• Nenhum resultado encontrado

INSTRUÇÕES DE FUNCIONAMENTO

No documento TIER 3 MAN OPERADOR 420_430_440.pdf (páginas 77-83)

PAINEL DE INSTRUMENTOS E CONTROLOS

CAPÍTULO 4 INSTRUÇÕES DE FUNCIONAMENTO

CAPÍTULO 4 - INSTRUÇÕES DE FUNCIONAMENTO

4-3

87719295 PG Publicado em 07-08 Bur

INSTRUÇÕES DE FUNCIONAMENTO

Este capítulo explica os procedimentos de funcionamento para a máquina e para os componentes: períodos de rodagem, procedimentos anteriores ao arranque, procedimentos de arranque do motor a frio e a quente e algumas operações relativas ao local de trabalho. É fornecida uma explicação sobre operações multifuncionais, tais como as funções do sistema hidráulico auxiliar e a ligação e remoção de baldes. Se tiver questões sobre o funcionamento desta máquina, contacte o seu concessionário antes  de colocar a máquina em funcionamento.

Figura 1

PERÍODO DE RODAGEM

FUNCIONAMENTO DO MOTOR

Durante as primeiras 20 horas de funcionamento, ou se o motor for desmontado, deve seguir estes procedimentos:

1. Verifique os níveis do óleo do motor e do líquido de refrigeração antes de colocar a máquina em funcionamento.

2. Opere a máquina com cargas normais durante as primeiras 8 horas. Não deixe o motor trabalhar demasiado em velocidades de paragem (rodas ou rastos em rotação lenta ou parados e motor em aceleração máxima).

3. Mantenha o motor na temperatura normal de funcionamento.

4. Em máquinas com turbocompressor, o operador deve deixar a máquina em ralenti durante um período de arrefecimento antes de desligar o motor. O não cumprimento destas instruções poderá causar danos no turbocompressor.

5. O motor não deve funcionar a velocidades de ralenti durante longos períodos de tempo. Continue a seguir este procedimento após o período de rodagem.

6. Durante o período de 20 horas de rodagem, deve verificar o nível de óleo em intervalos de aproximadamente uma hora. O consumo de óleo poderá ser mais elevado durante o período de rodagem inicial.

7. Recomenda-se que o operador mantenha o motor em funcionamento em aceleração máxima, se as condições de funcionamento o permitirem.

IMPORTANTE: Após as primeiras 50 horas de  funcionamento, mude o óleo do motor e o respectivo  filtro.

PORCAS DAS RODAS

Se a máquina for nova ou se uma roda for retirada para efeitos de manutenção, verifique e aperte os

parafusos ou as porcas das rodas de duas em duas horas de funcionamento, até que estas fiquem

apertadas.

Se a máquina estiver equipada com rodas de centro embutido, as porcas das rodas serão cónicas. Aperte cada uma das porcas com um binário entre 135 e 163 Nm (100 a 120 lb-ft).

Se a máquina estiver equipada com rodas de centro sólido, as porcas das rodas serão do tipo flangeado.

O binário para as porcas será entre 224 e 265 Nm (165 a 195 lb-ft).

Consulte a página 5-14  para obter instruções completas.

LISTA DE VERIFICAÇÃO ANTES DO ARRANQUE E RONDA DE INSPECÇÃO

Antes de cada período de funcionamento, é da responsabilidade do operador confirmar que a

máquina está, de facto, segura e com a devida manutenção.

As condições de funcionamento e ambientais têm de ser analisadas e devem ser verificados os seguintes parâmetros:

1. Abasteça o depósito de combustível com diesel Nº 2.

2. Confirme se o radiador e os refrigeradores não

têm lixo nem obstruções.

3. Verifique os níveis de líquido do motor, o

depósito do sistema hidráulico e o depósito do líquido de refrigeração.

4. Verifique a existência de fugas debaixo da

máquina.

