• Nenhum resultado encontrado

CAPITULO IV CONTEÚDO E ESTRUTURA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

4.5 ANÁLISE QUANTITATIVA: DISCIPLINA ÉTICA

A análise dos dados quantitativos levantados entre os estudantes pesquisados para a disciplina de Ética, por meio da escala do tipo Lickert, em uma amostra composta de 180 participantes.

As perguntas 14 e 15 fizeram o levantamento de informações da percepção que os estudantes têm da Ética e se a disciplina contribuiu na formação de relação consigo mesmo e na relação com outras pessoas. Os resultados estão expressos na tabela a seguir.

Tabela 13 - Afirmações dos estudantes com frequências sobre a percepção e interação

social, disciplina de Ética.

Pergunta Número de respostas

CM C NCD D DM

14. A disciplina de Ética ajudou na

formação de sua personalidade levando-o a compreender sentimentos e valores que permeiam a sua vida pessoal?

49 81 30 11 09 15. A Disciplina de Ética melhorou a sua

integração pessoal (relacionamento e postura) com outras pessoas:

a) A família 27 73 54 13 13

b) Amigos 31 81 47 13 08

c) Grupos variados (associações, clubes, movimentos sociais, movimentos políticos,

movimentos religiosos, comunidades). 49 74 35 14 08 d) Outras pessoas: Universidade

(participação em projetos de pesquisa e de

extensão) 42 81 34 11 12

Concordo Muito–CT, Concordo-C, Nem concorda nem discorda–NCD, Discorda–D e Discorda Muito–DM.

Fonte: Elaboração da autora

A frequência expressa para as afirmações dos estudantes concorda muito e concorda revela uma percepção favorável e positiva da disciplina de Ética, como demonstram as duas primeiras colunas à esquerda da tabela, na formação de sua personalidade e nos processos interativos para a inserção social.

O tratamento da frequência para estas duas perguntas e os seus itens foram realizadas no software SPSS-20, categorizada em uma variável denominada convivência, que produziu os seguintes dados estatísticos expressos no gráfico abaixo:

Gráfico 05 - Escala de concordância-discordância em porcentagem na categoria

convivência, disciplina de Ética.

Fonte: Elaboração da autora

As respostas das questões 14 e 15 apresentam frequências e percentuais altos para concorda muito e concorda, mas se categorizarmos os dados destas questões em uma única variável, como demonstra o gráfico, temos a média dos percentuais com valores significativos em sua análise, sendo que os índices positivos somam 74,11% e os negativos, 25,89%. As afirmações positivas comprovam a força dos elementos que estão no núcleo central, como cidadania- direitos e sociedade, reforçando ainda os termos que gravitam em torno do centro de figuração, convivência e justiça.

A análise da categoria convivência relaciona-se aos conteúdos julgados importantes, como estimular os processos de formação identitária e de socialização. Estes elementos presentes nos discursos dos estudantes pesquisados articulam-se às competências que a disciplina de Ética busca por meio da qualificação e o fornecimento de ferramentas para atuar criticamente como cidadão e profissional, tendo em vista o bem-estar dos indivíduos e da coletividade, como previsto no plano de ensino (ANEXO B).

Então, o conteúdo da categoria convivência tem dois eixos: o subjetivo e o objetivo, concentrados na opção de formar um cidadão ético inserido em uma realidade, dimensões que são percebidas pelos estudantes, como retratam os depoimentos:

PARTICIPANTE 162 (Ética): Interação por que em ética deve se ter um convívio entre as partes individuais buscando a partir desta gerar um Discurso que busque a opinião de ambas as partes para se chegar a uma resposta cabível a todos.

PARTICIPANTE 145 (Ética): Para mim, apesar de todas as definições que podem haver de Ética, no final, todas envolve de modo geral o

comportamento do indivíduo, que pode ser ou não ético, porém cada

pessoa é afetada pela cultura de seu povo e/ou seu país, onde há a discussão sobre o que é ou não moral, mas essa intervenção cultural pode fazer com que este tenha seus próprios conceitos sobre o que é ético -e moral- para ele. (Destaque nosso).

PARTICIPANTE 179 (Ética): A vida pessoal e social acredito que devam ser construídos embasados na VERDADE, pois do contrário se torna impossível viver e conviver com as demais pessoas, uma vez que a mentira desequilibra as relações humanas. E o COMPROMISSO é justamente a reciprocidade da ação, seja ela de ajudar, consolar, agir, não se omitir, votar, se instruir e exigir isso de volta. (Destaque nosso).

