesmo caminho que ele tomou Esaú (baixo valor considerando o direito adquirido no nascimento), e os cristãos e chegar ao final da matéria na mesma posição como Esaú.Para eles, embora seja atualmente na fila para ser abençoado como o primogênito (cada cristão é o primogênito de Deus), este privilégio será revogada e rejeitam a bênção " [44] .

"A idéia de que todos os cristãos amam a Deus é uma ficção. Mesmo nosso Senhor sentiu a necessidade de recorrer a seu círculo interno de 11 discípulos a esse respeito (cf. Jo. 14:21-24) ... Não há melhor prova de que as circunstâncias de modo que a presença ou ausência de amor de Deus torna-se mais aparente " [45] .

Os outros "coroas" para os outros autores do Novo Testamento se referem são, provavelmente, as referências à plenitude das qualidades exibidas em seus contextos. Provavelmente não são coroas materiais (cf. 1 Ts 2:19;. 2 Tm 4:08;. 1 Pedro 5:4, Ap 2:10). Em outras palavras, poderíamos interpretar como uma metáfora ao invés de coroas como literais. Aqueles que mostrar o seu amor pelo Senhor irá perseverar em Provas de vida ao maior poder no presente e no futuro.

Dois. A fonte da tentação 1:13, 14

Tiago não queria que nós removemos a conclusão de que, porque Deus nos permite experimentar os ensaios, então ele é a fonte de tentação. A dedução desta natureza pode nos levar a cair em pecado.

01:13

Deus nunca é a fonte de tentação. Ele não tenta entrar em tentação. Mesmo que ele está sujeito à tentação, porque é totalmente separada do pecado e não é suscetível ao mal [46] . O único sentido em que Deus pode ser visto como responsável pelo pecado (mas não é) é que ele permite que outras coisas, a saber: o mundo, a carne eo diabo nos tenta (cf. Jó 1-2) . Tiago não mencionou isso aqui.

Jesus ensinou seus discípulos a orar: "Não nos deixeis cair em tentação" (Mt 6:13, Lucas 11:4.). Jesus usou uma figura de linguagem (ou seja, Litote), em que uma ideia positiva expressa negação de outra forma [47] . Ele não implica que Deus nos guarde em tentação. Seu ponto era que ele pode nos ajudar a ficar longe dela. Essencialmente ele quis dizer que podemos pedir a Deus para nos permitir experimentar a menos tentação. Tiago não estava contradizendo o ensino de Jesus.

"Todos nós também conhecemos pessoas que pararam de andar com Deus por causa da pressão ou tragédias ..." [48] .

01:14 Em vez de culpar a Deus, precisamos reconhecer que somos o

responsável quando cedemos à tentação, não Deus. Não há nada em Deus a responder positivamente para o pecado, mas sim uma grande quantidade de nós que fazemos.

"

Pelo contrário, cada um é tentado, quando, pela sua própria concupiscência, ele é arrastado e seduzido "(NVI).

(16)

"Eu gostaria que ( epithymia ) nem sempre tem um sentido negativo (cf. Lc 22:15; .. Filipenses 1:23), mas aqui, como na maioria das vezes no Novo Testamento refere-se a carnalidade, egoísmo, desejos ilícitos. Embora a palavra muitas vezes refere-se especificamente às paixões sexuais, daí o uso do singular sugere uma concepção mais ampla " [49] .

Que diferença prática é que Deus nos tentar ou que ele nos permite experimentar a tentação? Talvez possamos apreciar a diferença se pensarmos em Deus como nosso Pai. Nada de bom pai terreno deliberadamente seduzir seu filho a cair. Mas todo bom pai deliberadamente permitir que o seu filho em situações na vida em que a criança deve fazer escolhas morais. Percebemos que o envio da criança para a escola ou para a comunidade, na idade apropriada, é bom para a criança, porque isso amadurecer. Da mesma forma Deus nos permitir amadurecer certas experiências nos atacar, mesmo que ele só dá boas dádivas aos vossos filhos (Lucas 11:13).

3. Progresso da tentação 01:15

Luxuria neste contexto é o desejo de fazer, ter ou ser algo que não seja a vontade de Deus. Lust está escondido, mas às vezes se manifesta abertamente. Se você não marcar a concupiscência, o pecado vai nos levar, e se não confessar e renunciar ao pecado, irá levar à morte (Rm 6:23).

"O pecado é o resultado de se render a nossa vontade com a exigência epithymia [desejo], em vez de para a orientação da razão " [50] .

