• Nenhum resultado encontrado

CAPITULO 5 – Atividades de Complemento Educativo

1.2. Análise da Atividade Letiva da UD-3

Embora este relatório se centre apenas na prática realizada numa Unidade Didática de um ano letivo, no fundo, o seu resultado é fruto de um processo que se iniciou dois anos antes, no 7º ano.

Ser professora da turma ao longo dos três anos do 3º ciclo, deu-me a possibilidade de desenvolver um trabalho preparatório, ao nível de aquisição por parte dos alunos, de aprendizagens essenciais ao desenvolvimento com resultados positivos desta UD-3. Uma das premissas que me fez acreditar sempre nas capacidades dos alunos, pese embora as dificuldades apresentadas por alguns, foi saber o ponto de partida da maioria dos alunos, em relação às suas capacidades técnicas, expressivas e criativas para o desenvolvimento deste projeto.

Foi por acreditar não só nas capacidades individuais dos alunos mas também no trabalho realizado por mim ao longo de dois anos, que tomei a decisão de reintegrar, no início do ano letivo, este projeto na planificação que tinha sido reformulada pelo grupo disciplinarem em Julho de 2012 em resposta às novas diretrizes emanadas do MEC com a introdução das Metas Currriculares.

Tendo consciência da complexidade do que estava a pedir aos alunos, acreditei sempre que estes iriam ser capazes de corresponder de modo positivo, estando no entanto, igualmente consciente que, para que isso fosse possível, também da

145 minha parte iria ser necessário muita dedicação e empenho, e principalmente muita resiliência.

As aulas de desenho de modelo representaram para mim um fechar de ciclo e a avaliação de um processo de ensino e aprendizagem relativo ao Desenho, como um elemento fundamental da linguagem plástica.

O Projeto Final, não deixando de ser um momento de avaliação de todo um processo de ensino e aprendizagem iniciado no 7º ano, e representativo do "Saber Fazer", das capacidades técnicas, expressivas e criativas dos alunos, representou fundamentalmente o futuro, ou seja, a autonomia e a responsabilidade adquiridas pelos alunos para poderem continuar a "Ser Protagonistas" no seu crescimento como pessoa. Foi um projeto no qual os alunos puderam expressar a sua personalidade, refletindo todo um conjunto de sentimentos, emoções, atitudes e valores pela via da sua "Obra de Arte".

No desempenho do meu papel de Professora e Educadora procurei sempre corresponder não só aos objetivos específicos da disciplina de Educação Visual, mas principalmente incluí-los num paradigma educacional mais abrangente que contempla a escola como um espaço essencial na educação integral do aluno. Preocupei-me sempre quer com o "Saber Fazer" quer com o "Saber Ser".

Ao longo deste ano letivo, no desenvolvimento das várias unidades didáticas e mais concretamente na UD-3, a relação de confiança e respeito criadas ao longo destes três anos, entre mim e os alunos, foi muito importante para conseguir motivá-los e envolvê-los nos projetos desenvolvidos na disciplina de EV, dada a sobrecarga a que estes estiveram sujeitos noutras disciplinas, nomeadamente a preocupação com a preparação para os exames finais de Matemática e Português.

A preocupação com as opções sobre o seu percurso escolar futuro foi motivo de muitas conversas entre mim e os alunos, não só por ser a sua Diretora de Turma, mas também por ser a sua Professora de Educação Visual pois, enquanto que

146

inicialmente apenas um aluno manifestou interesse em seguir a área de Artes Visuais, ao longo do ano, e principalmente com a realização da UD-3, vários alunos começaram a ponderar a hipótese de seguirem Artes Visuais.

Esta posição por parte de alguns alunos fez-me enfrentar uma situação, já velha conhecida, de considerarem as Artes Visuais como uma área menor, mas com a qual nunca tinha sido confrontada de modo tão veemente, ao ter conhecimento de que quer Psicólogos, Pais e mesmo outros Professores desaconselharam os alunos a seguirem Artes Visuais por terem um desempenho académico acima da média, mais concretamente estarem no Quadro de Valor Excelência e Mérito.

Embora no final apenas dois alunos tenham seguido a área de Artes Visuais, alguns deles, que acabaram por ir principalmente para Ciências e Tecnologias e que permaneceram na ESM, pediram-me para desenvolver uma atividade de complemento curricular no ano lectivo seguinte à semelhança do que foi desenvolvido no Projeto Final.