Os dados apresentados a seguir são para a questão 16, que levanta informações sobre a inserção social e o desenvolvimento de consciência crítico- política, a partir da indagação: a disciplina de Ética contribui para a sua formação social e no desenvolvimento de uma consciência crítico-política? As respostas dadas pelos participantes da pesquisa fornecem instrumentos para analisar a sociedade, o trabalho profissional, a política, os meios de comunicação, o meio ambiente.

Os resultados obtidos nesta questão apresentam altas frequências para declarações sobre concorda muito e concorda, para todos os itens medidos, em que os estudantes afirmam positivamente que a disciplina tem relevância na formação de consciência crítico-política. Segue tabela sintetizando a descrição das afirmações positivas, neutras e negativas.

Tabela 14 - Afirmações dos estudantes com frequências sobre formação crítico-político e

social, disciplina de Ética. Pergunta

16- A disciplina de Ética contribuiu para a sua formação social e no desenvolvimento de uma consciência critico-política, fornecendo instrumentos para analisar a sociedade, o trabalho profissional, a política, os meios de comunicação, o meio ambiente. Número de respostas CM C NCD D DM a) Sociedade 73 73 16 10 08 b) Política 68 61 24 19 08 c) Meio ambiente 47 62 40 20 11 d) Trabalho profissional 66 65 25 15 09 f) Meios de comunicação social 46 68 39 18 09

Concordo Muito–CT, Concordo-C, Nem concorda nem discorda–NCD, Discorda–D e Discorda Muito– DM.

Fonte: Elaboração da autora

Ao calcularmos as frequências para as afirmações em ordem de percentuais, positivos para concorda muito e concorda, temos sucessivamente para sociedade, 81,4%; política, 73%; meio ambiente, 61,8%; trabalho profissional, 74%; e, meios de comunicação social, 63,3%. Os índices das afirmações negativas nem concorda/nem discorda, discorda e discorda muito são respectivamente 17,9%; 26,9%, 38,2%, 26%; e 36,7%.

Estes índices revelam que o processo pedagógico da disciplina de Ética tem possibilitado que os estudantes questionem e reflitam sobre a sociedade, conforme percepção destes pesquisados, o que leva a referendar as palavras que compõem o centro de figuração da representação social, como cidadania-direitos, refletir-agir, respeito e sociedade. Os elementos periféricos como cultura e justiça, como conteúdos ainda precisam ser discutidos para mudança da moral e das normas, que estão mais fundamentadas no dever e na obrigação, do que em uma conduta ética. É o que revela este depoimento:

PARTICIPANTE 170 (Ética): Muita prática. Como já havia dito na questão 11, é "muita teoria e pouca prática". Pois, a ética não só são mensagens bem elaboradas dos grandes filósofos, mas sim a atitude que todos devem ter consigo e consequentemente com o próximo.

Os dados obtidos na questão 16 dão ancoragem ao núcleo central e ao mesmo tempo o questionam para rever a sua posição normativa, fornecendo outras informações. Na compreensão dos estudantes pesquisados, tem mais sentido

quando os conteúdos são lidos e discutidos a partir da realidade, levando-os a perceber como esta se estrutura e a poder questioná-la, posicionando-se diante dos desafios éticos colocados pelo cotidiano, no plano pessoal, social e político, em virtude de uma educação humana e integral.

A questão 17 completa a questão 16 na perspectiva de fazer um levantamento específico de como os conteúdos da disciplina de Ética possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências como o diálogo, a diversidade cultural/religiosa e a cidadania. A percepção entre os estudantes pesquisados é bastante significativa e positiva, sendo que concordam muito 42,79% e concordam 36,28%, e estes dois percentuais somam 79,07%.

Apesar destes índices positivos temos que considerar a posição de neutralidade e as opiniões negativas que resultam em 20,03%, pois são significativas no contexto acadêmico em que a disciplina não está conseguindo desenvolver procedimentos didáticos para ajudar o estudante se envolver no processo de ensino-aprendizagem, assim dando a devida a atenção as falas dos estudantes transcrevo algumas declarações que explicitam a ancoragem do conteúdo das representações sociais da disciplina na falta de metodologia do professor e no desinteresse dos alunos.

PARTICPANTE 34(Ética): Muitos estudantes parecem não levar a sério a disciplina, o professor, além de lidar com alunos desinteressados, precisa pensar em meios de chamar a atenção para um olhar crítico sobre a sociedade e sobre eles.

PARTICPANTE 93 (Ética): Cursei a disciplina em um sábado; uma turma de cerca de 40 alunos de cursos variados nos quais mais da metade não demonstravam qualquer interesse pela mesma. IMPORTÂNCIA: O tema é de extrema importância e, talvez, não vem sendo vista desta forma. Foi uma disciplina que, pra mim, em poucos textos, conseguiu trazer a tona reflexões, discussões que deveriam ser suscitadas pelo tema.