Lust pode levar à morte física do crente (1 Jo. 5:16), e pode levar à morte física e espiritual do incrédulo. A ilustração vívida de Tiago sobre o processo de entrega descreve graficamente a relação de causa e efeito entre a luxúria, o pecado ea morte. Deus quer nos levar para o cumprimento da vida (v. 12), mas se você responder de forma inadequada e estamos tentados a não obter a coroa da vida, mas a morte. "Morte" no versículo 15 é o oposto de "vida" no versículo 12 O resultado final de ceder à tentação é a morte, mas o resultado final é resistir à tentação alcançar a vida (cf. Jo 10.: : 10).

"Este recebe a atenção que a linguagem figurada é projetado para impedir que os pecadores de seu caminho, ao ver que a morte é o fim natural e terrível de uma vida de pecado, e não um resultado ocasional para alguns pecadores" [51] .

4. A bondade de Deus 1:16-18

Aqui Tiago defendeu Deus contra aqueles que duvidaram de sua bondade ou verdade ou que tinham perdido a esperança em tempo de prova e concluiu que era o seu "destino" [52] .

(17)

01:16

Tiago queria que seus leitores não têm dúvida sobre a finalidade e os métodos de Deus para lidar com seus filhos. A mesma expressão "Não se deixe enganar" aparece em 1 Coríntios 06:09; e 15:33. Deus definitivamente não é o autor da tentação [53] .

Tiago explicou o propósito e os métodos de Deus, nos próximos dois versos (cf. Gal. 4:7). O versículo 15 adverte contra ceder à tentação lembrando o julgamento de Deus, e versículo 17 adverte lembrando-nos da bondade de Deus.

01:17

Cada doação e cada presente dado tem a sua fonte em Deus. Isto não inclui a tentação. Deus criou o sol ea lua através da variação que vemos na luz. No entanto, em relações de Deus com suas criaturas sem variação. Ele sempre faz tudo para a sua própria glória e para o bem de Suas criaturas. "Do alto" é a tradução da mesma palavra grega ( anothen ). Jesus usou em João 03:07, quando ele disse a Nicodemos que ele deve nascer "de novo". Que o novo nascimento é o presente perfeito de Deus que está à vista.

01:18

O maior presente de Deus para os crentes é o dom da vida nova em Cristo. A iniciativa de Deus nos deu este presente para nós, e nos informou revelação especial. Este versículo, juntamente com o anterior, mostra claramente que Tiago acredita que a vida eterna é um dom da graça de Deus. Precisamos manter isso em mente ao ler a discussão sobre fé e obras que faz Tiago, em seguida, no Capítulo 2. Tiago também concordou com Paulo que a salvação vem da vontade soberana de Deus (cf. Rom. 04:21 , 22, 2 Coríntios 4:6). Ele começou.

Os "primeiros frutos" provavelmente se refere a todos os cristãos que perseveram apesar da evidência. Todos os crentes vai dar glória ao seu nome, mas aqueles que permanecem fiéis a Cristo vai agradar muito, da mesma forma como os primeiros frutos de Israel eram ofertas especiais para Deus. A palavra grega "primícias" ( aparche ) se refere ao que é o primeiro, tanto em honra e em ordem. Os escritores bíblicos usados "Povos sênior na excelência para os outros da mesma espécie" [54] .

O ponto destes versos (17, 18), parece que a intenção de Deus para todas as pessoas, e aos crentes em particular é invariavelmente abençoando. Em vez de ver as tentações da vontade de Deus, como enviado do céu, devemos vê-los como potencial inimigo do crescimento espiritual. Em vez de escavar debaixo dele deve ocorrer contra eles. Nós podemos fazê-lo sabendo que o esforço que melhorar este lado da sepultura e dar-nos a um prêmio maravilhoso para o outro lado da sepultura.

C. A RESPOSTA CORRETA a Prova 1:19-27

Depois de ter explicado o valor das provas e as nossas escolhas sobre eles, Tiago passa exortar seus leitores a responder adequadamente à evidência. Esta seção enfatiza a

(18)

Palavra de Deus, pois é a chave para resistir à tentação e responder corretamente durante os Provas (cf. Mt 4:1-11).

1. Resposta inadequada 1:19, 20

01:19 leitores de Tiago já sabia o que ele tinha que se lembrar deles nos versículos anteriores (vv. 17, 18, cf Prov 10:19;. 13:03, 14:29, 15:01, 17:27 28, 29:11, 20; Ec 7:09). No entanto, eles precisam agir em harmonia com o conhecimento.

"Ele (Tiago) trouxe o ensino familiar sobre a nossa natureza pecaminosa, a morte deve chamar meus amados irmãos, não vos enganeis (v. 16); leva o ensino sobre o novo nascimento com a chamada Portanto, meus amados irmãos (19-A) " [55] .

