• Nenhum resultado encontrado

As concepções identificadas referem-se à presença da ajuda e do apoio entre o casal como algo que caracteriza um casamento bom e satisfatório.

2.6. Harmonia/ União/ Dar-se Bem

Neste âmbito estão englobadas as concepções dos sujeitos que traduzem a ideia de que um bom casamento é considerado um relacionamento positivo quando existe harmonia entre o casal, união e em que os cônjuges se dêem bem no decorrer da relação conjugal.

2.7. Fidelidade

São classificadas as verbalizações que expressam a ideia de que um bom casamento é marcado pela existência de fidelidade.

2.8. Continuidade

As concepções aqui classificadas remetem para a ideia de que um bom casamento é marcado pela continuidade, ou seja, pela duração do mesmo. Foram contabilizadas todas as verbalizações que expressam a ideia de que para um casamento ser considerado como algo de bom, o mesmo deve durar ao longo do tempo.

3. Existência de Sentimentos

Foram aqui englobadas todas as verbalizações que expressam o entendimento de um bom casamento como uma relação onde devem existir determinados sentimentos.

3.1. Amor

As verbalizações relacionam-se com a ideia de que um bom casamento está associado à existência de sentimentos como o amor.

3.2. Amizade

Foram classificadas todas as verbalizações, expressas pelos sujeitos associadas à ideia de que um bom casamento é marcado pela existência de sentimentos como a amizade.

3.3. Felicidade

Consideraram-se aqui as verbalizações que expressam a concepção de que um bom casamento está associado à existência de felicidade entre o casal.

4. Objectivos partilhados

Classificaram-se todas as verbalizações que traduzem a ideia de que um bom casamento se relaciona com a partilha de objectivos entre o casal.

154

Aqui foram contabilizadas as verbalizações que fazem referência à importância da partilha de objectivos, não especificados, para um casamento ser entendido como bom.

4.2. Familiar

Foram contabilizadas as verbalizações que expressam a ideia de que que para os sujeitos, um casamento é conceptualizado como bom quando existe partilha de objectivos em termos familiares.

5. Condições Económicas

As concepções identificadas dizem respeito à importância atribuída pelos sujeitos, a condições económicas favoráveis enquanto factor associado a um bom casamento.

B) Papel do homem no casamento

Foram consideradas todas as verbalizações emitidas pelos sujeitos expressando a opinião dos mesmos acerca do que deve ser o papel do homem no casamento.

1. Trabalho

Foram consideradas todas as verbalizações nas quais os sujeitos expressam a ideia de que o papel do homem no casamento está associado ao trabalho.

2. Chefe de Família

As verbalizações aqui identificadas, rementem para o entendimento que os sujeitos entrevistados fazem do papel do homem no casamento, enquanto chefe de família.

3. Relacional

Foram classificadas as verbalizações dos sujeitos que entendem o papel do homem no casamento, como um papel de cariz relacional.

3.1. Respeito

As verbalizações aqui consideradas relacionam-se com a ideia de que, o papel do homem no casamento se prende com a necessidade de dar-se ao respeito e/ou de manter o respeito na esfera conjugal.

3.2. Compreensão/ Entendimento

Foram classificadas todas as verbalizações que remetem para a ideia de que para os sujeitos entrevistados, o papel do homem no casamento se relaciona com a compreensão e o entendimento que deve manifestar para com a esposa.

155

Neste âmbito foram classificadas as verbalizações dos sujeitos relativas ao papel do homem enquanto um papel de apoio e ajuda para com a esposa.

4.1. Geral

As verbalizações contabilizadas dizem respeito às ideias expressas pelos sujeitos entrevistados de que o papel do homem se prende com o ajudar a companheira, não especificando nenhum aspecto em particular.

4.2. Cuidar dos Filhos

Foram aqui consideradas as verbalizações em que os sujeitos manifestam a ideia de que o papel do homem no casamento está relacionado com o apoio que deve prestar à esposa especificamente no cuidado e educação dos filhos.

4.3. Trabalhos Domésticos

Foras consideradas as verbalizações relacionadas com a ideia de que o papel do homem o de ajudar e participar nas tarefas domésticas. Todas as verbalizações que mencionam o dever de auxiliar em alguma tarefa doméstica específica (cozinhar, lavar, varrer, limpar), ou em várias, foram pois aqui classificadas.

5. Igualitário

As concepções aqui englobadas referem-se ao entendimento que os sujeitos fazem do papel do homem no casamento, enquanto um papel igual ao da mulher. Foram consideradas respostas que expressam a ideia de que homens e mulheres no casamento não apresentam actualmente papéis diferentes, mas iguais e complementares.

C)“ Na sua opinião qual deve ser o papel da mulher no casamento?”

Associado a esta questão foram consideradas as verbalizações dos sujeitos relativamente ao papel da mulher no casamento.

1. Igual ao do Homem

Foram consideradas todas as verbalizações referentes à ideia de que o papel da mulher no casamento é igual ao do homem. Assim sendo, quando os sujeitos referiam aspectos como: um papel semelhante, idêntico, igualitário, sem diferenças, relativamente ao homem, tais aspectos foram cotados neste ponto.

2. Cuidar dos Filhos

As verbalizações aqui englobadas dizem respeito ao entendimento de que o papel da mulher no casamento se relaciona com o cuidar dos filhos, em termos globais.

3. Tarefas Domésticas

Neste âmbito foram identificadas todas as verbalizações relacionadas com o entendimento de que o papel da mulher se traduz no elaborar das tarefas associadas

156

à casa, em termos de tarefas domésticas como lavar, cozinhar, limpar, entre outros aspectos relacionados. Foram consideradas verbalizações que traduzem as concepções de que o papel da mulher é o de cuidar da casa.

4. Administrar o Lar

Concepções que reflectem a ideia de que para os homens, o papel da mulher no casamento se relaciona com a administração do lar, em termos gerais.

5. Relacional

Refere-se ao entendimento que os homens apresentam relativamente ao papel da mulher no casamento, foram cotadas todas as verbalizações que remetem para a ideia de um papel de cariz relacional.

5.1. Ajuda/Apoio

Foram consideradas as verbalizações dos sujeitos que expressam a ideia de que o papel da mulher no casamento se relaciona com aspectos relacionais em termos de ajuda e apoio que deve prestar ao cônjuge no âmbito de uma relação conjugal.

5.2. Compreensão

As verbalizações aqui classificadas reflectem a ideia de que para os sujeitos entrevistados, o papel da mulher no casamento deve ser um papel de compreensão, entendimento para com o cônjuge.