Para mim, e por ter sido a primeira vez que tal sentimento foi manifestado por tantos alunos, este pedido para desenvolver uma atividade de complemento curricular no ano letivo seguinte foi a melhor resposta que podia ter tido, relativamente à minha opção de reintegrar a UD-3 e mais concretamente o Projeto Final na Planificação Anual de Atividades.

147

BIBLIOGRAFIA

AREAL, Zita.;& MOREIRA, Ágata. (2012). Visualmente 7|8|9. Porto: Areal Editores, S.A.

BARBER, Barrington (2010) – The Fundamentals of Figure Drawing. London: Arcturus publishing limited.

BROADFOOT, Patricia (1979). Assessment, Schools and Society (Contemporary Sociology of the School). Methuen Publishing Ltd.

CABANAS, José Maria Quintana (1993) – Pedagogia Estética. [1.ªed.] Madrid: Editorial Dykinson

CABRAL, Ruben de Freitas (1999). O Novo Voo de Icaro - Discursos sobre Educação. Lisboa: Escola Superior de Educação João de Deus

CARNEIRO, Roberto (1996), «Introdução» in Educação um Tesouro a Descobrir – Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional Sobre Educação para o Século XXI. Coordenador Delors, Jacques. (1996). Porto: Edições ASA

CÔRTE-REAL, Eduardo (2001). O Triunfo da Virtude – As Origens do Desenho Arquitectónico. Livros Horizonte

DELORS, Jacques (Coord) (1996). Educação um Tesouro a Descobrir – Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional Sobre Educação para o Século XXI. Porto: Edições ASA

FARAGASSO, Jack - (1998) - Mastering Drawing The Human Figure. Stargarden Press.

FERNANDES, Margarida Ramires (2000). Mudança e Inovação na Pós-

Modernidade – Perspetivas Curriculares. Porto: Porto Editora. ISBN: 972-0-

148

FREEDMAN, Kerry and STUHR, Patricia – Curriculum Change for the 21st Century:Visual Culture in Art Education. in Handbook of Research and Policy in Art Education.

FREIRE, Paulo (1997), Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

FRÓIS, João Pedro (2005) – As Artes Visuais na Educação: Perspectiva Histórica. Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Tese de doutoramento em Ciências da Educação em História da Educação).

HALE, Robert Beverly (2009) – Drawing Lessons From The Great Masters. New York: Watson-Guptill Publications.

HARGEAVES, Andy (1989). Curriculum and Assessment Reform. Milton Keynes: Open University Press

HOGARTH, Burne (2003) – Dynamic Anatomy – Revised and Expanded. New York: Watson-Guptill Publications.

ISAAMAN, Marie-Claire (2007) – Oficina do Desenho II. Dorling Kindersley, Porto: Civilização Editores

JACKSON, Philip (1988). The Pratice of Teaching. New York: Teacher´s College Press.

MARÇAL GRILO, Eduardo (1994), O Sistema Educativo in Reis, António (Coord.) Portugal 20 Anos de Democracia. Lisboa: Circulo de Leitores.

MARTÍN, Ramón López. (2003). Las Políticas Socioeducativas en las Sociedades del Siglo XXI. Retos e Desafíos, in Rodrigo, C. (coord.) Educación Social - Viejos Usos y Nuevos Retos. Valencia: Universitat de Valencia

149 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E INVESTIGAÇÃO CIENTIFICA - MEIC (1976 a) - Documentação do Professor de Educação Visual, Direção-Geral do Ensino Básico. MEIC – 1976)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E INVESTIGAÇÃO CIENTIFICA - MEIC (1976 b) – Educação Visual - C6, Caderno 1, Secretaria de Estado da Orientação Pedagógica.

MODESTO, António.; ALVES, Cláudia; & FERRAND, Maria (2006). Manual de Educação Visual: 7º, 8º e 9º anos. Porto: Porto Editora.