Podemos responder ao teste irritado reclamando e recebendo. Tiago alertou seus leitores a permanecer em silêncio e imóvel e obedientemente ouvir a Palavra de Deus (v. 23).

"Pode ser um leitor da Bíblia infalível, mas só conseguem avançar o marcador: este é leitura não relacionada com o espírito atento" [56] .

Muitas pessoas têm notado que temos dois ouvidos e uma boca, o que deve lembrar-nos de ouvir o dobro do que falamos (cf. Pv 10:19; 17:27) [57] .

"A tagarelice incessante pode facilmente degenerar em debatedores ferozes" [58] .

"O muito falante raramente é um bom ouvinte, e é audiência nunca mais bem fechada que quando a raiva toma posse" [59] .

01:20 Uma resposta irritada às tentações não autorizados a promover a justiça no caráter e conduta que Deus está procurando a ocorrer no crente.

"A política é a Tiago de sentença que visa promover a causa da liberdade por motivos políticos e que gera violência (e se esforça para ser levado à discussão no 4:1-3)" [60] .

2. A resposta essencial 01:21

A sujeira que vem aqui parece ser todos os tipos de comportamento indesejado que está fora da vontade de Deus, e isso inclui a raiva e fúria. Os despojos de perversão "são os maus hábitos de vida que carregam o mundo não redimido (cf. Salmo 17:04, Lucas 6:45.). O crente deve aceitar obedientemente o que Deus revelou e cooperativamente para responder ao que Deus ordena. A Palavra de Deus, então, ter um bom solo para crescer e produzir uma abundante colheita de justiça no crente.

(19)

"Oramos para a segurança, em vez de pureza porque vemos impureza tão perigoso" [61] .

Alguns intérpretes têm entendido o plural da frase "o que pode salvar as vossas almas" como implicando que as almas dos leitores de Tiago ainda precisava da experiência de salvação da condenação eterna. Como os leitores eram cristãos (vv. 1, 2) alguns intérpretes acreditam que, quando os pecados crente perdidos precisam de salvação e de novo. No entanto, as palavras de Tiago utilizados no contexto deixa claro que não é o que ele quis dizer. "Salvar sua vida" ou "assim salvar-se" (Gr. psychas ) é uma tradução melhor (cf. Mt 16:24-27;. Mr. 3:04, Lucas 6:09 9:56; Stg 5. : 20, 1 Pedro 1:9) [62] . "A alma não descreve uma parte diferente do indivíduo para outra parte dele ou dela como o corpo; descreve a pessoa inteira.

"... Nunca encontrou expressão em qualquer texto do Novo Testamento que descreve a experiência de conversão" [63] .

A obediência à Palavra de Deus, o crente pode salvar a sua vida a partir das conseqüências do pecado. O resultado final para um crente é prematuro (não eterna) a morte física (cf. 1:15, 5:19, 20;. Pv 10:27; 11:19; 12:28, 13:14; 19:16; Ro 8:13;. 1 Coríntios 11:30;. 1 João 5:16) [64] . Tiago ainda falando sobre as conseqüências da obediência e desobediência a Deus a coroa da vida (v. 12) e morte (v. 15).

"É frequentemente observado que a Epístola de Tiago é, de todos os escritos do Novo Testamento, que reflete mais claramente a literatura sapiencial do Antigo Testamento. O tema da morte como resultado do pecado é extremamente frequente no livro de Provérbios. Deve ser evidente que este é o conceito do Antigo Testamento que fornece a base para os pensamentos de Tiago " [65] .

3. Resposta completa 1:22-25

Embora os versos 19-21 enfatizar a importância da escuta da Palavra, versículos 22-25 enfatizar a necessidade de colocar a Palavra em prática, aplicando

01:22

Ser cumpridor da palavra neste contexto significa perseverar na vontade de Deus, quando nós experimentamos a tentação. Ouvi a palavra de Deus é boa, mas, em seguida, deve vir obediência. Alguns discípulos estão se iludindo em pensar que eles conhecer a vontade de Deus é suficiente, mas é apenas fundamental para a vontade de Deus.

"A bênção não vem para estudar a Palavra, mas para ser cumpridores da Palavra " [66] .

"A chamada para 'fazer o que diz" fica no centro de tudo o que ela ensina Tiago. Resume a mensagem de todo o livro: Coloque em prática o que professam crer. Na verdade 1:22 pode muito bem ser o versículo-chave da Epístola de Tiago "[67] .

