• Nenhum resultado encontrado

Nesta secção apresentam-se as explanações sobre sistema único de saúde, hospitais públicos e características do hospital regional. O conteúdo foi retirado de artigos publicados na Revista de Administração Pública, revistas da área de saúde e site da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG)1, que administra hospitais regionais estaduais e outros segmentos de saúde. O nome do hospital regional foi estudado será mantido em sigilo, para preservar sua identidade. Doravante será denominado como “Hospital Público Regional”.

4.1 Fundação Hospitalar de Minas Gerais – FHEMIG

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG)2 foi criada pela Lei 7.088, de 3 de outubro de 1977. Sua organização e sua estrutura estão definidas na Lei Delegada 112, de 25 de janeiro de 2007.

A Fhemig presta serviços na área de saúde e assistência hospitalar em caráter regional e estadual, nos níveis secundário e terciário de complexidade, por meio de estrutura hospitalar organizada e integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Também, participa da formulação, acompanhamento e avaliação da política de gestão hospitalar, em consonância com as diretrizes definidas pela Secretaria Estadual de Saúde. Abrange diversas especialidades de serviços hospitalares prestados à comunidade. Conta em seu quadro funcional 15.000 profissionais, que prestam assistência de alta e média complexidade exclusivamente ao Sistema Único de Saúde.

A Missão da fundação pauta-se na prestação assistencial hospitalar de complexidade secundária e terciária, com importância estratégica regional e estadual, participando da formulação da política de gestão para hospitais integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais.

1 http://www.fhemig.mg.gov.br/

2 Todas as informações da Fundação Hospitalar de Minas Gerais e do Hospital Público Regional,

Em sua visão, a Fhemig deseja ser modelo de excelência para a promoção da assistência e qualificação hospitalar, tendo com o foco o usuário, por meio da prestação de serviços com elevado padrão de qualidade, segurança e humanização; realização de pesquisas e formação de recursos humanos; participação na condução da política estadual de saúde e na gestão e qualificação hospitalar para o Sistema Único de Saúde e incorporação e difusão de técnicas inovadoras de gestão que contemplem transparência, participação e descentralização.

Seus valores estão pautados no compromisso, ética, excelência, formação de mão de obra para o SUS, humanização, qualidade e responsabilidade. Tem em suas diretrizes a formação de médicos residentes em diversas especialidades e áreas de atuação, com o objetivo de qualificar profissionais para o SUS e atender às necessidades da população brasileira. Atualmente, possui 430 vagas ocupadas credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), em 20 especialidades e 15 áreas de atuação, distribuídas em 14 Unidades Assistenciais. A cada ano, cerca de 200 médicos residentes concluem sua formação nas unidades organizacionais.

A Fhemig oferece a residência multiprofissional, sendo um curso de pós-graduação lato sensu caracterizado, pelo treinamento em serviço e destinado a profissionais não médicos da área da saúde, tais como: Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Farmácia, Terapia Ocupacional e Serviço Social.

4.2 Hospital Público Regional

O Hospital Público Regional estudado foi inaugurado em 1930, com objetivo assistencial. Em seu início, foi gerido pelas irmãs da Congregação Nossa Senhora das Dores, que desenvolviam trabalhos assistenciais sociais com crianças órfãs e pessoas carentes, focando em pessoas que eram excluídas socialmente. As irmãs de caridade recebiam um grande número de doentes mentais, que ali eram atendidos por falta de uma instituição mais adequada na região.

Na década de 1960, o Hospital Público Regional passou a ser a administrado pela Secretária de Estado da Saúde de Minas Gerais. De 1975 até outubro de 1977, passou a ser administrado pela Fundação Ezequiel Dias. A partir de 1977, está fazendo parte da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – FHEMIG.

O Hospital Público Regional tem como Missão “prestar atendimento integral e humanizado aos pacientes em urgência/emergência, internações agudas e cirurgias eletivas, bem como ao parto habitual e de alto risco, de forma regionalizada e hierarquizada, garantindo acessibilidade e segurança na assistência aos usuários do SUS”.

