• Nenhum resultado encontrado

ALAVANCA DA TRANSMISSÃO DE CONTROLO PILOTO ISO

No documento TIER 3 MAN OPERADOR 420_430_440.pdf (páginas 58-63)

PAINEL DE INSTRUMENTOS E CONTROLOS

CAPÍTULO 3 INSTRUMENTOS E CONTROLOS 3-18 Publicado em 07-08 Bur 87719295 PG

1. ALAVANCA DA TRANSMISSÃO DE CONTROLO PILOTO ISO

Os controlos de direcção e deslocação de padrão ISO são efectuados apenas com esta alavanca. Use a imagem de um relógio como referência para orientação. A máquina irá avançar para a frente, na direcção para a qual a alavanca for movida a partir da posição neutra, no centro, em marcha para a frente. Na marcha-atrás aplicam-se as direcções opostas. Em marcha para a frente, a máquina irá avançar na direcção para a qual a alavanca for movida a partir da posição neutra, no centro. Solte a alavanca para PARAR a máquina e a mesma regressará à posição neutra.

Apesar de a máquina efectuar rotações e contra-rotações rapidamente, é preferível deslocar-se para a frente ou para trás gradualmente, quando está a efectuar rotações. A direcção e a deslocação das máquinas com rastos efectuam-se com os mesmos comandos.

CONDUÇÃO SEMPRE EM FRENTE:

Empurre a alavanca de controlo (item 1) para a frente, para a posição das 12:00, e a máquina movimentar-se-á para a frente (F).

CONDUÇÃO PARA TRÁS:

Puxe a alavanca de controlo (item 1) para a retaguarda (R), para a posição das 6:00, e a máquina movimentar-se-á para trás.

DIRECÇÃO DE ROTAÇÃO PARA A ESQUERDA: A partir da deslocação para a frente, empurre a alavanca de controlo (item 1) para a posição das 11:00 e a máquina começará a deslocar-se para a esquerda. Movimente a alavanca de controlo (item 1) mais ainda para a esquerda, em direcção às 9:00, e a máquina deslocar-se-á rapidamente para a esquerda.

MOVIMENTO DE CONTRA-ROTAÇÃO PARA A ESQUERDA:

Empurre e mantenha a alavanca de controlo (item 1) para a esquerda, para a posição das 9:00, e a máquina efectuará um movimento de contra-rotação. Deve evitar o mais possível a contra-rotação, para maior eficiência e para evitar o desgaste dos

componentes. Para tal, deve analisar o local de trabalho.

DIRECÇÃO DE ROTAÇÃO PARA A DIREITA: A partir da deslocação para a frente, empurre a alavanca de controlo (item 1) para a posição da 1:00 e a máquina começará a deslocar-se para a direita.

R  F 

CAPÍTULO 3 - INSTRUMENTOS E CONTROLOS

3-24  Publicado em 07-08 Bur 87719295 PG

ROTAÇÃO DA MÁQUINA COM CONTROLOS PILOTO DE PADRÃO ISO

BS06G035 Figura 82

ROTAÇÃO PIVOT - (POTÊNCIA APENAS PARA UM DOS LADOS)

Para efectuar uma rotação pivot para a esquerda: a partir da posição neutra, empurre a alavanca de direcção do controlo piloto ligeiramente para a frente e depois para a esquerda, na direcção das 10:00. Para efectuar uma rotação pivot para a direita: a partir da posição neutra, empurre a alavanca do controlo piloto ligeiramente para a frente e depois para a direita, na direcção das 2:00.

Para efectuar uma rotação pivot em marcha-atrás para a esquerda: a partir da posição neutra, puxe a alavanca de direcção do controlo piloto ligeiramente para trás e depois para a direita, na direcção das 4:00.

Para efectuar uma rotação pivot em marcha-atrás para a direita: a partir da posição neutra, puxe a alavanca de direcção do controlo piloto ligeiramente para trás e depois para a esquerda, na direcção das 8:00.

Figura 83

Figura 84

IMPORTANTE: Apesar de a máquina efectuar  rotações pivot e movimentos de contra-rotação  rápidos, é aconselhável efectuar rotações para a  frente ou em marcha-atrás gradualmente em  condições de trabalho.

BS06G036 Figura 85

MOVIMENTO DE CONTRA-ROTAÇÃO - (POTÊNCIA PARA AMBOS OS LADOS - DIRECÇÕES OPOSTAS)

Para efectuar um movimento de contra-rotação para a esquerda: empurre a alavanca de direcção do controlo piloto para a esquerda, em direcção à posição das 9:00. A transmissão do lado esquerdo engata em marcha-atrás e a transmissão do lado direito engata em marcha para a frente.