(20)

1:23, 24 Esta ilustração é tão clara e tão comum que não precisa de muito

comentar. O verbo grego katanoeo ser referido a uma observação cuidadosa. Não significa ter um olhar, como alguém sugeriu. 01:25 A lei referida Tiago é a revelação de Deus contida nas Escrituras (cf. Mt 5:17). É

perfeito porque é a perfeita vontade de um Deus perfeito.

"Ao contrário do espelho imperfeito do metal na ilustração acima, a lei é capaz de dar ao espectador uma verdadeira e leal revelação de si mesmo" [68] .

"A lei de Deus é perfeito, em primeiro lugar, porque ele expressa perfeitamente a natureza e, em segundo, porque ele se encaixa perfeitamente com ele" [69] .

É uma lei da liberdade, e que obedecer vai encontrar a verdadeira liberdade do pecado e suas conseqüências (ou seja, a vida real).

"A verdadeira liberdade é a oportunidade ea capacidade de expressar o que realmente somos" [70] .

Observe a consistência de Tiago com Paulo para os cristãos que vivem em relativa liberdade sob a "lei de Cristo" (Gl 5:1, 6:2, cf Mt 11:30.). Adesão obediente à Palavra de Deus é a chave para experimentar as bênçãos de Deus em suas vidas no presente e no futuro escatológico.

"... A carta ... é um" livro da lei "num sentido mais profundo e mais penetrante que qualquer outro escrito do Novo Testamento" [71] .

"Assim, a passagem se divide em três seções, cada uma com uma resposta diferente para a Palavra que Deus fala: ouvir (19b, 20), recebendo (21) e obedecer (22-25)" [72] .

4. O Comportamento Exterior 1:26, 27

Tiago começou a explicar 1:26-2:13 que uma pessoa ansiosa para trabalhar (1:25) atrás.

01:26 "Religiosa" (gr. threskos , usado somente aqui no Novo Testamento) descreve alguém que teme e ama a Deus. Em particular, relaciona-se com a

conseqüências externas de um crente (isto é, a misericórdia), em vez de o crente realmente acredita profundamente. Os judeus, incluindo os leitores originais foram considerados tipicamente oração pessoal e jejum, a freqüência regular às reuniões de adoração, e observar os dias santos e festivais como sinais de verdadeira espiritualidade (cf. Mt 6 :1-18). Mas Tiago disse melhor espiritualidade teste foi o controle de Deus sobre a própria língua (cf. 3:1-12).

01:27 cuidar dos órfãos e das viúvas é uma responsabilidade que é perto do coração de Deus (cf. Ex 22:21; Dt 10:18, Isaías 01:17, Jer 05:28;. Ez 22. : 7; Zc

(21)

8:10) .. Mesmo muitos dos que professam a amá-lo negligenciar isso. (Sl 68:5; Ec 4:10; Mr. 12:40). [73] Da mesma forma, a pureza moral pessoal é um excelente indicador da santidade externa (cf. Atos 15:20;. 1 Ti 5. : 22). Tiago discute realidades. Ele não quer que nós mesmos nos enganamos em pensar que somos espirituais, se a nossa obediência a Deus é apenas superficial.

"Como Jesus, Tiago vê a adoração não só em termos de lei externa, mas como uma experiência de atividade doméstica santo" [74] .

"Para resumir, vv. 22-27 insistem que a religião de uma pessoa deve ser composto de mais de atos superficiais. Não é o suficiente para ouvir as declarações de verdade espiritual (vv. 22-25), nem é suficiente para se envolver em atividades religiosas (v. 26). A pessoa cuja experiência religiosa é genuína verdade espiritual posta em prática, e sua vida será marcada pelo amor ao próximo e santidade diante de Deus " [75] .

Neste capítulo Tiago discute o problema prático de provações e tentações. Ele usou a questão para lembrar algumas verdades básicas que têm implicações para muitas outras áreas da vida cristã prática. Algumas destas áreas lidar com compromissos consistentes a Deus e obediência à Sua Palavra. Demonstrar comportamento como genuinamente religioso, que não pode ser comparado com qualquer coisa ou com alguém pode ter quando responder corretamente às tentações que vêm de Deus. A resposta apropriada envolve rejeitando as tentações e se alegrar neles, porque acreditamos que Deus está usando para aperfeiçoar a sua glória.

III. DESVIO DA FE VERDADEIRA 2:1-26

"Na Epístola de Tiago, o Espírito Santo tem dado à igreja uma revisão dos sermões de Jesus na montanha e na planície, um comentário que é rica em aplicações para a vida cotidiana" [76] .

