• Nenhum resultado encontrado

4.11.1 Aumentar a janela do ECG até ao tamanho máximo

A janela do ECG abre automaticamente no formato minimizado, quando se liga o

programador. Para ver todos os sinais disponíveis, poderá aumentar a janela do ECG até ao tamanho máximo, utilizando o botão quadrado situado no canto superior direito da janela do ECG. Para voltar à janela de visualização parcial, pressione novamente o botão quadrado.

Figura 19. Registos apresentados

4.11.2 Alterar a disposição dos ECG

Pode ordenar os registos de ECG por qualquer ordem e pode sobrepor a anotação e intervalos do marcador num ECG para facilitar a interpretação.

Utilize a caneta táctil para “arrastar” um registo de ECG para a posição desejada. O exemplo abaixo mostra como deslocar o registo de anotações do marcador, da sua posição sobre a derivação I para uma posição sobre a derivação II.

Primeiro, decida qual o registo cuja posição pretende mudar. Se o nome do ECG (neste caso, anotação do marcador) não for apresentado, toque no nome do registo sobreposto para mostrar o nome oculto.

Figura 20. Seleccionar o ECG cuja posição se pretende deslocar

Prima e mantenha premida a caneta táctil contra o nome do ECG que pretende deslocar. Sem levantar a caneta táctil, arraste a caixa que aparece em torno do nome do registo para a localização desejada.

Figura 21. Mover o ECG para a sua nova localização

Quando a caixa estiver posicionada no local onde pretende colocar o ECG, levante a caneta táctil. Se estiver a posicionar um ECG sobre outro, o ECG sobreposto emitirá um clique ao encaixar na respectiva posição. Para igualar a distância entre os registos na nova

disposição, prima [Cleanup] na janela Adjust. 4.11.3 Ajustar e configurar a visualização

Para alterar as configurações do ECG, prima [Adjust…], no painel de controlo de ECG.

Figura 22. O ecrã Adjust

A janela Adjust (Ajustar) inclui controlos que lhe permitirão adaptar a visualização do ECG às suas necessidades específicas.

Presentation (Apresentação): tamanho do sinal – Para ajustar o tamanho (ou

amplitude) de um sinal, seleccione “Size” (Tamanho) na janela Adjust e prima e solte, alternadamente, o botão de aumentar ou diminuir para alterar o tamanho do sinal que pretende ajustar.

Figura 23. Ajustar o tamanho do sinal

Para voltar à configuração predefinida, prima [Normalize] (Normalizar). Desta forma, o tamanho de todos os registos é reconfigurado para o tamanho predefinido, igualando-se a distância entre os registos.

Presentation (Apresentação): Fonte de ECG – Para alterar a ordem de apresentação

dos registos na janela, seleccione “Source” (Fonte) na lista Presentation (Apresentação). A fonte do ECG é então sobreposta ao sinal sobre um fundo branco (ver Figura 24).

Figura 24. Ajustar a fonte

Note que os ECG podem ser sobrepostos uns aos outros (por exemplo, se utilizar intervalos do marcador ou anotações do marcador). Se assim for, aparece o nome da fonte que se encontra no topo. Para ver uma fonte subjacente e deslocá-la para o topo, seleccione o nome da fonte no lado esquerdo do ecrã. O nome muda para mostrar o registo que se encontra por cima.

Caso pretenda alterar a posição de um sinal sobreposto, deverá primeiro pô-lo no topo para que o seu nome apareça à esquerda no ecrã (ver Figura 25).

Figura 25. Alterar a fonte

Em seguida, seleccione a fonte de ECG para a qual pretende mudar. Aparece uma lista que mostra as opções de fontes. A partir desta lista, seleccione a fonte pretendida. Seleccionar uma nova fonte fará com que a fonte do registo que está a ser apresentado troque de posição com a fonte seleccionada.

Presentation (Apresentação): código de cores – Esta opção altera a cor de um ou mais

dos sinais registados. Para alterar a cor, primeiro seleccione “Color” (Cor) na janela Adjust. Seleccione o campo de cor para o registo que pretende alterar e, a partir da lista de opções, seleccione a cor pretendida.

