• Nenhum resultado encontrado

6.2 Os processos

6.2.1 Processos Mapeados na Coordenação de Curso foco

6.2.1.15 Formatura Solene

A Colação de Grau realizada em Formatura Solene é a cerimônia pública, realizada sob a presidência do Reitor ou da Direção do Centro, por delegação do Reitor, que oficializa a conclusão de curso superior de graduação. A Formatura de Gabinete é uma cerimônia pública de caráter simples, realizada no âmbito da Coordenação de Curso, aos concluintes que não participarem da Formatura Solene.

É requisito básico para a colação de grau a integralização de todos os créditos do currículo pleno do curso pelo aluno, que compreende o cumprimento total da carga horária das disciplinas constantes no Projeto Pedagógico do curso; ter aprovado o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); ter aprovado o Relatório de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, se incluso no Projeto Pedagógico do Curso e registrado no histórico escolar a participação no ENADE.

O Coordenador deverá prestar atenção especial nas matrículas dos alunos concluintes, para garantir que os mesmos possam colar grau ao final do período. Para isso devem ser verificados os históricos dos mesmos para detectar alguma pendência antes mesmo da digitação da primeira etapa de matrícula. A Secretaria do Curso deve auxiliar o Coordenador nesta tarefa.

Compete à Coordenação fazer uma avaliação da situação dos prováveis formandos, verificando o cumprimento da integralização curricular. Se os alunos efetivamente estiverem aptos a colarem grau, deverá ser enviado por memorando ao DERCA, até a data limite estipulada no Calendário Acadêmico, uma Comunicação Interna com a listagem desses alunos, constando a data e o local da Formatura Solene.

Cabe ao Coordenador orientar os discentes nas providências para a colação de grau. Para que seja obtido êxito nessas ações os dados cadastrais dos alunos precisam ser atualizados semestralmente, além do acompanhamento da integralização curricular contínua realizado pela Secretaria, para evitar atrasos na conclusão do curso pelo discente.

Antes da Colação de Grau, todos os formandos devem apresentar na Coordenação do Curso os seguintes documentos, necessários para a confecção e registro de diploma pelo DERCA: Carteira de Identidade (cópia legível), Título de Eleitor (cópia legível) e Certificado Militar (cópia legível).

A data de colação de grau deve ser definida conforme o período destinado para esse fim no Calendário Acadêmico e de comum acordo entre Comissão de Formatura e a Coordenação do Curso. É imprescindível a presença do Coordenador de Curso ou seu substituto legal na solenidade de Colação de Grau.

O formando que por qualquer motivo estiver impossibilitado de comparecer à cerimônia de colação de grau pode indicar um procurador para esse fim (procuração simples, de próprio punho).

Após a cerimônia de colação de grau, a Coordenação do Curso encaminha ao DERCA a ata da formatura, contendo as assinaturas dos formandos, para a expedição do Diploma.

As atividades que envolvem este processo são apresentadas no fluxograma apresentado na figura 21.

FORMATURA SOLENE

INÍCIO

Na primeira reunião dos estágios, no penúltimo semestre da turma dos formandos, recolher fotocópias da carteira de identidade, título de eleitor e certificado militar de cada

formando Conferir o histórico escolar de cada formando no meio do último semestre Comunicar a data e o local da formatura ao CCSH e ao DERCA

Enviar ao DERCA a relação de prováveis formandos e os documentos de cada um Encaminhar os convites da formatura às instâncias superiores da UFSM e parceiros (CRA,CACISM e SINDAERS) Elaborar o cerimonial (Protocolo de Formatura)

Enviar o cerimonial para o representante da UFSM na solenidade

Emitir os três primeiros alunos pelo ranking

acadêmico Informar o CRA - RS o nome do aluno em 1º lugar Informar a CACISM o nome do aluno em 2º lugar Informar o SINDAERS o nome do aluno em 3º lugar Solicitar à Direção do CCSH as bandeiras (Brasil, RS e UFSM) para a cerimônia

Marcar com a comissão de formatura um ensaio, na

semana que antecede a solenidade

Participar da solenidade da formatura

Elaborar a ata e colher assinaturas de todos os formandos e participantes da mesa Encaminhar ao DERCA a ata Ata FIM MEMOR. MEMOR. Junho e Novembro 2 dias OFÍCIO OFÍCIO OFÍCIO

NOTA: Conforme Resolução nº 001/2011 e Instrução Normativa nº 01/2012-PROGRAD MEMOR. CONVITE Cerimonial Compor a mesa de formatura

Observa-se que este fluxograma apresenta um processo linear simples, embora constituído de grande número de etapas, envolvendo a atuação direta de dois responsáveis na execução das atividades. O processo apresenta uma periodicidade semestral e envolve a emissão de nove documentos (Memorandos, Ofícios, Convites, Cerimonial e Ata). Este fluxograma apresenta também uma etapa de atividades concomitantes.

Em relação à validação/percepção deste processo pelos outros servidores da instituição, os dados quantitativos estão dispostos na Tabela e Gráfico 12.

Execução de Egressos - Formatura Solene Grau Média Menor (1) 2 3 4 Maior (5) Grau de Importância 4 3 3 6 26 4,12 Porcentagem 10% 7% 7% 14% 62% - Grau de Complexidade 4 6 10 9 13 3,5 Porcentagem 10% 14% 24% 21% 31% - Tempo de Execução 5 4 13 6 14 3,48 Porcentagem 12% 10% 31% 14% 33% -

Tabela/Gráfico 12 – Percepção quantitativa do processo Formatura Solene

Conforme pode ser observado na tabela de dados e no gráfico, o processo descrito denota um alto grau de importância com relação ao trabalho realizado nas coordenações, com media 4,22. Em relação ao grau de complexidade este processo foi considerado de intermediário a alto, com media 3,5 e tempo de execução igualmente de intermediário a alto, com media 3,48. Esses dados encontrados se assemelham à percepção do pesquisador, considerando tratar-se de um processo relativamente complexo e com um tempo de execução importante, além disso, produz um fato de significado fundamental na vida acadêmica dos alunos.