• Nenhum resultado encontrado

Análise do Ambiente Interno e Externo do Possível Empreendimento

O segmento de animais de estimação possui como característica, uma longa cadeia de consumo de produtos e principalmente de serviços. O consumidor nas últimas duas décadas mudou significativamente a forma de cuidar dos animais de estimação e principalmente, na maneira de se relacionar com eles, proporcionando um aumento no consumo de produtos e na prestação de serviços direcionados aos animais.

Primeiramente os animais, principalmente o cachorro era adquirido com um único objetivo, que era ser cão de guarda, atualmente este cenário ainda se faz presente, mas não em tamanha proporção como o crescimento na aquisição de animais domésticos, que convivem com a família, são tratados como membros da mesma, possuem produtos direcionados a eles, ganham atenção e carinho, fenômeno este conhecido como humanização dos animais, o qual está diretamente relacionado à evolução do consumo de produtos e serviços voltados para este novo tipo de consumidor. Além do fenômeno de humanização dos animais de estimação, observa-se que a sua população cresce proporcionalmente ao número de pessoas no País, dando a cada dia mais espaço aos animais dentro dos lares brasileiros.

Com o aumento do número de animais e o fenômeno de humanização, vem crescendo no mercado o número de empreendimentos relacionados à este segmento, bem como o lançamento de inovações e tendências, um exemplo disto é o lançamento de um canal de televisão criado exclusivamente para os animais de estimação, o qual foi

lançado por Americanos de San Diego na Califórnia, é um canal de TV a cabo focado para cachorros, a DogTV, que consta com uma programação com cerca de 400 horas de puro entretenimento, tudo avalizado por psicólogos e especialistas em comportamento canino, tudo isso pensando no bem estar dos animais que permanecem sozinhos em casa durante o dia. (REVISTA EXTRA. GLOBO, 2012).

Outra inovação no segmento foi criada por um brasileiro, o qual criou a primeira cerveja para cães e gatos do País, nos sabores, peixe, frango e carne. A Dog Beer possui formulação a base de malte, que faz muito bem para os rins, e é uma fonte rica em Vitamina B, e não é alcoólica. (REVISTA ÉPOCA.GLOBO,2012).

Estas inovações, dentre outras que vem sendo lançadas no mercado são exemplos do fenômeno de humanização dos animais, onde estão sendo lançados e criados produtos inovadores pensando sempre no bem estar dos animais. Esta é uma leitura realizada das tendências existentes e um geral de como os animais estão cada vez mais presentes nos lares. Pensando neste segmento e neste aumento dos consumos de produtos e serviços destinados aos animais, é que foi elaborado este estudo e realizado o plano de negócio, que possui como principal serviço a hospedagem de animais, trazendo consigo o serviço de embelezamento, creche, realização de festas com opção de decoração e buffet e outros serviços relacionados no plano de negócio.

Para a realização do plano de negócio, é essencial realizar uma análise do ambiente interno e externo do possível empreendimento, sendo este o primeiro objetivo específico elencado no quadro 03 (p. 50) a ser analisado e trabalhado através da Análise Swot (FOFA).

A ferramenta FOFA é utilizada para realizar uma leitura dos ambientes internos e externos da organização, através das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças identificadas nos ambientes, como o próprio autor Stone (2001, p.13) coloca que a FOFA é uma abreviatura para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, com ela são identificadas os pontos positivos e negativos do negócio existente ou pretendido. A seguir, a análise FOFA realizada do empreendimento pretendido através da visualização do quadro 03.

Quadro 03: Análise Swot (FOFA) do empreendimento pretendido

Forças

a) Estrutura nova, adequada e ampla; b) Vários serviços ofertados em um mesmo estabelecimento;

c) Serviços diferenciados;

d) Maiores investimentos nos animais de estimação pelos seus donos;

e) Aumento do número de animais de estimação;

f) Humanização dos animais de estimação;

Fraquezas a) Iniciante no Mercado;

b) Clientes ainda não consolidados; c) Falta de mão de obra qualificada;

Oportunidades a) Originalidade do negócio; b) Localização; c) Facilidade de acesso; d) Inovações no segmento; Ameaças a) Sazonalidade do Mercado; b) Concorrentes consolidados; c) Mercado instável, supérfluo; d) Dependência de recursos de terceiros.

