• Nenhum resultado encontrado

Foram consideradas todas as verbalizações indicativas de que ao homem casado podem ser desculpados determinados aspectos de cariz relacional.

1.1. Ciúmes

As verbalizações referem-se ao entendimento que os sujeitos apresentam acerca do facto dos ciúmes serem considerados um aspecto desculpável a um homem casado. Foram cotadas todas as verbalizações neste sentido.

1.2. Infidelidade

Neste ponto foram identificadas as verbalizações que reflectem a concepção de que a infidelidade surge como um aspecto susceptível de ser desculpado ao homem no âmbito de uma relação conjugal.

1.3. Desrespeito

As verbalizações englobam a ideia de que situações de falta de respeito são entendidas como aspectos possíveis de serem desculpados a um homem casado.

2. Segredos

Verbalizações centradas na noção de que alguns segredos são aspectos que podem ser desculpados ao homem casado. Foram cotadas todas as verbalizações que reflectiam a ideia de que ao homem casado poderiam ser desculpadas certas omissões, considerados pelos entrevistados como segredos que faziam parte da vida pessoal do homem e que não diziam respeito á vida do casal.

3. Chegar tarde a Casa

Neste âmbito foram consideradas as verbalizações associadas á ideia de que o homem casado, por vezes chegar demasiado tarde a casa, é uma situação que no entender dos mesmos, pode ser desculpada.

4. Condições Económicas

Foram consideradas as verbalizações que reflectem a concepção de que uma fraca condição económica, pode ser uma situação desculpada a um homem no âmbito de uma relação conjugal. Referir que esta situação é mencionada no contexto de que débeis condições económicas são entendidas como situações que afectam o casamento e como tal, surgem verbalizações nesse sentido, de que tais situações devem ser desculpadas ao homem.

5. Pequenos Erros

Verbalizações centradas na conceptualização de que pequenos erros, não especificados, podem ser desculpados ao homem casado. Neste sentido foram cotadas todas as referências realizadas pelos sujeitos, quando expressam a noção de

160

que errar em determinados momentos é uma situação que deve ser compreendida e desculpada.

6. Não trabalhar

Foram consideradas as verbalizações inerentes à concepção de que o homem não trabalhar, pode ser um aspecto considerado desculpado no casamento. Foram contabilizadas todas as ideias que fazem referência ao facto de por vezes, numa relação conjugal o homem não se esforçar por encontrar trabalho, sendo que tal situação pode afectar o casamento e ainda assim ser desculpada por variados motivos.

7. Depende do Contexto e da Personalidade: tudo pode ser desculpado

Neste âmbito foram identificadas as verbalizações que traduzem a ideia que que, dependendo do contexto em que determinada situação ocorra e da personalidade das pessoas envolvidas, tudo pode ser desculpado ao homem no casamento, desde que as pessoas se disponham a tal.

B) Acha que existem coisas, que podem afectar o casamento e que podem ser desculpadas a uma mulher casada?”

Verbalizações centradas na concepção daquilo que para os homens, pode ser desculpado a uma mulher casada. Foram consideradas todas as verbalizações relativas às ideias dos sujeitos sobre o tema.

1. Igual ao Homem

Verbalizações relativas ao facto dos homens conceptualizarem que, no âmbito da relação conjugal, o que se desculpa à mulher, é igual àquilo que se desculpa ao homem casado.

2. Depende do Contexto e da Personalidade: tudo pode ser desculpado

Foram identificadas as verbalizações que reflectem a concepção que, dependendo do contexto associado a determinada situação e da personalidade das pessoas envolvidas, tudo pode ser desculpado à mulher casada.

C) “Acha que existem coisas, e que afectam o casamento, que não devem ou não podem ser desculpadas a um homem casado?”

Verbalizações que englobam o entendimento daquilo que para os homens, não pode ou não deve ser desculpado um homem no casamento. Foram consideradas todas as verbalizações relativas às ideias dos sujeitos sobre o tema.

161

As verbalizações aqui englobadas referem-se à ideia de que num casamento não devem, ou não podem ser desculpadas mentiras ao homem no âmbito de uma relação conjugal.

2. Infidelidade

Foram consideradas todas as verbalizações dos sujeitos que traduzem a ideia de que num casamento a infidelidade é um aspecto considerado grave, ao ponto de não poder ou não dever ser desculpado ao homem casado.

3. Álcool

Verbalizações que remetem para a concepção de que o facto do homem abusar do consumo de álcool no âmbito conjugal, é algo que não se deve, ou não pode ser desculpada ao homem.

4. Despreocupação com o Lar/ Família

Verbalizações que incluem o entendimento de que a despreocupação com o lar e/ou a família é um aspecto grave ao ponto de ser considerado um aspecto indesculpável ao homem num casamento.

5. Desrespeito

Concepções relativas ao facto da falta de respeito no âmbito da relação conjugal, ser um aspecto considerado indesculpável ao homem num casamento.