As semelhanças aparecem tanto tema e estrutura. Observe os paralelos entre Mateus 7:1-27 abaixo e Tiago 2:1-26. [77] MATEU 7 Tiago 2 1, 2 Proibição de julgamento. 1 Proibição de favoritismo no julgamento. 3-5 Ilustração da remoção da própria falta de jeito para ajudar a remover o outro.

2-4 Ilustração da remoção parcialidade para julgar ou instruir outros.

(22)

6 Aviso não

desprezar o que é sagrado para os cães ou porcos que podem prejudicá-lo.

5-7 Aviso não desprezar irmãos ricos em fé para os outros que podem

prejudicá-lo.

7-11 Entusiasmo para pedir e crer.

12 Resumo da lei de fazer aos outros o que queremos para nós mesmos.

8-11 Resumo da lei de amar os outros como a nós mesmos. 13, 14 Resumo exortação a seguir o caminho estreito que conduz à vida. 12, 13 Resumo exortação

a seguir a lei de liberdade.

15-23 Alerta contra os falsos profetas, que apresentou o verdadeiro teste: Obras.

14-19 Alerta contra a fé morta, que apresenta o verdadeiro teste: funciona. MATEU 7 Tiago 2 24-27 Parábola para ilustrar as palavras de Cristo posta em prática.

20-26 Exemplos para ilustrar colocando fé em prática.

A. O PROBLEMA DO FAVORITISMO 2:1-13

A referência acima à religiosidade hipócrita Tiago (1:26, 27) parece ter guiado uma maneira de lidar com este problema que existia entre os cristãos judeus de sua época. Há ainda está entre nós. É o problema do amor inconsistente para os outros que se manifesta na forma como lidamos com eles. Ele escreveu este capítulo para incentivar os leitores a lidar com essa inconsistência básica em suas vidas.

"Conectando esta advertência contra a discriminação social, com um capítulo parece bastante óbvio. Enviar servilmente aos ricos e apatia para com os pobres ou pior são os dois lados da moeda rejeitados pelo toque de 1:27 e 2:08 " [78] .

1. O comando negativo 02:01

Tiago veio para o lugar certo; saber exatamente o que a sua preocupação. O favorecimento pessoal é quase uma característica glorioso, e na prática é incompatível para um cristão que ama o Senhor da glória. (Cf. Mt 22:16). Foi especialmente

(23)

adequado para Tiago aqui aos seus leitores como "irmãos" e passou a incentivá-los a praticar a bondade fraternal. Tal comportamento seria glorioso, em linha com o seu "glorioso Senhor Jesus Cristo."

"... O cristão é (ou deveria ser) a última pessoa a ficar impressionado com a falsa glória de status social" [79] .

Pode ser útil para distinguir parcialidade ou favoritismo (gr. prosopolepsia , Ro 2:11;.. Ef 6:09 Colossenses 3:25;. .. cf At 10:34) de alguns de seus sinônimos. Uma definição de prosopolepsia é como se segue:

É "a falta de uma recompensa ou quando solicitado juiz tem consideração por circunstâncias externas e não pelos méritos intrínsecos e, portanto, preferível, em vez de mais valioso, que é rico, bem nascido ou poderoso em vez de um que não tem esses dons " [80] .

Viés implica um viés em favor de uma pessoa ou coisa por causa de uma forte ligação ou conexão. Dizemos que um regente de orquestra, por exemplo, é tendenciosa pelas obras de Brahms. Tratar as pessoas com viés pode surgir a partir de uma predileção, um prejuízo ou uma inclinação. Preferências implica um vínculo preconcebida que se formou como resultado de um fundo, temperamento, etc., Que se inclina uma a uma preferência particular. Podemos dizer que uma determinada pessoa tem uma predileção para os misteriosos assassinatos. Implica um preconceito preconcebido e julgamento irracional ou opinião, geralmente desfavorável contra alguém, marcada por desconfiança, medo, intolerância ou ódio. Podemos dizer que o preconceito racial incita a multidão linchar. Tilt implica uma tendência a favor ou contra alguém ou alguma coisa sem julgar com base na precisão da preferência. Pode-se dizer que alguém tem uma inclinação para o azul. Tiago estava lidando principalmente com viés.

2. A prática inadequada 2:2-4

Situação hipotética [81] ou parente [82] Tiago apresentado nos versículos 2 e 3 mostra o que alguém chamou o caso de inaugurar míope.

2:2, 3 "Congregação" é literalmente "sinagoga". Nos primeiros anos da história dos crentes da igreja judeus reuniram-se em sinagogas judaicas, até que seus irmãos judeus incrédulos foram forçados a sair. Esta referência indica que Tiago escreveu esta epístola, nos primeiros anos da história da igreja.

