• Nenhum resultado encontrado

6.2 Os processos

6.2.1 Processos Mapeados na Coordenação de Curso foco

6.2.1.10 Aproveitamento de Disciplinas

A Resolução nº 011/2003 – CEPE/UFSM, de 03 de julho de 2003, regulamenta o aproveitamento de estudos para fins de concessão de crédito em curso de graduação. O

aproveitamento de estudos é o reconhecimento do valor formativo equivalente a disciplinas do currículo da UFSM, cursadas com aproveitamento em outras Instituições de Ensino Superior (IES), devidamente reconhecidas no país ou no exterior.

O aproveitamento obedecerá à equivalência de conteúdos programáticos e carga horária, devidamente comprovados, aos correspondentes conteúdos oferecidos pela UFSM para dispensa de conteúdos da parte fixa e/ou flexível dos Projetos Pedagógicos, excetuando- se as atividades complementares de graduação.

Autodidatas interessados na obtenção de aproveitamento de estudos, que apresentarem conhecimentos adquiridos por prática sistemática, a exemplo de proficiência em línguas – informática e/ou outros conteúdos, poderão solicitar avaliação específica, aplicada por Banca Examinadora especialmente designada para esse fim, de acordo com o disposto no art. 47, § 2o, da Lei de Diretrizes e Bases. As atividades realizadas devem ser compatíveis com os conteúdos correspondentes oferecidos pela UFSM na área do curso objeto do aproveitamento. O departamento correspondente à(s) disciplina(s) será o responsável pela composição da banca examinadora mediante requerimento do interessado. A decisão avaliativa da banca, atestando o aproveitamento de estudos, será encaminhada pelo departamento à PROGRAD, para o registro no histórico escolar do aluno.

O aproveitamento de estudos realizados em instituições estrangeiras dependerá da comprovação do nível superior do curso e de sua inserção em sistema de ensino formal e regular.

A solicitação de aproveitamento de disciplinas será feita na coordenação do curso de graduação pretendido, para a análise e deliberação do seu respectivo colegiado. Cabe à Coordenação orientar o aluno a requerer aproveitamento de estudos ao Colegiado em formulário próprio, anexando a seguinte documentação: Cópia do histórico escolar do Ensino Superior, programa das disciplinas cursadas e estrutura curricular do curso de origem.

Cabe ao Colegiado a decisão sobre o reconhecimento das matérias, visando as suas dispensas. Cada Colegiado de Curso pode estabelecer critérios complementares para aproveitamento de disciplinas. Poderá ser inclusive, admitido o aproveitamento de disciplina cursada em nível de pós-graduação. Após parecer final, o Coordenador encaminha o processo para o DERCA para o registro dos aproveitamentos de estudos concedidos e arquivamento do processo na pasta do aluno.

Em casos excepcionais pode ser adotada a prática de adaptação de estudos para os alunos que pretendam se beneficiar de aproveitamento de estudos. Entende-se por adaptação o conjunto de atividades a serem executadas pelo aluno, com objetivo de permitir, dentro dos planos e padrões de ensino da UFSM, a continuidade de estudos iniciados em outra IES, a critério da unidade de ensino responsável pela disciplina. Dispensar-se-á adaptação na disciplina que, concluída com aprovação em outra IES, tiver, em conteúdo e duração, desenvolvimento idêntico, similar ou superior ao da disciplina correspondente na UFSM.

Caberá à unidade de ensino responsável pela disciplina a elaboração dos planos individuais de adaptação quando o conteúdo concluído na IES de origem for inferior ao conteúdo da disciplina correspondente na UFSM, e a carga horária, igual ou superior; ou quando a carga horária concluída na IES de origem for inferior à carga horária da disciplina correspondente na UFSM, e o conteúdo, igual ou superior.

Os planos individuais de adaptação consistirão em Estudos Complementares ou Exames Especiais, respectivamente. Elaborado o plano de adaptação em que conste exigência de Estudos Complementares ou Exame Especial, o aluno, concordando formalmente em realizar a adaptação, cumprirá o plano individual de adaptação, obrigatoriamente, no prazo de dois períodos letivos após o requerimento. A não-realização da adaptação neste prazo, ou a reprovação nas atividades do plano individual de adaptação, sujeitará o aluno à obrigatoriedade de cursar integralmente a disciplina objeto do aproveitamento de estudos. Consignar-se-ão como créditos concedidos a disciplina objeto de adaptação de estudos por Estudos Complementares ou Exame Especial realizados com aproveitamento.

O aluno transferido de instituição estrangeira deverá apresentar os documentos traduzidos para a língua portuguesa, por tradutor público juramentado, devidamente autenticados em repartição consular brasileira no país que os expediu, sendo dispensada a tradução da documentação expedida em língua espanhola.

O parecer da unidade de ensino deverá ser conclusivo acerca da admissão ou denegação do aproveitamento de estudos e, caso se decida por admiti-lo, disporá sobre a exigência ou dispensa de adaptação, incluindo, se for o caso, o respectivo plano.

As atividades que envolvem este processo são apresentadas no fluxograma apresentado na figura 16.

Aproveitamento de disciplinas

INÍCIO

Entregar na secretaria do curso: - Formulário de Requerimento de Dispensa

de Disciplinas preenchido - Histórico escolar

- Conteúdo programático da(s) disciplina(s)

Encaminhar os documentos à coordenação

Análise e parecer se a disciplina é compatível ou não

Enviar para o DERCA o Parecer do coordenador com o Histórico Escolar em anexo

FIM

Devolver os programas das disciplinas ao aluno O DERCA faz o lançamento do(s)

aproveitamento(s) no Histórico Escolar do requerente

Figura 16 – Fluxograma do processo Aproveitamento de Disciplinas

Embora compreenda a análise de muitos documentos, este fluxograma apresenta um processo linear simples e envolve a atuação direta de quatro responsáveis nas etapas que constituem o fluxo de atividades executadas.

Em relação à validação/percepção deste processo pelos outros servidores da instituição, os dados quantitativos estão dispostos na Tabela e Gráfico 8.

Aproveitamento de Disciplinas Grau Média Menor (1) 2 3 4 Maior (5) Grau de Importância 1 3 4 16 18 4,11 Porcentagem 2% 7% 10% 38% 43% - Grau de Complexidade 1 7 17 10 7 3,35 Porcentagem 2% 17% 40% 24% 17% - Tempo de Execução 2 7 15 12 6 3,31 Porcentagem 5% 17% 36% 29% 14% -

Tabela/Gráfico 8 – Percepção quantitativa do processo Aproveitamento de Disciplinas A partir da observação da tabela de dados e do gráfico é possível perceber que o processo descrito indica um alto grau de importância com relação ao trabalho realizado nas coordenações, com media 4,11. Em relação ao grau de complexidade este processo foi considerado intermediário, com media 3,35 e tempo de execução de maior a intermediário, com media 3,31. Esses dados encontrados se assemelham à percepção do pesquisador, considerando tratar-se de um processo relativamente complexo e com um tempo de execução moderadamente significativo e constitui-se numa atividade administrativa fundamental para a organização regimental do Histórico Escolar dos alunos.