Sua Visão consiste em: “Ser um modelo de excelência na prestação de serviços hospitalares na macrorregião Noroeste do estado de Minas Gearis, tendo como compromisso o atendimento de qualidade, de acordo com as necessidades regionais e atuação como centro de estágios para formação de recursos humanos para o SUS regional”.

Visto como referência regional em atendimento dia e noite, bem como ambulatorial, tem como especialidades: clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, psiquiatria, ortopedia, neurologia, cirurgia plástica e geral, odontologia e doenças infectocontagiosas e internação de urgência e emergência em pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, toxicologia, neurologia, neurocirurgia e ginecologia e obstetrícia. Tudo isso para uma população de aproximadamente 600 mil habitantes, envolvendo 30 municípios da macrorregião Noroeste.

Além disso, presta atendimento ambulatorial eletivo em ortopedia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, cirurgia plástica reparadora, buco-maxilo facial e odontologia para pacientes portadores de necessidades especiais. A unidade tem convênios com instituições de ensino técnico e superior para a formação de profissionais na área de saúde e residência médica em cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia e anestesiologia.

4.2.1 Estrutura física e unidade funcional

Atualmente, o Hospital Público Regional, tem 111 leitos, 20 leitos de CTI adultos, 15 leitos semi-intensivos adultos, 10 UTI Neonatal e 12 leitos semi-intensivo neonatal. Conta com de cerca de 813 servidores. Em média, executa 600 atendimentos diários. Este estudo será desenvolvido no âmbito de gestores, estratégicos, intermediários e operacionais, envolvendo 93 gestores nas unidades funcionais.

A TAB. 3 estão detalhados as unidades funcionais dos gestores estratégicos, intermediários e operacionais, em suas respectivas funções, apontando o número de gestores por função.

Tabela 3 - Unidades funcionais dos gestores

(continua)

Níveis de gestão organizacional

Quadro total de gestores

Funções Quantitativo

Estratégico Diretor geral 1

Gerente administrativo 1

Gerente assistencial 1

Assessoria de Gestão estratégica 2

Intermediário Coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa 1

Chefe do Serviço de Finanças 1

Chefe do Serviço Gerencial de Informática 1

Chefe da Hotelaria 1

Chefe do Serviço de Suprimentos e Patrimônio 1 Coordenadora da Unidade de Pacientes externos 1 Coordenador da Unidade de Internação 1 Coordenadora da Unidade de Pacientes Críticos 1 Chefe da Unidade de Apoio e Diagnóstico Terapêutica 1

Chefe da Farmácia 1

Coordenador da Unidade de Maternidade 1 Coordenador de Residência/Ginecologia e Obstetrícia 1 Coordenador de Residência/Cirurgia Geral 1

(conclusão)

Níveis de gestão organizacional

Quadro total de gestores

Funções Quantitativo

Intermediário Coordenador Clínica Médica - Residência 1

Coordenador CTI ADULTO - Enfermagem 1 Coordenador Residência - Anestesiologista 1 Coordenador CTI ADULTO - Enfermagem 1 Coordenador Residência - Anestesiologista 1

Coordenador Bucomaxilofacil 1

Coordenador Clinica Medica 1

Coordenador de Ortopedia 1

Coordenador de Pediatria 1

Coordenador CTI ADULTO - Médicos 1

Operacional Supervisor de Limpeza e Recepção 1

Supervisores: Enfermeiros Assistenciais 59

Supervisores Técnicos 4

Total 93

Fonte: Recursos Humanos do Hospital Regional (2017).

Percebe-se que a maioria dos gestores está no nível hierárquico operacional, representado 68,82% do total geral. No nível estratégico, está a minoria dos gestores, representando 5,37% do total geral de gestores. Por fim, o nível intermediário está representando 25,81% do total geral de gestores.