Há um debate entre os comentaristas sobre o que parece ser um caso de culto de adoração pública ou uma reunião congregacional com a finalidade de ouvir um caso judicial à luz [83] . O termo "sinagoga" significa na antiga literatura cristã um culto público, mas os seguintes versos pode sugerir um quadro jurídico. Este problema não afeta muito o significado da passagem.

02:04 A forma da pergunta de Tiago no texto grego espera uma resposta positiva: "Você não pode fazer ...? Usher cometeu dois erros. Primeiro, ele mostrou favoritismo ao que o homem rico faria para a igreja se ele recebeu tratamento preferencial. Ele deveria ter tratado todos gentilmente, como

(24)

Deus faz. Isso reflete uma atitude dupla deliberada, a pensar como o mundo faz, neste caso, como em outros aspectos (1:8) pensar como Deus faz.

Em segundo lugar, o porteiro, que representa todos os crentes, disse mau para julgar onde os visitantes sentam-se nas duas motivações. Sua motivação foi o que a igreja poderia obtê-los em para o que poderia dar a eles. O cristão ea igreja deve olhar principalmente servir os outros em vez de ficar a serviço dos outros (cf. Marcos 10:45).

"O preconceito é um mal que apresenta o caráter de quem o pratica" [84] .

3. A inconsistência do favoritismo 2:5-7

As três perguntas desses versículos Tiago esperam respostas positivas, como fica claro a partir da construção do texto grego.

02:05

Uma vez que Deus escolheu os pobres deste mundo para serem os destinatários de suas bênçãos é inconsistente para os cristãos para reter as bênçãos deles (cf. Mt 05:03, Lc 06:20).. Deus escolheu realmente mais pobres do que os ricos (Lc 01:52, 1 Co. 1:26). O "reino" é provavelmente o reino milenar messiânico em que os cristãos participar com Cristo, a quem eles amam [85] . Isso parece claro a partir do contexto. Os herdeiros deste reino. Aqueles que a recebem são crentes (cf. 1:12, Mt 05:03, 5, o Sr. 10:17-22, 1 Coríntios 6:9, 10, Gal 5:21;. Ef 5:05. ).

02:06

Quando um cristão afronta aos pobres, é exatamente o caminho oposto ao que Deus é (cf. 1 Cor 11:22, 1 Pedro 2:17). Em vez de favorecer os cristãos, Tiago lembra a seus leitores que o recurso de resposta rica para eles tem sido a oprimi-los (cf. Atos 4:1-3, 13:50; 16:19; 29:23 -. 41). O que é amigo de alguém inconsistente desprezo e adversário honra alguém! Opressão aqui apresentada pode ser física e / ou jurídica.

02:07

Os ricos geralmente impede não só os cristãos, eles também falam normalmente contra Cristo. Isto era verdade no mundo de Tiago, pois é na nossa. É inconsistente para dar, especialmente para aqueles que desprezam o Senhor dos crentes, os que amam e servem a honra. Blasfemar ou maldição (gr.blasphemeo ) significa deliberadamente falsa ou falar com desprezo de Deus.Talvez aqueles que estavam blasfemando o nome de Cristo eram judeus não convertidos (cf. Atos. 13:45) [86] .

4. O dever do cristão 2:8, 9

02:08 Tiago queria dizer que os cristãos devem evitar honrando a rica

mas deve amar a todos e tratar cada indivíduo na forma como tratamos a nós mesmos (Mateus 7:12, cf Lv 19:18 ..). A lei "real" (Gr. basilikos ) é

(25)

real na medida em que é a lei do rei, que governa o reino (gr. Basilikon ) herdam os crentes (v. 5) [87] . Também é verdade que ele é o principal, rege todas as outras leis que tratam de relações humanas (Mt. 22:39, cf Lv 19:18 ..). Além disso, é "a realização de outra disposição é digno de um rei" [88] .

2:09 Neste verso, Tiago usou a forma verbal da mesma palavra grega usada no versículo 1, prosopolepteo . O tipo de tratamento preferencial com Tiago que tratou nesta perícope (2:1-13) viola a lei real porque ele trata alguns como inferior e outros como a fonte de um favor especial (cf. Atos. 10:34). Também viola mandatos específicos encontrados na Palavra de Deus para revelar a vontade de Deus nas relações interpessoais (Mt. 07:12; cf Lv 19:15 ..).

