• Nenhum resultado encontrado

4. RESULTADOS E ANÁLISES

4.8 Bloco 8 Relação afetiva e opiniões dos alunos com o jogo

4.8.1 Bloco 8 – Apreciação do Jogo pelos alunos

4.8.2.1 Análise geral acerca das impressões positivas sobre o jogo

Embora os alunos tenham indicado elementos que consideraram o jogo como prazeroso e como consequência, o que mais gostaram, entendemos que tais elementos se completam e assumem relações entre si. A dinâmica q ue ocorreu no interior do jogo, compreendido pelos alunos da maioria das turmas como o ponto que mais lhe chamaram atenção, contribuiu para que os outros elementos estruturantes da

atividade ocorresse. Verificamos que os 7º, 8º e 9 º anos apontaram como elemento preponderante a dinâmica que o jogo ocorreu, totalizando 55,6%, 30,4% e 37%, respectivamente. Como afirmamos, a dinâmica proporcionou a formulação das relações com os outros elementos, como as cartas, as perguntas do jogo e o aprendizado das temáticas científicas.

Ressaltamos que a turma que indicou em um maior índice o valor prazeroso da dinâmica foi o 7º ano e, como apresentado nos blocos anteriores, esse grupo teve a maior dificuldade em ampliar seus conhecimentos e discutir cientificamente se comparado com as outras turmas. Assumimos que a dinâmica pode ter sido considerada como o mais prazeroso por esses alunos, pois o jogo se constituiu como um espaço de troca de informações, conversa, disputa, diversão e, portanto, como espaço social.

O entendimento e o gosto pelo aprendizado gerado pelo jogo nesses alunos foi o elemento que menos fora indicado nas respostas dos questionários, sendo que o 9º ano apresentou o maior índice com 25,9%. Anteriormente a aplicação da atividade, partimos da concepção de que as cartas sobre os museus, plantas e fósseis, como as perguntas estruturantes para dar prosseguimento ao jogo e a descobertas desses, promoveriam a aprendizagem dos educandos. Nesse sentido, quando os estudantes responderam que as cartas e as perguntas foram os elementos que mais gostaram e ao comparar com os gráficos dos blocos anteriores, corroboramos nossa ideia inicial de que tais elementos proporcionariam o aprendido, discussão sobre a temática e a divulgação científica.

Concordamos com Messeder Neto e Moradillo (2017) de que a educação deve se preocupar com o sentimento do educando, demonstrando por meio de ações artísticas e científicas as conquistas da humanidade ao passo que a escola pode mediar esses saberes por meio de conceitos atrelado ao senso estético pelo aluno. Queremos com isso dizer que, para nós, é relevante reconhecer quais pontos geraram mais interesse aos alunos e proporcionaram maior gosto e prazer em participar do jogo, pois através desse interesse desenvolvido nos alunos por meio dos elementos propostos em nosso jogo, que o sentimento de valorização dos conhecimentos científicos e, como proposto, da região no qual vivem podem ser gerados.

O sentimento de gostar da atividade lúdica proposta nos indica que a mobilização da valorização da região do Geoparque do Araripe envolve-se não somente no conhecimento científico, mas em sua relação com os afetos gerados pelo próprio reconhecimento da importância do lugar. Portanto, a atenção gerada pelo jogo nos alunos refletiu a forma pelo qual os estímulos externos foram organizados nos sujeitos a partir de sua cultura lúdica, desenvolvendo o conjunto de regras e significações próprias do jogo dentre o grupo específico de alunos (BROUGÈRE, 2015). Dessa forma, os afetos gerados nos educandos pela dinâmica, cartas e perguntas estabelecidas como estruturas do jogo foi proporcionado pelo movimento lúdico estabelecido ao longo do processo. Sabemos que este movimento gera de forma prazerosa a construção de novas classificações, sequências lógicas, afetividade e a ampliação do conhecimento em relação às áreas científicas (RONCA, 1989).

Por fim, é válido apontar que nesta questão obtivemos um grande índice de respostas em branco e que não compreendemos suas opiniões, totalizando para as turmas do 6º ano 12,5%, do 7º ano 33,3%, do 8º ano 26,1% e 9º ano 7,4%. Assumimos que esses alunos não conseguiram expressar o que mais gostaram no interior do jogo, ou que essa atividade lúdica não os afetou significamente.

4.8.3 - Bloco 8 - Inte resse sobre as cartas do jogo

Consideramos que as cartas do jogo estabelecem-se como ponto de encontro das investigações e descobertas dos alunos. Neste sentido, procuraremos apresentar neste bloco se os alunos gostaram das cartas e quais geraram curiosidades dos alunos. Para tanto, realizamos a seguinte pergunta: Você gostou de alguma carta específica? ou algum grupo de cartas?. As respostas dos alunos foram quantificadas em dois gráficos, apresentando no primeiro gráfico a resposta direta (sim ou não) e no segundo as temáticas das cartas mais interessantes na visão dos alunos.