Para efectuar um movimento de contra-rotação para a direita: empurre alavanca de direcção do controlo piloto para a direita (para dentro), em direcção à posição das 3:00. A transmissão do lado direito engata em marcha-atrás e a transmissão do lado esquerdo engata em marcha para a frente.

AVISO: Mantenha as mãos e os pés sempre  nos devidos controlos, para poder controlar o  mini-carregador.

AVISO: Antes de movimentar a máquina em  qualquer direcção de MARCHA-ATRÁS, deve confirmar se na área não se encontram  pessoas nem objectos. Se tiver buzina, toque  a buzina.

CAPÍTULO 3 - INSTRUMENTOS E CONTROLOS

3-25

87719295 PG Publicado em 07-08 Bur

BS06G037 Figura 86

ROTAÇÃO GRADUAL - (POTÊNCIA PARA AMBOS OS LADOS - MESMA DIRECÇÃO)

Para efectuar uma rotação gradual para a esquerda: a partir da posição neutra, empurre a alavanca de direcção do controlo piloto para a frente e depois ligeiramente na direcção das 11:00.

Para efectuar uma rotação gradual para a direita: a partir da posição neutra, empurre a alavanca de direcção do controlo piloto para a frente e depois ligeiramente na direcção da 1:00.

CAPÍTULO 3 - INSTRUMENTOS E CONTROLOS

3-26  Publicado em 07-08 Bur 87719295 PG

CONTROLO DO BRAÇO DO ELEVADOR E DO BALDE COM CONTROLOS PILOTO DE PADRÃO ISO

BD07K072 Figura 87

A.  Controlo do braço do elevador e do balde com controlos piloto ISO

CONTROLO DE ELEVAÇÃO E DESCIDA DO BRAÇO DO ELEVADOR:

Os braços do elevador são controlados empurrando para a frente ou puxando para trás a alavanca de controlo piloto ISO do lado direito (item A).

1. Braço do elevador para cima:

Para ELEVAR o braço do elevador puxe para trás a alavanca de controlo piloto ISO do lado direito (item A).

2. Braço do elevador para baixo:

Para BAIXAR o braço do elevador empurre para a frente a alavanca de controlo piloto ISO do lado direito (item A).

3. Flutuação:

O pistão do braço do elevador está equipado com um circuito de retenção de FLUTUAÇÃO. Nesta posição de retenção, o braço do elevador mantém-se acima do solo irregular e a alavanca ficará nesta

posição, até que seja puxada para trás, em direcção à posição neutra.

Para colocar o braço do elevador em FLUTUAÇÃO, empurre a alavanca de controlo totalmente para a frente, até sentir um ligeiro salto. A alavanca ficará nesta posição até que seja puxada para trás e para fora do retentor.

CONTROLO DE DESCARGA E RETRACÇÃO DO BALDE:

O balde também é controlado pela alavanca de controlo piloto ISO do lado direito (item A).

4. Retracção: (retrair)

O balde retrai-se para trás (retracção) quando a alavanca de controlo piloto ISO do lado direito (item A) é rodada para dentro.

5. Descarga:

O balde será descarregado se rodar a alavanca de controlo piloto ISO do lado direito (item A) para cima, na direcção do exterior da cabina.

NOTA: Não há uma posição de retenção ou  flutuação no circuito de descarga e retracção do  balde. 5 1 N 2 3 4 3 A

CAPÍTULO 3 - INSTRUMENTOS E CONTROLOS

3-27

87719295 PG Publicado em 07-08 Bur

DÍSTICOS INFORMATIVOS PARA A DIRECÇÃO E CONTROLOS PADRÃO

87715688C / 87715691C / 87715692B Figura 88

Consulte os dísticos informativos da alavanca de controlo na máquina e compreenda as funções antes de ligar a máquina ou começar qualquer operação. O dístico (A) mostrado acima está localizado no lado direito interno da cabina. O dístico (B) está localizado no lado interno esquerdo da cabina, na vertical. O dístico (C) está localizado no lado interno direito da cabina, na vertical. Esta é uma máquina com controlo da transmissão através de uma única alavanca.

Se tiver alguma questão sobre a operação ou função das alavancas de controlo, contacte o seu concessionário. A

CAPÍTULO 3 - INSTRUMENTOS E CONTROLOS

3-28  Publicado em 07-08 Bur 87719295 PG

CONFIGURAÇÕES DO COMANDO DA ALAVANCA DE CONTROLO ALAVANCA DO LADO ESQUERDO

BD07K075 Figura 89

BS98M064 Figura 90

Figura 91

ALAVANCA DO LADO DIREITO

BD07K068 Figura 92

Figura 93

No documento TIER 3 MAN OPERADOR 420_430_440.pdf (páginas 58-63)