"A passagem nos chama para mostrar o amor não só para mostrar arrumadores consistentes e amigáveis. As pessoas que recebem pouca renda deve ser dado um amplo bem-vindo para a vida da igreja. A passagem nos chama a ser cego para as diferenças econômicas na forma como ministro. O pobre é tão digno de nosso discipulado e cuidado pastoral e de amor como a pessoa que tem os meios para resgatar a nossa igreja de sua crise orçamentária " [89] .

"Qualquer um que mostra favoritismo quebra a lei suprema do amor ao próximo, a lei que contém todas as leis que regem as relações com alguém dos gostos de alguém" [90] .

4. Importância da parcialidade 2:10, 11

02:10 Tiago antecipou que alguns leitores podem sentir que o tratamento preferencial não era importante. Por isso, disse que a prática de preferir certos indivíduos que faz alguém viola a lei de Deus. Nós nos tornamos culpado de todos no sentido de que nós violamos a lei de Deus, não fomos nós que violou todos os mandamentos da lei. Nunca se deve fingir que se comportam exatamente porque ele cumpriu apenas parte das leis de Deus.

"A nossa obediência à vontade de Deus não pode ser construída sobre uma base seletiva; não podemos escolher aquela parte que a gente gosta e ignorar o resto. A vontade de Deus não é fragmentário; toda a lei é a expressão da vontade de Deus para o seu povo; é uma grande unidade. Rachando um canto de uma janela de vidro é ser culpado de quebrar todos os vidros. A fronteira de um banido em um ponto ou outro é culpado de cruzar a fronteira " [91] .

(26)

02:11

Tiago ilustrou este ponto com um caso hipotético envolvendo duas violações graves da lei. Todos os pecados são igualmente graves sobre as conseqüências de alguns pecados são maiores do que outros, mas todos os pecados são igualmente graves que qualquer pecado é uma violação da vontade de Deus.

6. A implicação do nosso próprio Juízo 2:12, 13 02:12

A lei da liberdade (1:25) é a lei de Deus que nos liberta agora. É o mesmo que a lei de Cristo (Gálatas 6:2), em contraste com a lei mosaica. Livre como estamos sob a lei de Cristo, precisamos nos lembrar de que Deus vai nos julgar (Rm 14:10-13, 1 Coríntios 3:12-15, 2 Coríntios 5:10). Precisamos falar e agir em conformidade, ou seja, sem prejuízo de outros.

"Porque ele está falando aos crentes, o julgamento a que se refere deve ser o julgamento dos crentes no tribunal (2 Coríntios 5:10)" [92] .

02:13

Deus não nos julgará particularmente. Julgará o impiedoso sem piedade.Precisamos entender esta declaração à luz de outras revelações a respeito de como Deus julgará os crentes. Estamos em perigo de perder a nossa salvação, mesmo para experimentar a ira de Deus. No entanto, vamos sofrer perda de recompensa por ter praticado impiedoso favoritismo (2 Coríntios 5:10; cf Mt 5:07;. 06:15; 7:1, 18:23-25).

Por outro lado, se quisermos tratar o nosso Deus misericordioso terá misericórdia como lidar com nós, quando estivermos diante dele (cf. Mt 25:34-40). Misericórdia triunfa sobre o juízo, da mesma forma que o amor supera viés.

Na vida moderna, às vezes pairando viés devido a diferenças nos níveis econômicos, raça, preferência religiosa, opiniões políticas, formação educacional e opiniões pessoais, para citar alguns [93] . Para os cristãos, às vezes é difícil de ser imparcial com os pecadores que se vangloriam de seu pecado com aqueles que reconhecem que pecaram. No entanto, porque Cristo morreu por todos nós devemos parar tudo da mesma maneira que ele fez em vez de ser indelicado ou parcial. Isto é verdade se os pecadores são homossexuais, pacientes com AIDS, assassinos de bebês em gestação, mentirosos, adúlteros, ladrões ou fofocas.

Esse escopo será um indicador correto da magnitude de como o amor de Deus nos (cf. 1:27) controla.

Esta seção de versos pode levantar uma questão em algumas mentes a respeito de como Tiago viu a relação entre cristãos e da Lei Mosaica. Ele estava dando a entender que todos nós somos responsáveis por manter o código Mosaico? Suas próprias palavras antes do Concílio de Jerusalém mostram que esta não era a sua posição (cf. Atos 15:13-21.). Deus deu a lei mosaica tanto para regular a vida dos israelitas como para revelar o caráter e os propósitos de Deus para os israelitas e todos os outros povos. Sua função reguladora cessou quando Jesus morreu na cruz (Rm 10:04, Hb 7:12.). Seu valor revelador dura para sempre; faz parte da Escritura que ainda é rentável (2 Tm.

