• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV – RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.1 Apresentação das empresas

4.1.1 A empresa X

Como dito anteriormente, a organização utilizada como objeto de estudo é uma empresa de consultoria de pequeno porte localizada na cidade do Rio de Janeiro. Criada em 2009 e com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a empresa agora consta com um total de 45 funcionários. Respeitando a solicitação dos sócios, foi mantido o anonimato de todas as empresas apresentadas neste estudo, sendo a de objeto do estudo nomeada empresa X.

A empresa X começou primeiramente com foco em Tecnologia da Informação (TI) através de duas frentes: Governança de TI com Cobit e Gestão de Serviços de TI com o ITIL.

1. Governança de TI com Cobit: Acreditada pela EXIN Internacional, a empresa X utiliza o Cobit para a execução de seus projetos. Assim, ela visa desdobrar as estratégias de negócio e visões dos stakeholders em um Plano de Governança de TI. O método de trabalho da empresa prevê desde a análise de stakeholders até a elaboração do plano de Governança de TI e Benchmark. Como resultados, a alta gestão de TI é capaz de entender como está a maturidade de seus processos, priorizar investimentos e esforços para melhoria; focar recursos em ações que tragam maior valor para o negócio e gerar transparência para todos os

2. Gestão de Serviços de TI com o ITIL: O objetivo da empresa X é estruturar a área de TI de seus clientes através do ITIL (Information Technology Infrastructure

Library), framework para gerenciamento de serviços de TI mais utilizado

atualmente no mundo. Essa estruturação passa por um conjunto de disciplinas que envolvem a implantação de processos, estruturação de funções, definição de papéis, responsabilidades, indicadores de desempenho e tecnologias de apoio. O método de trabalho da empresa para projetos desse tipo prevê cinco principais fases, que vão desde o entendimento inicial de processos até a implantação das melhorias e a mensuração de resultados concretos.

Além dessas duas vertentes de atuação, a empresa consta com equipes de projetos BPO, oferecendo aos seus clientes a possibilidade de ter um profissional especializado, com alto padrão de entrega e qualidade na prestação de serviços. Essas equipes são o foco deste estudo e são possíveis as determinadas funções:

• Analista/gerente de processo; • Analista/gerente de qualidade; • Gerente de projeto/PMO;

Atualmente a empresa consta com dois contratos BPO, um com uma empresa brasileira de grande porte do segmento de varejo fundada em 1929 e o outro com uma empresa de grande porte multinacional fabricante de embalagens de alumínio fundada em 1880. A empresa de varejo consta com 20 funcionários da empresa X, em escritórios no Centro do Rio de Janeiro e em Laranjeiras, enquanto a empresa produtora de embalagens de alumínio consta com 8 funcionários da empresa X em escritório na Barra da Tijuca.

O projeto da empresa brasileira de varejo consiste em uma operação contínua onde os consultores auxiliam o cliente nos seus principais desafios de gestão relacionados à tecnologia. Como principais atuações, pode-se destacar gerenciamento de projetos, liderança de equipes técnicas, análises de negócio, inovações tecnológicas, entre outras frentes de trabalho. Em contrapartida, no projeto da empresa multinacional produtora de embalagens de alumínio os consultores auxiliam o cliente no planejamento de atividades, controle e gerenciamento de projetos, além de demandas e chamados de TI.

4.1.2 A empresa Y

A empresa Y, por sua vez, foi fundada em 2011 com o objetivo de oferecer serviços de qualidade aos seus clientes, através de especialização, comprometimento e inovação das soluções de Business Intelligence (BI). Para tanto, ela pauta seu posicionamento estratégico em três pilares de atuação: Especialização, Resultados e Reconhecimento.

Pode ser chamado de Business Analytics a gestão completa dos dados e aplicações de uma organização que tem como objetivo fornecer uma visão sobre, e para, o negócio. O Business Intelligence é uma das soluções de Business Analytics, podendo-se citar também Enterprise Performance Management (EPM), Data

Management, Enterprise Data Warehouse (EDW), dentre outros.

O BI pode ser definido como um método utilizado pelas empresas para tomarem decisões consideradas inteligentes, através da análise de dados e informações coletados dos mais diversos sistemas. O acesso a essas informações permite transparência, consistência e possibilita prover conhecimento e competitividade ao negócio, além de otimizar a eficiência operacional.

Dessa forma, os projetos BPO executados pela empresa Y são para a implementação de soluções de BI e EPM da ORACLE (Oracle Analytics). Após a implementação dos projetos, a empresa também oferece aos seus clientes serviços de sustentação para garantir a adequada utilização dos recursos implantados.

4.1.3 A empresa Z

Focada em desenvolver softwares corporativos, a empresa Z está no mercado de Tecnologia da Informação (TI) há 14 anos e busca, através da inovação, otimizar o desempenho de seus clientes com o uso da tecnologia. Como clientes, possui grandes empresas nacionais e multinacionais renomeadas. A empresa, que no último ano cresceu 50%, atribui à sua equipe e metodologia de trabalho a responsabilidade pelo sucesso da mesma. A metodologia utilizada pela empresa Z consiste em 4 etapas principais, apresentadas a seguir.

1. Prova de conceito: Primeira etapa da metodologia adotada, ela permite que o cliente experimente e conheça o produto.

2. Arquitetura da solução: Planejamento da solução que melhor se encaixa ao perfil do cliente, de acordo com a visão dos consultores.

3. Desenvolvimento: Desenvolver a solução planejada, de maneira a utilizar as técnicas mais atuais do mercado, garantindo a qualidade do produto entregue.

4. Entrega: Entrega do produto elaborado ao cliente.

Além de softwares, a empresa também oferece portais que buscam reunir todo conteúdo de informação, perfis, sites, dentre outros, em apenas um login. Para isso, são oferecidos aos clientes projetos de consultoria clássica e consultoria BPO. Para a empresa, a alocação dos consultores nos clientes permite entender melhor as dificuldades e desafios enfrentados pelos mesmos e, com isso, garantir a entrega da melhor solução. Atualmente a empresa consta com uma equipe BPO de 30 funcionários, alocada em uma empresa nacional de varejo.

Documentos relacionados