MOGARRO, Maria João (1996). O sistema Educativo em Portugal in Dominguez Rodriguez E. Politica y Educación (El caso de España y Portugal). Salamanca: Hespérides

MUMFORD, Lewis (1986). Arte & Técnica. Coleção Arte & Comunicação. Lisboa: Edições 70

MUNARI, Bruno – Diseño y comunicación visual: Colección Comunicacion Visual. Barcelona: Editora Gustavo Gilli, S.A., 1975

NICOLAIDES, Kimon (2008) – The Natural Way to Draw. London: Souvenir Press ltd.

NÓVOA, António (1987). Le Temps des Professeurs – analyse socio-historique de la profession enseignante au Portugal (XVIIIe-XXe siécle). Lisboa : Instituto Macional de Investigação Científica.

OKABAYASHI, Kensuke (2009). Figure Drawing For Dummies. Indianápolis: Wiley Publishing

PARRAMÓN, J. M. (1973). Coleção “Aprender fazendo”: Como desenhar a figura humana. Barcelona: Instituto Parramon, Ediciones

150

PARRAMÓN VILASALÓ, J. M. (dir. col.) (1994). Curso completo de desenho e pintura: As bases do Desenho Artístico. nº ed. 3685. [s.l.: s.n.], 1994 (Espanha: Círculo de Leitores).

PORTO EDITORA (2003) - Dicionário da Língua Portuguesa 2004. Porto: Porto Editora.

RAMOS, Elza & PORFÍRIO, Manuel (2006) – Manual do Desenho: – Desenho A - 12º Anos - Ensino Secundário. Porto: ASA Editores, S. A.

RAMOS, Elza & PORFÍRIO, Manuel (2008) – Manual do Desenho: – Desenho A - 11º Anos - Ensino Secundário. Porto: ASA Editores, S. A.

RAMOS, Elza & PORFÍRIO, Manuel (2012a) – Manual das Artes: Educação Visual - 7º/8º/9º Anos - 3º Ciclo do Ensino Básico. Porto: ASA Editores, S. A.

RAMOS, Elza & PORFÍRIO, Manuel (2012b) – Manual das Artes: Educação Visual - 7º/8º/9º Anos – Livro de Apoio - 3º Ciclo do Ensino Básico. Porto: ASA Editores, S. A.

READ, Herbert (2010). Educação Pela Arte. Coleção Arte & Comunicação. Lisboa: Edições 70

RITTO, Isabel (2012), “Albretch Durer: Um Pioneiro da Antropometria”, in Representações do Corpo na Ciência e na Arte. - Lisboa, p. 97-107

http://hdl.handle.net/10451/6483 Repositório da Universidade de Lisboa > Faculdade de Belas Artes (FBA) > 
 FBA - Livros e Capítulos de livros

RODRIGUES, Ana Leonor M. Madeira (2003) –Desenho, o que é. Lisboa:Quimera

SANTOS, Raquel & FUJÃO, Carlos - (2003) – Antropometria – Curso Pós Graduação: Técnico Superior de HST. Universidade de Évora

151 SCARAMUCCI, M. (1999). Avaliação: mecanismo propulsor de mudanças no ensino/aprendizagem de língua estrangeira. Contexturas in Cavalari, S. (2009). A Autoavaliação em um Contexto de Ensino-Aprendizagem de Línguas. São José do Rio Preto: UNESP

SHIPMAN, Marten Dorrington (1983). Assessment in Primary and Middle Schools. London: Croom Helm

SIMBLET, Sarah (2004) – The Drawing Book. London: DK - Dorling Kindersly Limited.

SMITH, Ray (2004) – Desenhar a Figura Humana. Royal Academy of Arts, Lisboa: Editorial Presença

SOURIAU, Etienne (1990) – Vocabulaire d’Esthétique. Paris: PUF

SOVERAL, Augusto (2008) – Coleção A Arte do Desenho. Nº53 Barcelona: Planeta Agostini

UNESCO, Comissão Nacional (2006). Roteiro para a Educação Artística - Desenvolver as Capacidades Criativas para o Século XXI. Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO.

NETGRAFIA

APECV - Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (2012). Construções sobre os Programas das Artes Visuais. [acedido em 15 de Maio 2013].

Disponível em http://www.apecv.pt/pareceres/textosemcontrucao.pdf

FESTAS, Mª Isabel (Coord.); OLIVEIRA, Filipe; DAMIÃO, Mª Helena; (2012). Metas Curriculares do Ensino Básico, «Introdução» in Direção-Geral da Educação - [acedido em outubro de 2012].