(27)

3:16). Revelação moral de Tiago referido aqui é tão aplicável hoje como era antes da cruz. Deus ainda espera que as pessoas a viver a sua luz. Embora Deus tenha terminado a lei mosaica como um corpo codificado de direito, alguns comandos individuais dentro deste acordo permanecerá em vigor sob a "lei da liberdade". Estas são as leis que afetam todo o comportamento humano, em oposição àqueles que só afetam a vida dos israelitas. Os cristãos vivem sob um novo conjunto de regras, a lei da liberdade. Os israelitas viviam sob um conjunto diferente de regras: a lei de Moisés. O fato de que a "regra de ouro" era parte da lei mosaica, bem como a lei de Cristo não significa que ainda estamos sob a lei mosaica [94] .

B. A IMPORTÂNCIA DA FÉ VERDADEIRA 2:14-26

Alguns viram nesta seção, como se fosse um novo tópico, a relação entre fé e obras, enquanto o primeiro foi o viés (vv. 1-13). Penso, no entanto, que esta seção se relaciona com o acima, da mesma forma que se relaciona 1:19-27 1:2-18. Lidar com uma questão básica maior e mais que conecta e está abaixo o problema prático que acabamos de discutir.

"Nesta seção Tiago passa a aprofundar o significado ea natureza da fé em Jesus Cristo, que foi discutida no v 1 e inconsistente com prosopolempsia [respeito pelas pessoas] " 98 .

Em sua discussão sobre favoritismo, Tiago defendeu a autenticidade e advertiu contra a superfície autofraude. O maior problema é toda a questão de fé em Deus. Tiago escreveu esta seção para desafiar os leitores a examinar a vitalidade de sua fé em Deus. Eles foram realmente colocando sua fé em prática, para aplicar suas crenças sobre o seu comportamento? O tratamento preferencial de algumas pessoas levantaram essa questão na mente de Tiago.

"Não é apenas o testemunho cristão maduro paciente (Tiago 1), mas com a verdade. Este é o tema de Tiago 2. Pessoas imaturas falar sobre suas crenças, mas a pessoa madura vive sua fé. A escuta da Palavra de Deus (Tiago 1:22-25) e falar sobre a Palavra de Deus nunca pode substituir fazendo a Palavra de Deus " [95] .

Houve três interpretações principais nesta passagem da Escritura. A primeira posição é que ele se refere a uma pessoa que era um crente, mas perdeu a salvação. Durante muito tempo, tinha a fé salvadora, mas já não tem[96] . A segunda abordagem é chamada de um incrédulo que professa ser um cristão, mas nunca realmente exercido a fé salvadora em Cristo. Sua fé é apenas um consentimento intelectual [97] . A terceira posição é a que se refere a um crente que não é viver pela fé. Não está se comportando de forma consistente com o que ele acredita [98] . As duas primeiras posições dizer esta passagem descreve os incrédulos, enquanto o terceiro diz descrever um crente. Ao examinar essa passagem será capaz de decidir qual o ponto de vista é correto.

1. A declaração de Tiago 2:14

A interpretação arminiana desse versículo (primeira interpretação acima) é a seguinte: Se uma pessoa afirma ser cristão, mas não dá nenhuma evidência da verdadeira fé pela forma como você vive, você pode nunca ter sido salvo ou não ser salvo . A posição

Referências

Documentos relacionados

VIOLONCELO: ANTONIO MENESES FILARMÔNICA DE CÂMARA DA BAVÁRIA REGENTE: WERNER ANDREAS ALBERT.. PIANO: ANTONIO

O desenvolvimento da ciência depende, principalmente, da produção acadêmica (pesquisa) no âmbito de cada programa de pós-graduação, refletida na forma de publicação

§1º: O funcionamento da LIGA ACADÊMICA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DA UFRGS está previsto para durar pelo menos quatro (04) meses a cada semestre letivo da UFRGS, estando

Quando houver aspectos desafiadores a essa conjunção, pode ser que você não seja discriminativo e não tenha direção interior. Físico

A utilização de náuplios de Artemia salina na alimentação de larvas de peixes tropicais de água doce, como o pacu (Piaractus mesopotamicus) e o tambaqui (Colossoma macropomum),

Compliance Fortalecimento da cultura ética Mapeamento de vulnerabilidades Regulamentação Mecanismos de controle anticorrupção Plano de Comunicação Atividades de

Push: sistema integrado na corrediça que permite a abertura da gaveta sem puxador.. Uma pequena pressão no frontal é o suficiente para abrir a

[r]