Figura 26. Seleccionar a cor pretendida

Sweep speed (Velocidade de varrimento) – Seleccionando “Sweep speed” (Velocidade

de varrimento) a partir da janela Adjust, poderá configurar a velocidade de varrimento do ECG para 12,5; 25, 50 ou 100 mm/s. A configuração predefinida inicial é de 25 mm/s, embora qualquer alteração seja guardada e utilizada como configuração predefinida na sessão de acompanhamento seguinte.

Figura 27. Seleccionar a velocidade de varrimento

EGM selection (Selecção do EGM) – Esta função permite-lhe activar os EGM auriculares

e ventriculares, os quais serão apresentados na janela do ECG. Existem as seguintes opções:

● Off (Desligado) – não é apresentado nenhum registo

● AEGM - o EGM auricular filtrado detectado pelo eléctrodo auricular ● VEGM - o EGM ventricular filtrado detectado pelo eléctrodo ventricular

Uma vez que os EGM dependem das informações que recebem do pacemaker, só serão apresentados se o cabeçal de programação estiver posicionado sobre o pacemaker. Esta função não se encontra disponível, se a substituição do pacemaker tiver sido

recomendada.

Artifact level (Nível de artefactos) – Se a função “Show artifacts” (Mostrar artefactos)

estiver ligada, os picos de estimulação serão mostrados na janela do ECG. É possível ajustar a sensibilidade aos impulsos de estimulação detectados, alterando o nível de artefactos. Para impedir que eventuais sinais de interferência sejam interpretados como impulsos de estimulação, ou que certos impulsos de estimulação sejam detectados, deverá seleccionar o nível de artefactos apropriado. O nível de artefacto pode variar entre 1 (muito sensível) e 5 (muito insensível).

O nível de artefactos pode variar, devido ao nível de interferência electromagnética (EMI) existente no local da sessão de acompanhamento.

Artifact lead (Eléctrodo de artefactos) – Esta opção determina que eléctrodo de ECG

será utilizado para detectar os impulsos de estimulação. Durante a programação e a interrogação do pacemaker, os sinais de comunicação podem aparecer no ECG como artefactos.

Show artifacts (Mostrar artefactos) – Prima a caixa de selecção “Show Artifacts”

(Mostrar artefactos) para activar ou desactivar o melhoramento de artefactos de

activada. Os dois ECG da Figura 28 mostram o aspecto de um ECG com e sem a activação desta função.

Figura 28. Função de melhoramento de artefactos de estimulação activada (painel

superior) e desactivada (painel inferior)

ECG filter (Filtro de ECG) – Prima a caixa de selecção “ECG Filter” (Filtro de ECG) para

activar ou desactivar o filtro de ECG. A presença de uma marca de selecção indica que o filtro se encontra activado. Na presença de interferências, o filtro pode melhorar a qualidade tanto do ECG visualizado como do ECG impresso. O filtro afecta a largura de banda da detecção de ECG da seguinte forma:

● Filtro desligado: largura de banda = 0,05 a 100 Hz ● Filtro ligado: largura de banda = 0,5 a 40 Hz

Show blanked senses (Mostrar detecções suprimidas) – Se esta opção estiver

desactivada (a caixa de selecção não está seleccionada), a detecção dos eventos auriculares é suprimida no registo do ECG. Isto permite evitar uma sobrecarga de marcadores no registo do ECG durante os períodos de elevadas frequências auriculares (detectadas). A opção é activada no início de cada nova sessão de acompanhamento.

Cleanup (Limpar) – Prima este botão para igualar a distância entre os registos.

Normalize (Normalizar) – Este botão permite igualar a distância entre os registos e ajustar

o tamanho de cada registo para o valor predefinido.

Close (Fechar) – Prima [Close] para sair da janela Adjust.

4.11.4 Congelar e analisar um ECG

Esta opção permite-lhe congelar os últimos 15 segundos de todos os ECG apresentados na janela aumentada. Pressione [Freeze] (congelar) no painel de controlo para abrir a janela de visualização do ECG congelado.