152

RODRIGUES, António da Cruz (Coord.); CUNHA, Fernanda; FÉLIX, Vanessa

(2012). Metas Curriculares do Ensino Básico – Educação Visual 2º e 3º Ciclo, in

Direção-Geral da Educação - [acedido em outubro de 2012]

Disponível em http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias&noticiapid=396

LEGISLAÇÃO

CRP – Assembleia da República (1976). Constituição da República Portuguesa de 2 de abril de 1976, alterada pelas Lei Constitucionais n.os 1/82, de 30 de Setembro, 1/89, de 8 de julho, 1/92, de 25 de novembro, 1/97, de 20 de Setembro, 1/2001, de 12 de dezembro, 1/2004, de 24 de julho e 1/2005 de12 de agosto, in Direção-Geral da Educação [acedido em outubro de 2012].

Disponível em http://www.dge.mec.pt/educacaocidadania/index.php?s=directorio&pid=256

Departamento da Educação Básica - DEB (2001). Ajustamento do programa de Educação Visual – 3º ciclo, in Direção-Geral da Educação - [acedido em outubro de 2012].

Disponível em http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinobasico/index.php?s=directorio&pid=142&ppid=3

Diário da República Eletrónico - DRE, (1989) - Decreto-Lei nº 286/89 de 29 de Agosto. [acedido em outubro de 2012].

Disponível em http://www.dre.pt/util/getdiplomas.asp?s=sug&tdip=Decreto-Lei&ndip=286/89

Direção-Geral do Ensino Básico e Secundário - DGEBS, (1991a) - Despacho nº. 124/ME/91, de 31 de julho, volume I, in Direção-Geral da Educação. [acedido em outubro de 2012].

Disponível em http://www.dge.mec.pt/ensinobasico/index.php?s=directorio&pid=142&ppid=3

Direção-Geral do Ensino Básico e Secundário - DGEBS, (1991b) - Despacho nº. 124/ME/91, de 31 de julho, volume II. in Direção-Geral da Educação. [acedido em outubro de 2012].

153

Disponível em http://www.dge.mec.pt/ensinobasico/index.php?s=directorio&pid=142&ppid=3

LBSE - Assembleia da República (1986). Lei de Bases do Sistema Educativo - Lei

n.º 46/86, de 14 de outubro, alterada pelas Leis n.os 115/97, de 19 de setembro,

49/2005, de 30 de agosto, 85/2009, de 27 de agosto e 176/2012 de 2 de agosto, in Direção-Geral da Educação [acedido em outubro de 2012].

Disponível em http://www.dge.mec.pt/index.php?s=directorio&pid=329#i,

Ministério da Educação (2001). Decreto-Lei nº 6/2001, de 18 de janeiro, in Diário da República Eletrónico [acedido em outubro de 2012].

Disponível em http://www.dre.pt/util/getdiplomas.asp?iddip=20010124

MEC - Ministério da Educação e Ciência (2011). Despacho n.º 17169/2011 de 23 de dezembro. in Direção-Geral da Educação [acedido em outubro de 2012].

Disponível em http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias&noticia=396

MEC - Ministério da Educação e Ciência (2012) - Despacho n.º 5306/2012, de 18 de Abril. in Direção-Geral da Educação [acedido em outubro de 2012].

155

I

ANEXO 1 – Plano Anual de Atividades da ESM - (PAA) – Texto de apresentação do Diretor do Centro Educativo Salesiano de Manique

II

III

VII

IX

XI

ANEXO 5 – Planificação das Aulas da UD-3 - FASE 1 – Representação da Figura Humana

XIII

XV

XVII

XXI

XXIII

XXV

XXVII

XXIX

XXXI

XXXIII

XXXV

XXXVII

ANEXOS DIGITAIS 1

________________

1

XXXIX

ANEXO DIGITAL 1 – Plano Anual de Atividades da ESM - (PAA)

XL

ANEXO DIGITAL 3 – Projeto Curricular de Escola - (PCE)

XLI

ANEXO DIGITAL 5 – Metas Curriculares de Educação Visual 2º e 3º Ciclos

ANEXO DIGITAL 6 – Plano Anual de Atividades de Educação Visual 2º e 3º Ciclos - PAAEV