• Nenhum resultado encontrado

6.2 Os processos

6.2.1 Processos Mapeados na Coordenação de Curso foco

6.2.1.22 Execução de Intercâmbios

Os alunos regulares de Graduação na UFSM poderão participar de programas de intercâmbio em nível nacional ou internacional, através de convênios assinados pela UFSM.

A matrícula de estrangeiros está normatizada pela Resolução N. 011/2004 – CEPE/UFSM, que fixa as normas sobre participação de alunos da UFSM em Programas de

Intercâmbio Acadêmico. A matrícula dos alunos estrangeiros em Convênio na UFSM somente será efetuada após autorização da Pró-Reitoria de Graduação.

O período de participação do aluno em programa de intercâmbio deverá ser registrado na sua matrícula e no histórico escolar. As disciplinas cursadas na instituição receptora poderão ser aproveitadas no seu currículo da UFSM, desde que verificada a compatibilidade pelo Coordenador.

O aluno interessado em participar do programa de intercâmbio deverá dirigir-se à Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) da UFSM e se inscrever de acordo com seus respectivos editais e calendário acadêmico. Selecionado para o intercâmbio, o aluno da UFSM ao ser registrado em outra IES deverá seguir as normas acadêmicas da Instituição que o receber.

O aluno de outra IES, após seu registro na UFSM, obedecerá a legislação básica das normas acadêmicas para matrícula em disciplinas, acompanhamento acadêmico, trancamento de matrícula, formas de desligamento e demais normas internas à UFSM. O coordenador do curso na UFSM será sempre consultado para analisar os pedidos de matrícula de interessados de outras instituições.

O DERCA entregará ao aluno ou enviará à sua instituição de origem, ao final do semestre em curso, o respectivo Histórico Escolar. O número máximo de disciplinas a serem aproveitadas será de 6 (seis) por semestre e a duração de cada programa de intercâmbio será de, no máximo, 02 (dois) semestres.

Cabe ao aluno solicitar aproveitamento de estudos relativos a atividades desenvolvidas durante o programa de intercâmbio e não incluídas no plano inicial. Só serão aproveitados os estudos concluídos com aprovação.

As atividades que envolvem este processo são apresentadas nos fluxogramas apresentados nas figuras 28 e 29, a seguir .

EXECUÇÃO DE ALUNO INTERCÂMBIO NA UFSM

INÍCIO

A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM realiza uma consulta ao coordenador do curso sobre a

possibilidade de receber Aluno-Intercâmbio de instituição estrangeira conveniada.

Coordenador analisa as condições do curso e a viabilidade para receber o

aluno interessado

FIM

NOTAS: 1. Conforme Resolução Nº 011/2004. 2. O Aluno-Intercâmbio pode permanecer na instituição por até dois semestres e cursar no máximo 6 disciplinas por semestre.

Coordenador indica um professor orientador para o acompanhamento

pedagógico do Aluno-Intercâmbio durante a sua permanência no curso

Há viabilidade para receber o aluno?

NÃO SIM

Coordenador encaminha justificativa da negativa à SAI

O Aluno-Intercâmbio apresenta-se ao Coordenador no período de matrículas para a escolha das disciplinas e o preenchimento

do Requerimento de Matrícula.

O Aluno-Intercâmbio encaminha ao DERCA o Requerimento de Matrícula com as disciplinas relacionadas e a assinatura

(autorização) do Coordenador.

Secretário registra em arquivo no Computador na Planilha de Controle de Alunos-Intercâmbio (nome, instituição de

origem/país, semestre/ano)

O DERCA emite Histórico Escolar ao final das atividades letivas, para o aluno levar para a sua instituição de

ensino.

EXECUÇÃO DE ALUNO INTERCÂMBIO FORA DO PAÍS

INÍCIO

A Secretaria de Apoio Internacional da UFSM divulga edital de vagas para Aluno-Intercâmbio em instituições

estrangeiras.

A Coordenação divulga aos alunos a oportunidade.

FIM

NOTAS: 1. Conforme Resolução Nº 011/2004. 2. O Aluno-Intercâmbio pode permanecer na instituição receptora por até dois semestres e cursar no máximo 6 disciplinas por semestre.

O Coordenador (ou comissão por ele indicada) faz a seleção dos

candidatos.

Os alunos realizam inscrição na Secretaria do Curso, conforme

critérios do edital.

O(s) candidato(s) selecionado(s) preenchem os formulários e providenciam a documentação necessária, conforme

instruções da SAI.

Secretário registra em arquivo no Computador na Planilha de Controle de

Alunos-Intercâmbio (nome, instituição receptora/país, semestre/ano)

A Instituição estrangeira emite Histórico Escolar ao final das atividades letivas, para o aluno trazer

para a UFSM.

A Secretaria envia a relação do(s) candidato(s) selecionado(s)

para a SAI.

MEMOR.

O(s) candidato(s) selecionado(s) fazem a escolha das disciplinas e organizam o plano de estudos sob a orientação do Coordenador

do Curso em formulários próprios.

Figura 29 – Fluxograma do processo Execução de Intercâmbio fora do país

Observa-se que o fluxograma da figura 27 apresenta um processo linear simples, envolvendo a atuação direta de quatro responsáveis na execução das atividades e um ponto de decisão. No fluxograma da figura 28 observa-se também um processo linear simples, com a atuação direta de quatro responsáveis na execução das atividades e gera a emissão de um documento (Memorando).

Em relação à validação/percepção deste processo pelos outros servidores da instituição, os dados quantitativos estão dispostos na Tabela e Gráfico 18.

Execução de Intercâmbios Grau Média Menor (1) 2 3 4 Maior (5) Grau de Importância 1 1 5 17 18 4,19 Porcentagem 2% 2% 12% 40% 43% - Grau de Complexidade 1 6 12 16 7 3,52 Porcentagem 2% 14% 29% 38% 17% - Tempo de Execução 3 8 11 16 4 3,24 Porcentagem 7% 19% 26% 38% 10% -

Tabela/Gráfico 18 – Percepção quantitativa do processo Execução de Intercâmbios Na observação da tabela de dados e do gráfico, verifica-se que o processo descrito demonstra um alto grau de importância com relação ao trabalho realizado nas coordenações, com media 4,19. Em relação ao grau de complexidade este processo foi considerado de intermediário a alto, com media 3,52 e tempo de execução igualmente de intermediário a alto, com media 3,24. Esses dados verificados se assemelham à percepção do pesquisador, considerando tratar-se de um processo que se realiza de forma esporádica, mas que envolve atividades e trâmites de complexidade e tempo de execução bem consideráveis, além de produzir um fato de enorme relevância na dimensão institucional dos cursos.