• Nenhum resultado encontrado

ATUALIZAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Realização de Entrevistas

ATUALIZAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Os professores mostraram-se favoráveis a uma maior variedade de atividades práticas, o que inclui as diferentes modalidades e as práticas de ensino e os estágios, além de uma maior aproximação entre o ensino da Aprendizagem Motora e os problemas enfrentados por eles em situações reais de ensino.

O modelo de currículo, baseado principalmente nos trabalhos de Shon (1992) e Perez Gomez (1992), denominado prática reflexiva, poderia indicar caminhos que atendessem algumas dessas reivindicações. Na proposta dos autores, os professores deveriam refletir antes, durante e após o ato de ensinar e, para adquirir essas experiências, deveria haver uma valorização das experiências provindas da prática.

Desde o início do processo de formação pro- fissional os futuros professores, sob a supervisão de um professor mais experiente, deveriam tomar contato com a realidade da situação en-sino-aprendizagem no contexto escolar. Após estas ações pedagógicas os futuros professores, junto aos supervisores, discutiriam os acertos e erros cometidos no processo, no que diz respeito à escolha dos conteúdos e dos procedimentos metodológicos.

Betti & Betti (1996), ao discutirem esta nova proposta, afirmam: "a prática de ensino e o estágio supervisionado deixariam de ser disciplinas assumidas por apenas um docente, mas passariam a ser coordenados por quase todos os professores do curso, tornando-se realmente o eixo do currículo" (p. 13).

Além disso, os cursos de formação profissional de professores de Educação Física, oferecidos pelas universidades públicas, não deveriam restringir as possibilidades de oferecimento das disciplinas que envolvem vivên-

cias corporais (esportes, danças folclóricas, relaxamento, atividades expressivas e outras).

E preciso reconhecer que a adoção, pelas universidades públicas paulistas, de um modelo curricular subdisciplinar representou um enorme avanço para Educação Física. Betti (1992) é quem denuncia:

"Ao lado de outros fatores, o discurso científico pro- veniente, principalmente, das tradições norte-ameri- cana e alemã propiciou no Brasil a quebra da hegemonia e a progressiva perda do poder dos setores conservadores da Educação Física. .. foi um fator de introdução de variedade no sistema,... mas os progres- sistas de ontem correm o risco de tornaram-se os con- servadores de hoje..."(p.244).

A questão que se coloca por ora é: Por que o modelo "científico" não apresentou todos os resultados esperados ao nível da prática? Ou ainda, por que os conhecimentos derivados das ciências mães não chegaram a influenciar definitivamente a prática, como foi observado nesta pesquisa e em outras citadas por Lawson (1990)? O modelo teórico de produção do conhecimento na área da motricidade humana é adequado ou deve ser substituído? Como deve ser compreendida a relação entre teoria e prática na Educação Física escolar?

Lawson (1993), discutindo o tema, afirma que, apesar de todo o investimento realizado no sentido de modernização das Faculdades de Educação Física em termos de mudanças curriculares, a questão da utilização do conhecimento produzido pela teoria na prática permanece insolúvel. De acordo com esse autor, tal fato decorre, em grande parte, da circunstância de que a fonte principal de co- nhecimento dos professores, e especificamente dos professores de Educação Física, perpassa pelas experiências efetivamente vividas por eles nos anos escolares e no contexto de trabalho.

A atuação profissional deve, então, ser considerada como uma integração de diferentes elementos e não apenas uma conseqüência direta da formação profissional "científica" oferecida nos bancos da Universidade. Esta atuação é, na verdade, muito mais complexa. Em outro trabalho, Darido (1995) destaca os seguintes elementos que compõem:

a) As experiências anteriores do sujeito enquanto atleta e enquanto aluno no primeiro e segundo graus.

b) As expectativas da comunidade escolar, como alunos, diretores e professores de outras disciplinas.

c) As restrições do contexto de trabalho, como falta de condições materiais, de reconhe cimento

econômico e outras.

d) O impacto da mídia sobre as expectativas dos alunos e dos próprios professores.

