• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II – ÓRGÃO DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS DA

2.2 O ÓRGÃO DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS DA ORGANIZAÇÃO

2.2.2 Fases do processo decisório

2.2.2.3 A apelação

O Órgão de Apelação da OSC, como descreve o artigo 17, item 1 do ESC, é composto por sete membros245, e três deles, que fazem parte da Divisão, conforme a regra 6, item 1 dos Procedimentos de trabalho do Órgão de Apelação, devem escutar e acompanhar cada contencioso. Os três membros da Divisão, de acordo com a regra 6, item 2, são escolhidos por meio de um sistema sigiloso de rotação que objetiva garantir o caráter aleatório da seleção246.

Os membros da Divisão, pela regra 7, item 1, também dos procedimentos, escolhem um presidente, cuja função primordial é coordenar todo o processo de apelação247. Nesse contexto, segundo o artigo 17, item 4 do ESC, apenas as partes envolvidas no conflito têm o direito de apelar248. Pelo artigo 17, item 6 do ESC, a jurisdição do Órgão de Apelação é limitada a questões de direito abordadas no relatório do painel e a interpretações desenvolvidas pelo painel, já que, como assevera o artigo 17, item 13 do ESC, cabe ao

243 WORLD TRADE ORGANIZATION. Understanding on Rules and Procedures Governing the Settlement

of Disputes. Disponível em: <www.wto.org/english/docs_e/legal_e/28-dsu.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2006.

244

PALMETER, David; MAVROIDIS, Petros C., op. cit., p. 162.

245 WORLD TRADE ORGANIZATION (WTO) Understanding on Rules and Procedures Governing the

Settlement of Disputes. Disponível em: <www.wto.org/english/docs_e/legal_e/28-dsu.pdf>. Acesso em: 13

mar. 2006.

246Idem. Working procedures for appellate review. Disponível em:

<http://www.wto.org/english/tratop_e/dispu_e/ab_e.htm>. Acesso em: 26 mar. 2006.

247Ibid.

248WORLD TRADE ORGANIZATION (WTO). Understanding on Rules and Procedures Governing the

Settlement of Disputes. Disponível em: <www.wto.org/english/docs_e/legal_e/28-dsu.pdf>. Acesso em: 13

Órgão de Apelação sustentar, modificar ou revogar as constatações e conclusões do painel249.

A regra 4, itens 2 e 3 dos Procedimentos de Trabalho do Órgão de Apelação, afirma que todos os membros do Órgão de Apelação, antes de a Divisão finalizar seu relatório, devem receber os documentos apresentados nas apelações e trocar idéias sobre a questão. Entretanto, a Divisão, conforme destaca a regra 4, item 4 dos procedimentos, tem autoridade integral para decidir a apelação. Assim, pela regra 3, item 1 dos procedimentos, as decisões que dizem respeito a uma determinada apelação só podem ser tomadas pelos membros da Divisão. Caso não se chegue a um consenso, a decisão, de acordo com a regra 3, item 2 dos procedimentos, será tomada por maioria dos votos250. Nesse contexto, as variadas opiniões e posições dos membros da Divisão, segundo o artigo 17, item 11 do ESC, devem ser anônimas251.

A apelação começa quando uma das partes envia uma notificação formal ao OSC da sua intenção de apelar e, simultaneamente, apresenta uma Nota de Apelação ao Secretariado do OSC, na qual, conforme define a regra 20, item 2 dos Procedimentos de Trabalho do Órgão de Apelação, deve constar o título do relatório do painel ao qual se faz o apelo, o nome da parte que apresenta a Nota de Apelação, o endereço, telefone e fax da parte da disputa, um rápido depoimento sobre a natureza da apelação, incluindo as alegações de erro em relação aos temas legais tratados no relatório do painel252.