AVISO: Antes de colocar o motor em funcionamento, deve analisar as mensagens de segurança do  manual de operador. Leia todos os sinais de segurança presentes na máquina. Evacue a área. Aprenda e  pratique a utilização segura dos controlos antes de começar a trabalhar com a máquina. É da sua  responsabilidade a compreensão e o cumprimento das instruções do fabricante sobre o funcionamento da  máquina e a respectiva manutenção, assim como o cumprimento da legislação e regulamentos aplicáveis. Os manuais do operador e de serviço podem ser obtidos no concessionário.

CAPÍTULO 4 - INSTRUÇÕES DE FUNCIONAMENTO

4-4 Publicado em 07-08 Bur 87719295 PG

5. Verifique a pressão e o estado dos pneus. Se

utilizar uma máquina de rastos, verifique a

tensão e o estado dos rastos. Certifique-se de

que não há detritos em torno da transmissão e dos rastos.

6. Lubrifique, conforme necessário, todos os

acessórios, de acordo com o programa de lubrificação e manutenção.

7. Verifique se há peças soltas na máquina,

componentes danificados ou itens em falta.

Procure sinais de desgaste nas mangueiras hidráulicas e componentes de borracha. Todas as protecções devem estar nos devidos lugares. 8. Confirme se todos os dísticos de segurança

estão legíveis e no devido lugar, no respectivo componente. Os dísticos de segurança que não estiverem legíveis devem ser substituídos. Para substituição dos dísticos não legíveis, contacte o seu concessionário.

9. Se houver um acessório na máquina, confirme

se está bem montado.

10. Limpe todos os degraus, pegas e áreas de acesso à cabina.

11. Retire todos os objectos soltos do compartimento do operador.

12. Verifique o cinto de segurança / comando do banco para se certificar de que não apresentam danos e funcionam correctamente. Consulte a página 5-18 neste manual.

13. Confirme se todos os controlos estão a funcionar

de forma correcta.

14. Confirme se o controlo da transmissão é o

correcto e se a máquina não fica lenta. Contacte

o seu concessionário caso a máquina não se m a n t e n h a p a r a d a c o m o s c o n t r o l o s d a transmissão na posição neutra.

15. Confirme se o travão de estacionamento impede

o movimento da máquina quando activado ou num declive.

Figura 2

16. Utilize a tabela de consulta rápida sobre lubrificação e manutenção, na página 5-11

deste manual, e siga os passos mencionados na secção "10 horas" ou conforme necessário. 17. Deve remover qualquer sujidade e resíduos da

área dos pedais de controlo.

ARRANQUE DO MOTOR

O painel de instrumentos controla o solenóide do combustível, os circuitos de pré-aquecimento e os bloqueios do pistão da válvula de controlo do balde e do braço do elevador. Quando o operador se senta no banco, o painel de instrumentos fica activado. As

luzes do indicador acendem-se por ordem, de acordo com a sua função, e os circuitos eléctricos executam uma verificação automática.

Figura 3

Figura 4

1. Ajuste o banco e aperte o cinto de segurança. Certifique-se de que todos os controlos estão ao seu alcance e que os consegue mover na totalidade.

2. Puxe a barra de segurança para baixo.

3. Toque a buzina para alertar as outras pessoas. 4. Empurre o acelerador aproximadamente 25 mm

(1 polegada) para a frente.

5. Rode a chave da ignição para a posição ligada ou, em máquinas sem chave, prima o botão POWER e verifique as luzes do painel de

instrumentos. Se a luz de pré-aquecimento do motor acender, deve esperar até que ela se apague antes de colocar o motor a trabalhar. 6. Se o mini-carregador estiver equipado com um

sistema hidráulico auxiliar, certifique-se de que os controlos estão na posição neutra.

7. Rode a chave de ignição até à posição de arranque ou, em sistemas sem chave, prima o botão START. Após o motor ter arrancado, permita que a chave regresse à posição de funcionamento.

