• Nenhum resultado encontrado

Em doze anos de atuação a AlfaSol procura articular diferentes experiências mediante atuação em vários programas. Propõe uma educação voltada para o respeito aos direitos e para a superação das situações de violações, apresentadas pelas realidades em que atua e o primeiro deles é a alfabetização de jovens e adultos.

1 Alfabetização de jovens e adultos objetiva ampliar a oferta de educação para os jovens e adultos por considerar que esta ação é imprescindível para inversão dos indicadores sociais no Brasil e no mundo.

2 Atenção à diversidade tem como meta desenvolver ações educativas direcionadas à satisfação das necessidades básicas de aprendizagem de grupos com identidade histórica e cultural específicas. É uma ação que preserva os conhecimentos formulados na memória coletiva e de relações socioculturais historicamente determinantes para a sobrevivência como grupo, inclusive em contextos sociais amplos.

Atenta ao desafio da redução da vulnerabilidade social de grupos e pessoas, a Alfabetização Solidária aponta a necessidade de elaboração de projetos político-pedagógicos específicos identificados com a necessidade de preservação da diversidade cultural local, como estratégia de legitimar os grupos historicamente excluídos das políticas públicas educacionais.

3 Atendimento a grupos específicos sua ação única é a elaboração de projeto político- pedagógico direcionado ao atendimento das necessidades básicas de aprendizagem de grupos sociais específicos, mulheres moradores de regiões susceptíveis à desertificação e pescadores, estando presente em comunidades quilombolas, carcerárias, indígenas e outras comprometidos com a promoção da equidade realizando diagnóstico sociocultural e histórico do grupo e apresentando as concepções de formulação do conhecimento e organização social. 4 O Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos (CEREJA) foi criado pela Alfabetização Solidária para ser um espaço de interlocução e interação de profissionais e instituições interessados e/ou dedicados à educação de jovens e adultos. Tem como objetivo

reaver, sistematizar, preservar, valorizar e disseminar informações e experiências em educação de jovens e adultos, assim como incentivar a disseminação de uma cultura de reflexão e difusão dos saberes que se desenvolvem em torno da EJA. O referido programa tem como ações:

• Portal CEREJA socializa experiências relevantes, amplia a discussão e o conhecimento referente à educação de jovens e adultos, oferecendo opções de pesquisa para o Brasil e o mundo. O CEREJA disponibiliza por meios eletrônicos e/ou convencionais, audiovisuais e/ou escritos.

• Concurso de Redação as ações desenvolvidas no âmbito do CEREJA partem da concepção de que os conhecimentos prévios dos jovens e adultos matriculados no curso da AlfaSol são válidos, complexos e adequados à interação com o conhecimento acadêmico. Decorrente desta concepção, os alunos são considerados aptos e competentes no registro de seu percurso de aprendizagem.

• Revista da Alfabetização Solidária (Científica) - tem como objetivo ampliar o espaço destinado ao debate, pesquisa acadêmica e reflexão acerca da educação de jovens e adultos e suas diferentes interfaces no Brasil e no mundo, mediante a seleção de artigos científicos de pesquisadores independentes, ligados a instituições de ensino superior, com relatos de experiências bem-sucedidas no Brasil e no exterior, bem como pesquisas acadêmicas focadas na educação de jovens e adultos.

5 Cooperação Internacional - objetiva apoiar os esforços para redução do analfabetismo no mundo, utilizando características do modelo de atuação nacional da AlfaSol como subsídio para desenvolvimento de ações adequadas às necessidades específicas de cada país.

6 Educação Digital - este programa tem por objetivo integrar tecnologias digitais ao processo de formação continuada de alfabetizadores, favorecendo o uso de ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A ação visa, ainda a, impactar os processos educativos tradicionais, oferecendo acesso simplificado a conteúdos digitais diversificados disponíveis cada vez mais em bibliotecas virtuais e em banco de dados diversos, facilitando o processo de produção e circulação de informação e de formação continuada dos alfabetizadores.

7 O Programa Telesol parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM), a AlfaSol implantou o programa Telesol no âmbito do Programa Fortalecendo a EJA, com o objetivo de proporcionar a continuidade da escolarização dos jovens e adultos egressos das aulas de alfabetização inicial e outros não concluintes do 1º segmento do ensino fundamental (1ª a 4ª série). Os objetivos gerais do Telesol são fortalecer as políticas públicas de educação de jovens e adultos nos municípios, oferecer alternativa de qualidade para a continuidade da escolarização e ampliar as oportunidades formativas dos educadores de jovens e adultos.

8 Incentivo à Leitura é uma importante ferramenta de inclusão social e de contínuo aprendizado; ajuda a desenvolver a reflexão e o espírito crítico e é fonte inesgotável de temas para melhor compreender a si e ao mundo. Alguém acostumado a ler sabe onde buscar respostas para suas dúvidas e como se atualizar. O ato de decifrar ou interpretar bem o sentido das coisas ajuda a formar seres pensantes, preparados para a vida.

9 Formação do alfabetizador - por fim, o programa agrega, também, diferentes abordagens para a preparação do alfabetizador assim como para a sua prática pedagógica, incorporando quadros referenciais (acervos, periódicos etc.) que facilitam a transposição, para a sala de aula, dos princípios socializados nas diferentes ações de capacitação continuada.

Suas ações envolvem: formação de acervos, bibliotecas itinerantes e práticas leitoras. A Alfabetização Solidária atua com base nos índices de analfabetismo do Instituto

Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo dados do censo de 200010, do IBGE,

existem no Brasil cerca de 16,3 milhões de jovens e adultos analfabetos, com idade igual ou superior a 15 anos o que representa 13,6% dos brasileiros nessa faixa etária ou 10% da população total. Nos grandes centros urbanos, apesar de baixos índices de analfabetismo, é significativo o número absoluto de pessoas analfabetas ou pouco escolarizadas.11

10 Nesse trabalho também se utilizou dados da UNESCO de 2006 em que mais de 65 milhões de jovens e adultos

brasileiros tinham escolaridade inferior ao ensino fundamental, e o País possuía, ainda, 14,3 milhões de analfabetos absolutos, a maior parte dos quais pertencentes aos grupos com idades mais avançadas.

4 METODOLOGIA

Neste capítulo, apresentamos o universo pesquisado, do qual foram extraídos os dados analisados e os procedimentos metodológicos utilizados na coleta e análise dos dados.