• Nenhum resultado encontrado

Análise de tendências e de mercado de serviços de saúde

ESTUDO DE CASO

5.2.2.1 Análise de tendências e de mercado de serviços de saúde

FONTES DE EVIDÊNCIA DOS DADOS

Entrevistas

Análise de material produzido pela empresa

A empresa define tendências como o “ conjunto de fatos e acontecimentos que apresentam propensão a se estruturarem na construção de benefícios inovadores para os indivíduos e a sociedade” (BROSS, 2008).

A análise de tendências da prestação de serviços de saúde é um ponto destacado pela empresa como fundamental para o projeto de edificações de saúde. Esta análise permite que o projetista se antecipe às evoluções do atendimento médico/ hospitalar no projeto dos edifícios, para que estes sejam concebidos com possibilidades potenciais de adaptação às mudanças previstas, prolongando sua vida útil.

Em termos gerais, a empresa propõe uma seqüência, apresentada na Figura 13, que retrata a evolução da prestação de serviços de saúde. I nicialmente, os serviços de saúde focavam o tratamento das doenças, ou seja, atendiam as pessoas somente quando já possuíam alguma enfermidade. Este modelo evoluiu para a manutenção da saúde, ou seja, o indivíduo busca a assistência médica não somente para o tratamento de doenças, mas para a prevenção destas, enquanto está saudável. Posteriormente, a tendência que predomina para o futuro é a assistência médica buscando não só a manutenção da saúde, mas a qualidade de vida do indivíduo. Esta evolução tem reflexos nas atividades médicas e conseqüentemente nas edificações, que precisam se adequar a estas atividades.

Figura 13. Tendências de cenários futuros na prestação de serviços de saúde. Fonte: Bross ( 2008) .

A empresa utiliza em projeto os recursos de flexibilidade dos espaços duro/ mole45, entre outros, para viabilizar as adaptações necessárias que permitirão ao edifício acompanhar as tendências de evolução. Assim, durante o projeto de organização dos setores do edifício de saúde, buscam a antecipação de quais setores provavelmente tenderão a crescer, e projetam o edifício de maneira a permitir este crescimento. Sem esta previsão, o crescimento necessário pode ser inibido, ou não se dará com garantia de funcionalidade para as atividades, tendo como resultado uma edificação com funções segmentadas, com setores afins distantes fisicamente.

Para as previsões das tendências de evolução, é fundamental a participação dos dirigentes da instituição de saúde em questão no processo de projeto. Do ponto de vista do método de trabalho, estas previsões são incluídas através de um

brainstorming46 no primeiro arranjo possível do projeto.

Como exemplo, a empresa cita um projeto de um edifício de saúde em que deixaram espaço para dois tomógrafos, numa época em que era difícil para qualquer hospital conseguir o primeiro tomógrafo. Mas as análises de tendências apontavam para o aumento no número destes aparelhos por questões operacionais. A princípio foi instalado apenas um tomógrafo, conforme solicitado no projeto. No entanto, não havia decorrido metade do tempo previsto em projeto para aquela configuração quando a instituição precisou adquirir o segundo aparelho, que pode ser montado de imediato.

Outro ponto a ser destacado é o fato de que a demanda por ampliações ocorre em cascata, ou seja, quando um determinado setor precisa ser ampliado, são necessárias as ampliações de outros setores, cujas atividades se relacionam. Exemplificando, se o pronto-socorro ortopédico for ampliado, haverá necessidade de ampliação do raio-X. Utilizando o modelo de fluxo qualitativo das atividades, apresentado mais adiante na Figura 17, podem-se verificar quais os setores se relacionam e precisarão ser ampliados em conjunto.

45

Este conceito é abordado no item 3.3.2.3.

46

“ O brainstorming (literalmente: "tempestade cerebral" em inglês) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma actividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados” (Fonte: < http: / / pt.wikipedia.org/ wiki/ Brainstorming> , acesso em 04 nov 2010.).

ESTUDO DE CASO 96

Portanto, a empresa considera obrigatório para o projetista incluir em seu método de trabalho um raciocínio sobre as tendências de evolução das atividades que se realizarão nos espaços em questão.

Paralelamente, a empresa inclui em seu método a análise do mercado de prestação de serviços de saúde, pois “ os produtos que uma instituição de saúde fornece vão se alterando a medida que muda a população consumidora”, por exemplo, as pessoas vão ficando mais idosas, muda o perfil das doenças, muda o perfil psico-corporal, psicossomático”47.

Outro exemplo: se a população a ser coberta é predominantemente jovem, significa que podem nascer muitas crianças, então é necessário um maior número de consultórios de pediatria e obstetrícia. No entanto, se a população for composta principalmente por idosos, a necessidade maior é de consultórios de geriatria. A empresa possui, inclusive, um analista de mercado contratado para realizar as análises que implicarão em critérios de projeto.

A Figura 14 retrata o ambiente na produção de atenção à saúde, com as variáveis que compõem o mercado da empresa hospitalar.

Figura 14. Ambiente na produção de atenção. Fonte: Bross ( 2008) .

47

Como alterações no mercado vivenciadas nos últimos anos, tem-se a valorização de elementos como localização e ambientação da edificação de saúde, que alcançaram um patamar de importância equiparado à competência do médico. Se antigamente a capacidade do médico era o principal critério de escolha pelos pacientes, atualmente os elementos supracitados são igualmente fundamentais para tal escolha.