Figura 29. Congelar um ECG

Utilizar as réguas no ecrã – Os botões de controlo comandam a janela de visualização

do ECG congelado, permitindo ao utilizador deslocar, para qualquer posição, os dois cursores verticais que aparecem na janela. Os cursores actuam, portanto, como réguas que permitem medir o intervalo de tempo entre eventos. A medição das réguas é

Figura 30. Utilizar as réguas

Para efectuar pequenos movimentos, prima e liberte, alternadamente, o botão apropriado. Para efectuar movimentos mais amplos, prima e retenha o botão.

Visualizar outras secções do ECG congelado – Para ver outros ECG, utilize a barra de

deslocamento vertical, para deslocar o ecrã para cima ou para baixo. Para deslocar a tira para cima ou para baixo, toque na caixa e arraste-a. Para deslocar os ECG em pequenos incrementos, toque na seta de deslocamento para cima ou na seta de deslocamento para baixo.

Utilize a barra de deslocamento horizontal, que funciona como a barra de deslocamento vertical, para mover o ecrã para a direita ou para a esquerda de modo a ver outras partes da faixa de 15 segundos.

Guardar um registo de ECG congelado – Pode guardar o ECG congelado pressionando

[Save]. Poderá, nesse caso, recuperar o registo guardado para futura visualização ou impressão.

Imprimir a tira de ECG congelada – Pressione [Print] para imprimir o registo de ECG

congelado que estiver a visualizar (a 12,5; 25; 50; 100 ou 200 mm/s).

Fechar a janela de visualização congelada – Pressione [Close] (fechar). Se não gravou

o registo, aparecerá uma janela de contexto a lembrar-lhe que deverá guardar ou eliminar o registo.

4.11.5 Chamar um ECG guardado

Antes de terminar uma sessão de acompanhamento, poderá recuperar e ver qualquer ECG obtido e guardado durante a sessão. Tais registos podem ser os registos guardados durante um teste (por exemplo, o teste de limiar) ou um ECG guardado após a utilização da opção Freeze.

Para visualizar um ECG anteriormente recolhido, pressione o botão [Strips…] no painel de controlo ECG ou o botão [Strips…] na janela de ECG congelado. A partir da janela Other Strips (Outras tiras) que lhe é apresentada, seleccione a opção “Collected by programmer” (Obtido pelo programador).

A partir da lista de registos no campo de selecção, seleccione aquele que pretende ver. Poderá ser necessário utilizar a barra de deslocamento à direita do campo, se existirem mais de cinco registos disponíveis.

Para eliminar um registo guardado, prima [Delete]. Este botão só estará activo se o utilizador estiver a ver um registo guardado.

Prima [Open] (Abrir).

4.11.6 Ligação de um dispositivo externo de ECG

Pode ligar a saída analógica do programador a um dispositivo externo de ECG (tal como um monitor de ECG, gravador ou impressora de tiras) através de uma caixa de cabos (que pode ser encomendada em separado). Para mais informações sobre a ligação do dispositivo, consulte o manual do programador.

Durante uma sessão de acompanhamento, a saída é ligada através de quatro canais:

● o canal A envia o registo do ECG superior da janela de ECG

● o canal B envia o registo do EGM superior da janela de ECG (se EGM estiver

seleccionado na janela Adjust)

● o canal C envia o registo do EGM inferior da janela de ECG (se EGM estiver

seleccionado na janela Adjust)

● o canal D envia as anotações do marcador

Calibrar o ECG – Pressione o botão de calibragem na caixa de cabos para gerar sinais de

calibragem para os marcadores de ECG e de ECG. Estes sinais são transferidos para a janela do ECG e, se for caso disso, para a impressora de tiras incorporada.

Os sinais de calibração para o ECG consistem em dois impulsos com uma amplitude de 1 mV e 5 mV, respectivamente. Os sinais para os marcadores do ECG consistem em 8 impulsos com amplitudes de -4 mV a +4 mV. Estes sinais aparecem na janela do ECG e no canal do marcador. Os sinais podem ser utilizados para analisar as amplitudes do ECG e do marcador do ECG, comparando-as com a amplitude do sinal de calibração

correspondente.