6. Depende do Contexto e da Personalidade: tudo pode ser desculpado

Verbalizações que reflectem a concepção que, dependendo do contexto associado a determinada situação e da personalidade das pessoas envolvidas, tudo pode ser desculpado ao homem no casamento, não sendo especificado qualquer aspecto concreto em relação a aspectos entendidos como indesculpáveis ao homem casado.

D) “Acha que existem coisas, e que afectam o casamento, que não devem ou não podem ser desculpadas a uma mulher casada?”

Verbalizações que remetem para as concepções dos homens casados, sobre o que consideram, não poder, ou não dever ser desculpado à mulher no âmbito de uma relação conjugal.

1. Mentiras

As verbalizações aqui consideradas reflectem a ideia de que num casamento não devem, ou não podem ser desculpadas mentiras à mulher casada.

2. Infidelidade

Foram consideradas as verbalizações dos sujeitos que fazem referência à ideia de que num casamento a infidelidade é um aspecto considerado grave, ao ponto de não poder ou não dever ser desculpado à mulher, no âmbito da relação conjugal.

162

3. Desrespeito

Concepções específicas e relativas ao facto da falta de respeito no âmbito da relação conjugal, ser um aspecto considerado indesculpável à mulher casada.

4. Frequentar Eventos Sozinha

Verbalizações centradas na ideia de que para a mulher casada, frequentar determinados eventos ou situações sociais sozinha ou sem a presença do marido, é uma situação indesculpável no âmbito da relação de casal.

5. Depende do Contexto e da Personalidade: tudo pode ser desculpado

Verbalizações que traduzem a concepção de que, dependendo do contexto associado a determinada situação e da personalidade das pessoas envolvidas, tudo pode ser desculpado à mulher casada, não sendo especificado qualquer aspecto concreto em relação a aspectos entendidos como indesculpáveis á mulher casada.

E) “A maioria dos casais tem, às vezes, discussões ou conflitos. O que é que para si é aceitável nessas alturas ser dito ou que comportamentos às vezes se podem tomar, mas que considere aceitável?”

Foram aqui englobadas as categorias que traduzem o entendimento dos sujeitos acerca dos aspectos que consideram aceitáveis poder ocorrer aquando de discussões e outros conflitos conjugais.

1. Gritar/ Elevar o Tom da Voz

Verbalizações associadas à concepção de que, no decorrer de determinados conflitos ou discussões conjugais, elevar o tom da voz, gritar, falar um pouco mais alto que o comum, são aspectos que os sujeitos consideram aceitáveis de ocorrer.

2. Discutir

As conceptualizações aqui referidas relacionam-se com o entendimento que os sujeitos fazem de que discutir no decorrer dos mais variados conflitos conjugais, são situações aceitáveis e que podem fazer parte da própria dinâmica conjugal enquanto forma de expressão de sentimentos ou ideias.

3. Agressão Verbal

A presente categoria remete para a ideia de que a agressão verbal, como ofensas e o utilizar expressões e palavras cruéis, são aspectos considerados aceitáveis de ocorrer aquando da discussão e do conflito entre o casal. Foram contabilizadas as verbalizações que entendem como admissível tal situação acontecer quando existem conflitos entre o casal.

163

Verbalizações que traduzem as concepções dos sujeitos acerca dos aspectos que entendem como inaceitáveis de ocorrer aquando de discussões e outros conflitos conjugais.

1. Agressão Verbal

Verbalizações que reflectem a concepção de que a agressão verbal, como as ofensas, o chamar nomes e o utilizar de expressões e palavras cruéis, são aspectos entendidos como inaceitáveis de ocorrer durante a discussão e o conflito conjugal. Foram contabilizadas as verbalizações que entendem como inadmissível tal situação acontecer quando existem conflitos conjugais.

2. Violência Física

Foram consideradas as verbalizações que remetem para a ideia de que o uso da violência física aquando do decorrer de discussões e conflitos conjugais, é um aspecto inaceitável e inadmissível.

3. Gritar/ Elevar o Tom da Voz

Verbalizações relativas à ideia de que, no decorrer de determinados conflitos ou discussões entre o casal, elevar o tom da voz, gritar, falar um pouco mais alto que o comum, são aspectos que os sujeitos consideram inaceitáveis de acontecer.

G) “Considera que as pessoas vítima de violência no casamento devem continuar casadas?”

Foram consideradas as verbalizações que reflectem o entendimento que os sujeitos apresentam acerca da gravidade da violência conjugal, no sentido da mesma legitimar ou não o fim da relação conjugal.

1. Divórcio/Separação

Verbalizações associadas ao entendimento que os sujeitos apresentam acerca da violência conjugal, enquanto um fenómeno grave ao ponto de legitimar o final do casamento. Foram contabilizadas todas as respostas que remetem para a ideia de que um casamento onde existam situações de violência entre os cônjuges não deve permanecer.

Dimensão IV – Influência do Passar dos Anos no Grau de Tolerância na