PARTICPANTE 46 (Ética): O modo que a disciplina é dada é bastante chata, cansativa, "as vezes faz até parecer que é uma disciplina desnecessária para nossa formação. Importante - mas sabemos que ela tem uma importância bastante grande para nossa formação.

Estas falas expressam problemas de habilidades didáticas e procedimentos metodológicos para a condução do processo de ensino aprendizagem, mas ressaltam a sua importância para criticar e refletir sobre os problemas da sociedade e a sua importância para a formação humana e cidadã.

As questões 16 e 17 elucidam a probabilidade do núcleo central da representação social da disciplina de Ética, elaborada pelos estudantes pesquisados, o qual está fundamentado nos conteúdos como: caráter-conduta, cidadania-direitos, honestidade, moral normas-leis, refletir-agir, respeito, sociedade e valores.

Gráfico 06 - Escala de concordância-discordância em porcentagem na categoria

participação, disciplina de Ética.

Fonte: Elaboração da autora

Os resultados qualitativos e quantitativos para a categoria conteúdo que circulam no discurso dos estudantes pesquisados salientando a relevância de estudá-los sob a perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar, uma vez que envolvem atitudes e posicionamentos pessoais e sociais, para os quais uma área de conhecimento não consegue avaliar a sua dimensão de totalidade, mas o esforço comum de todas as áreas do saber podem trazer inúmeras contribuições para a ética ser dialógica, propositiva e efetiva, em nosso cotidiano e para o futuro a humanidade, como atesta o depoimento:

PARTICPANTE 69 (Ética): Interdisciplinaridade: pois a disciplina Ética agrega vários cursos, o que nos possibilita discutir questões do nosso cotidiano profissional em partilha com o outro colega, de outro curso. (Destaque nosso).

PARTICIPANTE 97 (Ética): Universalidade Pluralidade A Ética permeia a universalidade. No aspecto da pluralidade que é próprio da

humanidade, identifica o que é inerente ao Ser Humano, como caracteres

universais que vão além do tempo, das sociedades, de uma cultura determinada. (Destaque nosso).

Foram significativas as informações trazidas pelas questões: A Disciplina de Ética o/a estimulou a estudar, ler, pesquisar e a buscar uma maior capacitação técnica? Diante dos fatos econômicos, políticos, morais e sociais que acontecem em nossa realidade brasileira, a disciplina de Ética é necessária na formação do estudante? A Disciplina de Ética ministrada na UCB tem conteúdos que possibilitam ao estudante fazer escolhas éticas em sua atuação como cidadão, pesquisador e profissional? Estão relacionadas à função do ensino superior e a análise dos resultados mostra frequências altas para as afirmações positivas, respectivamente para: concordam muito 24,101, 58; concordam 83, 57, 59; para a declaração neutra 42, 10, 29; afirmações negativas aparecem com baixa frequência: discordam 20, 06, 23; discordam muito 11, 06, 11.

As questões acima foram agrupadas na categoria ensino, pesquisa e extensão, como demonstra o gráfico abaixo, com os índices de concordância e não concordância, em que as afirmações positivas são significativas, com 60%; as afirmações neutras e negativas somam 40%. Este índice merece uma atenção especial por parte da instituição, pois demonstra ser uma demanda percebida pelos estudantes no processo de sua formação superior.

Gráfico 07 - Escala de concordância-discordância em porcentagem na categoria conteúdo,

disciplina de Ética.

Fonte: Elaboração da autora.

Nas justificativas dos estudantes sobre as suas percepções sobre a contribuição da disciplina a para a formação profissional, os conteúdos destas representações sociais ancoram-se na responsabilidade, respeito e cidadania, pois um bom profissional deve ser um trabalhador ético para que isto ocorra objetiva a sua prática em valores para a boa convivência, honestidade e na valorização do trabalho:

PARTICPANTE 91 (Ética): Comprometimento: sem ele não se faz um profissional realmente ético. Responsabilidade: precisa estar presente em todos os momentos no cotidiano do/a profissional.

PARTICPANTE 30 (Ética): Moral: o ser humano precisa valorizar o seu trabalho como o alheio sem passar por cima de ninguém. Profissionalismo: Não se abater com problemas de convívio social e trazê- los para o ambiente de trabalho, situações diferentes exigem escolhas diferentes! (Destaque nosso).

PARTICPANTE 140 (Ética): Cidadania: ao estudar ética aprendemos valores importantes para a vida profissional e assim podemos fazer o bem ao próximo. Aprendemos a respeitar o próximo, independentemente de sua religião, seus valores, sua raça/cor, etc. (Destaque nosso).