6º ano 7º ano 8º Ano 9º Ano 0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 80,0 90,0 Sim Não Não Sabe N/a

Figur a 45 - Gráfico 35- Perce pção dos alunos se gostaram das c artas do jogo. Fonte : Elaborado pelo autor, (2020)

Nesse gráfico, podemos observar que amplamente em sua maioria as 4 salas gostaram do jogo. Sendo que no 6º ano obtiveram um total de 83,3%, no 7º ano com 77,8%, o 8º ano com 82,6% e o 9º ano com um total de 74,1% dizendo que gostaram das cartas do jogo.

Apenas Sim Apenas Não Não Sabe Gostou de Todas as Cartas Grupo de cartas de plantas Grupo de Cartas de fósseis Grupo de Cartas dos Museus Carta especif ica de um fóssil Carta especif ica de uma planta Carta especif ica de um museu N/a

0,0 5,0 10,0 15,0 20,0 25,0 30,0 35,0

6º ano

6º ano

Figur a 46 - Gráfico 36 - Indicaç ão de quais cartas os alunos do 6º ano gostar am. Fonte: Elaborado pelo autor, (2020).

Verificamos que a maioria dos alunos do 6º ano gostaram de alguma carta do jogo, totalizando 83,3% das respostas, como demonstra o gráfico 35. Nesta pergunta (Gráfico 36), solicitamos que os alunos apontassem quais as cartas que lhe chamaram mais atenção e que despertassem mais interesse. Notamos que 29,6% dos alunos apenas apontaram que gostaram do grupo de carta de fósseis, em seguida das cartas dos museus com 14,8% como grupo de cartas mais interessante, nesta questão é importante elencar que 25,9% dos alunos responderam a questão com apenas sim e 11,1% com apenas não.

Como vimos no bloco, esta turma elencou a categoria perguntas como ponto de maior interesse e gosto na atividade lúdica. Os dados assemelham-se à pergunta realizada no bloco anterior (Gráfico 35), pois 12,5% dos alunos mencionaram não terem gostado de nenhuma carta ao passo que a mesma porcentagem não elencou algum elemento positivo na questão anterior. Como indicação de qual carta gostaram mais, 7,4% do grupo apontou dentre a categoria gostou de todas as cartas, 7,4% indicou suas respostas dentre a categoria Grupo de cartas de plantas. O gráfico 36 demonstra o índice mais alto do gosto dos alunos pelas cartas da categoria Grupo de cartas de fósseis. Se considerarmos que o gosto e interesse pelas cartas promovem ampliações das discussões sobre as temáticas presentes, podemos afirmar que os alunos se envolveram e investigaram sobre os fósseis do Geoparque do Araripe, ao passo que produziram relações com as outras temáticas.

7º ano

Apenas Sim Apenas Não Não Sabe Gostou de Todas as Cartas Grupo de cartas de plantas Grupo de Cartas de fósseis Grupo de Cartas dos Museus Carta especif ica de um fóssil Carta especif ica de uma planta Carta especif ica de um museu N/a

0,0 5,0 10,0 15,0 20,0 25,0 30,0 35,0

7º ano

7º ano

Figur a 47 -Gr áfic o 37 - Indic ação de quais cartas os alunos do 7º ano g ostar am. Fonte : Elaborado pelo autor, (2020).

Notamos que o 7º ano, 77,8% dos alunos gostaram de alguma carta específica do nosso jogo (Gráfico 35). Ao mesmo tempo, 5,6% indicaram de forma enfática que não gostaram e outros 16,7% deixaram as respostas em branco e ou não foi possível compreender sua resposta, colocamos, portanto na categoria N/a, não avaliado.

Nesta turma 14,3% (Gráfico 37) dos alunos apenas indicaram em suas respostas a palavra “sim” como forma de representar que houve um interesse pelas cartas, porém não exemplificou quais delas. O gosto pelas cartas de forma geral foi apontado por 4,8% dos alunos, enquanto 9,5% indicaram dentre a categoria Grupo de cartas de plantas e 9,5% dentre a categoria Grupo de cartas de Museus.

