• Nenhum resultado encontrado

6.2 Os processos

6.2.1 Processos Mapeados na Coordenação de Curso foco

6.2.1.21 Execução de Mobilidade Acadêmica

O Programa de Mobilidade Acadêmica (PMA) tem por objetivo a relação de reciprocidade no que se refere à mobilidade de alunos de graduação e alcança somente aqueles regularmente matriculados em cursos de graduação de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras conveniadas, que tenham integralizado todas as disciplinas

previstas para o primeiro ano ou 1º e 2º semestres letivos do curso (na IFES de origem), e possuam no máximo uma reprovação por período letivo (ano ou semestre). O aluno participante deste Convênio tem vínculo temporário com a IFES receptora, de acordo com a disponibilidade de vaga e das possibilidades de matrícula nas disciplinas pretendidas.

O tempo de duração do programa é de um ano letivo (dois semestres), consecutivos ou não, podendo, em caráter excepcional, haver prorrogação por mais um período letivo (um semestre), desde que acordado por ambas as instituições.

Este programa está regulamentado pelo Convênio ANDIFES, celebrado entre as IFES brasileiras, e pela Resolução nº. 013/2003 – CEPE/UFSM, que normatiza a implantação do Programa de Mobilidade Acadêmica no âmbito da UFSM. Esta regulamentação prevê os procedimentos descritos a seguir.

a) Para aluno da UFSM que pretende ir para outra IFES

A solicitação de inserção no PMA deve ser encaminhada à PROGRAD, em prazo definido em calendário acadêmico, no semestre anterior à execução do programa, com os seguintes documentos: Formulário próprio de solicitação de participação no PMA (modelo PROGRAD); Grade curricular e programas das disciplinas a serem cursadas na IFES e Histórico Escolar atualizado;

A PROGRAD recebe a solicitação de inserção apresentada pelo aluno interessado, em prazo estabelecido no calendário acadêmico, analisa previamente quanto ao atendimento dos requisitos estabelecidos no convênio, e encaminha para o Coordenador do Curso que deve se posicionar oficialmente. Se favorável, o Coordenador apresenta a declaração de liberação do aluno para participar do PMA e a tabela de equivalência das disciplinas a serem cursadas na IFES com as disciplinas do curso da UFSM. Na seqüência o processo deve retornar à PROGRAD para o encaminhamento à IFES receptora, para os procedimentos necessários à matrícula do aluno interessado.

Durante o período de mobilidade acadêmica a PROGRAD mantém o vínculo do aluno no sistema de matrículas da UFSM, atualizando a cada período de matrícula a situação “MOB” como vínculo de matrícula do aluno.

Ao término do período da mobilidade acadêmica o aluno se apresentará ao seu Coordenador para solicitar o aproveitamento das disciplinas cursadas na IFES receptora, apresentando o Histórico e os Programas para o registro no seu Histórico Escolar na UFSM.

b) Para aluno de outra IES que pretende vir para a UFSM

O requerimento de inserção no PMA da UFSM deve dar entrada na PROGRAD, em prazo definido pelo Calendário Acadêmico, no semestre anterior à execução do programa, instruído com os seguintes documentos: Atestado de vínculo com a instituição de origem – comprovante de matrícula; Histórico Escolar atualizado e declaração de liberação da Coordenação do Curso de origem, contendo indicação das disciplinas de interesse do aluno.

A PROGRAD recebe o requerimento de inserção apresentado pelo aluno interessado, em prazo estabelecido em calendário acadêmico, e encaminha à coordenação do Curso que deve analisar o processo e emitir parecer, com base na disponibilidade de vagas no Curso.

Após análise do Colegiado do Curso, se favorável, a PROGRAD informa a Instituição de origem da aceitação do aluno no PMA na UFSM e o prazo para a matrícula. No período estabelecido para matrícula, o aluno deve procurar a PROGRAD para informar as disciplinas/turmas de seu interesse (dentre aquelas autorizadas por sua instituição). A matrícula será efetivada pelo DERCA no período dos ajustes de matrícula.

As atividades que envolvem este processo são apresentadas no fluxograma apresentado na figura 27.

EXECUÇÃO DE MOBILIDADE ACADÊMICA

INÍCIO

O aluno interessado verifica os prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico e organiza o seu plano de estudos baseado

na estrutura curricular da instituição receptora.

O aluno apresenta o seu plano de estudos ao coordenador através do

Requerimento de Mobilidade (formulário constante na Secretaria)

Coordenador verifica se o aluno se enquadra dentro das normas.

Secretaria envia Declaração de Liberação através de Memorando à

PROGRAD (Coordenadoria de Planejamento Acadêmico).

FIM

NOTAS: 1. Conforme Resolução Nº 013/2003.

2. Este processo também se aplica a alunos de outras

instituições conveniadas que optarem por buscar disciplinas neste curso. A PROGRAD verifica a correta

elaboração do processo e oficializa a solicitação para a instituição receptora.

A PROGRAD informa o DERCA para realizar matrícula ao aluno na

modalidade de Mobilidade.

O aluno se apresenta na instituição receptora conforme o Calendário

Acadêmico da mesma.

O aluno pode cursar 2 semestres (em casos excepcionais pode cursar mais um semestre) na instituição receptora

O aluno retorna ao curso apresentando Histórico Escolar e Programas das disciplinas cursadas na instituição receptora (vide fluxograma de Aproveitamento de Disciplinas).

Figura 27 – Fluxograma do processo Execução de Mobilidade Acadêmica

Observa-se que este fluxograma apresenta um processo linear simples, envolvendo a atuação direta de quatro responsáveis na execução das atividades.

Em relação à validação/percepção deste processo pelos outros servidores da instituição, os dados quantitativos estão dispostos na Tabela e Gráfico 17.

Execução de Mobilidade Acadêmica Grau Média Menor (1) 2 3 4 Maior (5) Grau de Importância 3 2 5 15 17 3,98 Porcentagem 7% 5% 12% 36% 40% - Grau de Complexidade 3 8 11 12 8 3,33 Porcentagem 7% 19% 26% 29% 19% - Tempo de Execução 5 7 13 10 7 3,17 Porcentagem 12% 17% 31% 24% 17% -

Tabela/Gráfico 17 – Percepção quantitativa do processo Execução de Mobilidade Acadêmica

A partir da observação da tabela de dados e do gráfico é possível perceber que o processo descrito denota um significativo grau de importância com relação ao trabalho realizado nas coordenações, com media 3,98. Em relação ao grau de complexidade este processo foi considerado intermediário, com media 3,33 e tempo de execução também intermediário, com media 3,17. Esses dados encontrados se assemelham à percepção do pesquisador, considerando que, apesar de ser um processo de média complexidade e com um tempo de execução medianamente importante, tem um significado de enorme relevância no contexto das relações interinstitucionais que envolvem as IES e onde se inserem os cursos.