Os resultados desta categoria, na percepção dos estudantes, se explicitam enquanto convivência e ancorada na questão do “humano”, sujeito educado, conforme as determinações culturais de sua sociedade. Por isso, dão ênfase

educação ética para a formação do cidadão, para que este saiba fazer escolhas justas e corretas para não prejudicar o próximo, dando um destaque especial para a instituição e professores, os condutores do processo de ensino-aprendizagem e formadores de opinião. Como aponta as falas, abaixo:

PARTICPANTE 90 (Ética): A ética é derivada do comportamento social e a cultura local interfere significativamente nessa questão; um ser humano ético precisa ter uma postura coerente com o que é correto e para isso ele precisa ter valores e princípios. Educação: me referindo ao espaço da escola, os professores são uma das principais influencias para a construção ética do aluno. Um cidadão ético deve cumprir os seus deveres para o bom funcionamento de toda uma sociedade. Justo: muitas vezes um ser humano precisar tomar decisões em que ele precisa escolher entre a emoção e a razão e a ética ocupa bastante espaço nesses casos.

(Destaque nosso)

PARTICIPANTE 05 (Ética): (A ética) Indispensável. Partindo do pressuposto que ela está em constante transformação, mas sempre prezando pela consideração daquilo que chamados de ser Humano. Muitas vezes, as regras, a moral, estão inclinadas para atender uma minoria que massacra o outro, que não vê o outro como também ser humano e ser integral, logo, a ética é Indispensável para que esteja acima da moral, regulando sua aplicabilidade. E Mantenedora: A ética deve ser considerada como mantenedora, por seu caráter de mudança. Onde suas transformações tem o objetivo de revisar a moral, buscando e mantendo uma sociedade mais harmoniosa/justa/acolhedora do diferente. (Destaque nosso).

Estes depoimentos nos dão a dimensão da importância de aliar o conteúdo da representação social aos eixos do ensino superior e àqueles desenvolvidos pela disciplina com elementos que favoreçam uma educação pautada em valores éticos que incluam todas as formas de vida, respeitando e dialogando com as diferenças de gênero, étnicas, religiosas, políticas, profissionais, sociais, ideológicas, como um caminho para a cultura do bem viver. É o que transparece nas falas de alguns estudantes.

PARTICPANTE 150 (Ética): Quando falo de ética lembro da convivência social porque a ética é necessária para que convivamos em uma sociedade organizada e isso nos leva ao bem viver nessa sociedade. (Destaque nosso).

Portanto, o papel da ética é questionar a moral estabelecida e fomentar novas culturas para integrar a humanidade ao meio e com uma nova consciência sustentada em valores como a dignidade, o respeito, a cidadania, os direitos humanos, os difusos e coletivos.

Os resultados das questões da Escala Tipo Lickert para a disciplina de Ética estão consolidados na tabela abaixo, mostrando pouca discordância, o que nos leva a indagar sobre as próprias formulações das questões ou sobre o processo de contextualização do próprio lugar de aprendizagem onde se valoriza o positivo. Por isso é importante considerar as falas.

Tabela 15 - Respostas tabuladas em porcentagens para todas as questões de Escala Tipo

Lickert, disciplina de Ética.

Respostas tabuladas em porcentagens (180=100%)

Questão CM/C NCD D DM TOTAL 14 72,22 16,66 06,11 05,00 100 15ª 55,56 30,00 07,22 07,22 100 15b 62,22 26,12 07,22 04,44 100 15c 68,34 19,44 07,78 04,44 100 15d 68,33 18,89 06,12 06,66 100 16ª 81,11 08,89 05,56 04,44 100 16b 71,67 13,33 10,56 04,44 100 16c 60,56 22,22 11,11 06,11 100 16d 78,89 10,00 07,78 03,33 100 16f 63,33 21,67 10,00 05,00 100 17ª 72,78 13,89 08,33 05,00 100 17b 72,22 13,89 08,89 05,00 100 17c 75,00 13,33 07,78 03,89 100 18 59,45 23,33 11,11 06,11 100 19 87,78 05,56 03,33 03,33 100 20 65,00 16,11 12,78 06,11 100

Concordo Muito –CT, Concordo-C, Nem concorda nem discorda–NCD, Discorda–D e Discorda Muito– DM

Fonte: Elaboração da autora

Considerando a média das porcentagens de todas as respostas de quem concorda muito e concorda chega-se a 69,65%, enquanto as outras ficam com a média de 30,55%. Considerando as duas colunas com resultados: discorda/discorda muito, a média das duas é de 13,26%. Separadamente, a média de quem NC/ND chega a 17,09%, quem discorda alcança 8,23% e quem discorda muito chega a 5,03%.

4.6 DADOS COMPARATIVOS ENTRE ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO E