• Nenhum resultado encontrado

O limiar de estimulação é a energia mínima necessária para uma captura cardíaca consistente fora do período refractário. A captura ocorrerá quando um impulso de estimulação for suficientemente intenso (amplitude do impulso) ou suficientemente longo (duração do impulso) para activar uma onda de despolarização no miocárdio. O limiar de estimulação varia de doente para doente.

Medir o limiar de estimulação proporciona um método eficaz para avaliar a margem de segurança entre o limiar medido e a amplitude de impulso ou a duração do impulso programadas. A programação de uma amplitude de impulso e duração de impulso óptimas cria condições de estimulação seguras e contribui para prolongar a vida útil do pacemaker. 6.2.1 Amplitude de impulso

Parameters (Parâmetros) ⇒ Therapies (Terapias)

⇒ Amplitude Atrial (Amplitude auricular) Intervalo: 0,5 - (0,25) - 4,0 - (0,5) - 8,0 V

Disponível nos modos: DDD(R), DDI(R), DOO, AAI(R), AAT e AOO Parameters (Parâmetros)

⇒ Therapies (Terapias)

⇒ Amplitude Ventricular (Amplitude ventricular) Intervalo: 0,5 - (0,25) - 4,0 - (0,5) - 8,0 V

Disponível nos modos: DDD(R), DDI(R), DOO, VDD(R), VVI(R), VVT e VOO

A amplitude de impulso é a intensidade ou a força de um impulso de estimulação. A Vitatron recomenda que seja programada uma margem de segurança igual a duas vezes o limiar da amplitude de impulso (ver Secção 6.2.3).

6.2.2 Duração do impulso Parameters (Parâmetros)

⇒ Therapies (Terapias)

⇒ Pulse Duration Atrial (Duração do impulso auricular) Intervalo: 0,1 - (0,05) - 1,0 ms

Disponível nos modos: DDD(R), DDI(R), DOO, AAI(R), AAT e AOO Parameters (Parâmetros)

⇒ Therapies (Terapias)

⇒ Pulse Duration Ventricular (Duração do impulso ventricular) Intervalo: 0,1 - (0,05) - 1,0 ms

Disponível nos modos: DDD(R), DDI(R), DOO, VDD(R), VVI(R), VVT e VOO

A duração do impulso é a duração (largura) de um impulso de estimulação. A Vitatron recomenda que seja programada uma margem de segurança igual a três vezes o limiar da duração do impulso (ver Secção 6.2.3).

6.2.3 Testes do limiar da amplitude e da duração do impulso Tests (Testes)

⇒ Threshold (Limiar)

Disponível nos modos: Todos os modos, excepto OOO

Medir os limiares de estimulação permite determinar os valores mínimos da amplitude e da duração do impulso para os quais se obtém uma captura eficaz. A medição pode ser efectuada tanto na aurícula como no ventrículo, dependendo do modo programado.

Figura 33. Janela Threshold com ECG

Configurar o teste de limiar – Para preparar o teste, efectue as seguintes acções:

1. Posicione o cabeçal de programação sobre o pacemaker.

2. Utilize a lista pendente “Test Type” (Tipo de teste) para seleccionar o teste de limiar apropriado (amplitude auricular/ventricular ou duração do impulso

auricular/ventricular).

3. Ajuste os valores de teste da amplitude de impulso e da duração do impulso, na coluna “Test Value” (Valor de teste). O valor de teste seleccionado é utilizado como valor inicial para o teste de limiar.

4. Ajuste o modo e a frequência na coluna “Test Value”. Os modos de teste disponíveis dependem do modo permanentemente programado. A frequência de teste pode ser temporariamente programada entre 80 min-1 e 120 min-1. As frequências mais altas

são úteis no caso de doentes com frequências espontâneas elevadas, ao passo que as frequências mais baixas poderão ser mais confortáveis para doentes com, por exemplo, angina de peito.

5. Ajuste o atraso AV máximo estimulado ou detectado, na coluna “Test Value”. A configuração normal são 200 ms, se a câmara a testar for a aurícula, e 100 ms, se a câmara a testar for o ventrículo.

6. Se necessário, reprograme a polaridade de estimulação permanente antes de iniciar ou repetir a medição.

Realização do teste de limiar – Os passos seguintes descrevem o procedimento geral:

1. Prima a caneta táctil em [Press and Hold] (Premir e reter) e mantenha-a premida para efectuar a medição. O pacemaker estimulará a uma amplitude de impulso ou uma duração de impulso decrescentes, até que o ciclo de redução termine

automaticamente (abaixo de 0,25 V ou 0,1 ms) ou seja interrompido manualmente. 2. Observe atentamente o EGM ou o ECG. As anotações do marcador (no ecrã do

programador) permitem identificar os eventos estimulados auriculares ou ventriculares. Assim que o EGM ou o ECG acusarem perda de captura, liberte [Press and Hold] ou retire o cabeçal de programação para parar a medição.

3. Se a medição for parada manualmente, o valor do limiar será, na escala decrescente, um escalão superior ao último valor de teste activo. O valor do limiar é visualizado no lado direito do ecrã.

4. Se a medição não for detida manualmente e o programador atingir o fim do ciclo decrescente, é apresentada a mensagem “Test ended automatically” (Teste

terminado automaticamente). O valor do limiar é 0,1 ms (duração do impulso) ou 0,25 V (amplitude do impulso).

5. Os valores de limiar medidos podem ser corrigidos manualmente, pressionando o valor de limiar visualizado com a caneta táctil. Pode depois seleccionar um valor mais elevado a partir da lista visualizada. Tenha em consideração que se corrigir

manualmente o valor do limiar medido, este será também automaticamente actualizado no pacemaker, portanto só poderá fazê-lo se o doente ainda estiver presente.

6. Se ocorrerem mais de seis detecções durante 10 ciclos consecutivos, a medição pára automaticamente e é apresentada uma mensagem. Prima [Close] para voltar à janela Threshold Test. Aumente a frequência de teste ou diminua o atraso AV na coluna “Test Value” para diminuir o número de detecções.

7. Prima [Print] para imprimir o relatório do teste de limiar.

8. Prima [Test Strip…] (Tira de teste) para ver a tira de ECG obtida durante o último teste de limiar concluído com êxito, do tipo e para a câmara especificados.

Notas:

● É possível melhorar a observação da captura auricular, optimizando a qualidade do

ECG (ver Secção 4.11.3).

● Se a coluna “Permanent” (Permanente) contiver parâmetros circunscritos por caixas,

não é possível medir limiares de estimulação. Prima primeiro [Program] ou [Undo Pending] e, em seguida, inicie a medição.

● Durante o teste, o cabeçal de programação deverá ser continuamente aplicado ao

pacemaker. A medição será interrompida se o cabeçal de programação for retirado.

● Se a medição for interrompida ou completada, o pacemaker retoma os parâmetros

programados de forma permanente.

● Os limiares medidos para a amplitude e para a duração do impulso são guardados na

memória do programador. Estes valores podem ser impressos posteriormente, seleccionando o relatório “Threshold Test” na janela Reports (Relatórios).

Reprogramar a amplitude e a duração do impulso – Na coluna “Permanent” da janela

Threshold, é possível programar uma nova amplitude ou duração de impulso (auricular ou ventricular) para o pacemaker, com base nos resultados do teste de limiar. O resultado de teste apresentado é o valor mínimo de amplitude de impulso ou de duração de impulso que é possível programar. A Vitatron recomenda, como norma geralmente aceite, programar uma margem de segurança igual a três vezes o limiar da duração do impulso ou a duas vezes o limiar da amplitude de impulso.

6.2.4 Polaridade de estimulação Parameters (Parâmetros)

⇒ Therapies (Terapias)

⇒ Sense/Pace Polarity Atrial (Polaridade da detecção/estimulação auricular) Intervalo: Unipolar, Bipolar

Parameters (Parâmetros) ⇒ Therapies (Terapias)

⇒ Sense/Pace Polarity Ventricular (Polaridade da detecção/estimulação ventricular)

Intervalo: Unipolar, Bipolar

Disponível nos modos: DDD(R), DDI(R), DOO, VDD(R), VVI(R), VVT e VOO

Se a polaridade da estimulação auricular ou ventricular for programada de unipolar para bipolar, o programador inicia uma verificação automática da polaridade para confirmar que existe um eléctrodo bipolar ligado. Se a impedância do eléctrodo bipolar exceder os 2000 Ω ou for inferior a 200 Ω, o ecrã do programador apresenta um aviso de que não foi detectado nenhum eléctrodo bipolar. Prima [OK] para confirmar ou [Cancel] para cancelar este passo da programação. Caso este passo da programação seja confirmado, prima [Program] para programar a configuração pendente da polaridade.

A Vitatron recomenda programar a polaridade da estimulação para bipolar, se existirem eléctrodos bipolares implantados e se for observada estimulação muscular ou do nervo durante a estimulação unipolar.

Aviso: Os pacemakers implantados juntamente com um dispositivo CDI devem ser

configurados para a estimulação bipolar.