Obtivemos o maior índice dentre a categoria Grupo de cartas de fósseis, totalizando 33,3%. Isso nos demonstra o papel efetivo do jogo ao considerarmos como objetivo a divulgação científica dos fósseis do Geoparque do Araripe, uma vez que a partir do envolvimento e do gostar por essas cartas, gerou interesses e curiosidades sobre o local em relação aos fósseis. Esta turma apresenta novos dados em suas respostas, pois indicaram o gostar por cartas específicas dentre as temáticas dessas

cartas, apresentando 4,8% o interesse por uma carta de fósseis e outros 4,8% pela carta específica de planta. Por fim, ressaltamos que houve um número alto de alunos que não indicaram as cartas que mais gostaram, totalizando 14,3% das respostas.

8º ano

Apenas Sim Apenas Não Não Sabe Gostou de Todas as Cartas Grupo de cartas de plantas Grupo de Cartas de fósseis Grupo de Cartas dos Museus Carta especif ica de um fóssil Carta especif ica de uma planta Carta especif ica de um museu N/a

0,0 5,0 10,0 15,0 20,0 25,0 30,0 35,0

8º Ano

8º Ano

Figur a 48 - Gráfico 38 - Indicaç ão de quais cartas os alunos do 8º ano gostar am Fonte: Elaborado pelo autor, (2020).

Evidenciamos que 82,6% (Gráfico 35) dos alunos mencionaram que gostaram das cartas do jogo. Apenas 4,3% dos alunos apontaram não terem gostado das cartas, enquanto 4,3% não souberam opinar e 8,7% não responderam e/ou suas respostas não foram compreendidas.

Nesta turma (Gráfico 38), somente 4,2% indicaram apenas com a palavra “sim” para indicar uma posição positiva em relação às cartas de forma geral e outros 4,2% dos educandos apontaram que gostaram de todas as cartas. Nesta turma, as respostas dos alunos foram equilibradas quantitativamente quando indicaram quais cartas lhes chamaram mais atenção e proporcionaram um gostar pelo o jogo, sendo estabelecidas pelas seguintes categorias: Grupo de cartas de plantas (12,5%), Grupo de cartas dos museus (12,5%), e com maior porcentagem o Grupo de cartas de fósseis (29,2%).

Ressaltamos que este grupo elencou as cartas de fósseis como a temática que mais lhes chamaram atenção e, por conseguinte, mais gostaram.

dos alunos reflete na temática que foi o eixo norteador de indagações e discussões na turma. É válido afirmar que as temáticas das cartas se complementam e geram, portanto, conhecimentos em torno de uma temática única: Fósseis de plantas do Geoparque do Araripe. Verificamos também, que os educandos indicaram cartas específicas dentre todas apresentadas, sendo priorizadas por eles dentre a categoria Carta específica de um fóssil (4,2%), Carta específica de um Museu (4,2%) e Carta específica de uma planta (12,5%).

9º ano

Apenas Sim Apenas Não Não Sabe Gostou de Todas as Cartas Grupo de cartas de plantas Grupo de Cartas de fósseis Grupo de Cartas dos Museus Carta especif ica de um fóssil Carta especif ica de uma planta Carta especif ica de um museu N/a

0,0 2,0 4,0 6,0 8,0 10,0 12,0 14,016,0 18,0 20,0

9º Ano

9º Ano

Figur a 49 - Gráfico 39 - Indicaç ão de quais cartas os alunos do 9º ano gostar am. Fonte: Elaborado pelo autor, (2020).

Observamos que 74,1% (Gráfico 35) dos alunos nesta turma apontaram que gostaram das cartas do jogo, enquanto 7,4% indicaram que não gostaram, 3,7% dos alunos não souberam opinar e 14,8% não responderam a esta questão.

Quando solicitamos aos alunos que indicassem quais cartas gostaram (Gráfico 39), notamos que 7,1% reafirmaram que não gostaram das cartas, mas não descreveram o motivo. Dentre as 27 respostas que obtivemos, 17,9% dos educandos mencionaram de forma enfática apenas a palavra “sim” como significado que gostaram de alguma carta e 3,6% não souberam responder.

As indicações sobre quais cartas chamaram mais a atenção dos alunos foram definidas por eles dentre as categorias e porcentagens descritas a seguir: Grupo de

cartas dos museus (3,6%), Grupo de cartas de fósseis (7,1%), Gostou de todas as cartas (10,7%) e Gostou de cartas de plantas (14,3%). Como podemos verificar, esta turma gostou mais das cartas de plantas, indicando que as discussões geradas no interior do jogo tiveram como ponto chave o envolvimento afetivo dos alunos com as cartas sobre plantas.

Verificamos ainda que alguns alunos elencaram cartas específicas dentre as temáticas gerais das cartas, apontando para a categoria de carta específica de uma planta (10,7%) e carta específica de um fóssil (10,7%). Por fim, consideramos que houve um índice alto de respostas em branco e/ou que não fora m compreendidas por nós, totalizando 14,3% dos educandos.