• Nenhum resultado encontrado

Análise da influência das variáveis antecedentes, relacionadas as características

5 ANÁLISE DOS DADOS

5.6 ESTUDO DOS RESULTADOS

5.6.2 Análise da influência das variáveis antecedentes, relacionadas as características

Para que seja possível avaliar o grau de influência das variáveis referente a características individuais dos usuários do SCDP e dos antecedentes de percepção sobre Qualidade da Informação e Impacto Individual, é necessário que se verifique se há diferenças significativas nas médias dessas variáveis latentes de acordo com cada um dos grupos criados pelas variáveis externas. Foi considerado apenas o modelo final reespecificado para análise.

Ao se considerar a influência de “Autoeficácia” sobre a Qualidade da informação os resultados indicam que os usuários do SCDP da UTFPR formam grupos distintos, conforme a Tabela 40, que indica as médias para a qualidade da informação percebida por cada grupo:

Tabela 40: Média para a qualidade da informação de acordo com a Autoeficácia.

Autoeficácia Eu poderia finalizar o meu trabalho

usando um sistema de informação... Rótulo

Qualidade da Informação Média Frequência

... se houvesse alguém à minha volta me dizendo o que fazer.

Discordo 3 101

Sou indiferente 3 12

Concordo 4 89

Total 202

... se eu tivesse apenas acesso à ajuda (help) do próprio sistema de informação.

Discordo 3 75

Sou indiferente 3 19

Concordo 4 108

Total 202

Fonte: A autora.

É possível perceber a formação de dois grupos distintos, um composto pelos que necessitam de ajuda e outro que não necessitam de ajuda para finalizar o trabalho usando o SCDP. Verifica-se que os usuários do SCDP que concordam que necessitam de ajuda avaliaram melhor a qualidade da informação do que os que não precisam de ajuda. Diante disso, confirma-se que a relação entre Autoeficácia e Qualidade da informação é dependente. A Autoeficácia é um antecedente da Qualidade da informação, ou seja, a crença e as habilidades técnicas dos usuários do SCDP de que são ou não capazes de realizar tarefas com um sistema influencia na avaliação da qualidade da informação.

A Tabela 41 demonstra a influência da Percepção do controle externo dos usuários do SCDP sobre a percepção da Qualidade da informação do SCDP por meio da média das variáveis do construto. Os usuários que concordam que tem controle sobre o uso do SCDP e tem os recursos necessários para usar o SCDP, avaliaram positivamente a qualidade da informação do sistema; já os que discordam que possuem controle e recursos para usar o SCDP são indiferentes à qualidade da informação do sistema.

Tabela 41: Média para a qualidade da informação de acordo com a Percepção de controle externo.

Percepção de controle externo Rótulo

Qualidade da Informação Média Frequência

Eu tenho controle sobre o uso do SCDP.

Discordo 3 56

Sou

indiferente 3 12

Concordo 4 134

Total 202

Eu tenho os recursos necessários para usar o SCDP. Discordo 3 43 Sou indiferente 3 13 Concordo 4 146 Total 202 Fonte: A autora.

A Tabela 42 demonstra que a atividade de usar o SCDP ser percebida como agradável independente de qualquer consequência resultante do desempenho ao usar o sistema de informação, influencia na percepção da qualidade da informação. Os usuários que concordam que é prazeroso, agradável e divertido usar o SCDP avaliam a qualidade da informação positivamente, destacando-se a melhor avaliação entre todas as demais variáveis; já os que discordam que é prazeroso, agradável e divertido usar o SCDP avaliam a qualidade da informação de forma mais baixa. Ressalta-se que os usuários indiferentes ao prazer percebido, também, avaliaram positivamente a qualidade da informação. Assim, prazer percebido, também, influencia a percepção da qualidade da informação. Esse resultado está de acordo com as demais pesquisas já realizadas, prazer percebido, ou o grau em que os usuários tenham um efeito positivo para o uso de um sistema de informação, foi examinado por meio de diversas variáveis dependentes, ou seja, qualidade do sistema, intenção de uso, o uso, satisfação do usuário e impacto individual, e foi encontrado apoio em cada um dos estudos (PETTER, DELONE E MCLEAN, 2013).

Tabela 42: Média para a qualidade da informação de acordo com o Prazer percebido.

Prazer percebido Rótulo

Qualidade da Informação Média Frequência

Eu acho que é prazeroso usar o SCDP.

Discordo 3 74

Sou

indiferente 4 74

Concordo 4 54

Total 202

A forma como o SCDP é usado é agradável.

Discordo 3 67 Sou indiferente 4 50 Concordo 4 85 Total 202 Eu me divirto usando o SCDP. Discordo 3 113 Sou indiferente 4 65 Concordo 4 24 Total 202 Fonte: A autora.

É possível visualizar na Tabela 43 que os usuários que acreditam que utilizando o SCDP os resultados são tangíveis, observáveis e transmissíveis avaliam positivamente a qualidade da informação; já os usuários que consideram não conseguir resultados altos, terem problemas com a qualidade dos resultados e não acham os resultados excelentes são indiferentes a qualidade da informação. Qualidade dos resultados do sistema é um antecedente da qualidade da informação que gera percepções diferenciadas dependendo do grau de satisfação do usuário.

Tabela 43: Média para a qualidade da informação de acordo com a Qualidade dos resultados.

Qualidade dos resultados Rótulo

Qualidade da Informação Média Frequência

A qualidade dos resultados que eu consigo com o SCDP é alta. Discordo 3 52 Sou indiferente 3 34 Concordo 4 116 Total 202

Eu não tenho problema algum com a qualidade dos resultados do SCDP.

Discordo 3 59

Sou

indiferente 3 36

Concordo 4 107

Total 202

Eu avalio que os resultados obtidos com o SCDP são excelentes. Discordo 3 54 Sou indiferente 3 43 Concordo 4 105 Total 202 Fonte: A autora.

A percepção do indivíduo em relação ao grau em que o sistema SCDP é relevante para seu trabalho, assim como nas determinantes anteriores, gera dois grupos distintos, um composto pelos usuários que consideram que o SCDP é essencial, relevante e pertinente a todas as atividades relacionadas ao seu trabalho; e outro composto pelos usuários que discordam dessa relevância. Enquanto os que concordam com a relevância avaliam positivamente os impactos individuais da qualidade da informação do SCDP, os que discordam da relevância avaliam de forma indiferente os impactos individuais, como se pode verificar na Tabela 44.

Esse resultado é significante, pois, a variável Relevância no trabalho, apesar de se esperar que tenha uma influência sobre os modelos de sucesso da informação, especialmente sobre uso e impacto, são poucos os estudos que têm pesquisado esta relação e os resultados obtidos são mistos (PETTER, DELONE E MCLEAN, 2013).

Tabela 44: Média para o impacto individual de acordo com a Relevância no trabalho.

Relevância no trabalho Rótulo Impactos individuais Média Frequência O uso do SCDP é essencial para o meu

trabalho.

Discordo 3 42

Sou indiferente 3 30

Concordo 4 130

Total 202

O uso do SCDP é relevante para o meu trabalho.

Discordo 3 36

Sou indiferente 4 31

Concordo 4 135

Total 202

O uso do SCDP é pertinente a todas as atividades relacionadas ao meu trabalho.

Discordo 4 112

Sou indiferente 4 29

Concordo 4 61

Total 202

Conclui-se, que as variáveis antecedentes da percepção dos usuários, Autoeficácia, Percepção de controle externo, Prazer percebido e Qualidade dos resultados influenciam a percepção da qualidade da informação; e relevância no trabalho influencia nos impactos individuais gerados, provocando médias distintas nas avaliações. Assim como, os usuários que avaliaram positivamente o sistema de informação e o seu próprio desempenho avaliam melhor a qualidade da informação.

5.6.3 Análise da influência das variáveis referente as características demográficas sobre