Fonte: Elaborado pela autora do estudo (2012)

Com o quadro 03, identificou-se através da leitura dos ambientes, os pontos que favorecem o empreendimento, bem como os que deverão ser supridos estudados para que não interfiram e prejudiquem o crescimento do empreendimento. Primeira leitura a ser realizada é do ambiente interno, descrevendo as forças identificadas, as quais interferem de forma positiva para o empreendimento.

a) Estrutura nova, adequada e ampla – Espaço construído único e exclusivamente para prestação de serviços aos animais de estimação, com espaço amplo e adequado, oferecendo conforto e bem estar aos animais.

b) Vários serviços ofertados em um mesmo estabelecimento – Espaço para oferecer em um único estabelecimento, vários serviços, como banho/tosa, hospedagem, entretenimento, busca e entrega, entre outros descritos adiante. Facilitando ao cliente, o deslocamento a um único local.

A m bi en te I nt er no A m bie nt e E xt er no

c) Serviços diferenciados – Oferecer aos clientes serviços diferenciados, os quais atualmente não se encontram no município, como creche, espaço para festas com opção de decoração e cardápio, entre outros.

d) Maiores investimentos nos animais de estimação- Os donos de animais de estimação estão investindo mais, acompanhando as inovações, proporcionando maior conforto e bem estar aos seus animais de estimação.

e) Aumento do número de animais de estimação – As famílias estão ficando menores e em alguns casos suprem a necessidade de carinho, afeto e companheirismo com a presença dos animais de estimação.

f) Humanização dos animais de estimação – os animais são tratados e cuidados conforme os padrões humanos são considerados membros da família.

Outra leitura a ser realizada, que também se refere ao ambiente interno da organização, refere-se às fraquezas encontradas do novo empreendimento.

a) Iniciante no mercado – considerado uma fraqueza, pois a proprietária não possui experiência como empreendedor, e por nunca ter trabalhado neste segmento.

b) Clientes ainda não consolidados – será necessário conquistar os clientes e torná-los frequentadores do empreendimento.

c) Falta de mão de obra qualificada – falta de profissionais atuantes neste segmento, juntamente com falta de cursos profissionalizantes no município.

O ambiente externo envolve os fatores que a empresa não pode controlar, mas que auxiliam na formulação de estratégias competitivas, primeiro fator a ser descrito, são as oportunidades identificadas.

a) Originalidade do negócio - As atuais pet shop`s já oferecem um serviço de hospedagem de animais, porém suas estruturas físicas não estão preparadas para esta demanda. O “Hotel Amigo Quatro Patas” é um espaço projetado para oferecer

segurança e conforto aos animais. Suas estruturas físicas buscam atender a individualidade e cada animal tratando este como um hospede.

b) Localização - Busca-se, através da localização, oferecer um espaço amplo e calmo onde não exista grande movimento noturno e também não seja uma área destinada à habitação.

c) Facilidade de acesso - O empreendimento busca atingir públicos da cidade de Ijuí/RS e região. Assim, dispor de uma localização de fácil acesso, tanto para os clientes de Ijuí/RS como também dos municípios vizinhos torna-se fundamental.

d) Inovações no segmento – Oferecer aos clientes as inovações existentes, produtos que são lançados para suprir e dar conforto aos animais de estimação, os quais atualmente são encontrados somente nos grandes centros ou venda pela internet.

Identificou-se como ameaças, que é o segundo fator pertencente ao ambiente externo, um conjunto de fatores os quais podem interferir negativamente em nosso empreendimento.

a) Sazonalidade de mercado - A atividade de hospedagem de animais, foco do empreendimento, demonstra-se sazonal. Possui picos de consumo os quais são verificados nos meses de férias. Durante as férias de inverno, meses de junho e julho, e também durante as férias de verão, meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

b) Concorrentes consolidados - Os concorrentes, embora não façam da atividade de hospedagem seu foco de mercado, possuem atividades econômicas neste segmento de mercado. Estes procuram atender uma necessidade já existente, porém seu foco permanece no segmento de pet shop.

c) Mercado instável/supérfluo - A partir da crise mundial vivenciada no ano de 2008, podemos perceber que o mercado mundial pode mostrar-se extremamente frágil e instável. Tal realidade também é verificada em nosso país e por isso, a instabilidade do mercado, pode provocar uma redução nos gastos financeiro das famílias e em primeiro

lugar, esperam-se cortes com supérfluos, o que pode atingir diretamente nosso empreendimento.

d) Dependência de recursos de terceiros – Para abertura do empreendimento será necessário contar com recursos financeiros de terceiros.

Estas foram as variáveis identificadas através da análise FOFA, que auxiliarão na elaboração das estratégias do empreendimento. A seguir aborda-se a segmentação do mercado com análise dos clientes entrevistados.