• Nenhum resultado encontrado

1.1. Alteração à Planificação Anual de Atividades

A Planificação Anual das Atividades de Educação Visual (PAAEV) para o 9ºAno (v. anexo 4) foi elaborada em conjunto pelas Professoras de EV do 3ºCiclo da ESM. Na sua elaboração, para o Ano Letivo 2012/2013, as professoras depararam-se, pela primeira vez, com o novo documento orientador das aprendizagens consideradas essenciais a realizar pelos alunos, o documento Metas Curriculares Educação Visual – 3º Ciclo.

Este documento apresentou-se como o principal documento orientador da construção do PAAEV. Assim, com a sua introdução, as planificações tiveram que ser reajustadas e as atividades/projetos anteriormente programados, num contexto de abordagem sequencial ao longo do 3º ciclo no qual a disciplina de EV é, na ESM, a opção no 9º ano na área de Educação Artística, sofreram algumas alterações. No final do ano letivo de 2011/2012, no mês de Julho, conjuntamente com outros documentos de preparação do ano letivo seguinte, foi então elaborado a PAAEV para o ano letivo de 2012/2013.

Não estando desde a primeira hora de acordo com a substituição do Projeto Final de Ciclo para o 9ºano, que anteriormente estava programado, apresentei em setembro uma proposta de inserção no PAAEV para 2012/2013, do referido projeto, que habitualmente desenvolvo no final do 9ºano.

Ao longo dos dois anos letivos anteriores, no desenvolvimento das atividades, ou seja, do processo ensino-aprendizagem dos alunos, estes eram por diversas vezes alertados para a importância das aprendizagens que estavam a adquirir, no momento de uma forma aparentemente estanque, no desenvolvimento futuro de um projeto de cariz mais autónomo.

As razões que me levaram a querer manter o Projeto Final de Ciclo, prendem-se principalmente com a promessa feita aos alunos no 7º ano, de que no 9º ano iriam

74

realizar o referido projeto, à imagem do que viam estar a ser desenvolvido pelos seus colegas e meus alunos, que no momento estavam no 9º ano. O entusiasmo que os alunos manifestaram ao longo de dois anos, sempre que o assunto era referido, e a experiência da pratica letiva de anos anteriores, no desenvolvimento deste projeto, sempre com uma resposta positiva por parte dos alunos, quer no entusiasmo e empenho individual do aluno na realização do seu projeto, quer na cooperação entre alunos, foram outra das razões que me fizeram avançar com a alteração.

Consequentemente, substituí o que estava predefinido para a UD-3, pelo projeto “Ser Protagonista“, dividindo-o em duas fases, uma primeira de Representação da Figura Humana, e uma segunda de realização de um Projeto de Final de Ciclo, como se pode verificar no Quadro 3, abaixo apresentado.

“Ser Protagonista”

UD-3 Representação da Figura Humana FASE 1

Área de Exploração Desenho

Domínio Objetivos Gerais Conteúdos

Técnica

 Dominar técnicas de representação em perspetiva cónica.

 Dominar procedimentos sistemáticos de projeção.

Perspetiva

Representação

 Dominar instrumentos de registo, materiais e técnicas de representação.

 Reconhecer o papel do desenho expressivo na representação das formas.

 Dominar tipologias de representação expressiva.  Conhecer elementos de expressão e de

composição da forma.

 Relacionar elementos de organização e de suporte da forma.

 Distinguir elementos de organização na análise de composição bi e tridimensional.

 Dominar tipologias de representação bi e tridimensional.

 Conhecer processos de construção da imagem no âmbito dos mecanismos da visão.

 Dominar a aquisição de informação intuitiva e de

Desenho Expressivo Luz-cor Expressão Perspetiva Decomposição da Forma Perceção Visual Construção da imagem

75

informação estruturada.

Discurso

 Reconhecer o âmbito da arte contemporânea.  Compreender o conceito de museu e a sua

relação com o conceito de coleção.

Arte e Património

Projeto

 Explorar princípios básicos do design e da sua metodologia

 Reconhecer o papel da observação no desenvolvimento do projeto.

Design

Perceção Visual

UD-3 Projeto de Final de Ciclo FASE 2

Áreas de Exploração Desenho – Pintura – Escultura - Design

Domínio Objetivos Gerais Conteúdos

Técnica Representação Discurso Projeto

Demonstrar autonomia na aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o ensino básico, ao nível dos quatro domínios: Técnica; Representação; Discurso e Projeto.

Todos

Quadro 3 – Alteração da Planificação Anual de Atividades da UD-3

1.2. Calendarização da UD-3

A primeira abordagem à UD-3 foi feita logo em setembro, nas primeiras aulas, quando foi apresentada à turma a planificação para o presente ano letivo. Em janeiro, já de uma forma mais direcionada por via do projeto “Simplificação da Figura Humana”, iniciou-se a abordagem ao projeto final “Ser Protagonista”.

No mês de fevereiro deu-se então o início efetivo da UD-3 “Ser Protagonista”, com a apresentação do projeto que se prolongou até ao final do ano letivo. Paralelamente em abril e maio, em 5 aulas de 45 minutos, foi desenvolvido um outro projeto “Desenho do Rosto” que não foi objeto de reflexão neste relatório. A Fase 1 - Representação da Figura Humana (v. Anexo 5) desenvolveu-se entre 4 de fevereiro e 15 de abril, e a Fase 2 - Projeto de Final de Ciclo (v. Anexo 6) de 11 de março a 30 de maio.

76

O horário da turma contemplava uma aula de 45 minutos à segunda-feira e uma de 90 minutos à quinta-feira, assim a calendarização/planificação foi organizada como se pode ver no Quadro 4, que se segue.

Dia Mês Fevereiro FH A FH AT FH 5G TA T TA FH 20G Março FH 20G FH 20G PFC A FH 20C Abril FH 20C FH 20C PFC FH 20C PFC R R Maio PFC R PFC R PFC R PFC AV AV Legenda:

FH A - Figura Humana (Apresentação) FH AT – Figura Humana (Aula Teórica) FH 5G – Figura Humana a Grafite (5 minutos) FH 20G – Figura Humana a Grafite (20 minutos) FH 20C – Figura Humana a Lápis de Cor (20 minutos) PFC A – Projeto Final de Ciclo (Apresentção)

PFC – Projeto Final de Ciclo T - Teste

TA – Tabela Antropométrica AV – Avaliação

R - Rosto

Quadro 4 – Calendarização da UD-3