• Nenhum resultado encontrado

5.1 OBJETO DE ESTUDO: A UFSM E O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

5.1.1 A UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais de estado no Brasil e resultou da luta pela interiorização do ensino superior desencadeada, em 1946, pelo seu fundador, o Prof. José Mariano da Rocha Filho. Foi criada pela Lei N. 3.834-C de 14 de dezembro de 1960, com a denominação de Universidade de Santa Maria, instalada solenemente em 18 de março de 1961. A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior, constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação.

A atual estrutura a Universidade Federal de Santa Maria conta com 13 Unidades Universitárias, conforme ilustra o Quadro 4 a seguir.

UNIDADES UNIVERSITÁRIAS DA UFSM

UNIDADE UNIVERSITÁRIA CAMPUS

Centro de Ciências Rurais (CCR) Santa Maria/RS

Centro de Ciências da Saúde (CCS) Santa Maria/RS

Centro de Educação (CE) Santa Maria/RS

Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) Santa Maria/RS

Centro de Tecnologia (CT) Santa Maria/RS

Centro de Artes e Letras (CAL) Santa Maria/RS

Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) Santa Maria/RS

Centro de Educação Superior Norte-RS (CESNORS) Frederico Westphalen/RS e Palmeira das Missões/RS Unidade Descentralizada de Educação Superior de

Silveira Martins-RS (UDESSM)

Silveira Martins/RS

Colégio Politécnico de Santa Maria Santa Maria/RS Colégio Técnico Industrial de Santa Maria Santa Maria/RS

Colégio Agrícola de Frederico Westphalen Frederico Westphalen/RS Quadro 4 – Relação das unidades universitárias da UFSM

Fonte: Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM/2011-2015 (2011).

O planejamento estratégico da UFSM, implantado a partir de 1998, levou a um expressivo crescimento de todas as suas atividades: ensino, pesquisa e extensão. Outra conseqüência do planejamento estratégico foi à criação de um programa visando à inserção social e à eqüidade de acesso à educação superior, transformando ações existentes e criando outras.

Por meio desse programa, a Universidade desenvolve acompanhamento intensivo das escolas de ensino básico em 435 municípios do estado do Rio Grande do Sul que correspondem a 80% da área do Estado. Das 850 escolas de ensino médio existentes nesta região, 696 estão credenciadas para essa ação. Outras 398 escolas fora desta área também participam. Nessa última condição, incluem-se escolas de vários estados: Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e São Paulo.

Outra ação importante para o programa da eqüidade de acesso à educação superior é a Assistência Estudantil. A UFSM ampliou o número de vagas na moradia estudantil gratuita que atinge mais de 2.000 vagas. Três laboratórios de informática e um laboratório de línguas

com cursos para estudantes carentes, restaurantes, bolsas variadas completam a Assistência Estudantil da UFSM.

O campus da UFSM, que abrange a Cidade Universitária “Prof. José Mariano da Rocha Filho”, está localizado na Avenida Roraima, n. 1.000, no Bairro Camobi, onde são realizadas a maior parte das atividades acadêmicas e administrativas. Funcionam no Centro da cidade de Santa Maria outras unidades acadêmicas e de atendimento à comunidade. Na cidade de Frederico Westphalen, a 300 km de Santa Maria, a Universidade mantém um Colégio Técnico Agrícola.

A área territorial total da UFSM é de 1.863,57 hectares, nos quais as edificações perfazem 267.588,30 m2 de área construída no Campus, além de 22.259,41 m2 em edificações no centro da cidade. Possui, ainda, edificações nos municípios de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões com 19.485,53 m2 de área, sendo que a área total construída da UFSM, até junho de 2005, é de 309.333,24 m2.

Em convênios e comodatos com o Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mantém instalações e programas de ciências espaciais no seu campus central e em área especial na cidade de São Martinho da Serra, a 40 km da sede.

A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 104 cursos de graduação presenciais e 72 cursos de pós-graduação permanentes, sendo 40 de Mestrado, 18 de Doutorado e 14 de Especialização. Além destes, realiza Cursos de Especialização, de Atualização, de Aperfeiçoamento e de Extensão em caráter eventual, atendendo diversificadas e urgentes solicitações de demanda regional. Oferece, ainda, nas suas escolas de Ensino Médio e Tecnológico cursos de nível médio e pós-médio profissionalizante.

Na modalidade a distância, atualmente, são ofertados 14 cursos de Graduação, 11 cursos de Especialização e 1 curso de Extensão. Em 2011, teve início a edição do primeiro curso de Mestrado a Distância da UFSM: o Mestrado Profissional em Matemática, dirigido a professores que atuam na educação básica. Com a descentralização do Processo Seletivo, a Universidade Federal de Santa Maria consolida sua vocação de polo educacional preocupado com a interiorização do ensino, buscando qualificar e democratizar o ingresso na Educação Superior.

A UFSM é na atualidade uma das maiores e mais bem conceituadas instituições de ensino superior público e gratuito do Brasil. Em mais de cinquenta anos de existência, graças ao trabalho de milhares de servidores e à atuação destacada do corpo discente, que já superou o número de 73.000 diplomados, a instituição alcançou um padrão de ensino, pesquisa, pós- graduação e extensão que orgulha a todos (UFSM, 2012).

O contingente educacional da UFSM é de mais de 28.000 alunos (1° semestre de 2013) em cursos permanentes, distribuídos entre os três níveis de ensino. O corpo docente é composto de 1.814 professores (Graduação, Pós-Graduação e Ensino Médio e Tecnológico) e o quadro de pessoal técnico-administrativo é composto por 2.770 servidores, conforme dados do site da instituição consultados em junho de 2013.

A UFSM possui, em sua estrutura, três Restaurantes Universitários; 01 Biblioteca Central e 07 setoriais com 193.042 volumes de Livros e Teses, Hospital-Escola com 336 leitos ativos; Hospital de Clínicas Veterinárias; Farmácia-Escola; Museu Educativo; Planetário; Usina de Beneficiamento de Leite e Orquestra Sinfônica.

O Hospital Universitário de Santa Maria serve como base de atendimento primário dos bairros que o cercam; para o atendimento secundário à população no município sede e para o atendimento terciário da região centro e fronteira gaúcha. Tem sido referenciado até fora do Estado pela alta complexidade no tratamento de oncologia, incluindo transplantes de medula óssea. O hospital se constitui em centro de ensino e pesquisa no âmbito das ciências da saúde, centro de programação e manutenção de ações voltadas à saúde das comunidades local e regional, desenvolve programas específicos à comunidade devidamente integrada à rede regional de saúde. Também presta serviços assistenciais em todas as especialidades médicas, e serve de treinamento para alunos de graduação e pós-graduação em Medicina, Residência Médica, e de graduação em Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Enfermagem.

Por meio de instrumentos coletivos de discussão, a comunidade universitária vem sendo chamada a contribuir com o planejamento estratégico da UFSM, através do Programa de Auto-Avaliação Institucional, do Plano de Desenvolvimento Institucional (2011-2015) e do Plano de Gestão (2010-2013), apontando eixos norteadores e ações necessárias ao crescimento da universidade.