AVISO: Deve reparar ou substituir quaisquer  itens com avarias ou com fugas ANTES de  colocar a máquina em funcionamento.

AVISO: Nesta máquina não deve ser  utilizado éter ou qualquer outro líquido para  arranque, em nenhuma circunstância. Está  incluído um sistema de pré-aquecimento do  motor de arranque a frio. Há perigo de  incêndio, explosão, ferimentos graves ou  morte.

AVISO: Antes de pôr o motor a trabalhar, leia e certifique-se de que compreende o  manual de operador e as instruções  existentes nos dísticos de segurança desta  máquina. Aperte SEMPRE o cinto de  segurança e coloque a barra de segurança  na posição de funcionamento (para baixo). Certifique-se de que todas as pessoas na  área estão afastadas da máquina. Antes de  arrancar deve tocar a buzina, para avisar as  pessoas que se encontram à sua volta.

CAPÍTULO 4 - INSTRUÇÕES DE FUNCIONAMENTO

4-5

87719295 PG Publicado em 07-08 Bur

O motor tem de entrar em funcionamento num período de 30 segundos. Se o motor não arrancar, deixe o motor de arranque arrefecer durante um minuto e depois inicie o procedimento novamente, rodando a chave da ignição para a posição desligada e depois novamente para ligada.

O m o t o r d e a r r a n q u e n ã o d e v e e s t a r e m funcionamento contínuo durante mais de 30 segundos.

IMPORTANTE: Se a máquina trabalhar 

constantemente a baixas temperaturas, contacte o  seu concessionário para obter informações sobre o  óleo correcto.

Deve permitir SEMPRE   que o motor e o sistema  hidráulico aqueçam antes de aplicar uma carga.

8. Depois de colocar o motor em funcionamento, deve monitorizar os indicadores luminosos e co nfirmar se as funções da máquina estão

normais.

VELOCIDADE DO MOTOR

O motor não deve funcionar a velocidades de ralenti durante longos períodos de tempo. Tal poderá provocar uma temperatura baixa de funcionamento, que poderá causar ácidos e depósitos no óleo do motor. Recomenda-se que o operador mantenha o motor em funcionamento em aceleração máxima, se as condições de funcionamento o permitirem e se for seguro.

IMPORTANTE: Motores com turbocompressor: se o  motor parar durante o funcionamento normal, deve  colocá-lo novamente em funcionamento de imediato. Isto evita danos no turbocompressor.

ESTACIONAR A MÁQUINA E PARAR O MOTOR 1. Nofinal do dia de trabalho, certifique-se de que a

máquina fica estacionada numa superfície

nivelada e baixe os braços do elevador do carregador até ao solo.

IMPORTANTE: Se necessitar de estacionar  temporariamente a máquina numa encosta, coloque  a frente da máquina virada na direcção do fundo da  encosta. Certifique-se de que a máquina fica  estacionada atrás de um objecto imóvel.

2. Deixe o motor funcionar em ralenti e deixe que o motor e as peças componentes arrefeçam.

IMPORTANTE: O turbocompressor (se equipado)  poderá danificar-se caso o motor não seja desligado  correctamente.

3. Coloque todas as alavancas de controlo na posição neutra.

4. Se equipados, coloque todos os controlos hidráulicos auxiliares na posição neutra.

5. Rode a chave de ignição até à posição desligada ou, em máquinas sem chave, prima o botão POWER para desligar o motor. O travão de estacionamento é engatado automaticamente. FUNCIONAMENTO DA MÁQUINA

Figura 5

Figura 6

1. Defina a velocidade do motor conforme

pretendido. Controle a velocidade de marcha da máquina utilizando as alavancas de controlo da direcção. Quando as condições do local de trabalho o permitirem, a posição de aceleração deve ser colocada no máximo.

