• Nenhum resultado encontrado

Realização de Entrevistas

APRENDIZAGEM MOTORA

Quando questionados sobre o que lembram da disciplina aprendizagem motora, os itens que aparecem com maior freqüência são transferência efeedback, com três indicações cada um. Memória é mencionado duas vezes e automatização, tipos de habilidade e o modelo de processamento de informações, uma vez.

Interessantemente, o que os professores informam que aplicam é o mesmo de que se lembram. O professor 1 procura explicar a quantidade reduzida de informações de que se recorda sobre a área afirmando que:

".. .o curso de aprendizagem motora foi bastante tradicional,foi aquela coisa tradicional, aquela Ati- vidade Motora em cima de moldesfechadões. ... é duro que os conceitos faltam agora"

O professor 3 informa que a experiência adquirida ao longo dos anos como professor acaba suplantando, em termos de informações sobre cômodos alunos aprendem, o conhecimento acadêmico provindo da aprendizagem motora.

"Algumas coisas sim, no que se refere a organi- zação da habilidade de ensinar, às vezes eu tento me reportar, se bem que às vezes você está trabalhando na mesma coisa, você acaba tendo um critério de ensino em que você não recupera estes conceitos; você acaba aperfeiçoando mais pela experiência prática, pelos resultados; melhor assim, assim é pior, mas já usei."

No mesmo sentido, os professores 5 e 7 avaliam que faltou uma aproximação maior entre a teoria e a prática e que a disciplina de aprendizagem motora deveria ter proporcionado uma perspectiva maior de aplicação. O depoimento do professor 5 explicita esta questão:

"Na época foi importante porque tudo que é dado na Universidade a gente acha que é importante. Quan- do você saí, no dia-a-dia, é difícil você conciliar aquilo que você aprendeu lá com aqui, você não tem tempo, então você utiliza lá dentro mesmo, de outra for ma fica

Procedimentos, Avanços e Dificuldades dos Professores de Educação Física Formados numa Perspectiva Científica 63

gravado na sua cabeça, você não vai parar e pensar, acho que faltou um pouco disso"

Quando os professores são questionados a respeito da permanência da disciplina de aprendizagem motora no currículo, todos são unânimes em apontar o seu valor. É o professor 1 que identifica a importância e a necessidade da disciplina considerar a variabilidade, a complexidade e a incerteza do contexto da prática nas aulas de Educação Física.

"Dentro dessa possibilidade de trabalhar com apren- dizagem motora onde existe uma série de respostas a um determinado estímulo, mais ou menos por aí, é muito importante na escola porque se você opta em valorizar as respostas dos seus alunos, valorizar a parte cultural dos seus alunos, você não pode ficar fechado dentro desse modelo de método mais tradicional"

Na avaliação da área, os professores sugerem mudanças para que os conhecimentos sejam relevantes para suas atividades profissionais.

OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Sobre as funções da Educação Física na escola os professores 1 e 3 responderam que ela deve favorecer a autonomia do aluno. O professor 1 informa que:

"0 aluno sai da escola, teve onze anos de estudo de matemática e não vai para uma escola de Kumon para reaprender toda a matemática. A mesma coisa deveria acontecer com a Educação Física e é o que a gente vê que não acontece muito, porque a grande maioria dos alunos que tiveram onze anos de Educação Física cur- ricular saem da escola e vão procurar academia, não com intuito social, mas sim com intuito de aprender movimentos; então me parece que a Educação Física não está fazendo seu papel de educar e de ensinar o porquê da atividade física."

Ainda quando o tema são as finalidades da Educação Física os professores 1, 2 e 3 fazem referências ao prazer que os alunos devem ter para incorporar a prática da atividade física

como um hábito e uma necessidade. O depoimento da professora 2 esclarece este aspecto:

"Quando eu comecei a dar aula, eu tinha uma coi- sa assim de treinamento do voleibol, eu queria ensi- nar voleibol, e queria que o time jogasse muito. De- pois, com o tempo, eu fui percebendo o fato do aluno sentir um pouco de prazer também, eu tenho dificul- dade com isso. As vezes, por eu ser muito exigente em cima de padrão de movimento, eu acabo segurando um pouco. Eu acho também que eles têm que ter um con- dicionamento físico, essa coisa da parte biológica."

O professor 4 atribui à Educação Física objetivos mais relacionados ao conhecimento corporal:

"Assim, o mais amplo deles éfazer com que os alu- nos descubram um jeito legal de lidar com seu corpo, eu acho que é isso. Quando eu estou ensinando, eu não estou mesmo preocupado com aprendizagem de uma habilidade específica, eu vejo o meu trabalho muito em função da descoberta, principalmente com crian- ças, de possibilidades corporais, o que ele pode fazer com o coypo dele, dançar, jogar, brincar, fazer ginás- tica, praticar um esporte.. .que eles possam na diver- sidade descobrir qual que é a sua. Qual que é o seu momento corporal, e como este momento pode estar refletindo no futuro dele."

Os professores 2, 3 em parte e o professor 5 exclusivamente lembram que o objetivo da Educação Física na escola refere-se à busca da melhoria das condições de saúde, citadas ora como condicionamento físico (professora 2), ora como capacidade física (professor 3) ou ainda como desenvolvimento físico (professor 5).

Os professores 6 e 7 enfatizam a necessidade dos alunos reconhecerem a importância da prática da atividade física, tal como evidenciado no depoimento do professor 7:

"A Educação Física em si, na escola, não existe mais, posso estar até radicalizando, ...se você for imaginar aquilo por que eu saí da UNESP, é papo do corpo, de autoconhecimento, tudo isso, a prática é outra; se eles soubessem antes de qualquer prática

se aquecer adequadamente, terminar de fazer uma flexibilidade e passar para eles a importância de se manter uma prática constante, .. .eno segundo grau acho que o gosto deles na minha aula é se especi- alizarem em algum esporte."

Quanto à presença dos esportes nas aulas de Educação Física escolar, os professores 3,5,6 e 7, portanto a maioria, explicitam o que esperam que os alunos aprendam a fazer. Além de aprender a jogar, os professores incluem o respeito ao adversário, a avaliação de um jogo em diferentes situações e o uso do tempo livre de lazer.