A regra 21 dos Procedimentos de Trabalho do Órgão de Apelação mostra que a petição formal do apelante deverá ser apresentada no prazo de dez dias contados a partir da data de apresentação da Nota de Apelação e deverá conter os argumentos que dão base à posição do apelante, incluindo, nesse caso, dentre outros itens, as alegações específicas de erros de interpretação legal cometidos pelo painel, as cláusulas dos acordos da OMC ou outras fontes legais relevantes para a compreensão da questão e o caráter da decisão solicitada.

249 WORLD TRADE ORGANIZATION (WTO). Understanding on Rules and Procedures Governing the

Settlement of Disputes. Disponível em: <www.wto.org/english/docs_e/legal_e/28-dsu.pdf>. Acesso em: 13

mar. 2006.

250Idem. Working procedures for appellate review. Disponível em:

<http://www.wto.org/english/tratop_e/dispu_e/ab_e.htm>. Acesso em: 26 mar. 2006.

251Idem. Understanding on Rules and Procedures Governing the Settlement of Disputes. Disponível em:

<www.wto.org/english/docs_e/legal_e/28-dsu.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2006.

252Idem. Working procedures for appellate review. Disponível em:

Nesse caso, o apelado, de acordo com a regra 22, item 1 dos procedimentos, caso deseje responder formalmente às alegações levantadas pelo apelante, poderá enviar, no prazo de vinte e cinco dias contados a partir da data de apresentação da Nota de Apelação, uma petição escrita ao Secretariado, na qual deverá constar, dentre outras questões, seus argumentos para opor-se às alegações de erro do relatório do painel feitas pelo apelante. Deve-se destacar, além do mais, que a regra 24 dos procedimentos permite que terceiras partes interessadas no contencioso apresentem petições escritas solicitando participar do processo de apelação253.

A regra 26 dos Procedimentos de Trabalho do Órgão de Apelação afirma que a Divisão, ao iniciar suas atividades, elaborará uma estrutura de trabalho que deverá ser seguida durante a apelação e que deverá incluir os períodos para apresentação de documentos, o cronograma para as tarefas da Divisão e as datas para as audiências com as partes254. Estas audiências, segundo a regra 27, item 1 dos procedimentos, deverão começar trinta dias após a apresentação da Nota de Apelação. O membro presidente da Divisão, conforme a regra 27, item 2 dos procedimentos, coordenará as audiências, podendo, inclusive, determinar o tempo para a apresentação dos argumentos das partes. A qualquer momento, seja durante a audiência ou não, os membros da Divisão, conforme enfatiza a regra 28, item 1 dos procedimentos, poderá fazer perguntas às partes envolvidas na disputa e, neste caso, eles deverão especificar um prazo para que as partes enviem suas respostas255. Em regra geral, como mostra o artigo 17, item 5 do ESC, o Órgão de Apelação dispõe de sessenta a noventa dias, contados a partir do início do processo de apelação, para concluir seu trabalho256.

O estabelecimento do Órgão de Apelação no sistema de solução de controvérsias da OMC, como um tribunal capaz de analisar as apelações de questões legais feitas por membros contrários à decisão do painel, pode ser considerado um importante avanço no encaminhamento de disputas comerciais. Entretanto, a OMC não conferiu ao Órgão de Apelação, que, nesse caso, acaba se transformando na última instância do sistema, o poder

253 WORLD TRADE ORGANIZATION (WTO). Working procedures for appellate review. Disponível em:

<http://www.wto.org/english/tratop_e/dispu_e/ab_e.htm>. Acesso em: 26 mar. 2006.

254

Ibid.

255 Ibid.

256 WORLD TRADE ORGANIZATION (WTO). Understanding on Rules and Procedures Governing the

Settlement of Disputes. Disponível em: <www.wto.org/english/docs_e/legal_e/28-dsu.pdf>. Acesso em: 13

de enviar o contencioso de volta para o painel reavaliá-lo257. Assim, caso uma das partes do contencioso não concorde com a decisão do Órgão de Apelação, então, ela terá que começar o processo novamente, solicitando um novo painel, e isso, ao ampliar o número de contenciosos, acaba tornando o sistema moroso e lento.