• Nenhum resultado encontrado

5 ANÁLISE DOS DADOS

6.0 CONCLUSÃO

Esta pesquisa teve por objetivo analisar como a qualidade de informação e os impactos individuais são influenciados por características individuais na percepção dos usuários do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Para atingir esse objetivo, foi considerado o modelo conceitual que norteou o desenho da pesquisa e a discussão dos resultados obtidos.

A UTFPR se caracteriza pela forte atuação na comunidade representada pelas ações de ensino, pesquisa e extensão, que inclui a prestação de serviços e possui responsabilidades sociais, visando o desenvolvimento científico e tecnológico, educacional e cultural de acordo com as necessidades da comunidade. Cada uma dessas atividades possui uma metodologia de trabalho específica caracterizando, assim, as universidades públicas dentre as organizações que possuem a estrutura mais complexa, que engloba o governo e a sociedade. Por estarem à frente dos processos decisórios, é importante que os gestores estejam preparados, instrumentados e capacitados para desempenharem suas atividades fazendo com que a Universidade atenda à demanda e às perspectivas da sociedade. Nesse sentido, o suporte à gestão universitária pode ser realizado com o apoio de sistemas de informação, devido a grande quantidade e complexidade de dados gerados e manipulados nessa instituição pública, bem como pela necessidade de procedimentos de tratamento da informação que sejam mais precisos e rápidos. Diante disso, considerou-se, portanto, a UTFPR e o sistema de informação SCDP um contexto adequado para estudar a Qualidade da Informação e os seus Impactos individuais.

Com base no objetivo da pesquisa, as hipóteses foram propostas. A hipótese que estabelece a Qualidade da Informação positivamente associada a Impactos Individuais foi confirmada, por meio do modelo que foi validado na UTFPR, conforme Santos (2010), também, estabeleceu e validou, com o diferencial que Santos (2010) não utilizou como referencial um sistema de informação específico, mas considerou todos os sistemas utilizados. O coeficiente estrutural entre Qualidade da Informação e Impacto Individual no modelo dessa pesquisa é significativo e seu valor padronizado é de 0,321 e o R2, coeficiente geral de determinação, é 0,255, portanto, Qualidade da Informação explica 25,5% de Impacto Individual. Esse resultado comprova que Impacto Individual é um construto que mede os impactos da Qualidade da Informação no uso do SCDP na UTFPR. Os resultados obtidos são valores iguais e maiores, respectivamente, que os obtidos por Santos (2010) que obteve

coeficiente estrutural de 0,32 e o R2 de 0,1, o que pode ser explicado pela diferenciação nas pesquisas quanto ao sistema de informação, que foi específico, o SCDP, assim como, pelo uso de variáveis antecedentes referente as características individuais dos usuários.

Diante disso, pode-se concluir que existe uma influência positiva na percepção da qualidade da informação do SCDP no impacto individual dos seus usuários na UTFPR. Deste modo, melhorar o nível de percepção do usuário do SCDP sobre a qualidade da informação implicará em melhorias nos resultados individuais.

Conforme demonstrado os fatores de primeira ordem Estabilidade, Confiabilidade, Utilidade e Usabilidade estão coalinhados e representam o fator de segunda ordem Qualidade da Informação. Da mesma forma, os fatores de primeira ordem Tomada de decisão, Produtividade, Inovação, Satisfação do cliente, e Controle gerencial, estão coalinhados e representam o fator de segunda ordem Impacto Individual.

De acordo com os dados levantados, foi possível perceber que as informações do sistema SCDP são percebidas pelos usuários da UTFPR como sendo de qualidade, pois apresentam resultado plausível e satisfazem todas as dimensões que representam uma informação de qualidade, ou seja, confiabilidade, estabilidade, usabilidade e utilidade. Apesar das variáveis apresentarem médias medianas, verifica-se que, na percepção dos usuários, o SCDP apresenta bons resultados e executa suas funções conforme as expectativas dos usuários.

Confirmou-se a influência positiva das variáveis Tomada de decisão, Inovação, Satisfação do cliente, Produtividade e Controle gerencia na formação dos Impactos Individuais. Bem como, é relevante destacar que a qualidade das informações do sistema SCDP provocou impactos positivos em seus usuários.

A hipótese da influência das variáveis antecedentes, referentes às características individuais dos usuários do SCDP, baseadas no modelo de Venkatesch e Bala (2008), na percepção da Qualidade da informação foi confirmada, e na percepção dos Impactos Individuais foi confirmada parcialmente.

Esta hipótese foi verificada por meio da análise de equações estruturais e análise de cluster. As análises demonstraram que os antecedentes “qualidade dos resultados”, “percepção de controle externo”, “prazer percebido” e “Autoeficácia” contribuíram positivamente para a percepção da qualidade da informação do sistema SCDP. Os antecedentes "diversão no uso de computadores", “ansiedade no uso de computadores”, e “norma subjetiva” não apresentaram significância para a qualidade da informação do SCDP

pelos usuários, e isso se deve, possivelmente, ao fato de que, para esses usuários, o SCDP constitui uma ferramenta do dia a dia de uso obrigatório.

O antecedente “relevância no trabalho” apresentou influência unicamente sobre a percepção dos Impactos Individuais. Assim, o quanto o sistema alvo é relevante para o trabalho representa uma influência na percepção dos seus usuários. A influência das demais antecedentes ocorrer somente sobre a Qualidade da Informação, pode ser explicada por o Impacto Individual representar os impactos proporcionados pela qualidade da informação do SCDP, assim depende-se da percepção de Qualidade da Informação para influenciar no Impacto Individual, diante disso, percebe-se que relevância no trabalho representa um impacto na percepção dos usuários do SCDP da UTFPR. Observa-se, que o ambiente de trabalho criado pela organização e tipo de organização pode condicionar a influência das determinantes de percepção.

A hipótese que evidencia a influência das variáveis demográficas sobre a percepção da Qualidade da Informação e dos Impactos individuais dos usuários do SCDP no contexto da universidade foi parcialmente confirmada. Percebe-se que existem comportamentos diferenciados para grupos similares de usuários do SCDP na universidade.

Considerando as variáveis independentes “sexo”, “idade”, “formação”, “nível de atuação”, “cargo” e “tempo de trabalho na UTFPR”, confirmou-se a influência de “sexo”, “idade”, “nível de atuação” e “tempo de trabalho na UTFPR” na percepção da Qualidade da informação pelos usuários do SCDP. Ao se considerar as mesmas variáveis independentes em relação aos Impactos Individuais, confirmou-se somente a influência da variável Idade na percepção dos Impactos Individuais pelos Usuários do SCDP. As variáveis independentes, formação e cargo, não apresentaram diferenciação de comportamento entre os usuários.

Portanto, destaca-se que ao abordar a relação entre Qualidade da Informação e Impactos Individuais pelo uso da informação do sistema SCDP na UTFPR, observando a influência de antecedentes, características individuais dos usuários, na percepção da informação, confirmou-se a influência das características individuais dos usuários na percepção da Qualidade da Informação disponibilizadas pelo SCDP e aos impactos gerados na execução do trabalho na universidade.

Logo, ficou evidente que os resultados decorrentes do uso do SCDP não se atêm ao fenômeno da qualidade da informação do sistema. Constatou-se que a inclusão de variáveis relacionadas à personalidade e habilidades cognitivas, as determinantes, é especialmente útil na definição da percepção e dos impactos da qualidade da informação do SCDP. Mas, é

possível concluir que algumas dessas determinantes, possivelmente, não são úteis para influenciar a percepção dos usuários do SCDP, pelo menos, no ambiente universitário.