2. Se for um operador novo, coloque a máquina em funcionamento sempre numa área aberta a uma velocidade de marcha reduzida, até sentir que domina bem os controlos. Mova as alavancas de controlo da direcção de forma lenta e suave para evitar que a máquina dê solavancos. Se a máquina começar a ressaltar, volte a colocar as alavancas na posição neutra.

AVISO: Antes de colocar a máquina em funcionamento, verifique as alavancas de controlo da direcção, o  painel de instrumentos, as lâmpadas de aviso, a aceleração do motor e os controlos dos acessórios  hidráulicos. Verifique também o cinto de segurança / comando do banco. Se o cinto de segurança estiver  na posição desapertada, o circuito hidráulico do carregador fica desactivado.

Se tiver conhecimento de alguma avaria, peça em falta ou de uma peça que precise de regulação, pare a  máquina e corrija o problema imediatamente. O não cumprimento destas instruções poderá provocar  ferimentos graves ou morte.

CAPÍTULO 4 - INSTRUÇÕES DE FUNCIONAMENTO

4-6 Publicado em 07-08 Bur 87719295 PG

3. Mantenha todos os movimentos da máquina e do carregador suaves e o ciclo de trabalho o mais curto possível. É possível fazer mais trabalho num período de tempo mais curto com um ciclo de trabalho suave e curto.

4. Mantenha a área de trabalho o mais plana e nivelada possível.

5. Utilize os pneus adequados às condições do local de trabalho. Contacte o seu concessionário para obter informações sobre opções de pneus.

SA038 Figura 7

Figura 8

Figura 9

Figura 10

Figura 11

FUNCIONAMENTO EM TEMPO FRIO

As condições de funcionamento em tempo frio requerem procedimentos específicos. Nestas

condições, a sua máquina exigirá atenção especial para evitar a ocorrência de danos graves. Uma manutenção adequada durante o tempo frio aumentará o tempo de vida da máquina.

Durante o tempo frio, aguarde uns minutos até a máquina e os componentes atingirem a temperatura de funcionamento.

Bateria e sistema eléctrico:

Limpe a bateria e assegure-se de que esta está completamente carregada. Inspeccione os cabos e terminais da bateria. Limpe e apli que um spray protector nos terminais da bateria para prevenir a formação de corrosão.

Uma bateria totalmente carregada a -17 ˚C (0 ˚F)

tem apenas 40% da potência nor mal de arranque. Lubrificantes:

Utilize a viscosidade correcta de óleo em cada componente. Óleo API CI-4 10W-30 para o motor e óleo para motor 10W-30 para o sistema hidráulico e compartimentos da correia. Recomenda-se que tenha em consideração as temperaturas extremas e a viscosidade correcta.

Sistema de combustível a diesel:

Verifique junto do seu fornecedor de combustível

qual é o combustível mais adequado para tempo frio. A potência do motor a diesel diminuirá se houver partículas de cera no filtro do combustível.

Um funcionamento em temperaturas baixas poderá causar a condensação de humidade no depósito de combustível. Mantenha o depósito de combustível cheio e verifique regularmente se este apresenta

vestígios de água. Se a água não for retirada do combustível, o motor e o sistema de combustível poderão sofrer danos.

Sistema de refrigeração:

Verifique a mistura de líquido de refrigeração antes

de operar a máquina em temperaturas baixas. Nesta máquina, deve ser utilizada uma mistura de 50% de etileno glicol e 50% de água. Esta mistura deve ser utilizada se a temperatura ambiente mínima for superior a 1 ˚C (34 ˚F). Se a temperatura ambiente

for inferior, ajuste a mistura para 60% de etileno glicol e 40% de água. Recomendamos que utilize etileno glicol e água na máquina durante todo o ano. Auxiliares de arranque a baixas temperaturas: Para obter mais informações sobre auxiliares de arranque, contacte o seu concessionário.