Além disso, é preciso reconhecer que o professor de Educação Física, quando ensina atividades da cultura corporal, utiliza diferentes fontes de conhecimento e não apenas a científica, como acreditam muitos pesquisadores da Educação Física. E como Lovisolo (1995) afirma: ".. .o professor de Educação Física age primafacie como um bricoleur.. .que, a partir de fragmen tos de antigos objetos guardados no porão, constrói um objeto novo no qual suas marcas não desaparecem" (p.28).

Esta prática profissional não seria, portanto, decorrente apenas do conhecimento da ciência, mas englobaria também a arte.

Com outra palavras, Perez Gomez (1992) assim entende a construção da epistemologia dos profissionais:

"Sob pressão de múltiplas e simultâneas solicitações da vida escolar, o professor ativa os seus recursos inte- lectuais, no mais amplo sentido da palavra (conceitos, teorias, crenças, dados, procedimentos, técnicas), para elaborar um diagnóstico rápido da situação, desenhar

estratégias de intervenção e prever o curso futuro dos acontecimentos. Ainda que possam ser explicitados e conscientizados mediante um exercício de metaanálise, a maioria dos recursos intelectuais que se ativam na ação são de caráter tácito e implícito"(p. 102).

As pesquisas em aprendizagem motora, como ressalta Hoffman (1990), têm ignorado os problemas enfrentados pelos profissionais. Na observação das aulas foi possível identificar alguns problemas que merecem ser estudados pela área, tendo a prática e os problemas efetivamente vivenciados pelos profissionais como foco de atenção. A seguir alguns exemplos:

1) Como organizar os fundamentos para maximizar o tempo de prática dos alunos?

2) Os professores 3 e 4 informam que gravam as suas aulas, analisam e mostram os resultados para os alunos. Quais as vantagens deste procedimento? O videoteipe é eficiente em quais situações, tarefas e níveis de desenvolvimento?

3) Quando interromper a atividade para fornecer informações sobre o desempenho individual dos alunos?

4) Como organizar e dividir a aula em termos de método global e parcial? Quanto tempo dedicar aos fundamentos e ao jogo para facilitar a aprendizagem de movimentos?

5) Quais estratégias podem ser úteis no tocante á melhoria da aprendizagem das meninas em aulas conjuntas?

6) Quais procedimentos alternativos poderiam ser empregados a fim de não deixar os alunos esperando durante os jogos coletivos e propiciar um tempo maior de prática?

7) A demonstração oferecida por outro aluno, como afirma o professor 7, é mais eficiente do que a demonstração oferecida pelo professor?

É preciso esclarecer que todos estes temas — tipos de apresentação da informação ,feedback in-

Procedimentos, Avanços e Dificuldades dos Professores de Educação Física Formados numa Perspectiva Científica oi

trínseco e extrínseco, transferência de aprendizagem, memória, o videoteipe como Jeedback, organização da prática, métodos global, parcial e misto — já foram exaustivamente estudados por diferentes pesquisadores, notadamente nos Estados Unidos. Não se trata de recomendar um aumento no número de pesquisas nesta área, mas de promover mudanças no modo de encaminhamento destas pesquisas, quer no sentido da identificação do problema, quer na metodo- logia empregada.

Essas pesquisas, como concluem Hoffman (1990), Lawson (1990) e Darido (1994), não

atenderam aos desafios impostos na prática do ensino da Educação Física.

Como considerações ou recomendações finais sugere-se que os cursos de formação profissional procurem novos modelos, principalmente que considerem as expectativas dos professores em relação a uma maior aproximação teórico-prática. A formação profissi onal baseada na prática reflexiva, sugerida por Shulman (1987), Lawson (1990) e Perez Gomez (1992), já discutida no decorrer deste trabalho, pode responder a algumas dessas questões.