Figura 12

AVISO: Saltar para cima ou para fora da  máquina poderá provocar ferimentos graves. Sempre que subir ou descer da máquina, faça-o lentamente e de frente para a  máquina, utilizando as pegas e os degraus. AVISO: Mantenha as mãos e os pés sempre  nos devidos controlos, para poder controlar o  mini-carregador.

AVISO: Para evitar ferimentos 

eventualmente graves devido a contacto com  o braço do elevador ou o balde em  movimento, não tente voltar a ligar os fios  para desactivar o interruptor do banco ou o  interruptor do cinto de segurança.

AVISO: Mantenha o nível do óleo de  transmissão adequado, para evitar perda de  travagem hidrostática.

AVISO: Nunca deve transportar um balde  carregado à altura máxima. A máquina deve  trabalhar com a carga o mais baixo possível, até que se torne necessário elevar o braço do  elevador para descarregar a carga.

AVISO: Nesta máquina não deve ser  utilizado éter ou qualquer outro líquido para  arranque, em nenhuma circunstância. Está  incluído um sistema de pré-aquecimento do  motor de arranque a frio.

CAPÍTULO 4 - INSTRUÇÕES DE FUNCIONAMENTO 4-7 87719295 PG Publicado em 07-08 Bur CONTROLOS DE AQUECIMENTO E DE AR EM TEMPO FRIO Aquecimento da cabina

Durante operações no Inverno, recomenda-se que a velocidade da ventoinha seja baixa até que o motor alcance a temperatura de funcionamento.

O calor será gerado mais rapidamente em ralenti alto.

Abra os respiradouros de recirculação de ar para um aquecimento rápido.

Para um aquecimento máximo na zona dos pés ou do chão, feche as duas grelhas de ventilação traseiras e as duas grelhas centrais.

BD07N230 Figura 13

1. VÁLVULA DE ARREFECIMENTO DO AQUECEDOR NA POSIÇÃO LIGADA

Levante a placa do chão e rode a válvula de aquecimento/arrefecimento para a posição LIGADA, para o fluxo de água através do núcleo do aquecedor. Na posição LIGADA, a alavanca amarela deveficar alinhada com a mangueira.

Substitua e fixe a placa do chão antes de colocar a

máquina em funcionamento.

Descongelador / Desembaciador

Para descongelar as janelas dianteiras, traseiras e laterais, direccione os dois respiradouros dianteiros para o vidro da frente, os dois respiradouros traseiros para o vidro de trás e abra ligeiramente os dois respiradouros centrais, apontando-os para o vidro lateral.

Se a máquina estiver equipada com ar condicionado, prima o botão A/C para ajudar a desumidificar e

desembaciar de forma mais rápida.

FUNCIONAMENTO EM TEMPO QUENTE

Para evitar danos na máquina durante o tempo quente:

Sistema de refrigeração:

Deve manter o nível correcto de líquido de refrigeração no depósito e no radiador. Utilize uma solução adequada de 50% (máximo) de etileno glicol e 50% de água no sistema de refrigeração.

Com o motor frio, verifique a tampa do radiador

quanto a danos e desgaste, antes de começar a estação de tempo quente. Substitua a tampa, se necessário.

Deve evitar que lixo e sujidade obstruam o radiador e os refrigeradores. Deve ter o máximo cuidado para monitorizar a acumulação de lixo durante o funcionamento.

Deve monitorizar o estado da correia da ventoinha.

BD07N229 Figura 14

1. VÁLVULA DE ARREFECIMENTO DO AQUECEDOR NA POSIÇÃO DESLIGADA

Para funcionamento em tempo quente, retire a placa do chão da cabina e rode a válvula de arrefecimento do aquecedor para a posição desligada. Substitua e

fixe a placa do chão antes de colocar a máquina em funcionamento.

1

No documento TIER 3 MAN OPERADOR 420_430_440.pdf (páginas 77-83)